[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%
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[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%
Pessoal,
Atenção: Essa técnica só é válida para motores carburados, para injetado não economiza combustível.
A título de curiosidade, por palpite do meu concunhado que é adepto da banguela estou usando a banguela recentemente, já usei no passado mas parei por medo, voltei a usar mas com prudência lógico!!!
Se o motorista tiver bom senso não há risco! É só seguir as dicas abaixo que na realidade todo mundo que anda com o intuito de economizar combustível já faz e que evita ao máximo colidir na traseira de outro carro, ou seja, a banguela não se aplica a quem corre com o carro.
Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvez a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à praia (Itanhaém/SP) pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h quando a 4a marcha estava engatada.
Por outro lado, nesse mesmo dia que eu descia para Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes logo a minha frente tinha uma SUV que provavelmente era equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi lendo a respeito disso na internet foi que para descidas muito fortes é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada.
Dica nº 2:
Nunca passe da velocidade máxima permitida da estrada. Leve em conta o risco de acidente por estar acima do limite de projeto da via, e o risco de levar uma multa.
Dica nº 3:
Só faça banguela onde você conhece a estrada de cor e salteado.
Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado.
Dica nº 5:
Mantenha distância muito segura do carro a sua frente. Eu mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos porém mais conservadora... uns 5 segundos... o que dá mais ou menos uma distância de uns 5 carros ou mais do carro a minha frente.
Dica nº 6:
Com o bom senso se você perceber que a descida estiver exigindo muito dos seus freios para manter a velocidade máxima regulamentada da via ou para manter a distância segura do carro a sua frente, como por exemplo descida de serras muito longas que o carro embala muito ou descidas muito longas e muito incremes que o carro embala muito, então engrene a 5a marcha ou 4a marcha para poupar os freios, pois se eles superaquecerem você perderá o freio.
Assim tenha sempre o bom senso... quando notar que está sendo necessário freiar muitos metros nas decidas, pois os freios precisam de um certo tempo sem uso para esfriarem, então engrene a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso para poupar os freios de risco de superaquecimento.
E ainda tem hora que a descida é tão forte que eu reduzo para a 3a marcha para o carro não passar do limite regulamentado da rodovia ou para manter a distância segura do carro a minha frente.
Dica nº 7:
Mantenha sempre o sistema de freio em perfeito estado de funcionamento, pois a banguela exige mais dos freios. Se for usar banguela tenha certeza que seu freio está em ordem... ou seja, sem vazar fluido, pastilhas boas, etc, sangre os freios a cada 2 anos pelo menos.
Dica nº 8:
De preferência não faça banguela nas curvas... só faça banguela nas curvas onde você conhece a estrada e em especial a curva de cor e salteado... pois as curvas são traiçoeiras e geralmente elas não permitem freiar quando se está dentro delas, então o prudente é não fazer banguela nas curvas, então freie antes de fazer a curva e entre nela engrenado.
Assim a velocidade de entrada na curva tem que ser compatível com a mesma, ou seja, a velocidade especificada nas placas de sinalização da estrada. Se a placa diz curva acentuada e a placa diz 50 km/h entre na curva engrenado com no máximo 50 km/h e não mais.
Dica nº 9:
A "banguela" dá multa!
"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.
Art. 231. Transitar com o veículo:
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo".
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
Após essas preciosas dicas, vamos aos finalmente....
Domingo passado fui eu, minha esposa e minha sogra (e as respectivas bagagens para 2 dias + mais caixa de ferramentas) no mesmo trajeto e a mesma quantidade de pessoas e bagagens, só que agora usando banguela... eu tinha medo de banguela... mas na banguela o carro até perdia a velocidade de 100 km/h para 90 km/h e então eu engrenava a 5a marcha e embalava até 100 km/h novamente e botava a banguela, poucas vezes ele passava dos 100 km/h na banguela. Nas subidas eu mantinha 90 km/h (10 km/h a menos na subida faz uma baita diferença no consumo)... em nenhum momento deixei o carro passar do limite de velocidade da rodovia (120 km/h) quando estava na banguela , e a próposito ele nunca passou de 110 km/h na banguela... resultado:
a autonomia (km/litro) aumentou em 32%
A viagem foi de uma distância de aproximadamente uns 200 km do local que eu estava hospedado a minha casa. Na Rodovia SP 70 a velocidade máxima regulamentada é de 120 km/h. "Ando devagar porque já tive pressa!"
Vejam esse vídeo sobre "banguela" do Boris Feldiman:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=cFuoFSjxwMM[/BBvideo]
E ainda vejam o artigo recente de Boris Fedman sobre a "banguela" (12/03/18):
“Ponto morto ou banguela: pode ou não pode?
Decisão deve ser tomada com base na descida a ser percorrida
Jogar o ponto morto” é bom ou ruim? Boris explica que, na verdade, para aproveitar a “banguela”, você precisa analisar o tipo de descida a ser percorrida. “Nós já comentamos aqui a respeito de jogar a banguela ou ponto morto em uma longa descida na estrada. Ao contrário do que muitos pensam, isso não economiza combustível, e sim aumenta o consumo. Além disso, descer engrenado em uma forte descida poupa também o sistema de freios.
Um ouvinte mais atento pergunta: numa longa e forte descida, onde seria necessário usar os freios, a explicação está correta. Mas se a descida não tiver um ângulo muito acentuado e que nem seria necessário o uso dos freios, não justificaria jogar o ponto morto?
Sim, ele tem razão, se a descida não for muito forte, descer engrenado até prejudica o embalo, o uso da inércia para movimentar o carro, e ainda obrigaria o motorista a pisar no acelerador antes do tempo necessário, desprezando a ajuda gratuita da lei da gravidade”.
Fonte:
https://autopapo.com.br/blog-do-boris/p ... -nao-pode/
Ou seja, conforme o que o Boris Feldman disse logo acima se na descida com carro injetado a pessoa tiver que pisar no acelerador acabou-se a economia... esse é o pulo do gato! Então nessa situação específica a banguela é bem vinda em carro injetado.
Na minha época de faculdade teve um professor que fez um carro de economia de combustível, e o segredo segundo ele era o seguinte:
Se acelerava o carro até 60 km/h colocava na banguela e então quando se chegava a 40 km/h engrenava-se marcha novamente e se acelerava novamente até 60 km/h e então ficava-se repetido-se este ciclo. A prova era realizada em uma pista de testes e tinha total segurança. Eu contei isso pra vocês perceberem o que é aproveitar a energia cinética no carro na banguela.
Aproveitando a oportunidade, cabe aqui só uma observação essencial para o consumo de combustível... eu uso gasolina aditivada Shell V Power do melhor posto do meu bairro ou do melhor posto da cidade onde estou hospedado... logo, o preço desta gasolina fatalmente é sempre um dos maiores, pois combustível barato é sinal de batismo na certa.
Vale muito a pena vocês verem o tópico que eu fiz no link abaixo sobre:
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso? :
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... +formulada
Por fim, vale a pena ver a reportagem abaixo sobre a vantagem de ter pé leve...
Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro ... mbustivel/
Abraços,
Atenção: Essa técnica só é válida para motores carburados, para injetado não economiza combustível.
A título de curiosidade, por palpite do meu concunhado que é adepto da banguela estou usando a banguela recentemente, já usei no passado mas parei por medo, voltei a usar mas com prudência lógico!!!
Se o motorista tiver bom senso não há risco! É só seguir as dicas abaixo que na realidade todo mundo que anda com o intuito de economizar combustível já faz e que evita ao máximo colidir na traseira de outro carro, ou seja, a banguela não se aplica a quem corre com o carro.
Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvez a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à praia (Itanhaém/SP) pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h quando a 4a marcha estava engatada.
Por outro lado, nesse mesmo dia que eu descia para Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes logo a minha frente tinha uma SUV que provavelmente era equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi lendo a respeito disso na internet foi que para descidas muito fortes é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada.
Dica nº 2:
Nunca passe da velocidade máxima permitida da estrada. Leve em conta o risco de acidente por estar acima do limite de projeto da via, e o risco de levar uma multa.
Dica nº 3:
Só faça banguela onde você conhece a estrada de cor e salteado.
Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado.
Dica nº 5:
Mantenha distância muito segura do carro a sua frente. Eu mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos porém mais conservadora... uns 5 segundos... o que dá mais ou menos uma distância de uns 5 carros ou mais do carro a minha frente.
Dica nº 6:
Com o bom senso se você perceber que a descida estiver exigindo muito dos seus freios para manter a velocidade máxima regulamentada da via ou para manter a distância segura do carro a sua frente, como por exemplo descida de serras muito longas que o carro embala muito ou descidas muito longas e muito incremes que o carro embala muito, então engrene a 5a marcha ou 4a marcha para poupar os freios, pois se eles superaquecerem você perderá o freio.
Assim tenha sempre o bom senso... quando notar que está sendo necessário freiar muitos metros nas decidas, pois os freios precisam de um certo tempo sem uso para esfriarem, então engrene a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso para poupar os freios de risco de superaquecimento.
E ainda tem hora que a descida é tão forte que eu reduzo para a 3a marcha para o carro não passar do limite regulamentado da rodovia ou para manter a distância segura do carro a minha frente.
Dica nº 7:
Mantenha sempre o sistema de freio em perfeito estado de funcionamento, pois a banguela exige mais dos freios. Se for usar banguela tenha certeza que seu freio está em ordem... ou seja, sem vazar fluido, pastilhas boas, etc, sangre os freios a cada 2 anos pelo menos.
Dica nº 8:
De preferência não faça banguela nas curvas... só faça banguela nas curvas onde você conhece a estrada e em especial a curva de cor e salteado... pois as curvas são traiçoeiras e geralmente elas não permitem freiar quando se está dentro delas, então o prudente é não fazer banguela nas curvas, então freie antes de fazer a curva e entre nela engrenado.
Assim a velocidade de entrada na curva tem que ser compatível com a mesma, ou seja, a velocidade especificada nas placas de sinalização da estrada. Se a placa diz curva acentuada e a placa diz 50 km/h entre na curva engrenado com no máximo 50 km/h e não mais.
Dica nº 9:
A "banguela" dá multa!
"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.
Art. 231. Transitar com o veículo:
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo".
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
Após essas preciosas dicas, vamos aos finalmente....
Domingo passado fui eu, minha esposa e minha sogra (e as respectivas bagagens para 2 dias + mais caixa de ferramentas) no mesmo trajeto e a mesma quantidade de pessoas e bagagens, só que agora usando banguela... eu tinha medo de banguela... mas na banguela o carro até perdia a velocidade de 100 km/h para 90 km/h e então eu engrenava a 5a marcha e embalava até 100 km/h novamente e botava a banguela, poucas vezes ele passava dos 100 km/h na banguela. Nas subidas eu mantinha 90 km/h (10 km/h a menos na subida faz uma baita diferença no consumo)... em nenhum momento deixei o carro passar do limite de velocidade da rodovia (120 km/h) quando estava na banguela , e a próposito ele nunca passou de 110 km/h na banguela... resultado:
a autonomia (km/litro) aumentou em 32%
A viagem foi de uma distância de aproximadamente uns 200 km do local que eu estava hospedado a minha casa. Na Rodovia SP 70 a velocidade máxima regulamentada é de 120 km/h. "Ando devagar porque já tive pressa!"
Vejam esse vídeo sobre "banguela" do Boris Feldiman:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=cFuoFSjxwMM[/BBvideo]
E ainda vejam o artigo recente de Boris Fedman sobre a "banguela" (12/03/18):
“Ponto morto ou banguela: pode ou não pode?
Decisão deve ser tomada com base na descida a ser percorrida
Jogar o ponto morto” é bom ou ruim? Boris explica que, na verdade, para aproveitar a “banguela”, você precisa analisar o tipo de descida a ser percorrida. “Nós já comentamos aqui a respeito de jogar a banguela ou ponto morto em uma longa descida na estrada. Ao contrário do que muitos pensam, isso não economiza combustível, e sim aumenta o consumo. Além disso, descer engrenado em uma forte descida poupa também o sistema de freios.
Um ouvinte mais atento pergunta: numa longa e forte descida, onde seria necessário usar os freios, a explicação está correta. Mas se a descida não tiver um ângulo muito acentuado e que nem seria necessário o uso dos freios, não justificaria jogar o ponto morto?
Sim, ele tem razão, se a descida não for muito forte, descer engrenado até prejudica o embalo, o uso da inércia para movimentar o carro, e ainda obrigaria o motorista a pisar no acelerador antes do tempo necessário, desprezando a ajuda gratuita da lei da gravidade”.
Fonte:
https://autopapo.com.br/blog-do-boris/p ... -nao-pode/
Ou seja, conforme o que o Boris Feldman disse logo acima se na descida com carro injetado a pessoa tiver que pisar no acelerador acabou-se a economia... esse é o pulo do gato! Então nessa situação específica a banguela é bem vinda em carro injetado.
Na minha época de faculdade teve um professor que fez um carro de economia de combustível, e o segredo segundo ele era o seguinte:
Se acelerava o carro até 60 km/h colocava na banguela e então quando se chegava a 40 km/h engrenava-se marcha novamente e se acelerava novamente até 60 km/h e então ficava-se repetido-se este ciclo. A prova era realizada em uma pista de testes e tinha total segurança. Eu contei isso pra vocês perceberem o que é aproveitar a energia cinética no carro na banguela.
Aproveitando a oportunidade, cabe aqui só uma observação essencial para o consumo de combustível... eu uso gasolina aditivada Shell V Power do melhor posto do meu bairro ou do melhor posto da cidade onde estou hospedado... logo, o preço desta gasolina fatalmente é sempre um dos maiores, pois combustível barato é sinal de batismo na certa.
Vale muito a pena vocês verem o tópico que eu fiz no link abaixo sobre:
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso? :
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... +formulada
Por fim, vale a pena ver a reportagem abaixo sobre a vantagem de ter pé leve...
Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro ... mbustivel/
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 13 Jun 2018, 19:19, em um total de 121 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- bleidao
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- Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
- Carro: Gol Plus 1986
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Não aconselho isso a ninguém, Rodox.
Primeiro que o carro está solto, sem estabilidade alguma e, caso haja algum imprevisto, o carro está solto.
Segundo que, a economia que vem andando em ponto morto em alguns trechos não compensa uma eventual falha no sistema de freios.
Apenas a opinião de qualquer especialista.
Primeiro que o carro está solto, sem estabilidade alguma e, caso haja algum imprevisto, o carro está solto.
Segundo que, a economia que vem andando em ponto morto em alguns trechos não compensa uma eventual falha no sistema de freios.
Apenas a opinião de qualquer especialista.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Eu pensava assim, mas hoje vejo que teoria é uma e a prática é outra... se o motorista tiver bom senso não há risco... Eu com meus 37 sei o que é perigo, não é a toa que a muitos anos não faço banguela, mas repensei a idéia. Imprudente é o cara dar 200 km/h em uma rodovia.bleidao escreveu:Não aconselho isso a ninguém, Rodox.
Primeiro que o carro está solto, sem estabilidade alguma e, caso haja algum imprevisto, o carro está solto.
Segundo que, a economia que vem andando em ponto morto em alguns trechos não compensa uma eventual falha no sistema de freios.
Apenas a opinião de qualquer especialista.
Editei um pouco o texto acima com letras em vermelho, se o motorista tiver bom senso não há risco, é só seguir as 6 (seis) dicas descritas no texto acima, essas dicas que eu apliquei na prática foram muito bem pensadas e são extremamente seguras por sinal, no meu ponto de vista.
Não levei nenhum susto nessa viagem... e de todas as vezes que fiz banguela na minha vida nunca levei susto, pois o bom senso diz quando é hora de engrenar a marcha para poupar os freios. Em fim, banguela é uma arte... apreende quem quer, e quem não quer ou tem medo não é obrigado a aderir.
Conheço muita gente que faz banguela e nunca tive nenhum problema, então tem muito especialista por aí que fala muita balela sobre banguela... E por falar em "especialista"... eu sou agora especialista em banguela.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- Ricardo RCR
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Opa, Rodox, blz?Rodox escreveu: Eu pensava assim, mas hoje vejo que teoria é uma e a prática é outra... se o motorista tiver bom senso não há risco... Eu com meus 37 sei o que é perigo, não é a toa que a muitos anos não faço banguela, mas repensei a idéia. Imprudente é o cara dar 200 km/h em uma rodovia.
Editei um pouco o texto acima com letras em vermelho, se o motorista tiver bom senso não há risco, é só seguir as 6 (seis) dicas descritas no texto acima, essas dicas que eu apliquei na prática foram muito bem pensadas e são extremamente seguras por sinal, no meu ponto de vista.
Não levei nenhum susto nessa viagem... e de todas as vezes que fiz banguela na minha vida nunca levei susto, pois o bom senso diz quando é hora de engrenar a marcha para poupar os freios. Em fim, banguela é uma arte... apreende quem quer, e quem não quer ou tem medo não é obrigado a aderir.
Conheço muita gente que faz banguela e nunca tive nenhum problema, então tem muito especialista por aí que fala muita balela sobre banguela... E por falar em "especialista"... eu sou agora especialista em banguela.
Então, o consumo parece muito bom, mas creio que na parte mecânica pode haver algum "maleficio" à longo prazo
Achei um vídeo sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=C99YBMQ2ACQ
No meu verde sigo em frente!!!
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Ricardo RCR escreveu:Opa, Rodox, blz?Rodox escreveu: Eu pensava assim, mas hoje vejo que teoria é uma e a prática é outra... se o motorista tiver bom senso não há risco... Eu com meus 37 sei o que é perigo, não é a toa que a muitos anos não faço banguela, mas repensei a idéia. Imprudente é o cara dar 200 km/h em uma rodovia.
Editei um pouco o texto acima com letras em vermelho, se o motorista tiver bom senso não há risco, é só seguir as 6 (seis) dicas descritas no texto acima, essas dicas que eu apliquei na prática foram muito bem pensadas e são extremamente seguras por sinal, no meu ponto de vista.
Não levei nenhum susto nessa viagem... e de todas as vezes que fiz banguela na minha vida nunca levei susto, pois o bom senso diz quando é hora de engrenar a marcha para poupar os freios. Em fim, banguela é uma arte... apreende quem quer, e quem não quer ou tem medo não é obrigado a aderir.
Conheço muita gente que faz banguela e nunca tive nenhum problema, então tem muito especialista por aí que fala muita balela sobre banguela... E por falar em "especialista"... eu sou agora especialista em banguela.
Então, o consumo parece muito bom, mas creio que na parte mecânica pode haver algum "maleficio" à longo prazo
Achei um vídeo sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=C99YBMQ2ACQ
Ricardo, boa tarde!
Não tenho crédito no celular pra ver esse vídeo na integra, mas pelo que ví ele fala de câmbio de caminhão, então temos que separar o joio do trigo...
Um caminhão leva 20 toneladas ou mais de carga e o meu Professor da faculdade disse que tem caminhão passando de 200 km/h com a carga de 20 toneladas na banguela...
Então imagine o fato de o cabra estar a 200 km/h com 20 toneladas na traseira e engrenar uma marcha para poder freiar numa emergência a 200 km/h? Aí sai voando até a alavanca do câmbio... na minha sincera opinião caminhão devia nunca poder passar de 80 km/h, tinha que ser câmbio automático que só permitisse engrenar ponto morto na passagem de 1a marcha ou ré para neutro. Pois um caminhão a 80 km/h é uma máquina de matar quem estiver na frente!
Veja o vídeo do acidente abaixo o poder de destruição de um caminhão:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=Gilt_sXo2mM[/BBvideo]
A propósito domingo eu estava a 100 km/h na faixa do meio da SP 70 e uma carreta me ultrapassou pela direita a uns 110 a 120 km/h... sendo que o limite para veículos pesados é de 90 km/h e veículos leves de 120 km/h... cadê a prudência deste infeliz? Temos que ter bom senso, andar na velocidade compatível com a via e nunca passar do limite de velocidade regulamentado. Quem quer economizar combustível com seu carro não corre... obedece a velocidade máx. da via e a vida!
Faz mal eu estar com um Gol 1.8AP 1990 em 4ª marcha a 100 km/h a 3.200 rpm, e engatar uma 5ª marcha a 100 km/h a apenas 2.500 rpm? Não faz mal nenhum no referido carro, pois a rotação de acoplamento da 5ª marcha a 100 km/h está no tempo correto de uma redução de marcha para ultrapassagem corriqueira... Então, no meu ponto de vista, andar na banguela com um Gol 1.8AP 1990 e engrenar uma 5ª marcha a 100 km/h não irá fazer mal ao câmbio ou embreagem.
Por outro lado se hipoteticamente se com o referido carro estiver a 100 km/h na banguela e quiser engatar uma 3ª marcha são 4.350 rpm o câmbio sem uma sobra de dúvida pode ser destruído se perder a sincronia ao engrenar, ou pior ainda uma 2ª marcha a 100 km/h são 7.000 rpm ... se engrenar a 2ª marcha a 100 km/h pode ter o risco de até o câmbio sair até na mão da pessoa .
Assim cabe o bom senso antes de engatar uma marcha ao reduzir ou engrenar quando estiver na banguela. Conhecendo-se o seu carro vai saber a marcha compatível para se reduzir de acordo com a velocidade que se encontra, e nunca passando dos limites de velocidade da via como eu disse.
Em fim, ando devagar porque já tive pressa!
Segue abaixo o câlculo que eu fiz da rotação do motor de acordo com a velocidade do carro:
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 20 Mar 2018, 18:15, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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- Ricardo RCR
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Rodox escreveu:Ricardo RCR escreveu:Opa, Rodox, blz?Rodox escreveu: Eu pensava assim, mas hoje vejo que teoria é uma e a prática é outra... se o motorista tiver bom senso não há risco... Eu com meus 37 sei o que é perigo, não é a toa que a muitos anos não faço banguela, mas repensei a idéia. Imprudente é o cara dar 200 km/h em uma rodovia.
Editei um pouco o texto acima com letras em vermelho, se o motorista tiver bom senso não há risco, é só seguir as 6 (seis) dicas descritas no texto acima, essas dicas que eu apliquei na prática foram muito bem pensadas e são extremamente seguras por sinal, no meu ponto de vista.
Não levei nenhum susto nessa viagem... e de todas as vezes que fiz banguela na minha vida nunca levei susto, pois o bom senso diz quando é hora de engrenar a marcha para poupar os freios. Em fim, banguela é uma arte... apreende quem quer, e quem não quer ou tem medo não é obrigado a aderir.
Conheço muita gente que faz banguela e nunca tive nenhum problema, então tem muito especialista por aí que fala muita balela sobre banguela... E por falar em "especialista"... eu sou agora especialista em banguela.
Então, o consumo parece muito bom, mas creio que na parte mecânica pode haver algum "maleficio" à longo prazo
Achei um vídeo sobre:
https://www.youtube.com/watch?v=C99YBMQ2ACQ
Ricardo, boa tarde!
Não tenho crédito no celular pra ver esse vídeo na integra, mas pelo que ví ele fala de câmbio de caminhão, então temos que separar o joio do trigo...
Um caminhão leva 20 toneladas ou mais de carga e o meu Professor da faculdade disse que tem caminhão passando de 200 km/h com a carga de 20 toneladas na banguela...
Então imagine o fato de o cabra estar a 200 km/h com 20 toneladas na traseira e engrenar uma marcha para poder freiar numa emergência a 200 km/h? Aí sai voando até a alavanca do câmbio... na minha sincera opinião caminhão devia nunca poder passar de 80 km/h, tinha que ser câmbio automático que só permitisse engrenar ponto morto na passagem de 1a marcha ou ré para neutro. Pois um caminhão a 80 km/h é uma máquina de matar quem estiver na frente!
Veja o vídeo do acidente abaixo o poder de destruição de um caminhão:
https://www.facebook.com/10001170495509 ... 695519758/
A propósito domingo eu estava a 100 km/h na faixa do meio da SP 70 e uma carreta me ultrapassou pela direita a uns 110 a 120 km/h... sendo que o limite para veículos pesados é de 90 km/h e veículos leves de 120 km/h... cadê a prudência deste infeliz? Temos que ter bom senso, andar na velocidade compatível com a via e nunca passar do limite de velocidade regulamentado. Quem quer economizar não corre... obedece as leis de trânsito e a vida!
Faz mal eu estar com um Gol 1.8AP 1990 em 4ª marcha a 100 km/h a 3.200 rpm, e engatar uma 5ª marcha a 100 km/h a apenas 2.500 rpm? Não faz mal nenhum no referido carro, pois a rotação de acoplamento da 5ª marcha a 100 km/h está no tempo correto de uma redução de marcha para ultrapassagem corriqueira... Então, no meu ponto de vista, andar na banguela com um Gol 1.8AP 1990 e engrenar uma 5ª marcha a 100 km/h não irá fazer mal ao câmbio ou embreagem.
Por outro lado se hipoteticamente se com o referido carro estiver a 100 km/h na banguela e quiser engatar uma 3ª marcha são 4.350 rpm o câmbio sem uma sobra de dúvida pode ser destruído se perder a sincronia ao engrenar, ou pior ainda uma 2ª marcha a 100 km/h são 7.000 rpm ... se engrenar a 2ª marcha a 100 km/h pode ter o risco de até o câmbio sair até na mão da pessoa .
Assim cabe o bom senso antes de engatar uma marcha ao reduzir ou engrenar quando estiver na banguela. Conhecendo-se o seu carro vai saber a marcha compatível para se reduzir de acordo com a velocidade que se encontra, e nunca passando dos limites de velocidade da via como eu disse.
Em fim, ando devagar porque já tive pressa!
Segue abaixo o câlculo que eu fiz da rotação do motor de acordo com a velocidade do carro:
Abraços,
Então Rodox, concordo! Mas nesse vídeo que mandei, a enfase em si ñ é sobre a segurança e/ou o esforço no "engate" da marcha, mas sim sobre o "atrito" nas engrenagens que ficam desacopladas durante o ponto morto, uma vez que as mesmas estão paradas (no eixo sentido motor), enquanto que o eixo (sentido diferencial) estará girando (pela velocidade da roda/veículo) e aí sim poderá surgir um desgaste nas peças e etc...
Obs.: O link que vc enviou ñ abriu: "Este conteúdo não está disponível no momento" https://www.facebook.com/10001170495509 ... 695519758/
No meu verde sigo em frente!!!
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
cancelado!
Editado pela última vez por Rodox em 21 Mar 2018, 12:59, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Ricardo RCR escreveu: Então Rodox, concordo! Mas nesse vídeo que mandei, a enfase em si ñ é sobre a segurança e/ou o esforço no "engate" da marcha, mas sim sobre o "atrito" nas engrenagens que ficam desacopladas durante o ponto morto, uma vez que as mesmas estão paradas (no eixo sentido motor), enquanto que o eixo (sentido diferencial) estará girando (pela velocidade da roda/veículo) e aí sim poderá surgir um desgaste nas peças e etc...
Obs.: O link que vc enviou ñ abriu: "Este conteúdo não está disponível no momento" https://www.facebook.com/10001170495509 ... 695519758/
Ricardo, boa noite!
Já corrigi o link do vídeo do caminhão a 80 km/h passando por cima de vários carros...
Vi agora na integra o referido vídeo... não faz sentido... num câmbio de 5 marchas enquanto por exemplo a 3a marcha está engrenada a sua engrenagem e respectivo rolamento do eixo de saída do câmbio estão travados e não giram mais em falso, porém o cara do vídeo se esqueceu de um detalhe... as outras 4 marchas (1a, 2a, 4a e 5a) as respectivas engrenagens do eixo de saída do câmbio estão soltas e estão portanto gastando as engrenagens e rolamentos no eixo de saída do câmbio.
Então seguindo a lógica dele em um câmbio de 5 marchas as engrenagens e rolamentos do eixo de saída das 4 marchas que estão desengrenadas (pois o carro está engatado na 3a marcha) vão estragar da mesma maneira que as engrenagens e rolamentos das 5 marchas desengrenadas (câmbio em ponto-morto/neutro) ... assim no ponto de vista dele não vai gastar a engrenagem e rolamento da 3a marcha do eixo de saída, mas ele se esquece que sempre vai gastar as outras engrenagens e rolamentos das outras 4 marchas que estão desengrenadas no eixo de saída...
Em resumo:
O que adianta um Gol 1.8AP ano 1990 estar engatado em 5a marcha e o eixo de saída na 5a marcha estar a 2.500 rpm a 100 km/h em se as outras engrenagens das outras quatro marchas do eixo de saída estão soltas/desengrenadas gastando as mesmas e os seus rolamentos a 2.500 rpm a 100 km/h??? Assim enquanto o carro está engatado se gasta quatro engrenagens e seus respectivos rolamentos, e quando ele está em ponto-morto (banguela) se gasta cinco engrenagens e seus respectivos rolamentos... ou seja, se gasta uma engrenagem a menos andando engatado em relação a banguela... gasto de quatro engrenagens para cinco engrenagem não muda muita coisa... ou seja, isso é economia de palito...
Pra facilitar vamos imaginar que um Gol 1.8AP teoricamente o câmbio foi projetado para durar 500.000 km, então esse carro dos seus 500.000 km de uso em 90% dessa quilometragem (450.000 km) ele ficou engrenado em 5a. marcha... logo, as engrenagens e rolamentos do eixo de saída da 1a, 2a, 3a e 4a marcha desgastaram por 450.000 km dos 500.000 km porque não estavam engatadas nesse período... Assim o que adianta a 5a marcha estar ótima aos 500.000 km, se as outras estão só o osso aos 450.000 km, precisando serem trocadas por novas engrenagens, rolamentos, etc? Economia de palito...
Se os engenheiros projetam as 4 engrenagens do câmbio do motor 1.8 AP durar enquanto estão soltas no eixo de saída, com toda a certeza não ser uma engrenagem solta a mais no eixo de saída que vai fazer a engrenagem ou rolamento desgastar além do projetado, até porque na época de carburado quase todo mundo fazia banguela... Em fim, nada a ver o que ele diz!!! Ou seja, balela... mais uma lenda urbana pra coleção.
E por fim , outro fator a se considerar... quando se roda 450.000 km com a 5a marcha engatada, nesse período os dentes do par de engrenagens da 5a marcha estão sofrendo o efeito do torque e potência do motor, assim se desgasta os dentes do referido par de engrenagens e seus respectivos rolamentos muito mais rápido do que as outras engrenagens que não foram utilizadas nesses 450.000 km, pois essas últimas não receberam a ação nem do torque e nem da potência do motor e do freio a motor. Isso é outra variável a se considear que esse cara do vídeo não levou em consideração... assim a 5a marcha não gastou o rolamento do eixo de saída e nem na lateral da engrenagem do eixo de saída, por outro lado os dentes das engrenagens da 5a marcha chegaram ao seu fim.
Pra piorar a situação o cara do vídeo diz que até veículo no trânsito caótico parado pode ter problemas, sei não... se fosse assim ia ter um monte de carro novo ou semi-novo quebrando câmbio aqui no trânsito caótico de São Paulo-SP... a engenharia deve ter previsto o trânsito caótico, e ainda nunca ouvi falar de carro carburado ter quebrado câmbio por ter usado a banguela em demasia.
Pra você entender o que eu disse veja o vídeo abaixo mostra os dois tipos de câmbio manual em funcionamento. O do motor do Gol AP é o do segundo tipo, em que todas as engrenagem estão conectadas entre o seu respectivo par ao mesmo tempo. Veja em especial neste vídeo a hora que mostra o câmbio na posição neutro - ponto-morto aos 5 minutos e 11 segundos:
https://www.youtube.com/watch?v=wCu9W9xNwtI
Segue abaixo a tabela de velocidades e rpm de um Gol 1.8AP ano 1990:
Editado pela última vez por Rodox em 21 Mar 2018, 13:01, em um total de 51 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Veja também no vídeo abaixo como é o funcionamento de um câmbio do motor AP:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=6y10aVQr5rk[/BBvideo]
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=6y10aVQr5rk[/BBvideo]
Editado pela última vez por Rodox em 21 Mar 2018, 08:31, em um total de 4 vezes.
Rodox
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
E por fim o vídeo abaixo, no final mostra o câmbio aberto e o professor explica como funciona muito bem:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=QdjJk0kGjp8[/BBvideo]
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=QdjJk0kGjp8[/BBvideo]
Rodox
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Pow bastante interessante o tópico e os números são bem chamativos...
Eu vejo muito isso aqui na região (MG), principalmente em lugares onde o carro gruda no chão por causa do minério da terra, mais e muito comum em carros a ar...
Inclusive em motores 1300 são os que o povo mais fazem e tem sempre essa relação do bom senso que você citou ai acima.
Outro dia num encontro um gol passou por mim a mais de 120km/h na banguela e detalhe o carro tava desligado...
Eu fico meio assim nessa questão por se falam muito da durabilidade dos sistemas de freios que são altamente comprometidos ai penso assim
Acaba economizando no combustivel mais gasta nas peças e componentes de frenagem.
Você notou grandes diferenças ?
Pois pelo visto você vem fazendo isso a bastante tempo kkk.
So faz em rodovias ou chegou a fazer na cidade tambem ?
E pelo que explicou você so mantém o carro no porto morto e em marcha lenta ne ?
Eu vejo muito isso aqui na região (MG), principalmente em lugares onde o carro gruda no chão por causa do minério da terra, mais e muito comum em carros a ar...
Inclusive em motores 1300 são os que o povo mais fazem e tem sempre essa relação do bom senso que você citou ai acima.
Outro dia num encontro um gol passou por mim a mais de 120km/h na banguela e detalhe o carro tava desligado...
Eu fico meio assim nessa questão por se falam muito da durabilidade dos sistemas de freios que são altamente comprometidos ai penso assim
Acaba economizando no combustivel mais gasta nas peças e componentes de frenagem.
Você notou grandes diferenças ?
Pois pelo visto você vem fazendo isso a bastante tempo kkk.
So faz em rodovias ou chegou a fazer na cidade tambem ?
E pelo que explicou você so mantém o carro no porto morto e em marcha lenta ne ?
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Olá, amigo!JuulinxD escreveu:Pow bastante interessante o tópico e os números são bem chamativos...
Eu vejo muito isso aqui na região (MG), principalmente em lugares onde o carro gruda no chão por causa do minério da terra, mais e muito comum em carros a ar...
Inclusive em motores 1300 são os que o povo mais fazem e tem sempre essa relação do bom senso que você citou ai acima.
Outro dia num encontro um gol passou por mim a mais de 120km/h na banguela e detalhe o carro tava desligado...
Eu fico meio assim nessa questão por se falam muito da durabilidade dos sistemas de freios que são altamente comprometidos ai penso assim
Acaba economizando no combustivel mais gasta nas peças e componentes de frenagem.
Você notou grandes diferenças ?
Pois pelo visto você vem fazendo isso a bastante tempo kkk.
So faz em rodovias ou chegou a fazer na cidade tambem ?
E pelo que explicou você so mantém o carro no porto morto e em marcha lenta ne ?
Primeiramente muito obrigado!
Muito bem pensado tudo o que você disse... parabéns! Suas perguntas são muito interessantes e importantes por sinal!
Vou elaborar uma resposta pra você de tudo que você me perguntou no máximo até hoje a noite... esse tópico está ficando muito legal o debate....
Um abraço,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Olá, amigo!JuulinxD escreveu:Pow bastante interessante o tópico e os números são bem chamativos...
Eu vejo muito isso aqui na região (MG), principalmente em lugares onde o carro gruda no chão por causa do minério da terra, mais e muito comum em carros a ar...
Inclusive em motores 1300 são os que o povo mais fazem e tem sempre essa relação do bom senso que você citou ai acima.
1. Outro dia num encontro um gol passou por mim a mais de 120km/h na banguela e detalhe o carro tava desligado...
2. Eu fico meio assim nessa questão por se falam muito da durabilidade dos sistemas de freios que são altamente comprometidos ai penso assim
Acaba economizando no combustivel mais gasta nas peças e componentes de frenagem.
Você notou grandes diferenças ?
Pois pelo visto você vem fazendo isso a bastante tempo kkk.
So faz em rodovias ou chegou a fazer na cidade tambem ?
E pelo que explicou você so mantém o carro no porto morto e em marcha lenta ne ?
Vamos lá!
1.
Carro desligado na banguela não sou a favor disso, isso é muito perigoso. Pensando nisso fiz a dica abaixo:
"Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado".
2.
Durabilidade de freio é relativo... eu no ano de 2010 aos 200.000 km troquei os discos e pastilhas e os burrinhos de freio.
Agora o carro está com 234.500 km e os discos e pastilhas estão muito bons o estado, depois acho que vou até tirar uma foto e fazer até um vídeo dele se bobear, pois desde então não fazia mais banguela. Assim o meu sistema de freio ainda está em perfeita ordem e em estado de novo após 34.500 km de uso.
Porém não é somente porque eu não usava a banguela que o freio durou mais, mas sim porque eu não corro direto com o meu carro, e ultimamente quase não corro, então uma maneira branda e econômica de dirigir, seguramente econimiza além de combustível também economiza todo o sistema de freio em si, como também os pneus. Assim é relativo... não é só a banguela que gasta o freio, mas uma condução esportiva também exige muito do sistema de freios.
E outra eu sou adepto a muitos anos da direção defensiva... Sempre procuro manter distância segura do carro a frente, assim não tendo que toda hora acionar o freio porque estou colado na traseira do carro a minha frente. A referida distância segura economiza bararamente o sistema de freios.
Eu também tenho o hábito de deixar o carro dissipar a velocidade sozinho engrenado (freio-motor) até chegar ao semáforo fechado. Mas agora analizando que banguela na cidade de São Paulo/SP deve ser aplicada com muita prudência devido ao grande número de carros, motos e pedestres, ou seja, só aplicarei banguela em retas e descidas leves... Percebo que banguela pode ser econômico na cidade dependendo da situação... a banguela pode ser viável até chegar ao semáforo até mesmo em retas aproveitando a energia cinética da velocidade que o carro se encontra, então a energia da velocidade se dissipa menos na banguela nas retas. Por outro lado, na hora que estiver próximo ao semáforo seria bom engrenar alguma marcha compatível para ajudar os freios.
Assim tem hora que não dá pra fazer banguela até chegar próximo ao semáforo, mas tem hora que dá... ou seja cabe o nosso bom senso. Tipo, a uns 300 metros do semáforo percebi que ele fechou e então vou de banguela até uns 150 metros dele e então engreno uma marcha compatível para ajudar a freiar até chegar no semáforo que está a 150 metros de distânicia.
Dissipando assim a velocidade do carro e não tendo que freiar bruscamente em cima do semáforo, a pessoa passa a economizar muito o freio. Assim frear antecipadamente e deixar a velocidade se dissipar até o semáforo do que freiar o carro na última hora ou pouquíssimos metros do semáforo aumenta consideravelmente a vida útil do sistema de freio e pneus.
Li uma apostila de um policial dando dicas para o cidadão de bem daqui de São Paulo-SP, e eu por medida de segurança instruídas por ele para não ser assaltado em semáforos tenho o hábito de não ter pressa de chegar no semáforo fechado, então a velocidade do carro vai se dissipando até eu chegar no semáforo e ficar assim menos tempo refém da mão de bandidos pra dar tocaia em quem está parado no semáforo.
Já ocorreu de eu suspeitar de um indivíduo que estava em atitude suspeita (potencial ladrão) ao lado do semáforo, e então eu parei o carro uns 50 metros antes do semáforo e outro carro foi para ser a presa dele... e então quando o semáforo abriu e fui embora. Dessa forma é possível até a gente voltar na contra-mão para fugir de um assalto.
E na estrada que eu já conheço de cor e salteado procuro deixar dissipar a velocidade até a velocidade indicada nas placas de trânsito para as curvas, e então bem antes da curva (uns 300 metros) eu tiro da banguela e engreno a 5ª marcha e aciono o freio até a velocidade indicada pelas placas para a curva em questão, por exemplo a placa da curva indica 50 km/h eu freio o carro até 50 km/h antes de entrar na curva. Lembrando que eu sempre procuro não deixar o carro passar do limite regulamentado da estrada. Tem casos que se tem que além de engrenar a 5ª marcha também reduzir para 4ª marcha porque a curva é muito fechada e de baixa velocidade (50 km/h por exemplo).
Agora o cara que vem no pau... a rodovia é de 80 km/h e ele vem a 110 km/h e freia nos 150 metros antes da curva, chamando ainda a 4ª marcha para ajudar a freiar, seguramente o frreio deste cara não vai durar muito.
Por fim, já fazem 34.500 km que fiz a troca dos discos, pastilhas e burrinhos não só porque eu não usava banguela, mas porque eu deixo a velocidade se dissipar até chegar o semáforo ou 300 metros antes das curvas da estrada. Seguramente se eu não usar mais banguela a partir de agora os meus freios iriam durar muito mais, mas na minha sincera opinião acho que eles duraram até demais do que eu imaginei. Tem gente que com 10.000 km a pastilha já está o osso...
Por falar em gastar os discos e pastilhas com apemas 10.000 km, me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira pela Rod. dos Imigrantes no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velcidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h.
Porém por outro lado, logo a minha frente tinha uma SUV que 99% da vezes é equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente.
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha erra (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Assim, vou ter que fazer um estudo de caso... vou ver se o custo da troca de pastilhas e discos do meu carro será maior que a economia proporcionada pela banguela, mas tenho a impressão que a banguela será mais vantajosa diante de tudo o que eu disse para você... Porém garanto que ainda mesmo usando banguela os meus discos e pastilhas vão durar tranquilamente mais uns 15.000 km.
Agora vamos imaginar que a banguela no meu caso faça os discos e pastilhas de freio a durar no máximo 25.000 km apenas...
* Cálculo da economia de gasolina em 25.000 km rodados
Pago R$ 4,80 na gasolina em média, então em 25.000 km se os discos e pastilhas chegarem ao fim serão economizados em gasolina na banguela:
- vamos supor um gasto uma viagem com "banguela" deu 13,2 km/litro em 1000 km.
1000 km / 13,2 km/litro = 75,76 litros
75,76 litros x R$ 4,80 = R$ 363,64
- gasto na viagem sem "banguela" deu 10 km/litro em 1000 km
1000 km / 10 km/litro = 100 litros
100 litros x R$ 4,80 = R$ 480,00
- Economia em 1.000 km
R$ 480,00 - R$ 363,64 = R$ 116,36
* Para facilitar as contas e o raciocínio vamos imaginar que hipoteticamente só irei pegar toda vida pelos 25.000 km de teste a mesma estrada, então a economia de gasolina em 25.000 km nela será de:
Regra de três:
25.000 km => X
1.000 km => R$ 116,36
Logo,
X = R$ 2.909,09
Agora vamos imaginar um reajuste de preço da gasolina nesses 25.000 km em em torno de 20%:
R$ 2.909,09 + (R$ 2.909,09* 20 / 100)
2.909,09 + 581,82 = R$ 3.490,91
* Cálculo do custo da troca de discos e pastilhas
- 1 (um) par de discos da marca Varga para o meu carro está por R$ 83,00;
https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=71393
- 1 (um) jogo de pastilhas COBREQ está por R$ 35,20.
https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=71074
R$ 83,00 + R$ 35,20 = R$ 118,20
Então a cada 25.000 km eu terei um gasto com pastilhas e discos (fora a mão de obra) de R$ 118,20.
* mão de obra R$ 200,00
Total:
(R$ 118,20) + mão de obra de uns R$ 200,00, total = R$ 318,20
Obs.: se a pessoa mesmo souber trocar os discos o gasto com mão de obra é zero!
* Conclusão
Assim a previsão de vida útil dos discos e pastilhas sendo de 25.000 km no uso da banguela pagou tranquilamente o custo das pastilhas e disco de freio e da mão de obra... pois são R$ 3.490,91 de economia de gasolina para apenas R$ 318,20 com gastos de troca de discos e pastilhas de freio.
Moral da história: "carro carburado usando a "banguela" com o bom senso pode ser tão econômico quanto se ele fosse injetado".
Assim banguela é uma arte... deve-se sempre ter bom senso de quando ela deve ou não deve ser aplicada.
Por fim, cabe aqui só uma observação essencial para o consumo de combustível... eu uso gasolina aditivada Shell V Power do melhor posto do meu bairro ou do melhor posto da cidade onde estou hospedado... logo, o preço desta gasolina fatalmente é sempre um dos maiores, pois combustível barato é sinal de batismo na certa.
Gasolina batizada com etanol além do permitido por lei (27%) ou batizada com solventes perderá rendimento energético e assim a autonomia (km/litro) será menor do veículo com uso de gasolina batizada.
E o etanol infelizmente sofre mais ainda... ele além de ser batizado com solventes, também é batizado com água além do permitido por lei, ficando aguado. Os solventes usados para batizar tanto o etanol quanto a gasolina são altamente prejudiciais a todo o motor, ressecando peças por onde o combustível passa (todo o sistema de alimentação de combustível: bomba de combustível, mangueiras de combustível, componentes do carburador de plástico ou borracha, etc.
E os solventes sujam mais o motor, carbonizando o mesmo por dentro e chegando até a fazer a temida borra de óleo que pode entupir algum canal de lubrificação ou até o pescador de óleo da bomba de óleo e fundir o motor por falta de lubrificação.
Vale muito a pena vocês verem o tópico que eu fiz no link abaixo sobre:
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso?
Tópico disponível no link abaixo:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... +formulada
Agora a parte triste da história pra vocês e boa pra mim ... Como rodo apenas 5000 km em média por ano, então para rodar 25.000 km vão ser uns 5 anos...
Até daqui 5 anos!
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 12 Abr 2018, 09:23, em um total de 13 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Mano do céu da pra ficar rico com a economia da banguela, cara gostei desses seus argumentos nada que uma boa condução e bastante atenção na estrada torne algo favorável para todos.
A questão do carro desligado e bem complicado pois o gol mesmo se eu desligar o motor e pisar no pedal pra parar so Deus...
E o famoso engate de marcha de lenta pra 5 eu acho bem util pois eu nao uso a banguela como você mais em compensação muitas vezes ao invez de ficar 1,2,3... Eu custumo pular machas de 2 a 4 ou 3 a 5. Isso logico em alguma descida onde sei que nao ira força a carga no motor fazendo a rotação cair bruscamente.
E com isso acabo economizando a "embreagem". Isso é adotado ate em empresas onde já trabalhei.
O semáforo eu sou ou cara que detesto isso então eu sempre coloco uma 2 marcha e vou a uns 20 km/h ate abrir, mais acredito que isso em SP deve ser impossivel de realizar.
Mais com tudo que você nos contou eu vi inúmeros pontos positivos em questão que você realizou além da economia o conjunto como um todo e muito interessante e números surpreendentes que raramente vemos alguem explicando tao bem.
Por mais topicos assim cara.
Parabéns
A questão do carro desligado e bem complicado pois o gol mesmo se eu desligar o motor e pisar no pedal pra parar so Deus...
E o famoso engate de marcha de lenta pra 5 eu acho bem util pois eu nao uso a banguela como você mais em compensação muitas vezes ao invez de ficar 1,2,3... Eu custumo pular machas de 2 a 4 ou 3 a 5. Isso logico em alguma descida onde sei que nao ira força a carga no motor fazendo a rotação cair bruscamente.
E com isso acabo economizando a "embreagem". Isso é adotado ate em empresas onde já trabalhei.
O semáforo eu sou ou cara que detesto isso então eu sempre coloco uma 2 marcha e vou a uns 20 km/h ate abrir, mais acredito que isso em SP deve ser impossivel de realizar.
Mais com tudo que você nos contou eu vi inúmeros pontos positivos em questão que você realizou além da economia o conjunto como um todo e muito interessante e números surpreendentes que raramente vemos alguem explicando tao bem.
Por mais topicos assim cara.
Parabéns
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Amigo,JuulinxD escreveu:Mano do céu da pra ficar rico com a economia da banguela, cara gostei desses seus argumentos nada que uma boa condução e bastante atenção na estrada torne algo favorável para todos.
A questão do carro desligado e bem complicado pois o gol mesmo se eu desligar o motor e pisar no pedal pra parar so Deus...
E o famoso engate de marcha de lenta pra 5 eu acho bem util pois eu nao uso a banguela como você mais em compensação muitas vezes ao invez de ficar 1,2,3... Eu custumo pular machas de 2 a 4 ou 3 a 5. Isso logico em alguma descida onde sei que nao ira força a carga no motor fazendo a rotação cair bruscamente.
E com isso acabo economizando a "embreagem". Isso é adotado ate em empresas onde já trabalhei.
O semáforo eu sou ou cara que detesto isso então eu sempre coloco uma 2 marcha e vou a uns 20 km/h ate abrir, mais acredito que isso em SP deve ser impossivel de realizar.
Mais com tudo que você nos contou eu vi inúmeros pontos positivos em questão que você realizou além da economia o conjunto como um todo e muito interessante e números surpreendentes que raramente vemos alguem explicando tao bem.
Por mais topicos assim cara.
Parabéns
Dei gargalhadas aqui quando você disse:
"Mano do céu da pra ficar rico com a economia da banguela"
Muito obrigado pelos elogios!
Aqui em São Paulo-SP dá pra fazer banguela nos horários que não tem trânsito... geralmente nos seguintes períodos não tem trânsito:
- período da manhã: das 6:00 às 7:00 hs;
- período da noite: após às 20:00 às 23:00 hs
* depois das 23:00 hs eu não sei se tem trânsito, porque já estou dormindo...
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 22 Mar 2018, 19:00, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Pessoal,
Trabalhei melhor a idéia da "Dica nº 1":
"Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvéz a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h.
Porém por outro lado, logo a minha frente tinha uma SUV que 99% da vezes é equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi para descidas muito forte é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada".
Abraços,
Trabalhei melhor a idéia da "Dica nº 1":
"Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvéz a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h.
Porém por outro lado, logo a minha frente tinha uma SUV que 99% da vezes é equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi para descidas muito forte é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada".
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 23 Mar 2018, 13:32, em um total de 3 vezes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Pessoal,
Acrescentei ao texto inicial a seguinte recomendação:
Aproveitando a oportunidade, cabe aqui só uma observação essencial para o consumo de combustível... eu uso gasolina aditivada Shell V Power do melhor posto do meu bairro ou do melhor posto da cidade onde estou hospedado... logo, o preço desta gasolina fatalmente é sempre um dos maiores, pois combustível barato é sinal de batismo na certa.
Gasolina batizada com etanol além do permitido por lei (27%) ou batizada com solventes perderá rendimento energético e assim a autonomia (km/litro) será menor do veículo com uso de gasolina batizada.
E o etanol infelizmente sofre mais ainda... ele além de ser batizado com solventes, também é batizado com água além do permitido por lei, ficando aguado. Os solventes usados para batizar tanto o etanol quanto a gasolina são altamente prejudiciais a todo o motor, ressecando peças por onde o combustível passa (todo o sistema de alimentação de combustível: bomba de combustível, mangueiras de combustível, componentes do carburador de plástico ou borracha, etc.
E os solventes sujam mais o motor, carbonizando o mesmo por dentro (cabeça de pistão, canaletas dos anéis de segmento do pistão e câmara de combustão) devido a deficiência da queima da gasolina batizada com solventes e sobrando assim resíduos que carbonizam as referidas peças/áreas.
E ainda, os solventes usados no batismo de combustíveis podem até a fazer a temida borra de óleo que pode entupir algum canal de lubrificação ou até o pescador de óleo da bomba de óleo e fundir o motor por falta de lubrificação. Pois os solventes degradam o óleo em pouquíssimos quilômetros de uso e formam assim a borra de óleo. Vejam abaixo a foto de um motor que não tem borra e de um mesmo motor com borra de óleo:
Vale muito a pena vocês verem o tópico que eu fiz no link abaixo sobre:
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso? :
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... +formulada
Abraços,
Acrescentei ao texto inicial a seguinte recomendação:
Aproveitando a oportunidade, cabe aqui só uma observação essencial para o consumo de combustível... eu uso gasolina aditivada Shell V Power do melhor posto do meu bairro ou do melhor posto da cidade onde estou hospedado... logo, o preço desta gasolina fatalmente é sempre um dos maiores, pois combustível barato é sinal de batismo na certa.
Gasolina batizada com etanol além do permitido por lei (27%) ou batizada com solventes perderá rendimento energético e assim a autonomia (km/litro) será menor do veículo com uso de gasolina batizada.
E o etanol infelizmente sofre mais ainda... ele além de ser batizado com solventes, também é batizado com água além do permitido por lei, ficando aguado. Os solventes usados para batizar tanto o etanol quanto a gasolina são altamente prejudiciais a todo o motor, ressecando peças por onde o combustível passa (todo o sistema de alimentação de combustível: bomba de combustível, mangueiras de combustível, componentes do carburador de plástico ou borracha, etc.
E os solventes sujam mais o motor, carbonizando o mesmo por dentro (cabeça de pistão, canaletas dos anéis de segmento do pistão e câmara de combustão) devido a deficiência da queima da gasolina batizada com solventes e sobrando assim resíduos que carbonizam as referidas peças/áreas.
E ainda, os solventes usados no batismo de combustíveis podem até a fazer a temida borra de óleo que pode entupir algum canal de lubrificação ou até o pescador de óleo da bomba de óleo e fundir o motor por falta de lubrificação. Pois os solventes degradam o óleo em pouquíssimos quilômetros de uso e formam assim a borra de óleo. Vejam abaixo a foto de um motor que não tem borra e de um mesmo motor com borra de óleo:
Vale muito a pena vocês verem o tópico que eu fiz no link abaixo sobre:
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso? :
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... +formulada
Abraços,
Rodox
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Nosso Etanol tem sempre esse problema de solventes e água, é nitido nos carros a álcool como o meu sempre ter aquela borrinha de café com leite na tampa de válvulas e não pelo fato da junta ou água esta misturando com o óleo e sim pelos resíduos de água que ficam na Câmara de combustão assim escorrendo pelas parades e chegando até o cárter.
Aquela velha frase: " É normal, todo carro álcool da isso "
Mais se tivesse menos produtos e agua misturados nem chegaria a forma essas pequenas quantidades de borrinhas.
E por isso eu sempre zelo troco o óleo a cada 4mil km ou 3 meses, oque vier primeiro... Pois o combustível não tem jeito, não ajuda.
Questão dos freios são de direção realmente,
Depois da sua bela aula nao da pra culpar 100% a banguela.
Top.
Aquela velha frase: " É normal, todo carro álcool da isso "
Mais se tivesse menos produtos e agua misturados nem chegaria a forma essas pequenas quantidades de borrinhas.
E por isso eu sempre zelo troco o óleo a cada 4mil km ou 3 meses, oque vier primeiro... Pois o combustível não tem jeito, não ajuda.
Questão dos freios são de direção realmente,
Depois da sua bela aula nao da pra culpar 100% a banguela.
Top.
Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Caro JuulinxD,JuulinxD escreveu:Nosso Etanol tem sempre esse problema de solventes e água, é nitido nos carros a álcool como o meu sempre ter aquela borrinha de café com leite na tampa de válvulas e não pelo fato da junta ou água esta misturando com o óleo e sim pelos resíduos de água que ficam na Câmara de combustão assim escorrendo pelas parades e chegando até o cárter.
Aquela velha frase: " É normal, todo carro álcool da isso "
Mais se tivesse menos produtos e agua misturados nem chegaria a forma essas pequenas quantidades de borrinhas.
E por isso eu sempre zelo troco o óleo a cada 4mil km ou 3 meses, oque vier primeiro... Pois o combustível não tem jeito, não ajuda.
Questão dos freios são de direção realmente,
Depois da sua bela aula nao da pra culpar 100% a banguela.
Top.
Muito obrigado!
É sabido que a gasolina de qualidade tem na sua formulação 27% de etanol anidro, ou seja, etanol isento de água. Então está muito errado ser permitido por lei vender etanol com percentual de água de 0,7% permitido por lei, pois existe o processo de produção do etanol isento de água, ou seja, puro.
E essa borra café com leite que você falou de fato um dos fatores só pode ser o batismo com água além do teor permitido por lei. Dizem alguns especialistas (mas não sei se é verdade) que se tiver muita água no etanol ocorre o risco de ter calço hidráulico e o motor travar biela... e quando a biela trava geralmente empena e ainda ela acerta em cheio o bloco do motor e quebra o mesmo, ou seja pode dar PT no motor.
Calço hidráulico é uma falha do motor de combustão interna, onde a unidade não pode funcionar devido água que entra na câmara de combustão acima do pistão e impede que ele complete seu ciclo. Enquanto a mistura combustível e ar usual é compressível, permitindo que o pistão execute o seu movimento completo dentro do cilindro, a água um fluído incompressível, o que significa que os pistões afetados irão parar no movimento ascendente, resultando em danos graves ao motor.
Veja imagens de calço hidráulico:
Vale a pena ver a reportagem abaixo sobre calço hidráulico:
Calço hidráulico: sintomas, como identificar e resolver esse problema?
https://www.carrodegaragem.com/calco-hi ... -problema/
Abraços,
Rodox
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Re: [DICA] A banguela me fez atingir 16,9 km/litro 1.8AP 90
Mano eu ja tinha visto falar nesse famoso calço Hidráulico. E realmente todos estamos com esse risco pois nenhum posto do brasil vai te entregar um álcool purinho infelizmente.
Ja vi carros originais com bielas tortas e tals mais nao sei dizer se foi por causa do cálcio o problema.
O foda que é uma situação que todos estamos expostos, pois o famoso combustivel batizado esta em toda parte.
Como vejo muita gente mais velha falar:
" - Os cuidados com os motores hoje devem ser não só tomados, mais dobrados. "
Obrigado pelas informações !
Abraços.
Ja vi carros originais com bielas tortas e tals mais nao sei dizer se foi por causa do cálcio o problema.
O foda que é uma situação que todos estamos expostos, pois o famoso combustivel batizado esta em toda parte.
Como vejo muita gente mais velha falar:
" - Os cuidados com os motores hoje devem ser não só tomados, mais dobrados. "
Obrigado pelas informações !
Abraços.