[DÚVIDA] - Válvula termostática

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

[DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Prezados,

hoje fui mexer mais uma vez no carro e acabei fazendo ele ficar parado por um tempo.

O dono antigo falou que ele tinha um vazamento de água fazia tempo e ninguém resolvia.

Eu desconfiei daquela peça que recebe as mangueiras do sistema de refrigeração pois ela tava bastante danificada, muito feia e o vazamento era por perto dela. Além disso, eu queria encontrar se existia ou não a válvula termostática.

Imagem

Infelizmente pra retirar eu acabei quebrando os parafusos de fixação da peça e ainda vou ver como vou fazer pra removê-los.

A minha dúvida é: é aqui que fica a válvula termostática? Se for, o carro estava sem ela.

Imagem

Muito obrigado!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

Marcos, seguinte não sei se o nome é esse, mas sei que nessa peça vai dois fios, um em cima e outro em baixo e eles são responsáveis por medir a temperatura do motor que mostra lá no painel de instrumentos, veja a foto contornei de vermelho os fios: Imagem

Referente aos parafusos que quebraram, já passei por isso com o suporte da mangueira de ar quente que vai no cabeçote, fiz o seguinte...
...primeiro isolei o buraco para não contaminar o compartimento por onde passa a água, comprei um alicate de pressão novinho porque o meu estava ruim e comprei desengripante, apliquei o desengripante e deixei agir por quase uma hora e apliquei novamente, apertei bem o que sobrou do parafuso com o alicate de pressão e saiu, não coloca o alicate de frete, coloca ele de lado de forma que o friso na ponta do alicate fique na transversal da rosca do parafuso, assim pressiona melhor, e olha que o meu ficou dois filetes de rosca, quando aconteceu eu quase tive um treco.

Sugestão: Sempre que for remover qualquer parafuso usa o desengripante antes, principalmente nas parte de arrefecimento e nos parafusos do agregado.

Mais uma coisa quando for comprar a junta aproveita e compra silicone black da wurth(site abaixo), aplica uma pequena camada junto com ajunta e parafuse tudo, esse silicone é usado para sela o carter, bloco do motor, etc, muito bom, depois que usei ele na junta da tampa de válvula a mesma não vazou mais.

Silicone Wurth: https://www.wurth.com.br/lojavirtual/pa ... t=Silicone
Perera
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1375
Registrado em: 16 Mai 2011, 16:50
Carro:
Localização: Mogi das Cruzes

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Perera »

como o amigo acima disse essa peça é onde fica o sensor de temperatura......
a valvula termostatica fica em uma peça parecida com essa, mas lá na bomba d'agua....
se não conseguir tirar o parafuso com o alicate de pressão, vai ter que colocar uma arruela e e soldar uma porca no parafuso...
quando fui trocar a bomba d'agua do CHT do meu pai aconteceu isso e só consegui soldando uma porca no parafuso quebrado..
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Pois é pessoal, usei muito óleo antes de tentar remover. Parece que s parafusos se soldaram ao bloco. Deixei ele com bastante óleo e amanhã tentarei remover.

Obrigado!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

Marcos_Ce escreveu:Pois é pessoal, usei muito óleo antes de tentar remover. Parece que s parafusos se soldaram ao bloco. Deixei ele com bastante óleo e amanhã tentarei remover.

Obrigado!
Creio que óleo não vai remover, usa desengripante, se o óleo falhar você pode quebrar o resto do parafuso ai vai só complicar e torneiro vai cobrar caro para tirar, alicate e desengripante vai gastar em média R$50,00 até menos, torneiro para tirar se não tiver um conhecido gente boa vai gastar de R$100,00 para cima.
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Tô usando WD-40. Comprei um alicate de pressão novinho e vou tentar amanhã de tarde.

Obrigado!
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Imagem

Pessoal, tô com problemas pra achar essa peça. Só achei uma em que um dos sensores não é usado e o cara da loja disse que não se usa mais esse sensor. No caso da minha são 3 sensores. Um deles é o sensor de temperatura que vai pro painel, tem outro que tem dois pinos, sendo que um vai pros 12volts da bateria e o outro pro carburador. Tem um terceiro que realmente não sei pra que serve e é esse que o cara disse que não se usa mais.

O que eu faço?
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

O meu realmente tem um fio solto mesmo na cor preto/vermelho que vem do mesmo chicote dos outros dois, mas desde quando peguei o carro já estava assim, lá na foto da para velo enrolado entre o lado direito do quadrado vermelho e o filtro de gasolina.
Os outros dois que estão contornados de vermelho é referente ao marcador do painel.
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 408
Registrado em: 25 Abr 2013, 09:22
Carro:

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por GTRs84 »

Marcos_Ce escreveu:Imagem

Pessoal, tô com problemas pra achar essa peça. Só achei uma em que um dos sensores não é usado e o cara da loja disse que não se usa mais esse sensor. No caso da minha são 3 sensores. Um deles é o sensor de temperatura que vai pro painel, tem outro que tem dois pinos, sendo que um vai pros 12volts da bateria e o outro pro carburador. Tem um terceiro que realmente não sei pra que serve e é esse que o cara disse que não se usa mais.

O que eu faço?

Um dos sensores é do injetor de gasolina da partida a frio, caso teu carro for a álcool.
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por MacLeod »

Marcos_Ce escreveu:Pessoal, tô com problemas pra achar essa peça. Só achei uma em que um dos sensores não é usado e o cara da loja disse que não se usa mais esse sensor. No caso da minha são 3 sensores. Um deles é o sensor de temperatura que vai pro painel, tem outro que tem dois pinos, sendo que um vai pros 12volts da bateria e o outro pro carburador. Tem um terceiro que realmente não sei pra que serve e é esse que o cara disse que não se usa mais.

O que eu faço?
Não entendo dos sensores, mas uma coisa te digo, não compre as juntas de plástico que as concessionárias estão vendendo atualmente. Com o tempo essas peças de plástico deformam e dão início a um vazamento. Já testei duas dessas. :bum:
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Amigos, consegui comprar a peça igual á original.

O problema é que os parafusos não saem de forma alguma. Desisti. Chamei um mecânico que vai tirar o cabeçote (ou bloco ) e levar pro torneiro. Aproveito e vejo a situação interna, afinal são 206000Km.

Paciência.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

Marcos_Ce escreveu:Amigos, consegui comprar a peça igual á original.

O problema é que os parafusos não saem de forma alguma. Desisti. Chamei um mecânico que vai tirar o cabeçote (ou bloco ) e levar pro torneiro. Aproveito e vejo a situação interna, afinal são 206000Km.

Paciência.

Po que chato, mas pelo menos tentou. Ia te dar outra dica, mas tem que ser com muito cuidado, seria tentar furar o meio do parafuso com uma pequena broca de ponta dourada para diminuir a pressão e ir aumentando a broca até um certo ponto, sem danificar a rosca do bloco e depois tentar novamente com o desengripante e o alicate.
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Ainda dá pra tentar. Choveu muito hoje e o cara não veio. Vou procurar essa broca. Dica 10!


Muito obrigado por mais essa.

Vou informando aqui o progresso. Abraço!
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

Marcos_Ce escreveu:Ainda dá pra tentar. Choveu muito hoje e o cara não veio. Vou procurar essa broca. Dica 10!


Muito obrigado por mais essa.

Vou informando aqui o progresso. Abraço!

Marcos_Ce, faz com muito cuidado para não danificar a rosca interna do cabeçote, muito cuidado mesmo, você comprou o desengripante? Se não comprou, compra, pois se também não fosse ele eu não tirava o parafuso, ele age penetrando na rosca.

Eu sempre uso esse do anuncio:
http://www.construvolts.com.br/produto/ ... bfast/3408

Deve custar uns 9 ou 10 reais
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Schubert, cheguei aqui numa solução que considero o melhor custo/benefício. Chamei um cara especializado nisso que vai me cobrar 25 reais pra cada parafuso. Eu já tinha colocado óleo desengripante, WD-40, usei alicate de pressão e nada resolveu. Hora de chamar o profissional. Sou técnico de equipamentos de som profissional e sei que o conhecimento do profissional vale ouro.

Tô esperando o cara vir tirar os parafusos hoje.

Abraço!
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Pessoal,

bom dia!

O cara removeu os parafusos velhos e felizmente, o carro está de volta!

Imagem

Imagem

Agora é resolver o problema de carburação que tá me deixando desgostoso com o carro.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

Marcos, da até um alivio, né? Referente ao carburador, tem que pesquisar e ter paciência.
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Sim, tem horas que a gente pensa em desistir.

Achei melhor colocar uns parafusos de aço carbono. Encontrei esses Allen que ficaram muito bonitos no local.

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Schubert »

Agora fiquei na duvida, me explicar melhor ai se souber, esse fio amarelo esta indo para onde? E essa válvula com conector marrom para que ele serve?

No meu vem um conduíte que tem 3 fios(igual ao seu) um somente marrom esta ligado onde no seu tem 2 conectores, o outro é marrom com vermelho e esta ligado na parte de baixo e tem um terceiro que é preto com vermelho e esta isolado. Obs.: No meu a mesma válvula que tem em cima tem em baixo.

Agora boiei?!?!?!?!?

Já tem um tempo que estava querendo saber porque este fio preto com vermelho esta isolado e ainda não sei.
Marcos_Ce
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 25 Dez 2013, 07:58
Carro: Gol CL 1994

Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática

Mensagem por Marcos_Ce »

Schubert, no meu tem 3 sensores. Além desses dois que estão nas fotos tem um embaixo deles que é do ponteiro da temperatura no painel.

Fiz uns testes e é o seguinte: esse que tem isolamento de borracha preto e vermelho, medi com o multímetro e nele tem 12 volts que vêm da bateria e deve ser por isso que ele é isolado. O fio amarelo ligado do outro lado do mesmo sensor onde liga esse de 12 volts vai pro carburador. Acredito que seja uma espécie de afogador automático. Já o marrom que fica sozinho eu ainda não sei o que ele faz mas acredito ser o sensor do reservatório de gasolina cuja bombinha está defeituosa no meu quadrado.

Alguém confirma essas informações pra gente?
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”