Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Amigo, como o Luciano disse, o ideal seria plugar o Scanner para analisar. Se vc usa o distribuidor certo eu não acho que seja o Hall.

No chutometro eu iria de TPS, ou sonda lambda.... mas pode ser MAP tb ou sensor de temp. é foda dizer, realmente precisa olha no scanner.

Importante, o distribuidor do 2.0 é diferente do 1.6 e 1.8 (igual)

Qual modelo do seu modulo? é 2.0 Gas?

Abraços..
ARTHUR FARIAS
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 14 Nov 2011, 13:54
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ARTHUR FARIAS »

opa queria saber qual injeçao seria melhor (original ) para instalar no meu ap 1.8 alcool ???
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Amigo, do Gol, Parati, Santana, Saveiro.. 97, mencionada nesse tópico e em vários outros do forum como Mi AVB, ideal seria um modulo AVB 1.8 alcool original. Ou vc pode comprar o 1.6 Gas (mais facil de encontrar) e mandar colocar o chip do 1.8 alcool.

Você pode colocar a Mi AVP que é apos 97/98.... entretanto, nesse sistema existe o "code" na chave/ignicação, mas em qualquer oficina que trabalhe com modulos é possivel descolquear a central.

Conselho, leia esse tópico inteiro, vc encontrará muitas informações.

Abraços..
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

REALMENTE PARA QUEM ESTA CHEGANDO AGORA, LEIA O TOPICO TODO, POIS TEM MUITA GENTE QUE COLOCOU AS DIFICULDADES E TAMBEM COLOCOU AS SOLUÇOES DURANTE A MANTAGEM.

EU FUI UM QUE PATINOU E RESOLVEU ATRAVEZ DOS POSTS DESSE TOPICO
Imagem
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Verdade, tirei varias duvidas somente lendo as respostas...

Tentei dar a primeira partida, mas nada de faisca, eu estranharia se pega-se de primeira...rs.

Quanto ao cabeçote, ja que vou utilizar o orginal, tapei o buraco da água com um allen 7/16 dem cabeça, ficou zerado :D
Imagem
Parati 1.6i
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

boa noite amigos,

duvidas...

o sensor hall que fica dentro do distribuidor do motor AT MI 1.0 8V,
serve para colocar no distribuidor do AP 1.8 ?

tenho essa duvida porque tenho um gol at mi parado aqui em casa, e se servir vou trocar o do meu ap porque meu carro simplismete morre quando estou na rua dirigindo, e o motor oscila demais, ja passei o rasther e mesmo assim não mostra nenhum erro,
troquei de motor pois o anterior estava batendo saia de pistão..

troquei agora a tarde, os cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

cara, esse sintoma tem mais cara de ser sonda lambda. ela mexe diretamente na rotaçao do motor.
Imagem
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Seguintew!

Meu Modulo e de um santana 2.0 L gasolina 1AVB
Meu motor era um 1.8L , tive que retificar , dai passei p/a 2.0 L , com CMD 049G , o bloco e do 1.8 reusinado , o distribuidor e do 1.8, mas isso nao creio que seja problema , mexi ontem no regulador de pressao ( aliviei um pouco) mas nao sei ao certo como esta, melhorou um pouco.Antes de fazer o motor nao havia este problema e a injeçao era a mesma.

Outra pergunta vcs conhecem algum modelo de scanner que eu possa adquirir ou cabo que funcione nestas centrais 1AVB 1997 (sem code).

Agradeço a ajuda do pessoal ai!
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

mexell escreveu:Seguintew!

Meu Modulo e de um santana 2.0 L gasolina 1AVB
Meu motor era um 1.8L , tive que retificar , dai passei p/a 2.0 L , com CMD 049G , o bloco e do 1.8 reusinado , o distribuidor e do 1.8, mas isso nao creio que seja problema , mexi ontem no regulador de pressao ( aliviei um pouco) mas nao sei ao certo como esta, melhorou um pouco.Antes de fazer o motor nao havia este problema e a injeçao era a mesma.

Outra pergunta vcs conhecem algum modelo de scanner que eu possa adquirir ou cabo que funcione nestas centrais 1AVB 1997 (sem code).

Agradeço a ajuda do pessoal ai!

seu motor é 1.8 com cilindros maiores correto? se sim voce trocou o virabrequim para 2.0 ou manteve o 1.8? se manteve seu motor é 1.9.

quanto a injeçao acredito que precise diminuir um pouco o tempo de injeçao e talvez a curva de avanço para se adequar ao motor 1.9, assim ficaria redondo, como se fosse original.

caso tenha colocado o vira do 2.0, entao seu motor é quase um 2.0 de fabrica, mudando algusn detalhes, e um deles seria o ditribuidor que continua sendo de 1.6/1.8 entre outros detalhes.
Imagem
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Opa Luciano respondeu rapido hein fio hehe

Olha so mudei tudo veio...

Vira e do 2.0 , e com pistoes de 83 mm alcool

tornou-se um legitimo 2.0 L ... po mas nao da p/a por um distribuidor de 2.0 pq o encaixe da base e diferente ...
Acho que somente com scanner e que vai dar p/a ver ... sonda pode fazer isso?

Qto ao Scanner vc sabe de algum modelo, vi um mte deles no mercado livre mas nao sei qual seria o esquema ; por acaso seria OBD 2

Da uma olhada nesse aqui ohh : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

Obrigado pela ajuda Luciano
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sidney0 »

Se for comprar scaneer, NÃO compra do mercadolivre.
Além de ser caro, não tem frete incluso e custa 3x mais e dá pra você comprar com frete grátis direto do fabricante:

http://www.dealextreme.com/p/u480-1-5-l ... nner-35184

tem um monte de modelos pra vender, todos com frete grátis:
http://www.dealextreme.com/c/obd-obd2-c ... sort=price

Eu comprei esse aqui http://www.dealextreme.com/p/vag106-car ... lack-58552 e fiz um vídeo dele funcionando no meu gol, e ele funciona até no voyage zero KM do meu tio
http://www.youtube.com/watch?v=adyGCFruPCQ
http://www.youtube.com/watch?v=adyGCFruPCQ

Ah, eu comprei esse aqui,
Avatar do usuário
choi87
Membro
Membro
Mensagens: 281
Registrado em: 15 Jun 2009, 21:55
Carro:
Localização: São Paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por choi87 »

Qual softaware que utiliza com este cabo?

Estou com um WinALDL que baixei mas nem tentei mecher ainda.
Tava faltando um transistor para fazer o driver para serial, agora é testar pra ver se funciona...
Imagem
Parati 1.6i
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Opa Sidney

Gostei deste primeiro ai... so custa 32 obamas ehh..

Funciona no meu Gol que esta coma 1AVB ...o conector e OBD2.... acho q vou comprar este ... ele mostra os parametros , tipo tempo de injeçao, temp da agua... e possiveis defeitos neh?

O que vc comprou tem q conectar a um PC neh ...

Acho q vou neste scanner mesmo..

Ahh e este site ai e confiavel eles entregam direitinho?

Vlews!
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sidney0 »

Sim, bastante confiável, nunca faltou nada, apenas demora um pouco (de 2 semanas à 2 mêses)
Já comprei GPS, LED, fone, anel, cigarro eletronico, lanterna, cartao de memoria, óculos de sol...

Faz mais de ano que compro no dealextreme e nunca tive problemas, a fatura vem no cartão de crédito..
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

será cara, sabe porque minha duvida, pois eu ando com o scanner ligado direto no carro e ele tem um esquema de analise grafica onde a sonda trabalha dentro dos parametros esperados entende.

mas por via das duvidas vou tirar a sonda do meu outro carro e trocar pra fazer o teste...
luciano.vermelho escreveu:cara, esse sintoma tem mais cara de ser sonda lambda. ela mexe diretamente na rotaçao do motor.
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

pessoal,
tava pensando aqui, no motor injetado original, quem comanda a ventoinha do radiador não é a central ? ou usa cebolão ?

Tive problema no meu cebolão estes dias, a temp estava chegando 1 risquinho antes do máximo :loco2: (já troquei)

Em tempo, comprei o cabo do ML direto. Ficou R$ 10 mais caro que trazer do DX e não demorou 2 meses.
Funciona no note com windows 7, mas só dentro do XP (Windows XP mode nativo do W7 ultimate)

Achei um erro na sonda lambda que SEMPRE tá lá, esqueci qual o código agora, mas é algo relacionado a sinal fraco (?)
A sonda é nova, foi trocada qdo instalei a injeção.

E sobre as 'bobeadas' ao acelerar direto no tbi, a minha tbm faz, tipo um engasgar.
Eu acho que é EXCESSO de combustível e não falta. Desconfio que minha injeção deva ter sido usada em turbo e são bicos arrombados.

Os bicos são 3x IWP 024 e 1x IWP 115 - olhando esta tabela, os parâmetros são iguais.

Qual é o modelo original para 1.6mi álcool? iwp024 ? tou pensando em comprar 4 novos.

E por último, o tal MAP. Achava que o que veio junto no pacote funcionava mal, comprei um "original VW" usado, mas piorou o principal sintoma esquisito:
em cutoff (numa descida sem acelerar, por exemplo), ao pisar na embreagem a rotação cai a quase 0, algumas vezes raras até morre. Tanto com motor quente, quanto com motor frio.

Mas enfim, estes problemas são pequenos perto do benefício da injeção contra o carburador. Claro que a perfeição seria melhor, mas... vamos perseguindo.
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Na central 1AVB e 1AVP quem comanda a ventoinha é o cebolão. Nas injeções mais novas realmente quem comanda a ventoinha é a central.
Já tive o mesmo problema com a sonda lambda. Vc tem que comprar a sonda da magneti marelli. As sondas da mte não são boas, principalmente pq não vem com a tomada, vc tem que emendar os fios. Verifique seu chicote se não tem nenhuma emenda no meio do caminho ou se o contato na tomada da da central está firme. Lembre que ela somente começa a funcionar depois de aquecida. Vc tem hallmeter? Pergunto isso pq os hallmeters "roubam" o sinal da sonda. O ideal é instalar uma sonda somente para o hallmeter.
Os bicos iwp24 e o 115 são praticamente iguais. Seria interessante você testar levar numa loja e verificar a vazão.
Se a sua sonda lambda não está legal o carro vai trabalhar com excesso por segurança.
Como está o ponto de ignição? o regulador de pressão é original? A pressão da bomba se mantém depois de desligado o carro? O seu chip é realmente para o seu motor (cilindrada e tipo de combustível)
Quanto ao cut-off, na injeção p/ carros a álcool ocorre próximo das 3000 rotações. Verifique se não há entrada falsa de ar pelo servofreio.
O parafuso de regulagem do batente da borboleta está alterado? Seria interessante checar comparando com um paquímetro no corpo de borboleta de outro carro igual ao seu.
Sds
eroha escreveu:pessoal,
tava pensando aqui, no motor injetado original, quem comanda a ventoinha do radiador não é a central ? ou usa cebolão ?

Tive problema no meu cebolão estes dias, a temp estava chegando 1 risquinho antes do máximo :loco2: (já troquei)

Em tempo, comprei o cabo do ML direto. Ficou R$ 10 mais caro que trazer do DX e não demorou 2 meses.
Funciona no note com windows 7, mas só dentro do XP (Windows XP mode nativo do W7 ultimate)

Achei um erro na sonda lambda que SEMPRE tá lá, esqueci qual o código agora, mas é algo relacionado a sinal fraco (?)
A sonda é nova, foi trocada qdo instalei a injeção.

E sobre as 'bobeadas' ao acelerar direto no tbi, a minha tbm faz, tipo um engasgar.
Eu acho que é EXCESSO de combustível e não falta. Desconfio que minha injeção deva ter sido usada em turbo e são bicos arrombados.

Os bicos são 3x IWP 024 e 1x IWP 115 - olhando esta tabela, os parâmetros são iguais.

Qual é o modelo original para 1.6mi álcool? iwp024 ? tou pensando em comprar 4 novos.

E por último, o tal MAP. Achava que o que veio junto no pacote funcionava mal, comprei um "original VW" usado, mas piorou o principal sintoma esquisito:
em cutoff (numa descida sem acelerar, por exemplo), ao pisar na embreagem a rotação cai a quase 0, algumas vezes raras até morre. Tanto com motor quente, quanto com motor frio.

Mas enfim, estes problemas são pequenos perto do benefício da injeção contra o carburador. Claro que a perfeição seria melhor, mas... vamos perseguindo.
Gol, uma paixão.
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sidney0 »

mede a sonda com um multimetro pra ver que valor ela está marcando
ERocha
Membro
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Jan 2010, 12:45
Carro:
Localização: São Bento do Sul-SC

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por ERocha »

GUSGOL

Vou verificar a sonda. Não tenho hallmeter. No scanner, ela fica oscilando, comportamento normal. A auto elétrica falou que este erro que dá é "normal" (?). É uma sonda de 4 fios, com aquecimento. Morri com 200 mangos qdo tive que trocar.
Os bicos estão com vazão igual, mas não me informaram qual o valor (se estão arrombados).
O ponto está em 12º, o mecânico da vw ajustou na minha frente.

Sobre a pressão, já foi testada, tá ok e não abaixa demais depois de desligar.

A central é 1AVP desbloqueada, com a programação original do 1.6mi álcool. Inclusive injeta gasolina automaticamente qdo é necessário (quase sempre, mesmo em pequena quantidade, pois aqui é frio)

Eu coloquei braçadeiras para não ter entrada de ar falsa pelo servofreio...

Ah, sim, sobre o parafuso da borboleta... o mecânico da vw (atende na casa dele) disse que seria bom dar uma olhada em bancada. Ele regulou sem paquímetro e deu uma melhorada nas morridas.

Do MAP vc não suspeita? Minhas maiores suspeitas são o map, bicos arrombados e talvez uma melhor regulagem no tal parafuso.
Editado pela última vez por ERocha em 10 Dez 2011, 18:09, em um total de 1 vez.
'89 Parati Club 1.6Mi álcool Imagem
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sidney0 »

eroha escreveu:
Ah, sim, sobre o parafuso da borboleta... o mecânico da vw (atende na casa dele) disse que seria bom dar uma olhada em bancada. Ele regulou sem parquímetro e deu uma melhorada nas morridas.

talvez uma melhor regulagem no tal parafuso.
A parati que o fet`s injetou era esse parafuso!!!
ele testou de tudo, até que lembrou desse parafuso.
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”