Câmbio Fácil

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Avatar do usuário
guilherme romane
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 536
Registrado em: 03 Ago 2007, 13:14
Carro:
Localização: Bauru - SP
Contato:

Mensagem por guilherme romane »

ae eu fiz no meu golzinho e fico muito loco , otimo para mudar a marcha , mais eu peguei e voltei a pecinha :~~
fiquei com medo de tentar engatar 4ª entrar ré , vishe dai acabo minha vida , nao tem perigo de acontecer isso ? alguem ja engato a ré com o carro em movimento , tento coloca 4ª e foi ré , e quanto tempo vcs fizeram iso
Palio 1.0 Fire Flex 2008
Avatar do usuário
TOYOTA
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jun 2007, 13:42
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por TOYOTA »

guilherme romane escreveu:fiquei com medo de tentar engatar 4ª entrar ré , vishe dai acabo minha vida , nao tem perigo de acontecer isso ? alguem ja engato a ré com o carro em movimento , tento coloca 4ª e foi ré , e quanto tempo vcs fizeram iso
Não tem como cara, tem q ser braço² pra fazer isso. De 3ª pra 4ª é só puxar pra baixo. Pq alguém iria puxar pra direita? Poderia engatar numa reduzida rápida de 5ª pra 4ª, mas ai entra a outra proteção do cambio q não deixa passar de 5ª pra ré direto, tem q passar pelo ponto morto.
Imagem
Avatar do usuário
Rel
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 567
Registrado em: 10 Jul 2007, 19:26
Carro: MEU PINTO
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Rel »

TOYOTA escreveu:
guilherme romane escreveu:fiquei com medo de tentar engatar 4ª entrar ré , vishe dai acabo minha vida , nao tem perigo de acontecer isso ? alguem ja engato a ré com o carro em movimento , tento coloca 4ª e foi ré , e quanto tempo vcs fizeram iso
Não tem como cara, tem q ser braço² pra fazer isso. De 3ª pra 4ª é só puxar pra baixo. Pq alguém iria puxar pra direita? Poderia engatar numa reduzida rápida de 5ª pra 4ª, mas ai entra a outra proteção do cambio q não deixa passar de 5ª pra ré direto, tem q passar pelo ponto morto.
tb queria saber isso, então não eh tão perigoso assim.. hehe

soh preciso achar onde faça agora.. pois tenho um pouco de receio de fazer sozinho.
Imagem
Outro feliz proprietario de um GOL 1000 CHT 93
Outro feliz proprietario de um Peugeot 206 SW 1.6 16v Aspirado
design ? www.h3design.com.br
hosting ? www.sunwave.com.br
Avatar do usuário
TOYOTA
Membro
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jun 2007, 13:42
Carro:
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por TOYOTA »

Rel escreveu:tb queria saber isso, então não eh tão perigoso assim.. hehe

soh preciso achar onde faça agora.. pois tenho um pouco de receio de fazer sozinho.
Faz em casa isso! Mais fácil que trocar pneu e não leva mais de 2min
Imagem
danielvidal
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 68
Registrado em: 14 Set 2007, 18:31
Carro:
Localização: São Caetano do Sul / SP

Mensagem por danielvidal »

Confirmo...
Fiz isso em 2min sem nunca ter visto essa p.. de trava na minha vida...
Arranquei ela fora e agora ta facinho de tudo pra engatar a ré..

Sem sofrimento, sem força, sem medo..

FUNCIONA!
:loco2:
Silver 88 - AP 1.9
Comando 49g
Virabrequim Aliviado
Álcool

=B
fukushima
Membro
Membro
Mensagens: 169
Registrado em: 13 Set 2007, 14:17
Carro:
Localização: Brás, São Paulo

Re: Câmbio Fácil

Mensagem por fukushima »

2. Com o console removido (nem é preciso retirá-lo completamente, bastando apenas afastá-lo um pouco da base - "torre" - da alavanca), remova os dois parafusos que são visíveis pela esquerda da base da alavanca (chave de boca ou estrela de 10 mm), segurando ao mesmo tempo o batente-trava com os dedos da outra mão, por dentro da base.
Turma, estou com dúvida nessa parte.

Eu tenho que com uma mão segurar esse batente-trava e com a outra mão soltar os parafusos, é isso? Fiquei totalmente perdido nessa parte...

Se alguém tiver como mandar fotos desse passo, agradeceria muito!
Niltin
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registrado em: 22 Set 2007, 23:27
Carro:
Localização: Vila Velha/ES

Mensagem por Niltin »

RPN-Diadema escreveu:Ví aqui duas ótimas dicas, tem um doidin conhecido meu que pagava de cambio preparado, só porque os engate das machas eram mais curtos, dizia ele que era trambulador de competição. agora sei que é só adaptação da altura da alavanca.
o engraçado é que as empresas vendem isso por 100 reais...
GTS 2.0 Turbo @ 1,8kg
Avatar do usuário
fecurvelo
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 108
Registrado em: 09 Set 2007, 15:40
Carro:
Localização: RioGrandedaSerra/SP
Contato:

Mensagem por fecurvelo »

mas deixa eu perguntar... melhora na troca de marchas em geral ou só pra engatar a ré?!
Imagem
BrunoAp
Membro
Membro
Mensagens: 53
Registrado em: 02 Ago 2007, 14:09
Carro:
Localização: São Carlos - SP
Contato:

Mensagem por BrunoAp »

fecurvelo escreveu:mas deixa eu perguntar... melhora na troca de marchas em geral ou só pra engatar a ré?!
Creio que só na ré mesmo, amigo.. só pra não ter que abaixar a alavanca pra engatar...
-----------------------------------
Gol Prata AP 1.8
Fusca 1969 1.600 Aspro



Vai dizer que você nunca fez isso?
Julio Chaves
Membro
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 29 Set 2007, 17:14
Carro:
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Julio Chaves »

Levar o cambio para a esquerda,apertar para baixo e trazer para tras é uma segurança para o motorista.
Boa dica.
Vou deixar o meu como esta.
Julio Chaves
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Pessoal, coloquei no meu há mais de 1 mês e até agora tá sussa!
É só engatar como se fosse a sexta (6ª) marcha!
è só tirar uma pecinha pequena..
Tira a coifa, dps tira o plástico, dps a chapa de metal presa por 2 parafusos, ai no lado do motorista vc vai ver 2 parafusos, é só soltar e a peça sai!
Avatar do usuário
duH
Membro
Membro
Mensagens: 108
Registrado em: 01 Ago 2007, 23:24
Carro:
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Mensagem por duH »

ótimOO
fiz no meu semana passada
fik bOm demAis hEin
haha
vlw pela dica parcerO.

fUui!!!!!!!!!!
duH :::::::::::
Marcos Porto
Membro
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Set 2008, 17:29
Carro:
Localização: Fortaleza Ceara

Mensagem por Marcos Porto »

Boa dica mas pra quem naum quer ficar botando a mao na massa pode-se comprar a alvanca de engate rapido ela e barata simples de instalar e a marcha ré ja esta sem a trava
Avatar do usuário
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 713
Registrado em: 18 Mar 2008, 15:27
Carro:
Localização: Fortaleza/ ce

Mensagem por Amisterdan Moura »

Fiz no meu... ta muito bom, sou mais um CLIENTE SATISFEITO :D
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Mensagem por Flávia »

galera aproveitando o tópico sobre câmbio, como fazer pra deixa-lo mais maleável, estou achando que tenho que fazer um pouco mais de orça ora mudar a marcha, a embreagem está blz mas o câmbio um pouco duro, alguma sugestão...vlw
Fl@v!K@
Imagem
Tahoe
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Mai 2008, 20:39
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Verifica o trambulador e suas buchas... no gol aqui a 2ª, na hora vai reduzir, tá raspando. Mas mesmo pisando 2 vezes na embreagem ela rapsa... é quase certeza que é trambulador/buchas desgastadas...

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Mensagem por Flávia »

Tahoe escreveu:Verifica o trambulador e suas buchas... no gol aqui a 2ª, na hora vai reduzir, tá raspando. Mas mesmo pisando 2 vezes na embreagem ela rapsa... é quase certeza que é trambulador/buchas desgastadas...

[]'s
nossssssss e onde fica isso será que fica caro pra trocar?
Fl@v!K@
Imagem
Tahoe
Membro
Membro
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Mai 2008, 20:39
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Dá para trocar sim... ele fica ali na alavanca, debaixo do console... Nunca abri lá pra ver como é... o meu devo mandar no meca pra ver...

[]'s
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
André Liporoni
Membro
Membro
Mensagens: 231
Registrado em: 13 Ago 2008, 21:36
Carro:
Localização: Franca-SP - Filial CDGQ!
Contato:

Mensagem por André Liporoni »

aqui nao precisa apertar tb não kkkkkkkkkk

vai de prima
GOL 94
Avatar do usuário
monaro
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 387
Registrado em: 20 Mai 2008, 15:29
Carro:
Localização: Norte do Paraná

Mensagem por monaro »

arranquei a minha ontem... ficou uma seda pra usar! Bem mais confortável e rápido pra engatar a ré.

Só ainda estou meio preocupado se realmente é verdade que o câmbio tem uma segunda trava dentro da própria caixa, que impede que se engate a ré com o carro em movimento.

Mas pra quem não quer tirar, ainda assim essa trava tem uma regulagem no buraco do parafuso... é só baixar um pouco.
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”