Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

sebada escreveu:
Nao ficaria melhor colocar os 4 bicos somente mas com uma injeçao programavel :?: Tem que colocar os bicos adecuados mas ja vi carros com turbo e 1,2 kg de pressao sem bico suplementario. Pode ser ou estou errado ?

o problema é que qualquer modulo programavel custa mais de 1500 dinheiros...

ja um kit de bico suplementar e modulo eu tenho por 350.... é uma grande diferença...
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
AlexNichele escreveu:
luciano.vermelho escreveu:
interessante.. tenho 2 amigos que tem um kit completo de bico suplementar, porem um é da digipulse e outro da HIS, mas nao sabia dessas funçoes todas....

vou pegar com elees as especificaçoes...
Não conheço (ainda) nenhum modelo da Digipulse ou da HIS que tenha função clamper e demais ajustes.

Funcionam? Sim, funcionam... mas a questão que EU levo em conta não é somente funcionar, mas funcionar do jeito certo.

Verifica lá e conta pra gente.

Abraço,

Alex
Nao ficaria melhor colocar os 4 bicos somente mas com uma injeçao programavel :?: Tem que colocar os bicos adecuados mas ja vi carros com turbo e 1,2 kg de pressao sem bico suplementario. Pode ser ou estou errado ?
Bom...

São dois caminhos diferentes pra chegar a um mesmo lugar.

Se usar uma 1AVB/1AVP + turbo é imprescindível uma injeção auxiliar pra fazer todos os ajustes necessários pro acerto da fase turbo. Também tem a alternativa de usar MAP positivo + reprogramação da injeção original, mas sai caro e inviabiliza pra maioria.

Se usar injeção programável, dispensa o uso de módulos auxiliares e, até certo ponto, pode-se acertar tanto a fase aspirada quanto a fase turbo com apenas 4 injetores (no caso de um motor 4 cilindros, é bom deixar claro) pois a injeção permite esse ajuste.

Por fim, só saber como que o modelo de injeção programável vai "trilhar esse caminho".

Abraço!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu:
Nao ficaria melhor colocar os 4 bicos somente mas com uma injeçao programavel :?: Tem que colocar os bicos adecuados mas ja vi carros com turbo e 1,2 kg de pressao sem bico suplementario. Pode ser ou estou errado ?

o problema é que qualquer modulo programavel custa mais de 1500 dinheiros...

ja um kit de bico suplementar e modulo eu tenho por 350.... é uma grande diferença...
Realmente, é uma grande diferença.

O que não dá é pra simplesmente deixar sem gerenciamento pra fase turbo. Depois quebra o motor e tem gente que reclama do motor, do mecânico (que tem SIM parcela de culpa!) ou da injeção original... nunca da irresponsabilidade das decisões de montar pela metade e disso vir a quebrar.

Resumindo: preparação, seja ela qual for, não é barato! Quem acredita ou apregoa isso está em ilusão profunda!!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

mecanico = eu mesmo!


entao, eu antes de dar na partida no motor, a pimeira coisa que fiz foi desregular totalemnte a valvula de alivio, assim nao existe a fase turbo por enquanto, mas mesmo sem pressao, a turbina gera um minimo de pressao positiva, oque ja é suficiente para a injeçao ficar doida... to pesquisando sobre os modulos que meus amigos tem, e parece que o his nao tem o clamper, ja o digipulse eu ainda nao peguei a especificaçao...
Imagem
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

luciano.vermelho escreveu:
sebada escreveu:
Nao ficaria melhor colocar os 4 bicos somente mas com uma injeçao programavel :?: Tem que colocar os bicos adecuados mas ja vi carros com turbo e 1,2 kg de pressao sem bico suplementario. Pode ser ou estou errado ?

o problema é que qualquer modulo programavel custa mais de 1500 dinheiros...

ja um kit de bico suplementar e modulo eu tenho por 350.... é uma grande diferença...
Sim, é uma grande diferença. A megasquirt em USA sai usd 450 e em Argentina usd 500, pode ser uma alternativa. O que acontece é que eu nao tenho confiança nos modulos originais e menos no caso de um carro turbo onde tém mais riscos de quebra.
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

aqui no brasil, uma mega basica de tudo ta na faixa de 750 reais e a mais completa, acredito que eseja beirando os 2000 reais, isso ja montada. a americana vem desmontada que eu saiba...
Imagem
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

luciano.vermelho escreveu:aqui no brasil, uma mega basica de tudo ta na faixa de 750 reais e a mais completa, acredito que eseja beirando os 2000 reais, isso ja montada. a americana vem desmontada que eu saiba...
Tèm montada tambem, olha aqui http://www.diyautotune.com/catalog/mega ... -c-25.html
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:aqui no brasil, uma mega basica de tudo ta na faixa de 750 reais e a mais completa, acredito que eseja beirando os 2000 reais, isso ja montada. a americana vem desmontada que eu saiba...
Tèm montada tambem, olha aqui http://www.diyautotune.com/catalog/mega ... -c-25.html
Considerando US$350 pra exemplo numa MS montada (e olha que tem modelo a mais de US$420!!). Mais frete (+/- US$80), vai a uns R$700 sem impostos.

Caso pegue imposto a mordida só de tarifas federais e estaduais fica mais uns R$600 a serem pagos na bucha, na retirada dos Correios/Transportadora. Totaliza, grosseiramente, uns R$1300.

Praticamente o dobro de uma Aspro, da Hardware, por exemplo.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

AlexNichele escreveu:
sebada escreveu:
luciano.vermelho escreveu:aqui no brasil, uma mega basica de tudo ta na faixa de 750 reais e a mais completa, acredito que eseja beirando os 2000 reais, isso ja montada. a americana vem desmontada que eu saiba...
Tèm montada tambem, olha aqui http://www.diyautotune.com/catalog/mega ... -c-25.html
Considerando US$350 pra exemplo numa MS montada (e olha que tem modelo a mais de US$420!!). Mais frete (+/- US$80), vai a uns R$700 sem impostos.

Caso pegue imposto a mordida só de tarifas federais e estaduais fica mais uns R$600 a serem pagos na bucha, na retirada dos Correios/Transportadora. Totaliza, grosseiramente, uns R$1300.

Praticamente o dobro de uma Aspro, da Hardware, por exemplo.

Ahhh voces tem o mesmo problema que nos com as tarifas federais, que merda, né :?:

Alex, eu estou 90 % seguro que vou colocar uma aspro da Hardwarecar no meu Gol, lei o manual e acho muito simples de colocar (vem com o chicote :mestre: ) e de programar, acho que é uma otima opçao. :y: Alem disso, tenho um amigo que mora la em Porto Alegre e ele pode comprar y trazer para mim hehe.

Agora a Aspro costa uns R$ 1000 mais o menos. (nao sei porque o cabo que liga o muodulo com a PC sai tao caro, R$ 200 ) En ML esta na venda um modulo Aspro por R$ 450, é usado e eu acho que o dono trocou o conector do modulo (RS 232), ele diz que funciona perfeitamente e que estava colocado num motor de Opala colocado numa lancha.
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu: Ahhh voces tem o mesmo problema que nos com as tarifas federais, que merda, né :?:

Alex, eu estou 90 % seguro que vou colocar uma aspro da Hardwarecar no meu Gol, lei o manual e acho muito simples de colocar (vem com o chicote :mestre: ) e de programar, acho que é uma otima opçao. :y: Alem disso, tenho um amigo que mora la em Porto Alegre e ele pode comprar y trazer para mim hehe.

Agora a Aspro costa uns R$ 1000 mais o menos. (nao sei porque o cabo que liga o muodulo com a PC sai tao caro, R$ 200 ) En ML esta na venda um modulo Aspro por R$ 450, é usado e eu acho que o dono trocou o conector do modulo (RS 232), ele diz que funciona perfeitamente e que estava colocado num motor de Opala colocado numa lancha.
É, a tributação aqui é uma facada no bucho!!

Olha, a Aspro funciona que é uma beleza. Tem modelo pra distribuidor (hall e indutivo) e também pra roda fônica. É simples de instalar, basta ter o conhecimento mecânico e o manual é bem didático. Depois disso é acerto, aí vem a parte de ajuste. Depois de pronto tu esquece de mexer pq ela tem ajustes, não é estática, e tudo dentro do que tu configurou.

Eu também sou de Porto Alegre, e também falei com esse que usava em um Opala. Ele está vendendo bem em conta mesmo.

O cabo de comunicação tu precisa só de um, já injeções Aspro tu pode ter várias (eu tenho três... hehehehehe).
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
sebada
Membro
Membro
Mensagens: 128
Registrado em: 18 Mar 2008, 09:16
Carro:
Localização: Montevideo/Uruguay

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por sebada »

Sim, eu vi que a Aspro tém auto-adaptaçao e o manual é bem didatico também. O que acontece é que eu vou ter so uma Aspro e o cabo sai quasi 1/3 do modulo, nao entendo como um simples cabo sai tanto. :roll:

Você saibe que eu comprei um distribuidor do Gol MI (243) porque estava barato, para começar a juntar as peças necessarias para colocar injeçao no Gol e agora vejo que esse distribuidor nao serve para usar como a Aspro. :facada: O que é mais facil, reformar o distribuidor do carburado travando ele o reformar o distribuidor do MI :?:
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

sebada escreveu:Sim, eu vi que a Aspro tém auto-adaptaçao e o manual é bem didatico também. O que acontece é que eu vou ter so uma Aspro e o cabo sai quasi 1/3 do modulo, nao entendo como um simples cabo sai tanto. :roll:

Você saibe que eu comprei um distribuidor do Gol MI (243) porque estava barato, para começar a juntar as peças necessarias para colocar injeçao no Gol e agora vejo que esse distribuidor nao serve para usar como a Aspro. :facada: O que é mais facil, reformar o distribuidor do carburado travando ele o reformar o distribuidor do MI :?:
Pensa pelo lado inverso, tu tem um cabo de comunicação apenas e pode conectar com "N" injeções. Esse valor é em separado, caso contrário, seria como algumas outras que tem no mercado que tu paga o valor agregado pelo "acesso" em cada unidade vendida. É apenas uma forma de fabricar o produto, independe de "certo" ou "errado".

Outra coisa: a maioria massiva é adquirida por preparadores, que uma vez instalada e acertara, não precisa de alterações até que haja a necessidade de ajuste por alterações mecânicas no projeto. Daí o cliente compra somente a injeção, e o cabo de comunicação é do preparador, considera-se como "ferramenta".

Sobre o distribuidor: mantém o 243 ou vende pra alguém que precise/queira. Compra um outro pronto, com as 4 janelas iguais.

Já basta quando tu tem que pegar um distribuidor e trabalhar o tamanho das janelas pq não tem nenhum pronto, como é o caso da Hardware Profissional. O primeiro eu sofri, tive que desmontar e ajustar duas vezes, aí deu certo... os demais foram de primeira.

Abraço!

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

galera instalei a injeção 1avp alcool no gol, mas não sei o que acontece é só começar a esquentar a temperatura a marcha lenta fica irregular, o carro chega até morrer, quando frio fica liso, mas antes de ligar a ventuinha ele morre e liga só depois de uns 10 minutos, ja testei map e sensor de temperatura de agua, como ainda não instalei o conector de diagnóstico não tem como passar scanner, alguém ja passou por isso
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:galera instalei a injeção 1avp alcool no gol, mas não sei o que acontece é só começar a esquentar a temperatura a marcha lenta fica irregular, o carro chega até morrer, quando frio fica liso, mas antes de ligar a ventuinha ele morre e liga só depois de uns 10 minutos, ja testei map e sensor de temperatura de agua, como ainda não instalei o conector de diagnóstico não tem como passar scanner, alguém ja passou por isso
o meu teve varios problemas que geravam isso..

verifique:

-onde puxou o pós chave para o modulo de injeçao/relé injeçao(o meu eu puxei de um lugar que desligava o sinal na hora da partida)
-verifique o motor de passo.
-sensor de temperatura de agua.

o meu teve problemas nesses 3 pontos e eu sofri pra achar o defeito...
Imagem
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

Alex.

to com o seguinte problema:

tenho 2 jogos de bicos sendo um iwp 044 e outro 024(aberto a vazao)

o primeiro ta dando uma falta de combustivel que o carro nem acelera, testei espirrar um WD 40 na boca do TBI e o carro melhorava, parando de injetar, ele quase morria e se tentasse acelerar, ele dava usn estouros tipicos de falta de combustivel...

o segundo jogo, esta "derramando" alcool no motor a ponto de sair vapor de alcool pelo respiro do cabeçote...

ai eu pergunto, qual seria uns bicos " ideais para meu motor..

pelo que pesquisei seria o iwp 115, voce confirma isso ou recomenda outro?
Imagem
frankbtos
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Abr 2011, 17:57
Carro:

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por frankbtos »

luciano, motor de passo, map, e temperatura dagua são novos, agora instalação eu mandei no eletricista, sera ele cometeu esse erro, e se cometeu ocorre o mesmo problema? só hora que a temperatura sobe?
luciano.vermelho
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 391
Registrado em: 06 Mar 2011, 19:17
Carro:
Localização: sao paulo

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por luciano.vermelho »

frankbtos escreveu:luciano, motor de passo, map, e temperatura dagua são novos, agora instalação eu mandei no eletricista, sera ele cometeu esse erro, e se cometeu ocorre o mesmo problema? só hora que a temperatura sobe?

o meu pegava bem quando acionava a partida a frio, depois disso ele ficava bom, quando esquentava, ele oscilava a marcha lenta (sensor de passo ruim) e quando o motor morria, nao pegava(ligaçao errada do pós chave) e tambem nao ficava estavel por causa do sensor de temperatura...

ou seja, o meu tinha 3 coisas erradas...
Imagem
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

frankbtos escreveu:galera instalei a injeção 1avp alcool no gol, mas não sei o que acontece é só começar a esquentar a temperatura a marcha lenta fica irregular, o carro chega até morrer, quando frio fica liso, mas antes de ligar a ventuinha ele morre e liga só depois de uns 10 minutos, ja testei map e sensor de temperatura de agua, como ainda não instalei o conector de diagnóstico não tem como passar scanner, alguém ja passou por isso
Vamos tentar ajudar o irmão...

1) quais bicos estás utilizando? originais ou refurados?
2) estás utilizando o sensor de temperatura da água correto? onde instalou ele?
3) quando liga o motor frio, a lenta oscila e se ajusta ou fica numa mesma aceleração o tempo todo?
4) qual sonda lambda estás utilizando? nova ou usadinha-boa? em que posição e distância instalaste ela no escape?

Abraço,

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:Alex.
to com o seguinte problema:
tenho 2 jogos de bicos sendo um iwp 044 e outro 024(aberto a vazao)
o primeiro ta dando uma falta de combustivel que o carro nem acelera, testei espirrar um WD 40 na boca do TBI e o carro melhorava, parando de injetar, ele quase morria e se tentasse acelerar, ele dava usn estouros tipicos de falta de combustivel...
o segundo jogo, esta "derramando" alcool no motor a ponto de sair vapor de alcool pelo respiro do cabeçote...
ai eu pergunto, qual seria uns bicos " ideais para meu motor..
pelo que pesquisei seria o iwp 115, voce confirma isso ou recomenda outro?
Bueno, meu prezado Luciano...

Me refresca a memória com algumas informações do teu motor:

- taxa de compressão?
- litragem?
- aspro ou turbo?
- álcool? gasol?
- tem estimativa de potência (nominal) do teu motor original?

Lembre que estamos falando da fase aspirada, que é comum tanto pra aspro quanto turbo, ok?

Abraço.

Alex
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Avatar do usuário
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 377
Registrado em: 20 Out 2008, 19:43
Carro: Gol CL 1.6MI álcool
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

luciano.vermelho escreveu:mecanico = eu mesmo!


entao, eu antes de dar na partida no motor, a pimeira coisa que fiz foi desregular totalemnte a valvula de alivio, assim nao existe a fase turbo por enquanto, mas mesmo sem pressao, a turbina gera um minimo de pressao positiva, oque ja é suficiente para a injeçao ficar doida... to pesquisando sobre os modulos que meus amigos tem, e parece que o his nao tem o clamper, ja o digipulse eu ainda nao peguei a especificaçao...
Desculpe, Luciano... mas não concordo.

A turbina está sempre girando, é fato. Mas não o suficiente pra ter pressão positiva. O motor não faz a mesma "força" pra aspirar o ar/mistura, mas não tem pressão não. Caso contrário o manômetro indicaria isso.

Portanto não tem fundamento essa lenda urbana da fase aspirada ser comprometida com o que quer que seja só em razão de ter a turbina dando um "soprinho" de vento. Enquanto a válvula de prioridade estiver fechada, no pressure!! hehehehe

Abraço!
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
----------------------------------------------------------
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”