[DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

[DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Vejam o novo vídeo que eu fiz sobre:

Quanto custa manter um Gol Quadrado

[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Sua14DULCco[/BBvideo]

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Sua14DULCco

Abraços, :friend:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Demétrio_RS »

Bom o vídeo, Rodolfo, parabéns!

Atualmente estou com 2 problemas pendentes de solução:

1º) estou com vazamento de combustível quando encho o tanque até a boca. Levei num mecânico essa semana e ele disse que pode ser um tubinho que seria um respiro, acessível pela tampa do porta-malas. Dizem que não é o certo mas gosto de encher até a boca para conseguir fazer uma média e ver o consumo real, porém hoje não está me ajudando muito, pois encho e logo ele já vaza.

2º) o consumo propriamente dito está muito alto, ele está fazendo menos de 5 km/lt na cidade, aqui é plano e ando na manha, sem dar pau. Ele está hoje com uma FT400, rodas 17" e pneus tala 205. Sei que o atrito com esses pneus é maior e o consumo naturalmente maior também, mas não para tanto assim. O instalador da FT disse que pode ser os bicos com problema, preciso ver urgente isso, mas antes a questão do vazamento.
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

Demétrio_RS escreveu:Bom o vídeo, Rodolfo, parabéns!

Atualmente estou com 2 problemas pendentes de solução:

1º) estou com vazamento de combustível quando encho o tanque até a boca. Levei num mecânico essa semana e ele disse que pode ser um tubinho que seria um respiro, acessível pela tampa do porta-malas. Dizem que não é o certo mas gosto de encher até a boca para conseguir fazer uma média e ver o consumo real, porém hoje não está me ajudando muito, pois encho e logo ele já vaza.

2º) o consumo propriamente dito está muito alto, ele está fazendo menos de 5 km/lt na cidade, aqui é plano e ando na manha, sem dar pau. Ele está hoje com uma FT400, rodas 17" e pneus tala 205. Sei que o atrito com esses pneus é maior e o consumo naturalmente maior também, mas não para tanto assim. O instalador da FT disse que pode ser os bicos com problema, preciso ver urgente isso, mas antes a questão do vazamento.
Muito obrigado, amigo!

1) não encha até a boca, quando a bomba destravar já é o máximo que se deve encher o tanque.

2) Talvés as suas rodas por serem 17 pol tenham o pneu com o diâmetro maior que o pneu original do seu carro (1985/60 - R14), se isso ocorrer causa erro no velocímetro e ele vai marcar a velocidade menor que a de projeto do velocímetro. E ainda vai marcar que rodou menos que a realidade, o que fatalmente vai causar erro no cálculo do consumo.

Talvés a instalação da FT400 teja sido mal feita... é melhor procurar um outro mecânico e ter o veredito. Será que está configurado o mapa de ignição para modo esportivo e não econômico? Procure um mecânico que tenha scanner de injeção eletrônica para ter um diagnóstico mais preciso.

O consumo de combustível depende de várias variáveis, a saber:
- sistema de ignição em ordem (velas, cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor do distribuidor);
- saúde do motor (isso se mede com o teste de compressão dos cilindros, pois um motor que não tem compressão nunca vai conseguir ser econômico);
- sistema de alimentação (bicos injetores limpos, filtro de combustível novo/limpo, e sensores da injeção em ordem);
- ponto de ignição (deve estar no valor especificado no manual do seu carro);
- catalizador (se estiver entupido o motor consome muito combustível);
- freio travado/defeituoso (tipo sapatas travando ou piças dos discos de freio travando);
- excesso de peso morto no carro, ou até sistema de som muito pesado, etc... faça um 5S no seu porta-malas.

Acho que é tudo!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:1) não encha até a boca, quando a bomba destravar já é o máximo que se deve encher o tanque.
Mas nesse caso, não consigo ter um parâmetro correto para fazer a medição, varia muito de bomba para bomba o momento em que elas travam ao abastecer. Só consigo uma medição correta se encher até o talo, vou dar um jeito nisso.
Rodox escreveu:2) Talvés as suas rodas por serem 17 pol tenham o pneu com o diâmetro maior que o pneu original do seu carro (1985/60 - R14), se isso ocorrer causa erro no velocímetro e ele vai marcar a velocidade menor que a de projeto do velocímetro. E ainda vai marcar que rodou menos que a realidade, o que fatalmente vai causar erro no cálculo do consumo.
Pensei nisso já mas achei que não daria muita diferença no odômetro, mas talvez dê. Vou procurar na internet essas calculadoras específicas para medições de roda e ver o resultado.
Rodox escreveu:Talvés a instalação da FT400 teja sido mal feita... é melhor procurar um outro mecânico e ter o veredito. Será que está configurado o mapa de ignição para modo esportivo e não econômico? Procure um mecânico que tenha scanner de injeção eletrônica para ter um diagnóstico mais preciso.
Nesse caso, acredito que esteja correta a instalação, o cara que fez pra mim é acostumado a instalar FuelTech. Mas mesmo assim, vou procurar um outro aqui na cidade, ele é estrelinha, então vou ver se empenho um rim para pagar o serviço. :O :lol:
Rodox escreveu:O consumo de combustível depende de várias variáveis, a saber:
- sistema de ignição em ordem (velas, cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor do distribuidor);
- saúde do motor (isso se mede com o teste de compressão dos cilindros, pois um motor que não tem compressão nunca vai conseguir ser econômico);
- sistema de alimentação (bicos injetores limpos, filtro de combustível novo/limpo, e sensores da injeção em ordem);
- ponto de ignição (deve estar no valor especificado no manual do seu carro);
- catalizador (se estiver entupido o motor consome muito combustível);
- freio travado/defeituoso (tipo sapatas travando ou piças dos discos de freio travando);
- excesso de peso morto no carro, ou até sistema de som muito pesado, etc... faça um 5S no seu porta-malas.

Acho que é tudo!

Abraços,
Acredito que todos esses itens ou a maioria, pelo menos, foram verificados já.

Enfim, muito obrigado pelas dicas mais uma vez, amigo!

Abraço!
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

Disponha, amigo! :friend:

Mas saiba que os carros novos de hoje em dia se encher o tanque até a boca estraga o cânister. Eu pra não ter erro de medição sempre abasteço no mesmo posto e exatamente na mesma bomba.

Outra alternativa seria você encher até a boca e tirar 1 (um) litro de combustível logo que encher para não transbordar... e lembrado que combustível vazando pela tampa estraga a pintura.

Não venda seu rim não... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Demétrio_RS »

Rodox escreveu:Outra alternativa seria você encher até a boca e tirar 1 (um) litro de combustível logo que encher para não transbordar... e lembrado que combustível vazando pela tampa estraga a pintura.

Não venda seu rim não... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços,
Pois é, mas ele não vaza pela tampa, ainda bem que não tenho esse problema senão com certeza já teria abortado a missão.

Quanto ao rim, estou estudando ainda. Kkkkkk...

Valeu, irmão, tenha um ótimo domingo!

Abraço!
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Rodox »

Disponha, amigo! :friend:

Tenha um ótimo domingo você também!

Abraços,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por João Victor AP »

Demétrio_RS escreveu:Bom o vídeo, Rodolfo, parabéns!

Atualmente estou com 2 problemas pendentes de solução:

1º) estou com vazamento de combustível quando encho o tanque até a boca. Levei num mecânico essa semana e ele disse que pode ser um tubinho que seria um respiro, acessível pela tampa do porta-malas. Dizem que não é o certo mas gosto de encher até a boca para conseguir fazer uma média e ver o consumo real, porém hoje não está me ajudando muito, pois encho e logo ele já vaza.

2º) o consumo propriamente dito está muito alto, ele está fazendo menos de 5 km/lt na cidade, aqui é plano e ando na manha, sem dar pau. Ele está hoje com uma FT400, rodas 17" e pneus tala 205. Sei que o atrito com esses pneus é maior e o consumo naturalmente maior também, mas não para tanto assim. O instalador da FT disse que pode ser os bicos com problema, preciso ver urgente isso, mas antes a questão do vazamento.
Se vaza quando enche o tanque, pode ser problema de vedação ali na boia. Assim, quando enche o tanque, ao andar com o carro, o combustível fica fazendo movimentos no tanque, e acaba vazando por ali.
Pra resolver, basta trocar aquela borrachinha de vedação da boia, e aplicar um silicone comum em toda lateral entre a boia e o tanque para ajudar na vedação.
Avatar do usuário
Demétrio_RS
Membro
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Abr 2015, 23:45
Carro: Gol GTi 93
Localização: São Gabriel - RS

Re: [DICA] Quanto custa manter um Gol Quadrado

Mensagem por Demétrio_RS »

João Victor AP escreveu:Se vaza quando enche o tanque, pode ser problema de vedação ali na boia. Assim, quando enche o tanque, ao andar com o carro, o combustível fica fazendo movimentos no tanque, e acaba vazando por ali.
Pra resolver, basta trocar aquela borrachinha de vedação da boia, e aplicar um silicone comum em toda lateral entre a boia e o tanque para ajudar na vedação.
Obrigado, João Victor, vou verificar isso assim que ele sair da oficina, está sendo instalada uma suspensão a ar essa semana.

Quanto ao encher o tanque, lembro que esse vazamento ocorre quando encho até a boca né e não quando dá a primeira engasgada da bomba.
GTi 93 branco pérola.
[x] Ar condicionado
[x] Direção hidráulica
[x] Espelhos elétricos
[x] Trio elétrico
[x] FuelTech FT400
[x] Suspensão a ar Castor hardline
Galeiro e apzeiro!
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 12&t=36171
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”