Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP
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Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP
Aos moderas, peço que por favor fixem esse tópico, pois recebo MUITAS perguntas por mp sobre instalação de injeção eletrônica! não regulo de ajudar aos parceiros do clube, mas já que a informação é a mesma pra todos praticamente, já queria deixar postado, pois sempre que respondo em um tópico, não o encontro mais, nem usando a busca...
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Para instalar injeção eletrônica em um AP carburado o que é nescessário:
Começando pelo trampo no carro:
-Precisa fazer um catch tank no tanque de gasola do carro com a saída da bomba, e prender a bomba elétrica de GTI em algum lugar, com filtro e pré-filtro, o pré-filtro deve ser aqueles que vende em loja de performance, com elemento em aço inox, etc etc, tamanho GRANDE! não pode miguelar grana e comprar o pequeno, pois o pequeno não compete com o tamanho da entrada da bomba!
CORRIGINDO: Atualmente já existem nas lojas o filtro pequeno com a entrada e saída de 1/2'' (meia polegada), que é exatamente o tamanho da entrada da bomba de GTI, pode usar esse suave!
-Levar a mangueira de combustível da bomba atéee a flauta lá na frente, pode prender com cintas de nylon, vulgo enforca-gato, nos caninhos de freio que tem embaixo do carro mesmo, só não aperte muito pra não esmagar a mangueira, mangueira pra injeção 7mm.
-O retorno da flauta como não tem pressão pra não ter que passar outra mangueira, eu coloquei uma conexão em T e dividi a mangueira do retorno pras duas mangueiras de ida e volta do combustível do carburado, dessa forma o pescador se tornou o retorno também.
-Furar o escapamento onde os canos se juntam em 1 só, e soldar a porca da sonda (se vc comprar a porca em loja de parafusos ela vem mtu alta, aí tem que tornear pra baixar ela um pouco).
-Trocar o encaixe da água do cabeçote por um que tenha a rosca pro sensor de temperatura
-Tapar o caninho de água do coletor de escapamento
-Tapar a saída de água do cabeçote pro coletor de admissão
aí fora isso as peças:
-Coletor de Admissão completo, e nele vai:
-Tbi com sensor de posição da borboleta e atuador de marcha lenta
-Sensor MAP
-Bicos
-Flauta com chicote dos bicos e regulador de pressão.
-engatezinhos da flauta pras mangueiras de combustível.
-Parafusos do coletor de admissão (se não me engano são maiores que do carburado).
-Junta do coletor claro.
-Sensor de pré-ignição que vai no bloco (eu tirei do meu carro pq ele ficava atrasando o ponto e falhando o motor à toa, creio que é por causa do cabeçote tucho mecânico, mas há quem ande com tucho mecânico e com aquele sensor, e diz que roda!).
-Distribuidor com sensor Hall PRO SEU MOTOR (o do 2.0 é um e do 1.6 e 1.8 é outro).
-Algum mangote ou o cano do filtro original pra colocar um filtro de ar, de preferência esportivo pq caber a caixa de filtro original ali é um saco!
-O cabo do acelerador é o mesmo...
Aí na ligação do chicote vai:
-Relé principal do módulo
-Relé da bomba
-Fusíveis pros dois
-Muita encheção de saco passando fiozinho...
o chicote do meu eu passei pelo furo do chicote de ignição atrás da bateria, tive que alargar o furo e depois usei aquela borracha em U pra dar um acabamento...
por hora é isso, se eu lembrar mais de algo eu posto!
e em breve trarei fotos dos citados acima!
abraços!
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Algumas fotos pra ilustrar:
Catch Tank que eu fiz com uma conexão pra mangueira sair pro lado, pra tentar não aparecer muito:
Vista do outro lado do Catch, mostrando o pré-filtro e a bomba de GTI externa, lembrando que eu não uso nenhuma bomba interna, apenas essa, e ela alimenta os 3 bar de pressão da injeção numa boa! Pra prender eu usei essa barra de alumínio e parafusei com porca por dentro do porta malas, usando arroela e parafuso de cabeça baixa, e fiz um recorte naquela manta de forração do carro pra dar baixo relevo, dessa forma fica plano e após cobrir com o carpete do carro não se percebe o parafuso ali...
A baixa altura da bomba é pra evitar a falta de vazão, pois ela estando mais alta do que o nivel baixo do tanque, fica mais difícil puxar combustível... funciona mas eu fiz assim pra ter certeza...
O pré-filtro é o de tela metálica e tanto ele quanto a bomba estão enrolados em borracha de câmara pra proteger e suavizar vibrações:
Porca da sonda soldada ao escape e sonda, foi soldado no final quando os canos se juntam em um só, como a sonda tem aquecimento próprio com resistência (4 fios original) não temos o problema de erro de leitura por falta de aquecimento:
Mais uma da sonda:
Suporte do sensor de temperatura que vai no bloco, esse suporte cabe os dois sensores, o de cima é o do painel e o de baixo do conector azul é da injeção:
Módulo fixado nos furos originais do módulo de ignição antigo (deu um trabalho do kct fazer esse suporte), no meu caso ficou do lado do módulo do som, que está fixado por baixo do porta-luvas, os fios parecem emaranhados pelo ângulo de visão, mas estão bem separadinhos:
Novamente, quem não conseguir visualizar grande, clique em "Web Version" no topo da página do photobucket que vai!
Por hora é isso, abraços!
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Mais um UP, eu postei na pagina 2 mas vou deixar aqui no começo pra vocês acharem, é o esquema da injeção, existem os módulos 1AVP e 1AVB.
Pode ser de qualquer ano, modelo, cilindrada, combustível ou código, se for 1AVP é um esquema e se for 1AVB é o outro, incondicionamente!
segue abaixo:
. . . . . . . . . . .
click nas imagens para abrir o imageshack e click novamente para ampliar...
só corrigindo o fio do tacômetro é o 14 em ambos, no esquema da AVB está errado... mas também isso é só para painel do gol G3, para contagiros externo normal, usar negativo da bobina!
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Para instalar injeção eletrônica em um AP carburado o que é nescessário:
Começando pelo trampo no carro:
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CORRIGINDO: Atualmente já existem nas lojas o filtro pequeno com a entrada e saída de 1/2'' (meia polegada), que é exatamente o tamanho da entrada da bomba de GTI, pode usar esse suave!
-Levar a mangueira de combustível da bomba atéee a flauta lá na frente, pode prender com cintas de nylon, vulgo enforca-gato, nos caninhos de freio que tem embaixo do carro mesmo, só não aperte muito pra não esmagar a mangueira, mangueira pra injeção 7mm.
-O retorno da flauta como não tem pressão pra não ter que passar outra mangueira, eu coloquei uma conexão em T e dividi a mangueira do retorno pras duas mangueiras de ida e volta do combustível do carburado, dessa forma o pescador se tornou o retorno também.
-Furar o escapamento onde os canos se juntam em 1 só, e soldar a porca da sonda (se vc comprar a porca em loja de parafusos ela vem mtu alta, aí tem que tornear pra baixar ela um pouco).
-Trocar o encaixe da água do cabeçote por um que tenha a rosca pro sensor de temperatura
-Tapar o caninho de água do coletor de escapamento
-Tapar a saída de água do cabeçote pro coletor de admissão
aí fora isso as peças:
-Coletor de Admissão completo, e nele vai:
-Tbi com sensor de posição da borboleta e atuador de marcha lenta
-Sensor MAP
-Bicos
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Algumas fotos pra ilustrar:
Catch Tank que eu fiz com uma conexão pra mangueira sair pro lado, pra tentar não aparecer muito:
Vista do outro lado do Catch, mostrando o pré-filtro e a bomba de GTI externa, lembrando que eu não uso nenhuma bomba interna, apenas essa, e ela alimenta os 3 bar de pressão da injeção numa boa! Pra prender eu usei essa barra de alumínio e parafusei com porca por dentro do porta malas, usando arroela e parafuso de cabeça baixa, e fiz um recorte naquela manta de forração do carro pra dar baixo relevo, dessa forma fica plano e após cobrir com o carpete do carro não se percebe o parafuso ali...
A baixa altura da bomba é pra evitar a falta de vazão, pois ela estando mais alta do que o nivel baixo do tanque, fica mais difícil puxar combustível... funciona mas eu fiz assim pra ter certeza...
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Porca da sonda soldada ao escape e sonda, foi soldado no final quando os canos se juntam em um só, como a sonda tem aquecimento próprio com resistência (4 fios original) não temos o problema de erro de leitura por falta de aquecimento:
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Editado pela última vez por Fets em 04 Ago 2010, 00:08, em um total de 6 vezes.
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enfim não sei o que ele faz, sei que com ele meu carro parece que tem um 2E com uma broca atravessada no meio.. falha pra kct!luizpaulo08 escreveu:e o tal do sensor Knock acho que é isso ele nao atrasa ponto
sobre o custo... não sei quanto um mecânico cobra, pois eu mesmo instalei a minha, mas o coletor e sensorada, mais módulo e chicote rodeia a casa dos 1000 reais, depende MUITO da região que vc tá, se é desmanche ou mercadolivre, etc...
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INJEÇÃO ELETRONICA
QUERIA SABER, SE EU COLOCAR A INJEÇÃO EU DEVO FAZER ALGUMA VISTORIA? ALGUNS PESSOAS DIZEM QUE O GUARDA PODE PRENDER O CARRO PARA REGULARIZAR A SITUIAÇÃO POIS VOCÊ ESTA ALTERANDO AS CARACTERISTAS DO VEICULO. SERÁ VERDADE ISSO?[/b]
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Para que o catch tank?
Só não entendi isso. Se usar uma bomba interna tbm dá ou até mesmo a externa, pois nenhum carro original saiu com catch.
Outra coisa, o filtro no meu Gol turbo uso o do gol MI mesmo devido a grande vazão que ele proporciona sem falar que o custo é bem menor. Só que neste caso são 3 filtros e 3 bombas.
Parabéns!!! O tópico ficou muito bom e com certeza vai ajudar muita gente!!!
Outra coisa, o filtro no meu Gol turbo uso o do gol MI mesmo devido a grande vazão que ele proporciona sem falar que o custo é bem menor. Só que neste caso são 3 filtros e 3 bombas.
Parabéns!!! O tópico ficou muito bom e com certeza vai ajudar muita gente!!!
Peugeot 206 ESCAPADE
Gol Furgão 2100 Turbo ? cv metamorphosis
"SE ASPIRADO FOSSE BOM, AVIÃO VOAVA DE WEBBER"
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Mandei colocar injeção no meu gol. É a original do gol bolinha 98. Vai ficar com tucho mecânico mesmo, pois quero aproveitar o 49G que tenho guardado em casa. Se atrasar o ponto eu vou tirar o sensor...
Gol GL 1.8 1992
Injeção Eletrônica Mi;
Escape 4x1 de 2";
Comando 49G;
Orbitais 15"...
VENDIDO!!!
Agora de Saveiro Sportline,
2006, 1.8Flex 23Mil rodada...
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Por conhecimento de causa posso dizer: Joguem fora os seus carburadores e comprem injeção assim que vcs tiverem $$$. Nunca mais quero ver um carburador na minha vida!
Gente, o carro ficou mais forte, mais economico, retomadas mais "emocionantes" e um torque maravilhoso!
A única coisa que não gostei muito foi de uma pequena oscilação da marcha lenta, mas é porque estou usando cabeçote com tucho mecânico. Esse probleminha foi resolvido com a adoção de um cabeçote com tucho hidráulico, mas notei que o carro ficou "mais comportado", então preferi recolocar meu antigo cabeçote, pois a oscilação é mínima, mínima mesmo.
Gente, o carro ficou mais forte, mais economico, retomadas mais "emocionantes" e um torque maravilhoso!
A única coisa que não gostei muito foi de uma pequena oscilação da marcha lenta, mas é porque estou usando cabeçote com tucho mecânico. Esse probleminha foi resolvido com a adoção de um cabeçote com tucho hidráulico, mas notei que o carro ficou "mais comportado", então preferi recolocar meu antigo cabeçote, pois a oscilação é mínima, mínima mesmo.
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- Fets
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Re: INJEÇÃO ELETRONICA
eu transferi meu carro, vistoria no ciretran de guarulhos com injeção pregada no motor, filtrão esportivo, cabos de vela amarelos e ainda lanternas fumê, passou sem problemas!binhovqm escreveu:QUERIA SABER, SE EU COLOCAR A INJEÇÃO EU DEVO FAZER ALGUMA VISTORIA? ALGUNS PESSOAS DIZEM QUE O GUARDA PODE PRENDER O CARRO PARA REGULARIZAR A SITUIAÇÃO POIS VOCÊ ESTA ALTERANDO AS CARACTERISTAS DO VEICULO. SERÁ VERDADE ISSO?[/b]
dá sim a bomba interna, mas creio que nescessita usar a bóia do GTI que tem os canos que levam a bomba no lugar certo do tanque, que é naquela parte mais funda ali no meio... eu achei que o custo benefício maior foi o catch tank logo, pois antes dele fiz de 2 maneiras a tomada de combustível e tive problemas de falta de vazão...Sidão escreveu:Só não entendi isso. Se usar uma bomba interna tbm dá ou até mesmo a externa, pois nenhum carro original saiu com catch.
Outra coisa, o filtro no meu Gol turbo uso o do gol MI mesmo devido a grande vazão que ele proporciona sem falar que o custo é bem menor. Só que neste caso são 3 filtros e 3 bombas.
Parabéns!!! O tópico ficou muito bom e com certeza vai ajudar muita gente!!!
sobre as bombas e filtros, isso vai de preparador pra preparador, já vi carros com muitas bombas como é o seu caso, como meu tio tem um fusca AP com 280cv e apenas 1 bomba de GTI... cada um prefere garantir de um jeito!
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Injeção e vistoria
depende do ciretran você até passa mais se pegar um guarda folgado ele pode prender seu documento até você regularizar a situação, você tem que passar na inspeção do imetro e retirar o laudo, você vai ter que fazer o mesmo procedimento de turbo rebaixado, aí eh zica fora que tem que ter nota fiscal de tudo
- Flavio Ribeiro
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mas como vc regulariza uma injeção no documento? axo que não existe isso... só se vc colocar que houve modificação de potência..binhovqm escreveu:depende do ciretran você até passa mais se pegar um guarda folgado ele pode prender seu documento até você regularizar a situação, você tem que passar na inspeção do imetro e retirar o laudo, você vai ter que fazer o mesmo procedimento de turbo rebaixado, aí eh zica fora que tem que ter nota fiscal de tudo
eu que não entendi sua pergunta... vc quer saber de injetado pra carburado ou de 1.8 bura pra 2.0 gasola injetado?Flavio Ribeiro escreveu:Muito bem explicado!! parabéns!! e se for o contrário de injeção pra carburado? o que tenho q fazer? De 1.8 ap alcool carburado, para 2.0 injeção gasolina? Por favor não consegui entender ainda? CADA UM DIZ UMA COISA? RSRSR ABRAÇOS!!
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Relaxem...
Esse tipo de alteração não é necessário fazer nada para regularizar.
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ou seja mais uma putaria do brasil... que nem turbo, vc coloca que está "Modificado Turbocompressor" no documento e já era, pode virar o motor do avesso e colocar uma turbina cromada pra fora do capô que tá no documento e já era!binhovqm escreveu:na verdade vem no documento como alteração de caracteristicas pelo que me falaram pois você esta alterando as caracteristicas.
com certeza!luizpaulo08 escreveu:da pra jogar uma injeção em cima do milinovede boa com tucho hidraulico no cabeçote ??
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Nada a ver..!!
Tipo de alimentação do motor naum tem modificação no documento...
se vc mudar o combustível.. aí sim... tem que pedir alteração...
alisson
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Gol 1.9T
Master Power ,5/,7
HIS - EFIC TURBO
Bico Aux - HPI
3E - Bomba 12bar
3STEP - WideBand FT
Freio a disco nas 4
Susp. Rosca
fotos
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 19318.html
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poxa... tava dando uma olhada neste topico e no q posso ajudar sobre os sensores d detonaçao pra quem adapita uma inj original em um motor mais antigo, eh bem simples, naum precisa retira o sensor fora... apenas tire ele do bloco e prendam na mangueira d agua.... no carro da minha mae fiz isso e jah era.... ou arrume um cabeçote hidraulico......
mas sinceramente naum gosto mto d instalar inj original em outros carros q naum acompanhe o motor..... pois tem diferença d motor pra motor, comando utilizado ... os motores mais modernos tem taxa diferenciada dos antigos... por isso sempre antes d intalar eu aviso q 100% naum fik... jah montei um ou outro e fikou mto bom..... mas jah motei outros e arrisco dizer q naum chega a 60%... pois esses modulos tem oq pode se dizer de auto adaptaçao , no qual ele jah vem com caracteristicas do outro motor
por isso qdo eh uma adaptaçao assim aconselho a utilizar modulos programaveis (digipulse, fueltech, pandoo... e etc)[/b]
mas sinceramente naum gosto mto d instalar inj original em outros carros q naum acompanhe o motor..... pois tem diferença d motor pra motor, comando utilizado ... os motores mais modernos tem taxa diferenciada dos antigos... por isso sempre antes d intalar eu aviso q 100% naum fik... jah montei um ou outro e fikou mto bom..... mas jah motei outros e arrisco dizer q naum chega a 60%... pois esses modulos tem oq pode se dizer de auto adaptaçao , no qual ele jah vem com caracteristicas do outro motor
por isso qdo eh uma adaptaçao assim aconselho a utilizar modulos programaveis (digipulse, fueltech, pandoo... e etc)[/b]