[DÚVIDA] - Válvula termostática
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[DÚVIDA] - Válvula termostática
Prezados,
hoje fui mexer mais uma vez no carro e acabei fazendo ele ficar parado por um tempo.
O dono antigo falou que ele tinha um vazamento de água fazia tempo e ninguém resolvia.
Eu desconfiei daquela peça que recebe as mangueiras do sistema de refrigeração pois ela tava bastante danificada, muito feia e o vazamento era por perto dela. Além disso, eu queria encontrar se existia ou não a válvula termostática.
Infelizmente pra retirar eu acabei quebrando os parafusos de fixação da peça e ainda vou ver como vou fazer pra removê-los.
A minha dúvida é: é aqui que fica a válvula termostática? Se for, o carro estava sem ela.
Muito obrigado!
hoje fui mexer mais uma vez no carro e acabei fazendo ele ficar parado por um tempo.
O dono antigo falou que ele tinha um vazamento de água fazia tempo e ninguém resolvia.
Eu desconfiei daquela peça que recebe as mangueiras do sistema de refrigeração pois ela tava bastante danificada, muito feia e o vazamento era por perto dela. Além disso, eu queria encontrar se existia ou não a válvula termostática.
Infelizmente pra retirar eu acabei quebrando os parafusos de fixação da peça e ainda vou ver como vou fazer pra removê-los.
A minha dúvida é: é aqui que fica a válvula termostática? Se for, o carro estava sem ela.
Muito obrigado!
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Marcos, seguinte não sei se o nome é esse, mas sei que nessa peça vai dois fios, um em cima e outro em baixo e eles são responsáveis por medir a temperatura do motor que mostra lá no painel de instrumentos, veja a foto contornei de vermelho os fios:
Referente aos parafusos que quebraram, já passei por isso com o suporte da mangueira de ar quente que vai no cabeçote, fiz o seguinte...
...primeiro isolei o buraco para não contaminar o compartimento por onde passa a água, comprei um alicate de pressão novinho porque o meu estava ruim e comprei desengripante, apliquei o desengripante e deixei agir por quase uma hora e apliquei novamente, apertei bem o que sobrou do parafuso com o alicate de pressão e saiu, não coloca o alicate de frete, coloca ele de lado de forma que o friso na ponta do alicate fique na transversal da rosca do parafuso, assim pressiona melhor, e olha que o meu ficou dois filetes de rosca, quando aconteceu eu quase tive um treco.
Sugestão: Sempre que for remover qualquer parafuso usa o desengripante antes, principalmente nas parte de arrefecimento e nos parafusos do agregado.
Mais uma coisa quando for comprar a junta aproveita e compra silicone black da wurth(site abaixo), aplica uma pequena camada junto com ajunta e parafuse tudo, esse silicone é usado para sela o carter, bloco do motor, etc, muito bom, depois que usei ele na junta da tampa de válvula a mesma não vazou mais.
Silicone Wurth: https://www.wurth.com.br/lojavirtual/pa ... t=Silicone
Referente aos parafusos que quebraram, já passei por isso com o suporte da mangueira de ar quente que vai no cabeçote, fiz o seguinte...
...primeiro isolei o buraco para não contaminar o compartimento por onde passa a água, comprei um alicate de pressão novinho porque o meu estava ruim e comprei desengripante, apliquei o desengripante e deixei agir por quase uma hora e apliquei novamente, apertei bem o que sobrou do parafuso com o alicate de pressão e saiu, não coloca o alicate de frete, coloca ele de lado de forma que o friso na ponta do alicate fique na transversal da rosca do parafuso, assim pressiona melhor, e olha que o meu ficou dois filetes de rosca, quando aconteceu eu quase tive um treco.
Sugestão: Sempre que for remover qualquer parafuso usa o desengripante antes, principalmente nas parte de arrefecimento e nos parafusos do agregado.
Mais uma coisa quando for comprar a junta aproveita e compra silicone black da wurth(site abaixo), aplica uma pequena camada junto com ajunta e parafuse tudo, esse silicone é usado para sela o carter, bloco do motor, etc, muito bom, depois que usei ele na junta da tampa de válvula a mesma não vazou mais.
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
como o amigo acima disse essa peça é onde fica o sensor de temperatura......
a valvula termostatica fica em uma peça parecida com essa, mas lá na bomba d'agua....
se não conseguir tirar o parafuso com o alicate de pressão, vai ter que colocar uma arruela e e soldar uma porca no parafuso...
quando fui trocar a bomba d'agua do CHT do meu pai aconteceu isso e só consegui soldando uma porca no parafuso quebrado..
a valvula termostatica fica em uma peça parecida com essa, mas lá na bomba d'agua....
se não conseguir tirar o parafuso com o alicate de pressão, vai ter que colocar uma arruela e e soldar uma porca no parafuso...
quando fui trocar a bomba d'agua do CHT do meu pai aconteceu isso e só consegui soldando uma porca no parafuso quebrado..
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Pois é pessoal, usei muito óleo antes de tentar remover. Parece que s parafusos se soldaram ao bloco. Deixei ele com bastante óleo e amanhã tentarei remover.
Obrigado!
Obrigado!
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Creio que óleo não vai remover, usa desengripante, se o óleo falhar você pode quebrar o resto do parafuso ai vai só complicar e torneiro vai cobrar caro para tirar, alicate e desengripante vai gastar em média R$50,00 até menos, torneiro para tirar se não tiver um conhecido gente boa vai gastar de R$100,00 para cima.Marcos_Ce escreveu:Pois é pessoal, usei muito óleo antes de tentar remover. Parece que s parafusos se soldaram ao bloco. Deixei ele com bastante óleo e amanhã tentarei remover.
Obrigado!
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Tô usando WD-40. Comprei um alicate de pressão novinho e vou tentar amanhã de tarde.
Obrigado!
Obrigado!
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Pessoal, tô com problemas pra achar essa peça. Só achei uma em que um dos sensores não é usado e o cara da loja disse que não se usa mais esse sensor. No caso da minha são 3 sensores. Um deles é o sensor de temperatura que vai pro painel, tem outro que tem dois pinos, sendo que um vai pros 12volts da bateria e o outro pro carburador. Tem um terceiro que realmente não sei pra que serve e é esse que o cara disse que não se usa mais.
O que eu faço?
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
O meu realmente tem um fio solto mesmo na cor preto/vermelho que vem do mesmo chicote dos outros dois, mas desde quando peguei o carro já estava assim, lá na foto da para velo enrolado entre o lado direito do quadrado vermelho e o filtro de gasolina.
Os outros dois que estão contornados de vermelho é referente ao marcador do painel.
Os outros dois que estão contornados de vermelho é referente ao marcador do painel.
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Marcos_Ce escreveu:
Pessoal, tô com problemas pra achar essa peça. Só achei uma em que um dos sensores não é usado e o cara da loja disse que não se usa mais esse sensor. No caso da minha são 3 sensores. Um deles é o sensor de temperatura que vai pro painel, tem outro que tem dois pinos, sendo que um vai pros 12volts da bateria e o outro pro carburador. Tem um terceiro que realmente não sei pra que serve e é esse que o cara disse que não se usa mais.
O que eu faço?
Um dos sensores é do injetor de gasolina da partida a frio, caso teu carro for a álcool.
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Não entendo dos sensores, mas uma coisa te digo, não compre as juntas de plástico que as concessionárias estão vendendo atualmente. Com o tempo essas peças de plástico deformam e dão início a um vazamento. Já testei duas dessas.Marcos_Ce escreveu:Pessoal, tô com problemas pra achar essa peça. Só achei uma em que um dos sensores não é usado e o cara da loja disse que não se usa mais esse sensor. No caso da minha são 3 sensores. Um deles é o sensor de temperatura que vai pro painel, tem outro que tem dois pinos, sendo que um vai pros 12volts da bateria e o outro pro carburador. Tem um terceiro que realmente não sei pra que serve e é esse que o cara disse que não se usa mais.
O que eu faço?
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Amigos, consegui comprar a peça igual á original.
O problema é que os parafusos não saem de forma alguma. Desisti. Chamei um mecânico que vai tirar o cabeçote (ou bloco ) e levar pro torneiro. Aproveito e vejo a situação interna, afinal são 206000Km.
Paciência.
O problema é que os parafusos não saem de forma alguma. Desisti. Chamei um mecânico que vai tirar o cabeçote (ou bloco ) e levar pro torneiro. Aproveito e vejo a situação interna, afinal são 206000Km.
Paciência.
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Marcos_Ce escreveu:Amigos, consegui comprar a peça igual á original.
O problema é que os parafusos não saem de forma alguma. Desisti. Chamei um mecânico que vai tirar o cabeçote (ou bloco ) e levar pro torneiro. Aproveito e vejo a situação interna, afinal são 206000Km.
Paciência.
Po que chato, mas pelo menos tentou. Ia te dar outra dica, mas tem que ser com muito cuidado, seria tentar furar o meio do parafuso com uma pequena broca de ponta dourada para diminuir a pressão e ir aumentando a broca até um certo ponto, sem danificar a rosca do bloco e depois tentar novamente com o desengripante e o alicate.
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Ainda dá pra tentar. Choveu muito hoje e o cara não veio. Vou procurar essa broca. Dica 10!
Muito obrigado por mais essa.
Vou informando aqui o progresso. Abraço!
Muito obrigado por mais essa.
Vou informando aqui o progresso. Abraço!
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Marcos_Ce escreveu:Ainda dá pra tentar. Choveu muito hoje e o cara não veio. Vou procurar essa broca. Dica 10!
Muito obrigado por mais essa.
Vou informando aqui o progresso. Abraço!
Marcos_Ce, faz com muito cuidado para não danificar a rosca interna do cabeçote, muito cuidado mesmo, você comprou o desengripante? Se não comprou, compra, pois se também não fosse ele eu não tirava o parafuso, ele age penetrando na rosca.
Eu sempre uso esse do anuncio:
http://www.construvolts.com.br/produto/ ... bfast/3408
Deve custar uns 9 ou 10 reais
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Schubert, cheguei aqui numa solução que considero o melhor custo/benefício. Chamei um cara especializado nisso que vai me cobrar 25 reais pra cada parafuso. Eu já tinha colocado óleo desengripante, WD-40, usei alicate de pressão e nada resolveu. Hora de chamar o profissional. Sou técnico de equipamentos de som profissional e sei que o conhecimento do profissional vale ouro.
Tô esperando o cara vir tirar os parafusos hoje.
Abraço!
Tô esperando o cara vir tirar os parafusos hoje.
Abraço!
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Pessoal,
bom dia!
O cara removeu os parafusos velhos e felizmente, o carro está de volta!
Agora é resolver o problema de carburação que tá me deixando desgostoso com o carro.
bom dia!
O cara removeu os parafusos velhos e felizmente, o carro está de volta!
Agora é resolver o problema de carburação que tá me deixando desgostoso com o carro.
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Marcos, da até um alivio, né? Referente ao carburador, tem que pesquisar e ter paciência.
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Sim, tem horas que a gente pensa em desistir.
Achei melhor colocar uns parafusos de aço carbono. Encontrei esses Allen que ficaram muito bonitos no local.
Achei melhor colocar uns parafusos de aço carbono. Encontrei esses Allen que ficaram muito bonitos no local.
Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Agora fiquei na duvida, me explicar melhor ai se souber, esse fio amarelo esta indo para onde? E essa válvula com conector marrom para que ele serve?
No meu vem um conduíte que tem 3 fios(igual ao seu) um somente marrom esta ligado onde no seu tem 2 conectores, o outro é marrom com vermelho e esta ligado na parte de baixo e tem um terceiro que é preto com vermelho e esta isolado. Obs.: No meu a mesma válvula que tem em cima tem em baixo.
Agora boiei?!?!?!?!?
Já tem um tempo que estava querendo saber porque este fio preto com vermelho esta isolado e ainda não sei.
No meu vem um conduíte que tem 3 fios(igual ao seu) um somente marrom esta ligado onde no seu tem 2 conectores, o outro é marrom com vermelho e esta ligado na parte de baixo e tem um terceiro que é preto com vermelho e esta isolado. Obs.: No meu a mesma válvula que tem em cima tem em baixo.
Agora boiei?!?!?!?!?
Já tem um tempo que estava querendo saber porque este fio preto com vermelho esta isolado e ainda não sei.
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Re: [DÚVIDA] - Válvula termostática
Schubert, no meu tem 3 sensores. Além desses dois que estão nas fotos tem um embaixo deles que é do ponteiro da temperatura no painel.
Fiz uns testes e é o seguinte: esse que tem isolamento de borracha preto e vermelho, medi com o multímetro e nele tem 12 volts que vêm da bateria e deve ser por isso que ele é isolado. O fio amarelo ligado do outro lado do mesmo sensor onde liga esse de 12 volts vai pro carburador. Acredito que seja uma espécie de afogador automático. Já o marrom que fica sozinho eu ainda não sei o que ele faz mas acredito ser o sensor do reservatório de gasolina cuja bombinha está defeituosa no meu quadrado.
Alguém confirma essas informações pra gente?
Fiz uns testes e é o seguinte: esse que tem isolamento de borracha preto e vermelho, medi com o multímetro e nele tem 12 volts que vêm da bateria e deve ser por isso que ele é isolado. O fio amarelo ligado do outro lado do mesmo sensor onde liga esse de 12 volts vai pro carburador. Acredito que seja uma espécie de afogador automático. Já o marrom que fica sozinho eu ainda não sei o que ele faz mas acredito ser o sensor do reservatório de gasolina cuja bombinha está defeituosa no meu quadrado.
Alguém confirma essas informações pra gente?