Cebolinha do Ventilador Do Radiador, qual usar 75º ou 92°87º

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Hugo Henrique J
Membro
Membro
Carro:

Cebolinha do Ventilador Do Radiador, qual usar 75º ou 92°87º

Mensagem por Hugo Henrique J »

Olá amigos estou com uma dúvida,

Ontem meu carro deu um '' skent '' no motor, a cebolinha que ativa o ventilador fudeo, e o carro subiu a temperatura a '' mil ''. entao eu encostei o carro e vi que o problema estava que o ventilador nao tinha sido ativado.
Entao eu fui num cara que trabalha só com radiador e ele me falou que tinha que comprar uma Cebolinha de 75º, eu comprei instalei a cebolinha e o ventilador voltou a funcionar só que agora de forma deferente. O carro chega a uma temperatura '' X '' e o ventilador é ativado e nao desliga mais, o ventilador fica estabilizando a temperatura do carro só que nao desliga.
O que antes nao acontecia, quando eu fui ver a '' cebolinha '' original, eu vi que era 92º87º , e agora estou na dúvida qual devo usar. Eu fui na loja de autopeças e me dicerao que a cebolinha de 92º87º é pra carros que possuem '' ARcondicionado '' e a cebolinha 75º pra carros que não possuem.

Agora estou em dúvida,

1) O Carro com ''Ar Condicionado '' ele tem que trabalhar com o motor mais quente, pois tem que usar a 92º87º ?

2) O Carro que nao tem Ar, ele tem que trabalhar mais Frio, com 75º ?

São essas as minhas duvidas, lembrando que meu carro possui Arcondicionado, é um GOL GL 92 AP 1.8 Alcool.

Pra min pela '' Santa Lógica '' a ideia seria meio ao contrario, um carro com Ar, deveria funcionar em uma baixa temperatura, o ''Condençador'' fica na frente do radiador, ja um Carro sem ''Ar'' poderia usar um funcionamento um tanto mais quente pois nao teria nem uma peça na frente do Radiador e o carro trabalharia por conta própria mais frio.

OBs.: Na sombra de dúvidas eu deixei o carro rodando com a 75º.

Por favor quem já tiver passado pela Mesma experiencia ou diferente, me ajudem

desde já muito obrigado.

Aguardando contato.
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Amisterdan Moura »

bem, tenho um gol 91 e acontewceu o mesmo comigo, coloquei a de 75, resumo, nao presta, pois o ventilador trabalha d+, cosumo de bateria é maior, assim tbm o consumo de combustivel pois o alternador trabalha mais tbm. tbm é mais facil desse tipo de cebolinha queimar e alem disso e principalmente NAO É ORIGINAL!!!

comprei a de 92 e com certeza é melhor, e principalmete pq teu motor é 1.8 e nao pode trab tao frio assim,tem que ser a de 92 mesmo. eu troquei por uma de 92 e guardei a de 75 pra uma emergencia.
Mister_k
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Mister_k »

EU particularmente acho q a diferença é entre carros alcool/gasolina.

um motor a alcool precisa trabalhar mais quente que um motor a gasolina.

no 1.8 flex (FIAT) da minha mãe fica bem claro isso. qdo tá na gasolina o ponteiro fica um pouco abaixo do meio, enquanto no álcool ele fica cravado na metade da escala.

ACHO q a de 75 é pra carros a gasolina, e a 92º pro álcool, mas não é certeza.
GOL GTS 1988!
Imagem
Hugo Henrique J
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Hugo Henrique J »

Entao é isso amigos,

Muito obrigado por terem esclarecidos minhas dúvidas :P
Amanha mesmo vou comprar uma cebolinha imediatamente '' 92º87º é 13 reais''.
Eu fiquei tao chateado, quando vi a temperatura do meu carro subindo tanto, que me stressei e tinha até dito pra min mesmo, '' vou trocar todo o sistema do radiador do carro'', eu olhei hj dava, 150 reais tudo novo - Radioador e Bomba de agua. Mais mediante aos fatos vou só trocar apenas cebolinha mesmo.

Muitoo obrigado mesmo gente.
PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

Amigo, em vez de trocar todo sistema, esperimenta trocar a valvula termostatica. Meu carro estava normal, ate que um dia ele começou a aquecer d+, e o problema era a valvula. Ela travou e não deixava a agua circular pelo radiador.
Ela funciona assim, com o carro frio ela fica fechada e não deixa a agua ir para o radiador, assim o carro aquece + rapido para funcionar na temperatura ideal de trabalho. Ai quando atingi a temperatura ideal, essa valvula começa a abrir para controlar a temperatura.

Vlw :lala:
GOl 91/91 CL motor AP 1.8 a Gasolina, TLDZ
Óleo: Castrol GTX 5X 20W50
Pneu: Continental ContiEcoContact EP 175/70 R13
Vela: NGK BPR5EY / Cabo de Vela: NGK ST-V02
Rotor: BOSCH 1234 332 300 / Tp do Dist: BOSCH 9 231 086 370
Som: H-Buster HBD-4100MP/A
Rogério
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por Rogério »

o meu é ap 1.6 alcool e a cebolinha é 92º e não tem AR meu pai teve um 1.6 a gas e a cebolinha era de 75º ou seja a diferença é essa mesmo de alcool pra gasolina !!!
nada a ver com ar condicionado !!!
e Pedro se a valvula termostatica quebrar ela quebra aberta é muito dificil ela quebrar fechada !!!! o ruim é q ela quebrada o carro demora mais para esquentar !!!! eu fiquei muito tempo sem a valvula !!!! até descobri q ela tava quebrada consegui resolver as cabeçadas de carro alcool frio rsrsrsrs 15 min pra esquentar era mó martirio kkkk agora num leva nem 3 min !!!! e já tá pronto pra anda !!!
Imagem

Foi vendido
giovanifaria
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Carro:

Mensagem por giovanifaria »

Vamo lá...vo ajuda nessa por experiencia própria....

Tenho um gol AP 1.6 Alcool, quando comprei ele, ele estava rodando só com o 1º estágio a Gasolina pois era de um tiozão.

Logo que peguei...destravei o 2º estágio, e voltei a rodar no alcool.
Após um tempo, devido uma aquecida, ele queimou a junta de cabeçote.

Aproveitei para rever todo o sistema de arrefecimento...aí vieram os problemas:

O antigo dono, colocou cebolinha a GASOLINA, e tirou a VALVULA TERMOSTÁTICA, um grande erro, pois no ALCOOL o motor precisa de uma temperatura maior para trabalhar.

Troquei a cebolinha, coloquei uma de 92º, e coloquei a valvula termostática, e troquei toda a agua, e coloquei 1litro de aditivo... BATATA, o motor parece um relógio, esquenta rápido e gasta menos, pois a ventoinha aciona sempre na temperatura certa e o motor trabalha sempre quente (na temperatura certa)

Na pista, quando vc nao usa a valvula termostática, o motor trabalha sempre frio...isso faz com q ele gaste mais e chegue até falhar dependendo da temperatura externa.

Resumindo...sua ventoinha está acionando direto pois o motor mal começou esquentar, ela acusa q o motor tá quente já, troque ela por uma de moto a Alcool 92º e verá a diferença, aproveita e troca a valvula termostática, aí vc pode ter mais confiança que vai rodar tranquilo.
AP 1.6 Alcool...89 TURBO
Suspensão Rosca
Comando 49G
BY Gtech Performance
Imagem
PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

Rogério, a minha não quebrou, aquela mola q tem nela ficou travada!!! E ficou fechada, no meu caso foi isso. Mas isso foi no gol anterior a esse de agora, e pelo estado q estava o dono não cuidou do carro.
Isso ai, coloca aditivo msm!
vlw
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Haruji_Sato »

As cebolinhas dos sistemas com A/C tem duas temperaturas 87°/92°indicando quando aciona a 1° e 2° velocidades da ventoinha.
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Rogério
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por Rogério »

nossa pra travar a mola o antigo dono devia maltratar o bixinho !!!! devia ter uma crosta gigante de ferrugem !!!!
é muito dificil de acontecer e pior q se não tiver esperto no termometro do painel fode com o motor !!!!
aditivo sempre e compra um frasco a mais pra poder completar com aditivo e não com agua !!
Imagem

Foi vendido
PedroRJ
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por PedroRJ »

O kra não cuidava do carro, a agua do radiador parecia + agua q desce do morro em dia de chuva!!!
Depois troquei esse quadrado e peguei o que o meu tio tinha! Que cuidava, e cuido mto bem!

Vlw
Tahoe
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Tahoe »

O gol quadrado usa 3 tipos de cebolião: 86/76, para o motor CHT a gasolina, 92/87 para motor AP gasolina e álcool e CHT alcool e uma terceira com duas velocidade para carros com Ar condicionado. Essa temperaturas são de acionamento e de desligamento respectivamente. Do A/C não sei dizer quais as tempertaturas.

Mas vale ressaltar que existem vários outros ceboloes de temperaturas diferentes, pois estes são meio que universais e não usados apenas no Gol. Sei que tem de 85/80, 82/72... no site da MTE tem o catálogo disponível.

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
alisson silva
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por alisson silva »

se tiver cebolinha 86/76 qual a valvula termostatica devo usar? Comprei uma de 87 e nao sei se esta correto, pois a temperatura e maior que a da cebolinha!!!
henriquefly
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por henriquefly »

caras a 2 meses tive que trocar minha cebolinha, o FDP da autopeça meu deu uma 82/68º e ta escrito na caixa que é pra peugeot, voltei la e ele disse que essa serve pra gol tb, sem problemas...

To andando até hj sem problemas mesmo, mas será que preciso por a de 92, ja que o meu é 1.8 alccol???

HA, meu carro naum tem marcador de temperatura.... alguém poderia me falar ou mostrar onde é a valvula termostatica???? Meu painel é dos antigos, 82, e nem tem o ponteiro da temperatura, mas logo vou trocar o painel inteiro.

Abçs
ALUANI
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ALUANI »

Gente, mais uma vez preciso da ajuda dos craques de plantão.
Meu gol é 1000 cht, gasolina, 95/96, mas tem ar-condicionado instalado que raramente uso.

Mas ele dispara a ventoinha sempre muito precocemente, acho que é por isso que o carro nao faz mais que 11,7km/l, correto???

Deve estar com uma cebolinha de menor temperatura. Qual devo instalar??

Agradeço pela ajuda.
GOL 95/96 1.0 - VERMELHO - saudades dele!!
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”