lurc escreveu:é isso ai mesmo o problema não está na bóia... pois eu tinha painel de g3 e acendia na boa e nunca troquei a bóia do meu carro!
O problema esta no painel!
É a bóia e não é a bóia!
o uno a bóia aciona a luz! o G3 o painel tem algum sensor que capta e faz acender!
Eu sou bom de eletrônica, se alguém me der um painel de G3 pra dissecar eu faço com maior boa vontade e digo pra vocês como fazer acender, nem que seja abrindo um painel de G3 e rancando peças!
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Pessoal, realmente não é preciso trocar a bóia! O que é necessário é o seguinte:
1º - Medir com um multímetro a resistência que o potenciometro da bóia indica quando o carro estiver na reserva - Essa medição poderia ser feita gastando-se toda a gasolina do tanque, e depois, em lugar plano, colocar tipo uns 3 litros de gasolina e medir a resistência. Pronto, já teremos o valor resistivo que indicaria que o carro entrou na reserva.
2º - Com esse valor em maos partiremos para o circuito que reconhecerá esse valor e fará o led acender, ou seja quando esse tiver pouca gasolina a resistencia do potenciometro da bóia chegará aos seus valores mais altos, ou seja, haverá muita resistência fazendo com que o led acenda! Isso é possível com dois transistores, BC558, ou BC548, que podem ser ajustados para "abrirem " corrente quando a resistência da bóia for grande, o que indica que a gasolina esta no fim.
Esses são os passos, mas antes de desenhar o circuito, que é muito simples, é preciso ter essas medições para sabermos qual o valor resistivo que a bóia emite quando a gasolina está no fim, para podermos projetar com os componentes certos.
Se alguém entender de eletronica e estiver disposto a fazer a medição, eu projeto o circuito.
O preço dos componentes não chegará nem a 5 reais!
Aí manos, eu vi esse tópico anteontem e resolvi fazer uns testes. Cheguei até a simular uns circuitos aqui no PC. Eles funcionaram, mas o problema é que eles acabam sempre interferindo na leitura do marcador analógico, causando erros. Não será tão fácil como gostaríamos. + vou continuar tentando...
VW GOL GL AP 1.8 ANO 93
Se a necessidade é a mãe da invenção, o pai é o Macgyver!
E tem uma parada, acho que essa luz vai servir só mesmo pelo prazer de resolver o desafio pq marcador de gol, como é mecânico, varia muito! Então qq ladeira que subirmos a luz vai acender se o nivel da gasosa estiver meio baixo. Mas de qq maneira achoq ue vale mt a pena.
Aproveitando o tópico para acabar com uma curiosidade minha.. alguem ae sabe como funciona o sistema de marcação de combustível dos carros mais novos, que não oscilam qnd sobem ladeiras?
Eu estava trocando uma idéia sobre isso com um chegado meu ontem e chegamos a conclusão (sem base alguma!) que deve ter um sensor que faz a medidade de tantos em tantos segundos e fornece uma média para o marcador do painel. Outra possibilidade são vários sensores (uns 3 já resolveriam) em diferentes locais do tanque, e o marcador mostra uma média entre eles...
Alguém sabe de verdade como é feito??
Abraço!