Primeiro de tudo: AS FERRAMENTAS:
- Pistola de Ponto (luz estroboscópica)
- Chave 13mm estrela
Sobre a pistola, vc pode comprar uma: https://ssl231.websiteseguro.com/resist ... roduto=478 ou fazer uma http://www.feiradeciencias.com.br/sala16/16_LP_02.asp (eu fiz e funcionou direitinho).
Com o auxílio de uma luz, procure na parte de trás do teu motor, no acoplamento do cambio com o motor, uma janelinha onde dá pra ver o volante e vá empurrando o carro pra frete ou pra trás com a 5ª engatada até ver umas marcacoes de número e risquinhos. Limpe bem até enxergar com clareza todas as marcações.
Desacople a mangueira do avanço a vácuo e tampe para não criar entrada falsa de ar no coletor. Dê partida no carro e mire sua lampada de ponto para esta janelinha do volante a fim de enxergar na marcaçao qual o ponto que seu motor está.
Para ajustar, basta afrouxar o parafuso trava do distribuidor com a chave estrela 13mm e girar a base dele com muito cuidado, pois o menor movimento já causa bastante alteração.
- sentido horario atrasa
- sentido anti-horario avança
Aperte o parafuso de fixação, ligue o motor novamente e posicione a lampada de ponto novamente na janela para conferir. Repita estes processos até atingir o grau de avanço desejado.
Terminada a aferição, confira o aperto do parafuso que trava o distribuidor no lugar, reconecte a mangueira do avanço a vácuo e aproveite.
DICA 1 - Faça este serviço SEMPRE com o motor quente, após acionar e desacionar a ventoinha.
DICA 2 - Se as marcas no volante estiverem difícil de enxergar, um pingo de tinta branca na marca desejada resolverá este problema.
DICA CHT - Não sei qual o tamanho da chave que solta o parafuso trava do distribuidor, se alguém me informar ou confirmar que também é 13, eu agradeço.

