Reserva de combustivel com luz de alerta?

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Fets
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Mensagem por Fets »

lurc escreveu:é isso ai mesmo o problema não está na bóia... pois eu tinha painel de g3 e acendia na boa e nunca troquei a bóia do meu carro!


O problema esta no painel!
É a bóia e não é a bóia!
o uno a bóia aciona a luz! o G3 o painel tem algum sensor que capta e faz acender!

Eu sou bom de eletrônica, se alguém me der um painel de G3 pra dissecar eu faço com maior boa vontade e digo pra vocês como fazer acender, nem que seja abrindo um painel de G3 e rancando peças!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
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Dionatã
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Mensagem por Dionatã »

Gostei desse topico pena não ter conhecimento pra ajudar....
mas tenho intereçe nesta luz tambem ^^
Gol GL 91 AP 1.8
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Guizaum
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Mensagem por Guizaum »

Kolee galeraa..


ninguem teve as moral de fazer o trem da luzinha nao?

ta osso heim..
vamu ai galeraa..

vou olhar com um eletricista aki perto de ksa..
qualquer coisa dou ideia.
GUILHERME---
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pmc
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Mensagem por pmc »

e ai galera..... será q ninguem conhece o professor pardal ñ.....
to na espera pra ver o resultado seria otimo luz de reserva para o gol..... :fudeu:
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pietrol
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Mensagem por pietrol »

up
____
...::::::Gol 92 1.6 CHT
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romesrose
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Mensagem por romesrose »

Pessoal, realmente não é preciso trocar a bóia! O que é necessário é o seguinte:

1º - Medir com um multímetro a resistência que o potenciometro da bóia indica quando o carro estiver na reserva - Essa medição poderia ser feita gastando-se toda a gasolina do tanque, e depois, em lugar plano, colocar tipo uns 3 litros de gasolina e medir a resistência. Pronto, já teremos o valor resistivo que indicaria que o carro entrou na reserva.

2º - Com esse valor em maos partiremos para o circuito que reconhecerá esse valor e fará o led acender, ou seja quando esse tiver pouca gasolina a resistencia do potenciometro da bóia chegará aos seus valores mais altos, ou seja, haverá muita resistência fazendo com que o led acenda! Isso é possível com dois transistores, BC558, ou BC548, que podem ser ajustados para "abrirem " corrente quando a resistência da bóia for grande, o que indica que a gasolina esta no fim.

Esses são os passos, mas antes de desenhar o circuito, que é muito simples, é preciso ter essas medições para sabermos qual o valor resistivo que a bóia emite quando a gasolina está no fim, para podermos projetar com os componentes certos.

Se alguém entender de eletronica e estiver disposto a fazer a medição, eu projeto o circuito.
O preço dos componentes não chegará nem a 5 reais!

Espero ter ajudado!

Romes
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Mensagem por romesrose »

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sidney0
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Mensagem por sidney0 »

Ia fazer oq vc falou hj, mas meu multimetro num tá funcionando...
romesrose
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Mensagem por romesrose »

Vou tentar medir esse valor aqui no fim de semana e posto o resultado! Mas o circuito em si é muito fácil!
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e0x
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Mensagem por e0x »

tbm to interessado!
tem muita luz apagada no meu painel :D
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Xicobry
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Mensagem por Xicobry »

E ae galera??
Mediram a parada com o multímetro?
Desenharam o circuito?

Um mês sem respostas já...
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Xicobry
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Mensagem por Xicobry »

O tóipco tá abandonado??
Essa luz de reserva seria perfeita pra mim e, tenho certeza, para muitas pessoas! Vamos voltar a trocar idéias aqui!!
abraço
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Guizaum
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Mensagem por Guizaum »

Aewwwwwwwww

galeraaa..


axei a soluçãO..
...

...

...

...

PAINEL G3...KKK
E FICA MUITO + DOIDO

FLW
GUILHERME---
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Mensagem por Xicobry »

hehehe
Pode crer, é uma solução certa! rs
Mas seria massa se o desafio fosse resolvido.
abraço
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sidney0
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Mensagem por sidney0 »

Galera, tenho um multímetro, mas tô sempre de tangue entre 1/4 e 3/4.
Alguem sabe em qual posição colocar o multímetro?
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michel.balazs
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Mensagem por michel.balazs »

Seria muito loco fazer um desse =D
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http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... html#89341

Atual... Peugeot 206 1.4
Em breve Novo Golzinho Quadrado... (Dessa vez turbo...)
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Filipe o Tosco
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Mensagem por Filipe o Tosco »

Aí manos, eu vi esse tópico anteontem e resolvi fazer uns testes. Cheguei até a simular uns circuitos aqui no PC. Eles funcionaram, mas o problema é que eles acabam sempre interferindo na leitura do marcador analógico, causando erros. Não será tão fácil como gostaríamos. + vou continuar tentando...
VW GOL GL AP 1.8 ANO 93

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Filipe o Tosco
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Mensagem por Filipe o Tosco »

Fiz umas medições:
Na reserva, a resistência é 220 Ohms a 7,6V. A tensão em aberto é 10,2V.
VW GOL GL AP 1.8 ANO 93

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Xicobry
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Mensagem por Xicobry »

É isso ae mlkada!
Felipe, vc sabe qnts litros (pode ser aproximado) vc está considerando como reserva?
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Xicobry
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Mensagem por Xicobry »

E tem uma parada, acho que essa luz vai servir só mesmo pelo prazer de resolver o desafio pq marcador de gol, como é mecânico, varia muito! Então qq ladeira que subirmos a luz vai acender se o nivel da gasosa estiver meio baixo. Mas de qq maneira achoq ue vale mt a pena.
Aproveitando o tópico para acabar com uma curiosidade minha.. alguem ae sabe como funciona o sistema de marcação de combustível dos carros mais novos, que não oscilam qnd sobem ladeiras?
Eu estava trocando uma idéia sobre isso com um chegado meu ontem e chegamos a conclusão (sem base alguma!) que deve ter um sensor que faz a medidade de tantos em tantos segundos e fornece uma média para o marcador do painel. Outra possibilidade são vários sensores (uns 3 já resolveriam) em diferentes locais do tanque, e o marcador mostra uma média entre eles...
Alguém sabe de verdade como é feito??
Abraço!
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