Economizar Combustivel

Area destinada para tópicos diversos que ainda não tenha categoria especifica.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
matheusfxx
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Ago 2008, 15:12
Carro:
Localização: Divinópolis/MG

Economizar Combustivel

Mensagem por matheusfxx »

E ai galera, to criando esse tópico, pra quem tem + experiencias no volante, compartilhar com tds qual a melhor maneira pra se economizar combustivel....
Eu sou novato no volante, comprei o gol tem pouco tempo, e acho que seria uma boa um topico explicando melhor um comportamento + economico pra quem eh iniciante assim como eu...

Tenho algumas duvidas, como por exemplo:
1-Qnt maior a marcha que o carro estiver gasta menos, independente se esta na subida ou descida? (e se estiver na subida 3ª marcha por exemplo, custando aguentar hehe, mas vc sab q vai conseguir nem q seja d vagar, gasta menos cobustivel assim, ou melhor por uma segunda?)

2-Qnt + vc pisar(afundar) o acelerador, + bebe, ou nada a ve isso? (ex: em uma subida de segunda, se pisar fundo no acelerador pra subir + rapido gasta + q se pisar menos subindo dvagar?)

3-Em uma descida, colocar no ponto morto, ou pisar na embreagem, economiza mesmo, ou isso eh lenda? hehe

Perguntas que tenho sao essas ai, mas se tiverem outras dicas relacionado a economizar combustivel no modo de dirigir, postem ai..

valeu galera, esse forum aqui ta de parabens!!! :y:
eh noiss

________
GOL 1000 ano94 Gasolina
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

bom vou da MINHA opniao:

1 - sim quanto maior a marcha mais economia, mas nao como no exemplo q vc citou desse geito o motor força mais assim vai gastar mais, intao reduz e ja era.

2 - sim o gasto vai conforme seu pé, se pisar fudo vai gastar mais.

3 - sim pisando na embreagem vc deixa de acelerar o giro cai intao vai gastar menos.

pra economizar é simples so mudar a marcha sem forçar giro ( eu mudo entorno de 3k é bem sussa) e procurar nao tuchar o pé. as marchas q gastam mais sao 1ª e 2ª ao meu ver..

bom essa é minha opniao..
Imagem
Avatar do usuário
matheusfxx
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Ago 2008, 15:12
Carro:
Localização: Divinópolis/MG

Mensagem por matheusfxx »

oxy escreveu:bom vou da MINHA opniao:

1 - sim quanto maior a marcha mais economia, mas nao como no exemplo q vc citou desse geito o motor força mais assim vai gastar mais, intao reduz e ja era.

2 - sim o gasto vai conforme seu pé, se pisar fudo vai gastar mais.

3 - sim pisando na embreagem vc deixa de acelerar o giro cai intao vai gastar menos.

pra economizar é simples so mudar a marcha sem forçar giro ( eu mudo entorno de 3k é bem sussa) e procurar nao tuchar o pé. as marchas q gastam mais sao 1ª e 2ª ao meu ver..

bom essa é minha opniao..

opaa... valeu ai pela resposta parceiroo!!

Vou começar a andar economizando ao maximo hehe
tipoo.. acho q meu gol ta com o motor desregulado, pelos meus calculos esta bebendo d++, nao ta fazendo nem 10 por litro na cidade, e eh gol 1000 gasolina... soh pode esta desregulado msmoo, pq ateh q ta forte o carro por ser 1.0 kkkkkkkkkk

se tiver desregulado, pedi pra regular cobram caro hein??? :uia:

valeuuu
GOL 1000 Gasolina Ano94 \o/
Avatar do usuário
matheusfxx
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Ago 2008, 15:12
Carro:
Localização: Divinópolis/MG

ECONOMIZANDO!

Mensagem por matheusfxx »

Achei isso aqui na net,, achei interessante em postar! Eh sempre bom esses tokis, ainda + qnd se trata de iniciantes como eu hehe

1) Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.

2) Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador.

3) Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

4) Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

5) Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

6) Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

7) Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

8 ) Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.

9) Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

10) Utilize o acelerador com suavidade.

11) Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.

12) Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.

13) O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobras realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.

14) Caminhar faz bem à saúde. Para percorrer pequenas distâncias, vá a pé.

15) Quando puder, utilize os transportes coletivos.

16) O carro é indispensável, identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.

17) Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.

18 ) Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento.

FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/c ... mbustivel/
GOL 1000 Gasolina Ano94 \o/
Avatar do usuário
Fets
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 2027
Registrado em: 22 Jun 2008, 19:37
Carro:
Localização: Guarulhos-SP - Filial CDGQ! GRU/ZN

Re: ECONOMIZANDO!

Mensagem por Fets »

oxy escreveu: 3 - sim pisando na embreagem vc deixa de acelerar o giro cai intao vai gastar menos.
bom essa é minha opniao..
na verdade oxy, na descida deve-se deixar o motor segurar o carro... com a borboleta fechada o carburador vai deixar vazar só a gasosa nescessária para manter o motor virando, que é bem menor que o custo da pastilha de freio nova que vai ter que trocar se frear toda descida no ponto morto!
matheusfxx escreveu:Achei isso aqui na net,, achei interessante em postar! Eh sempre bom esses tokis, ainda + qnd se trata de iniciantes como eu hehe

4) Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

7) Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

11) Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.

12) Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.
Descordando das citadas acima:

4 e 7 - A aerodinâmica de um carro só começa a contar pra valer a partir dos 80 km/h, portanto na cidade não se mate com os vidros fechados...

11 - contagiros pra mim serve para esticar quando se quer correr... é uma péssima idéia, tanto para novos quanto para veteranos de volante ficar de olho no contagiros, levando-se em conta que temos de olhar pra frente, para os lados e para mais 3 espelhos, sempre aguardando para reagir ao inesperado... estar olhando para o contagiros durante uma eventual "surpresa" pode causar sérios problemas!

12 - pelo amor de deus, isso é pra ficar parado... num vá me desligar o carro num engarrafamento!


fora isso, eu acho o seguinte, principalmente pro gol 1000:

acelera, ta no plano, o giro subiu um pouco e o carro deu uma puxadinha, troca a marcha, sem deixar o motor gritar!

freou e baixou mtu a velocidade, num vá ficar de quarta... as vezes botar segunda, uma pisadinha, terceira, outra pisadinha, e assim vai, é melhor que deixar a quarta chorando até o carro andar, isso além de aumentar o consumo provoca maior desgaste do motor!

e lá veio ladeira íngrime, num atocha o pé e fique esperando pra ver se sobe não, vem na manha, já reduz logo a por** da marcha e sobe na moral! :bailajesus:
Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
Avatar do usuário
matheusfxx
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Ago 2008, 15:12
Carro:
Localização: Divinópolis/MG

Re: ECONOMIZANDO!

Mensagem por matheusfxx »

Fets escreveu:
oxy escreveu: 3 - sim pisando na embreagem vc deixa de acelerar o giro cai intao vai gastar menos.
bom essa é minha opniao..
na verdade oxy, na descida deve-se deixar o motor segurar o carro... com a borboleta fechada o carburador vai deixar vazar só a gasosa nescessária para manter o motor virando, que é bem menor que o custo da pastilha de freio nova que vai ter que trocar se frear toda descida no ponto morto!
matheusfxx escreveu:Achei isso aqui na net,, achei interessante em postar! Eh sempre bom esses tokis, ainda + qnd se trata de iniciantes como eu hehe

4) Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

7) Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

11) Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.

12) Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.
Descordando das citadas acima:

4 e 7 - A aerodinâmica de um carro só começa a contar pra valer a partir dos 80 km/h, portanto na cidade não se mate com os vidros fechados...

11 - contagiros pra mim serve para esticar quando se quer correr... é uma péssima idéia, tanto para novos quanto para veteranos de volante ficar de olho no contagiros, levando-se em conta que temos de olhar pra frente, para os lados e para mais 3 espelhos, sempre aguardando para reagir ao inesperado... estar olhando para o contagiros durante uma eventual "surpresa" pode causar sérios problemas!

12 - pelo amor de deus, isso é pra ficar parado... num vá me desligar o carro num engarrafamento!


fora isso, eu acho o seguinte, principalmente pro gol 1000:

acelera, ta no plano, o giro subiu um pouco e o carro deu uma puxadinha, troca a marcha, sem deixar o motor gritar!

freou e baixou mtu a velocidade, num vá ficar de quarta... as vezes botar segunda, uma pisadinha, terceira, outra pisadinha, e assim vai, é melhor que deixar a quarta chorando até o carro andar, isso além de aumentar o consumo provoca maior desgaste do motor!

e lá veio ladeira íngrime, num atocha o pé e fique esperando pra ver se sobe não, vem na manha, já reduz logo a por** da marcha e sobe na moral! :bailajesus:
Pode cree brother!
valeu msmo pelas dicas heinn!

Agora qnd sobrar uma grana vou ve se alguem da uma olhada no motor pra mim ve se ta desregulado, pq to achando q ele ta bebendo d+ :drink: hehe
flwss
GOL 1000 Gasolina Ano94 \o/
Avatar do usuário
Rafael_SC
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 784
Registrado em: 24 Mai 2008, 19:50
Carro:
Localização: Urussanga - Santa Catarina

Mensagem por Rafael_SC »

É mas se ele bebendo e está andando bem até vai né!
Avatar do usuário
matheusfxx
Membro
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Ago 2008, 15:12
Carro:
Localização: Divinópolis/MG

Mensagem por matheusfxx »

Rafael_SC escreveu:É mas se ele bebendo e está andando bem até vai né!
pode ser ... mas dói no bolso vey uahuauahuhaua
prefiro ele + d boa, e gastando menos

mas vou levando assim ateh onde aguentar pagar a gasosa kkkk
flww
GOL 1000 Gasolina Ano94 \o/
Avatar do usuário
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 547
Registrado em: 14 Dez 2007, 23:28
Carro:
Localização: Limeira/SP

Mensagem por ranjas »

bom tb axo q na descida nao se deve desengatar.....e se for carro injetado entao menos ainda....hehehe
o meu andando na manha faz media 5 chutando o pe no teste de 1 litro dentro da garrafa fez 4.8 num da pra entender....
levei no mecanico e ele disse q ta td td reguladinho
vai saber
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Gaste uns 50 contos num: kit de bura novo(SABÓ ou de boa qualidade)+ mão de obra.
Ele vai fazer 15 na estrada fácil.....
Avatar do usuário
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 983
Registrado em: 08 Abr 2008, 21:44
Carro:
Localização: Araguari, MG Brasil

Mensagem por Ricardo Máximo »

É o pessoal sabe mesmo dirigir na manhã.

É isso aí galera! MAs uma coisa interessante!
Os condutores de carros novos, carros zerados, não respeitam o quadrado, quando veêm um, tiram logo para ultrapassar. Aí que gosto de dar buxa neles, pra ficarem espertos.

Acham que por causa de ser um carro antigo, não andam, não tem desempenho, etc. Fico na maior raiva!

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Rogério
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 489
Registrado em: 13 Mai 2007, 17:39
Carro:
Localização: São Paulo, J.Guançã, ZN
Contato:

Mensagem por Rogério »

é carro injetado ladeira a baixo tem um sistema "cut-off" acho q é assim !!! esse sistema corta a injeção de combustível quando a roda ta girando e o motor em rotação baixa (em descida) se desengatar a injeção vai pensar q tem algo errado e aumentar o giro da lenta !!! e lá se foi a economia !!!

já os carburados economiza sim mas como já disseram a economia não compensa o gasto das pastilhas
Imagem

Foi vendido
Avatar do usuário
Wellington-GTS
Membro
Membro
Mensagens: 258
Registrado em: 16 Jan 2008, 15:19
Carro:
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Wellington-GTS »

Rogério escreveu:é carro injetado ladeira a baixo tem um sistema "cut-off" acho q é assim !!! esse sistema corta a injeção de combustível quando a roda ta girando e o motor em rotação baixa (em descida) se desengatar a injeção vai pensar q tem algo errado e aumentar o giro da lenta !!! e lá se foi a economia !!!

já os carburados economiza sim mas como já disseram a economia não compensa o gasto das pastilhas
Exatamente!!!
O Rogério falou tudo!
Mano 10km/l é meu sonho!! rsrs
Meu carro faz 5km/l na estrada e de boa!!! rs
Imagem
GTS 1.8s
Avatar do usuário
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1464
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:43
Carro:
Localização: Lorena/Sp
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Wellington-GTS escreveu: Exatamente!!!
O Rogério falou tudo!
Mano 10km/l é meu sonho!! rsrs
Meu carro faz 5km/l na estrada e de boa!!! rs
O meu 1.6 faz 11Km/l na estrada no alcool..
AE600, realmente AE vem de Alta Economia
Avatar do usuário
dipgts
Membro
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Jul 2008, 13:31
Carro:
Localização: SJCampos/SP

Mensagem por dipgts »

Pow o meu ta fazendo quase 11Km/l na gasolina, to vendo q o meu ta reguladim e tambem vai de qto cada um anda né...
"Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança" (Albert Einstein)
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Mensagem por Flávia »

excelente tópico, mas desculpem minha ignorância, mas tb sou uma novata, e possuo um gol² 94/95, e gostaria de saber pra eu saber quanto km ele tah fazendo por litro se tenho que encher o tanque, ou se tem outra forma, espero que me ajudem, vlw.
Fl@v!K@
Imagem
Avatar do usuário
Agenor
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 17 Mar 2008, 10:05
Carro:
Localização: Santos/SP

Mensagem por Agenor »

que eu saiba é assim:

voce enche o tanque até a bomba desarmar automaticamente...anota quantos km ta no hodometro;
ai roda com o carro
depois você enche o tanque de novo até desarmar. e anota quantos km ta no hodometro.
aí vc divide a km / litros e tem a média.
acho que esses carros mais novos tem akele hodometro parcial que da pra ter uma noção de quanto faz.
Avatar do usuário
Wellington-GTS
Membro
Membro
Mensagens: 258
Registrado em: 16 Jan 2008, 15:19
Carro:
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Wellington-GTS »

dipgts escreveu:Pow o meu ta fazendo quase 11Km/l na gasolina, to vendo q o meu ta reguladim e tambem vai de qto cada um anda né...
Ah sim, com certeza tá bem regulado e vc tem o "pé leve", a gasolina realmente ele é + econômico!
O meu carro tá gastão pq está "destaxado", carbura com o 2º estágio mecânico e outras coisinhas, tá esperando o kit!! rs
Imagem
GTS 1.8s
Rogério
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 489
Registrado em: 13 Mai 2007, 17:39
Carro:
Localização: São Paulo, J.Guançã, ZN
Contato:

Mensagem por Rogério »

Flávia escreveu:excelente tópico, mas desculpem minha ignorância, mas tb sou uma novata, e possuo um gol² 94/95, e gostaria de saber pra eu saber quanto km ele tah fazendo por litro se tenho que encher o tanque, ou se tem outra forma, espero que me ajudem, vlw.
ou vc faz como o Agenor disse (mais facil) ou pega uma garrafa de um litro enche de combustivel fura a tampa coloca uma mangueira e tira a mangueira q vem do tanque pra bomba e coloca a da garrafa anota a KM e assim q o carro parar vc ve o quanto ele andou com um litro rsrsrsrsr !!!! é mais preciso mas tem q tar com nada pra fazer rsrsrsrss !!!! como eu tava rsrsrsrs !!!
Imagem

Foi vendido
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Mensagem por Flávia »

como faço pra pegar a mangueira do
tanque pra colocar na garrafa?
Fl@v!K@
Imagem
Responder

Voltar para “Principal”