[DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT também)
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- buzato
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[DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT também)
Fácil (explicação pros AP carburados):
Primeiro de tudo: AS FERRAMENTAS:
- Pistola de Ponto (luz estroboscópica)
- Chave 13mm estrela
Sobre a pistola, vc pode comprar uma: https://ssl231.websiteseguro.com/resist ... roduto=478 ou fazer uma http://www.feiradeciencias.com.br/sala16/16_LP_02.asp (eu fiz e funcionou direitinho).
Com o auxílio de uma luz, procure na parte de trás do teu motor, no acoplamento do cambio com o motor, uma janelinha onde dá pra ver o volante e vá empurrando o carro pra frete ou pra trás com a 5ª engatada até ver umas marcacoes de número e risquinhos. Limpe bem até enxergar com clareza todas as marcações.
Desacople a mangueira do avanço a vácuo e tampe para não criar entrada falsa de ar no coletor. Dê partida no carro e mire sua lampada de ponto para esta janelinha do volante a fim de enxergar na marcaçao qual o ponto que seu motor está.
Para ajustar, basta afrouxar o parafuso trava do distribuidor com a chave estrela 13mm e girar a base dele com muito cuidado, pois o menor movimento já causa bastante alteração.
- sentido horario atrasa
- sentido anti-horario avança
Aperte o parafuso de fixação, ligue o motor novamente e posicione a lampada de ponto novamente na janela para conferir. Repita estes processos até atingir o grau de avanço desejado.
Terminada a aferição, confira o aperto do parafuso que trava o distribuidor no lugar, reconecte a mangueira do avanço a vácuo e aproveite.
DICA 1 - Faça este serviço SEMPRE com o motor quente, após acionar e desacionar a ventoinha.
DICA 2 - Se as marcas no volante estiverem difícil de enxergar, um pingo de tinta branca na marca desejada resolverá este problema.
DICA CHT - Não sei qual o tamanho da chave que solta o parafuso trava do distribuidor, se alguém me informar ou confirmar que também é 13, eu agradeço.
Primeiro de tudo: AS FERRAMENTAS:
- Pistola de Ponto (luz estroboscópica)
- Chave 13mm estrela
Sobre a pistola, vc pode comprar uma: https://ssl231.websiteseguro.com/resist ... roduto=478 ou fazer uma http://www.feiradeciencias.com.br/sala16/16_LP_02.asp (eu fiz e funcionou direitinho).
Com o auxílio de uma luz, procure na parte de trás do teu motor, no acoplamento do cambio com o motor, uma janelinha onde dá pra ver o volante e vá empurrando o carro pra frete ou pra trás com a 5ª engatada até ver umas marcacoes de número e risquinhos. Limpe bem até enxergar com clareza todas as marcações.
Desacople a mangueira do avanço a vácuo e tampe para não criar entrada falsa de ar no coletor. Dê partida no carro e mire sua lampada de ponto para esta janelinha do volante a fim de enxergar na marcaçao qual o ponto que seu motor está.
Para ajustar, basta afrouxar o parafuso trava do distribuidor com a chave estrela 13mm e girar a base dele com muito cuidado, pois o menor movimento já causa bastante alteração.
- sentido horario atrasa
- sentido anti-horario avança
Aperte o parafuso de fixação, ligue o motor novamente e posicione a lampada de ponto novamente na janela para conferir. Repita estes processos até atingir o grau de avanço desejado.
Terminada a aferição, confira o aperto do parafuso que trava o distribuidor no lugar, reconecte a mangueira do avanço a vácuo e aproveite.
DICA 1 - Faça este serviço SEMPRE com o motor quente, após acionar e desacionar a ventoinha.
DICA 2 - Se as marcas no volante estiverem difícil de enxergar, um pingo de tinta branca na marca desejada resolverá este problema.
DICA CHT - Não sei qual o tamanho da chave que solta o parafuso trava do distribuidor, se alguém me informar ou confirmar que também é 13, eu agradeço.
- gmarchezetti
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- gusgol
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Fala Buzato, parabéns novamente pela iniciativa.
Para enriquecer o seu DIY, seria interessante postar os avanços dos carros de acordo com suas respectivas cilindradas, pra que a galera não venha a pedir mais tarde.
Outra coisa, poderia postar a foto de sua pistola de ponto? Vc não precisou fazer nenhum ajuste nela?
Eu cheguei a fazer uma pistola só que era com leds brancos de alto brilho, mas precisei fazer alguns ajustes no potenciômetro de modo a não haver nenhum defasamento no momento das piscadas com o ângulo de avanço do motor.
Abraço
Para enriquecer o seu DIY, seria interessante postar os avanços dos carros de acordo com suas respectivas cilindradas, pra que a galera não venha a pedir mais tarde.
Outra coisa, poderia postar a foto de sua pistola de ponto? Vc não precisou fazer nenhum ajuste nela?
Eu cheguei a fazer uma pistola só que era com leds brancos de alto brilho, mas precisei fazer alguns ajustes no potenciômetro de modo a não haver nenhum defasamento no momento das piscadas com o ângulo de avanço do motor.
Abraço
Gol, uma paixão.
- buzato
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Gustavo,
Não precisou ajustes nenhum, esta lampada de ponto "caseira" segue o mesmo princípio de todas as lampadas de ponto profissionais: luz estroboscópica de XENONIO.
O circuitinho é simples demais, não causa lag nenhum. E o melhor, gastei apenas R$23 em componentes.
Aqui tem uma foto de quando estava na fase protótipo:
Não precisou ajustes nenhum, esta lampada de ponto "caseira" segue o mesmo princípio de todas as lampadas de ponto profissionais: luz estroboscópica de XENONIO.
O circuitinho é simples demais, não causa lag nenhum. E o melhor, gastei apenas R$23 em componentes.
Aqui tem uma foto de quando estava na fase protótipo:
- buzato
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gusgol escreveu:Fala Bruno, blz?
Valeu pela ajuda.
Uma dica que lhe dou é colocar este circuitinho dentro de alguma estrutura. Por exemplo, a que eu fiz eu coloquei dentro de um cano PVC com papel alumínio dentro, de modo a concentrar o feixe luminoso.
Um grande abraço.
Essa foto da fase protótipo, como disse acima. Hoje já está dentro de um tubinho de metal embalagem de um perfume aqui, ficou show !
A "desvantagem" é que usa tensão da rede elétrica, dá pra usar o 12V da bateria também, mas pra mim não vejo vantagem nenhuma, já que tem que gastar com trafos, aumenta a quantidade de componentes elétricos e o peso do conjunto. Este aí é pá pum !
Aprovado.
- buzato
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Tranquilo.gusgol escreveu:Bruno, vc já conhece minha fama de curioso e perguntador....pois bem, lá vai uma dúvida sobre seu protótipo:
_Vejo que vc colocou um isopor na base da lâmpada. Pra que serve, isolamento térmico e elétrico ou o quê?)
_O enlace da lâmpada xenon já veio com ela ou vc que fez?
Sds
Usei o isopor pra proteger melhor lampada caso eu fizesse alguma cagada como derrubar o protótipo no chao, ou esbarrar em algum lugar. Se ficasse rígida no plástico qualquer coisinha o vidro iria estilhaçar. No tubo eu nao usei isopor, montei tudo numa chapa de acrílico, ficou tudo bem rígido, já que nao corre o risco de bater o bulbo em lugar algum.
O enlace do xenon já vem na própria lampada. Eu comprei tudo neste site www.blucolor.com.br
=)
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buzato escreveu:Tranquilo.gusgol escreveu:Bruno, vc já conhece minha fama de curioso e perguntador....pois bem, lá vai uma dúvida sobre seu protótipo:
_Vejo que vc colocou um isopor na base da lâmpada. Pra que serve, isolamento térmico e elétrico ou o quê?)
_O enlace da lâmpada xenon já veio com ela ou vc que fez?
Sds
Usei o isopor pra proteger melhor lampada caso eu fizesse alguma cagada como derrubar o protótipo no chao, ou esbarrar em algum lugar. Se ficasse rígida no plástico qualquer coisinha o vidro iria estilhaçar. No tubo eu nao usei isopor, montei tudo numa chapa de acrílico, ficou tudo bem rígido, já que nao corre o risco de bater o bulbo em lugar algum.
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E ae Buzzato blza cara?
como saber se o carro está necessitando de um ajuste?
Coragem eu tenho... Só me falta dinheiro!!!
Gol 93 - 1000 CHT - Quase um feliz Proprietário... Maldito Weber!! rs
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entao... ele esta sim meio sem força... e reparei que ele esta batendo valvula... eu consigo escutar um TEC TEC TEC quando está funcionando...buzato escreveu:se o carro está sem força ou batendo pino.
aém do mais ponto sempre é bom conferir porque desregula.
o que acha? custa caro na mecanica isso?
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- buzato
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sem força pode ser ponto atrasado. quando bate pino é pq está mto adiantado.
teu problema de bater valvula é outro, é apenas folga entre o comando e os tuchos. Na mecanica eles devem regular o ponto e a folga das valvulas.
Nao sei qto custa este serviço, é baratinho. Eu nao tenho esse tipo de problema pq uso tuchos hidrualicos, meu motor é injetado.
Abraços
teu problema de bater valvula é outro, é apenas folga entre o comando e os tuchos. Na mecanica eles devem regular o ponto e a folga das valvulas.
Nao sei qto custa este serviço, é baratinho. Eu nao tenho esse tipo de problema pq uso tuchos hidrualicos, meu motor é injetado.
Abraços
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ahhhh entendiiii.. puts daora... obrigado mesmo Bruno... entendi um pouco disso.... vou levar no mecanico pra ele dar uma olhada mesmobuzato escreveu:sem força pode ser ponto atrasado. quando bate pino é pq está mto adiantado.
teu problema de bater valvula é outro, é apenas folga entre o comando e os tuchos. Na mecanica eles devem regular o ponto e a folga das valvulas.
Nao sei qto custa este serviço, é baratinho. Eu nao tenho esse tipo de problema pq uso tuchos hidrualicos, meu motor é injetado.
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- gusgol
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Bruno,
comprei todos os componentes e pretendo montar em breve.
Vc comprou uma pinça indutiva ou vc faz conforme descrito na página (enrolar em 10 voltas no cabo de vela do primeiro cilindro)?
Na página faz referência ao negativo não representado no esquema, ligado ao terminal da lâmpada, mas a minha dúvida é sobre o outro terminal deste mesmo fio.
Sds.
comprei todos os componentes e pretendo montar em breve.
Vc comprou uma pinça indutiva ou vc faz conforme descrito na página (enrolar em 10 voltas no cabo de vela do primeiro cilindro)?
Na página faz referência ao negativo não representado no esquema, ligado ao terminal da lâmpada, mas a minha dúvida é sobre o outro terminal deste mesmo fio.
Sds.
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- buzato
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Poxa vida Gustavo, como posso ter deixado passar em branco tanto tempo uma resposta ??? Desculpe.gusgol escreveu:Bruno,
comprei todos os componentes e pretendo montar em breve.
Vc comprou uma pinça indutiva ou vc faz conforme descrito na página (enrolar em 10 voltas no cabo de vela do primeiro cilindro)?
Na página faz referência ao negativo não representado no esquema, ligado ao terminal da lâmpada, mas a minha dúvida é sobre o outro terminal deste mesmo fio.
Sds.
Eu uso com o fiozinho enrolado no minimo 10x. Este fio que vai enrolado, uma ponta dele não deve ser ligada em nada, e a outra ponta ligada na malha da lampada xenon. Se a outra ponta do fio encostar no bloco do motor a lampada não funciona, então tenha tenha certeza que está isolada.
No resto é só alegria,
oi pessoa! gostaria de fazer uma pistola dessa. mas olhei como fazer no site que está nesse forum mais não entendi muito. gostaria de uma explicação passo a passo, que tipo de fio usar onde encontrar o material todo, no site não encontre o capacitor poliester 1uf x 450v!
pessoa me ajuda aí so novo nessa área?
pessoa me ajuda aí so novo nessa área?
show de bola essas informações! mas ficaria melhor se vc explicasse passo a passo com colocar no ponto. que maracarção é essa que vc fala. como faço para colocar no avanço. acho que o gol é 9º grau de avanço. tem essa marcação de nove grau no volante? da uma emplicada bem detralhada.
mesmo assim ficou show
mesmo assim ficou show
- buzato
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Colega de Jequié, o tutorial está bem explicado. Procure fazer as instruções conforme ensino, para saber que marcações e número, engate teu carro em quinta e vá empurrando ele pra trás visualizando no visor da caixa seca o que acontece, logo aparecerão as marcações.eu_amo escreveu:show de bola essas informações! mas ficaria melhor se vc explicasse passo a passo com colocar no ponto. que maracarção é essa que vc fala. como faço para colocar no avanço. acho que o gol é 9º grau de avanço. tem essa marcação de nove grau no volante? da uma emplicada bem detralhada.
mesmo assim ficou show
Abraço
Amigos, minha dúvida é bem primária pois estou começando.
Troquei o tensor da dentada, bati na chave e ele ligou de cara, más como tive que mecher na polia do distribuidor que saiu um pouquinho da posição, deve ter alterado um pouco o ponto, apesar dele está ligando fácil, más não queria ajustar de ouvido, queria apreder usar a lampada, queria saber o conceito dela, e o que eu veria usando a lampada que não veria a olho nú?
Desculpe a ignorância galera
Valeu
Troquei o tensor da dentada, bati na chave e ele ligou de cara, más como tive que mecher na polia do distribuidor que saiu um pouquinho da posição, deve ter alterado um pouco o ponto, apesar dele está ligando fácil, más não queria ajustar de ouvido, queria apreder usar a lampada, queria saber o conceito dela, e o que eu veria usando a lampada que não veria a olho nú?
Desculpe a ignorância galera
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AP 1.8 (gasosa)