Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

amigos oia eu dinovu,

bom, revisei todo meu carro, exatamente TUDO, e o carro esta andando bem, e gastando o correto 10 por 1, meu carro é gasolina como ja tinha dito varias vezes,

estou usando os bicos IWP 044, e bomba bosch interna 3bar, estou com regulador de pressão de 3.8 bar, e no manometro do painel marca 3.4 bar, até ai blz, o carro esta no ponto de 12º de acordo a pistola de ponto, velas NGK originais para injeção AP MI 1.8, manometro de pressão de óleo no painel marca 1.5 bar com o motor quente e 6.0 bar com o motor frio em lenta,

passei o rasther e o unico erro que marca é CANISTER, e mesmo assim o motor ainda dá falta quando acelero rapido, mas quando ando de boa, o carro esta perfeito,

o que será que pode estas acontecendo?

será que vou ter que colocar bico com maior vazão?
Wellerson01
Membro
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 18 Mai 2008, 12:30
Carro:
Localização: Belo Horizonte,MG

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por Wellerson01 »

Nildo,

Minha parati tem a mesma configuração do seu carro como te disse.Tambem fiquei intrigado com isso, o meu carro também acontece.Se acelerar na mao direto no TBI muito rapido ele da uma mancada pra depois firmar.Olhei tudo e não descobri nada que pudesse ser, acabei assumindo como normal. O seu carro de vez em quando, quando vai cair na lenta ele quase morre? O meu acontece isso e não sei o que é.Seu consumo esta otimo, minha parati com AR ligado 85% do tempo deu 6,91 km/l.
nildosk8 escreveu:amigos oia eu dinovu,

bom, revisei todo meu carro, exatamente TUDO, e o carro esta andando bem, e gastando o correto 10 por 1, meu carro é gasolina como ja tinha dito varias vezes,

estou usando os bicos IWP 044, e bomba bosch interna 3bar, estou com regulador de pressão de 3.8 bar, e no manometro do painel marca 3.4 bar, até ai blz, o carro esta no ponto de 12º de acordo a pistola de ponto, velas NGK originais para injeção AP MI 1.8, manometro de pressão de óleo no painel marca 1.5 bar com o motor quente e 6.0 bar com o motor frio em lenta,

passei o rasther e o unico erro que marca é CANISTER, e mesmo assim o motor ainda dá falta quando acelero rapido, mas quando ando de boa, o carro esta perfeito,

o que será que pode estas acontecendo?

será que vou ter que colocar bico com maior vazão?
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

meu carro estava com esses sintomas, dava falta de combustivel, a aceleraçao era com dificuldade, em especial com o motor frio, andava amarrado, parecia motor 1.4 e nao 1.8, e eu mexi nos seguintes parametros.


o ponto de igniçao estava em 15, coloquei entre 9 e 12°
coloquei o short plug que meu carro nao tinha

coloquei os bicos iwp 044

coloquei o regulador de combustivel original com pressao de 3 bar, e ele tem uma conexao com o vacuo do coletor, que abaixa a pressao quendo em marcha lenta, coisa de 2.8 bar.

troquei a sonda lambda por outra, pois desconfiei dela.

coloquei o sensor de detonaçao que estava desligado, pois meu carro usa tuchos mecanicos e desconfiei que era " detonaçao" dos tuchos.

hoje meu carro esta funcionando 100%, porem meu modulo é 1600 gasolina, e meu carro 1.8, mas em breve vou trocar o modulo, pois acho o desempenho do carro meio fraco para um 1.8
Imagem
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Olá Luciano, sem o Short Plug o carro simplesmente "não" avança. O Short Plug serve para ser tirado quando se quer regular o ponto, nesse momento a injeção congela o avanço para receber a regulagem.

Sobre o detonação, pode usar tranquilo, o meu carro é tucho mecanico, eu utilizo de boa o sensor...

Seu carro ta rodando no alcool ou gasolina?

Sobre a sonda, putz ao meu ver esse é um dos principais componentes da injeção, tive diversos problemas com a sonda, comprei da MTE, Magneti Marelli e por fim Bosch, pois bem, meu carro só funcionou BEM com a Bosch. Hoje tudo funciona 100%, ontem mesmo fui em uma oficina passar o carro no Scanner, e pra minha felicidade estava td super certo..

Minha config de motor:

* AP 1.8 Alcool (original antigo carburado)
* Cabeçote tucho mecânico, com comando 49G
* 4x1 cano de 2´´ até o final + 2 abafadores baixa restrição (faz um som bem legal)
* injeção Mi c/ modulo 1.6 Gas trocado chip p/ 1.8 alcool
* Bicos 115 flex
* Velas NGK 3 eletrodos
* Catch tank com uma bomba GTI externa + uma bomba monza reserva (fica desligada)

Gastei uma puta grana pra chegar nesse resultado, isso eu mesmo fazendo tudo, mas na boa compensa muitooooooo, o carro fica showww. Já usei miniprogressivo, 2E e 3E. A injeção é muito superior em todos os aspectos de funcionamento, posso afirmar isso com certeza.

Abraços...
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

minha configuraçao é essa.

ap 1.8 gasolina original carburado

combustivel gasolina

injeçao original avb 1600 gasolina (comprei do alanbg)

bicos iwp 044

sonda tenho uma original vw, acho que é ntk, e um modelo plannar, dos carros ap flex, e acho que ficou melhor o carro.

ponto de igniçao pouco acima dos 9° mas antes dos 12°

esta funcionando perfeitamente...
mas acredito que da pra melhorar o desempenho trocando o chip ou o modulo todo para avb 1800 gasolina
Imagem
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Oi Luciano, tentei usar uma plannar no meu carro, mas não funcionou bem, só tive sucesso com uma da Bosch convencional. Essa que está usando ta lendo de boa? o tempo de injeção ta normal?
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

allanbg escreveu:Oi Luciano, tentei usar uma plannar no meu carro, mas não funcionou bem, só tive sucesso com uma da Bosch convencional. Essa que está usando ta lendo de boa? o tempo de injeção ta normal?
pelo hallmeter, a leitura fica ligeiramente mais rica, e percebi uma minima melhora no desempenho do carro, mas como disse, meu modulo nao é o ideal para meu motor.
Imagem
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

até o momento nenhuma solução para o meu carro, :sad: :bye:
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Põe regulador de pressão de 3 bar conforme o gol mi original (seu carro deve estar com excesso), arruma uma resistência p/ por na tomada do canister, ponto em 9 ou entre 9 e 12° e acompanha o funcionamento de tua sonda lambda com o carro já aquecido (acompanhe através de um scaner).
Sds
nildosk8 escreveu:até o momento nenhuma solução para o meu carro, :sad: :bye:
Gol, uma paixão.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

meu carro nunca teve o solenoide do canister, mas mesmo assim funciona normal
Imagem
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

quando eu coloco o regulador de pressão de 3.0bar ele da mais falta ainda, eu no momento estou usando os bicos iwp044 e estou pensando em colocar os bicos iwp024 que consegui na loja de injeção...e tem 55ml de vazão quanto os 044 tem 47ml de vazão..
ponto esta entre 9 e 12 corretamente, e canister não tenho o valor da resistencia, minha sonda pelo scanner esta trabalhando normal, é que aparenta, pois fica oscilando entre 2 e 9 na escala de 1 a 9, e quando eu acelero ela mantem nos numeros mais altos pois esta com mistura rica, acho que é isso né.

outra coisa, a sonda do gol 1.0mi 8v serve para meu 1.8?
gusgol escreveu:Põe regulador de pressão de 3 bar conforme o gol mi original (seu carro deve estar com excesso), arruma uma resistência p/ por na tomada do canister, ponto em 9 ou entre 9 e 12° e acompanha o funcionamento de tua sonda lambda com o carro já aquecido (acompanhe através de um scaner).
Sds
nildosk8 escreveu:até o momento nenhuma solução para o meu carro, :sad: :bye:
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Não é preciso ter a solenoide para o perfeito funcionamento do carro, mas para evitar que apareçam erros gravados na memória da injeção. Acho melhor ter a solenoide ou uma resistência de mesmo valor da bobina do que ficar com erros gravados.
Sds
luciano.vermelho escreveu:meu carro nunca teve o solenoide do canister, mas mesmo assim funciona normal
Gol, uma paixão.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

no meu carro ja coloquei sonda de gol G4 1.0 flex e funcionou...
Imagem
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

bom dia, outro mecanico disse que a cebola da agua, do meu carro esta errado, porque ela dispara com 87º...... e agora ?

qual a cebola correta ??? quantos graus ???
Avatar do usuário
allanbg
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 11 Jul 2008, 18:41
Carro:
Localização: São Paulo - Z/N

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por allanbg »

Putz kara você pode usar essa de 87 tranquilo q não pega nada, mas se quer mudar, pode colocar uma de 90 ou 95º..
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

pelo que sei, motor injetado trabalha um pouco mais quente, mas acredito que nao terá problema em usar essa de 87°c
Imagem
Avatar do usuário
gusgol
Membro
Membro
Mensagens: 243
Registrado em: 17 Jan 2008, 20:15
Carro:
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por gusgol »

Luciano,
sua informação está correta. Tanto a válvula termostática quanto o interruptor térmico (cebolão) são diferentes no motor injetado, propiciando o controle da temperatura da água um pouco mais elevada. Vale lembrar que o motor é uma máquina termodinâmica, portanto quanto mais quente melhor para a combustão (dentro de certos limites, é claro e óbvio!).
Não sei se essa informação vai ser de grande ajuda ao Nildo, visto que ele não usa todos os parâmetros utilizados pela montadora.
luciano.vermelho escreveu:pelo que sei, motor injetado trabalha um pouco mais quente, mas acredito que nao terá problema em usar essa de 87°c
Gol, uma paixão.
nildosk8
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:13
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por nildosk8 »

então nem vou mexer nisso, vou deixar tudo como esta, semana que vem vou tirar o meu motor e colocar outro ap 1.8 que tenho aqui em casa da minha parati, e vou mandar o meu motor original do gol para a retifica, para fazer tudo na parte de baixo, pistão, biela, bronzina, TUDO....pois no momento ele esta batendo saia de pistão e quero deixar ele zero, ai depois recoloco a injeção testo para ver se os problemas permanecem, ou somem...

enquanto isso vou usando o motor da parati para trabalhar e pagar a retifica... :P

bom no final de tudo eu posto o que aconteceu e fotos no meu motor por inteiro...

por enquanto muito obrigado pela ajuda de todos...


gusgol escreveu:Luciano,
sua informação está correta. Tanto a válvula termostática quanto o interruptor térmico (cebolão) são diferentes no motor injetado, propiciando o controle da temperatura da água um pouco mais elevada. Vale lembrar que o motor é uma máquina termodinâmica, portanto quanto mais quente melhor para a combustão (dentro de certos limites, é claro e óbvio!).
Não sei se essa informação vai ser de grande ajuda ao Nildo, visto que ele não usa todos os parâmetros utilizados pela montadora.
luciano.vermelho escreveu:pelo que sei, motor injetado trabalha um pouco mais quente, mas acredito que nao terá problema em usar essa de 87°c
mexell
Membro
Membro
Mensagens: 186
Registrado em: 02 Set 2007, 18:04
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por mexell »

Opa pessoalz

Aproveitando o gancho ai....

Passei meu carro p/a 2.0 L , uso uma injeçao 1AVB Gasolina (o carro roda no alcool ) com bicos IWP043 ( do motor AP 2.0L alcool MI ) ponto em 12º , uma coisa que to estranahando , qdo tiro o pe ou piso de leve ( o carro ficou com um torque mto forte , entao nao e necessario pisar tanto no acelerador p/;a andar a 50kmh ) as vezes o carro da uns solavancos tipo cortando ( naoe sempre) Ja troquei os cabos de velas, velas,rotor , tampa do distribuidor.... Uso um regulador de pressao de combustivel que vc pode regular a pressao por um parafuso que vai de 0.5 a 5 bar ... seria a pressao de combustivel ..ou pto mto avançado 12º ( vi aqui que o pessoal usa de 9 a 12º) experimentei baixar o pto mas o carro ficou meio lerdo ( ja vi usarem ate 15º ) ... um amigo me disse que poderia ser o sensor Hall do distribuidor (sera?) , queria eliminar isso dos solavancos ...seria possivel ?

A duvida e alimentaçao ou igniçao ... ou poderia ser a Sonda ???

Algem se manifeste aews!!! Vlws!
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

teria que espetar o scanner no modulo e ver oque ha de errado, ja vi caso semelhante onde era o sensor tps de posiçao de borboleta, mas é dificil afirmar na base do achômetro...
Imagem
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”