Atenção: Essa técnica só é válida para motores carburados, para injetado não economiza combustível.
A título de curiosidade, por palpite do meu concunhado que é adepto da banguela estou usando a banguela recentemente, já usei no passado mas parei por medo, voltei a usar mas com prudência lógico!!!
Se o motorista tiver bom senso não há risco! É só seguir as dicas abaixo que na realidade todo mundo que anda com o intuito de economizar combustível já faz e que evita ao máximo colidir na traseira de outro carro, ou seja, a banguela não se aplica a quem corre com o carro.
Dica nº 1:
Tenha sempre o bom senso!
Uma descida muito forte ou uma descida muito longa ou descidas de serra em que o carro embala muito e passa do limite regulamentado da via... nestes casos talvez a "banguela" não seja um bom negócio... podendo superarquecer os freios e perder o freio, ou no mínimo diminuir drasticamente a vida útil do sistema de freio. Mas não são todas as descidas que são tão fortes assim... então pode ser aplicado nessas últimas a "banguela", ou seja, tenha sempre o bom senso.
Por exemplo, já teve casos na Rodovia SP 70, onde o limite regulamentado é de 120 km/h, de eu mater a média de 100 km/h e então na descida por a "banguela" e o carro chegou a perder a velocidade de 100 km/h para 90 km/h na descida... e então eu ter que engrenar a 5a marcha e alecelerar até 100 km/h e banguelar em seguida e então o carro voltou a perder até 90 km/h na banguela... então tem que acelerar novamente... Isso aconteceu em diversos trechos desta rodovia.
Já vi relatos de gente que acabou com os discos e pastilhas precocemente em apenas 10.000 km, seria banguela ou mal uso?
Me lembro que uma vez estava descendo a Serra da Mantiqueira para ir à praia (Itanhaém/SP) pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) no trecho que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, as placas diziam desça sempre engrenado, descida de serra forte... então percebi que mesmo eu engrenado na 5a marcha aquele trecho de serra era tão forte que o carro embalava em 5a marcha e eu tinha que usar muito os freios para mater os 80 km/h. Foi então que reduzi para a 4a marcha e então a velocidade raramente passava dos 80 km/h e então foram pouquíssimas vezes que tive que acionar os freios para não passar dos 80 km/h quando a 4a marcha estava engatada.
Por outro lado, nesse mesmo dia que eu descia para Itanhaém/SP pela Rodovia dos Imigrantes logo a minha frente tinha uma SUV que provavelmente era equipada com transmissão automática, e então a pessoa por desconhecer a função de o câmbio passar do modo drive, para freio motor, o carro embalava e ela praticamente não tirou o pé do freio naquele forte trecho de descida de serra em que eu mantive o carro engrenado na 4a marcha freiando assim rarríssimas vezes para manter os mesmos 80 km/h da SUV a minha frente. Seguramente a vida útil daquela SUV a minha frente seria de no máximo 10.000 km e olhe lá devido ao mal uso do câmbio automático e dos freios...
E também tem o caso da dessoa que tem muito medo e freia em demasia antes das curvas da estrada ou até nas descidas freia além da conta porque está engrenada com a marcha errada (por exemplo 5a marcha ao invés de 4a marcha, e assim por diante). Assim fica difícil separar o joio do trigo, será que foi a banguela que acabou com os freios aos 10.000 km ou porque a pessoa não soube usar o freio a motor ou freiou em demasia por medo.
Uma regra boa que aprendi lendo a respeito disso na internet foi que para descidas muito fortes é que se deve usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir esta mesma descida...
Assim temos que saber separar o joio do trigo... ter o bom senso de saber qual descida se aplica com segurança a "banguela" e qual descida a "banguela" não deve ser usada.
Dica nº 2:
Nunca passe da velocidade máxima permitida da estrada. Leve em conta o risco de acidente por estar acima do limite de projeto da via, e o risco de levar uma multa.
Dica nº 3:
Só faça banguela onde você conhece a estrada de cor e salteado.
Dica nº 4:
Mantenha a marcha-lenta bem regulada a ponto de nunca o motor morrer estando na banguela, ou seja, carro que não sustenta a rotação de marcha-lenta nunca pode fazer banguela.
Pois os riscos de o motor morrer ou desligar na banguela são:
a) perder a assistência do hidro-vácuo (obs.: não são todos os carros que tem essas assistência), então o freio fica duro e muito mais difícil de freiar, ou seja, o freio perde a performance de frenagem... o que era para se frear em 10 metros, sem o hidro-vácuo vai pra muito mais que isso, dependendo da capacidade de força da pessoa aplicar a força no pedal do freio... imagine então que de 10 metros pula para 15 metros... 5 metros podem fazer a diferença na hora da emergência;
b) o tempo de a pessoa ter que dar a partida para poder o motor ligar pode ocorrer um imprevisto e fatar a assistência do hidrovácuo em uma emergência, como por exemplo, um cavalo atravessando a pista do nada...
c) se a pessoa fizer pegar o motor no tranco em 5a. marcha sempre existe um grande risco de quebrar a correia dentada, desgastar embreagem, anéis sincronizadores, etc... sendo que com o motor em marcha-lenta o motor já está na inércia (950 rpm no caso do meu motor 1.8AP ano 1990), então o tranco ao engrenar a 5a marcha na banguela com o motor em marcha-lenta é muito mais brando do que com o motor desligado.
Dica nº 5:
Mantenha distância muito segura do carro a sua frente. Eu mantenho uma grande distância de segurança do carro a frente, tipo a regra dos 3 segundos porém mais conservadora... uns 5 segundos... o que dá mais ou menos uma distância de uns 5 carros ou mais do carro a minha frente.
Dica nº 6:
Com o bom senso se você perceber que a descida estiver exigindo muito dos seus freios para manter a velocidade máxima regulamentada da via ou para manter a distância segura do carro a sua frente, como por exemplo descida de serras muito longas que o carro embala muito ou descidas muito longas e muito incremes que o carro embala muito, então engrene a 5a marcha ou 4a marcha para poupar os freios, pois se eles superaquecerem você perderá o freio.
Assim tenha sempre o bom senso... quando notar que está sendo necessário freiar muitos metros nas decidas, pois os freios precisam de um certo tempo sem uso para esfriarem, então engrene a 5a marcha ou até a 4a marcha dependendo do caso para poupar os freios de risco de superaquecimento.
E ainda tem hora que a descida é tão forte que eu reduzo para a 3a marcha para o carro não passar do limite regulamentado da rodovia ou para manter a distância segura do carro a minha frente.
Dica nº 7:
Mantenha sempre o sistema de freio em perfeito estado de funcionamento, pois a banguela exige mais dos freios. Se for usar banguela tenha certeza que seu freio está em ordem... ou seja, sem vazar fluido, pastilhas boas, etc, sangre os freios a cada 2 anos pelo menos.
Dica nº 8:
De preferência não faça banguela nas curvas... só faça banguela nas curvas onde você conhece a estrada e em especial a curva de cor e salteado... pois as curvas são traiçoeiras e geralmente elas não permitem freiar quando se está dentro delas, então o prudente é não fazer banguela nas curvas, então freie antes de fazer a curva e entre nela engrenado.
Assim a velocidade de entrada na curva tem que ser compatível com a mesma, ou seja, a velocidade especificada nas placas de sinalização da estrada. Se a placa diz curva acentuada e a placa diz 50 km/h entre na curva engrenado com no máximo 50 km/h e não mais.
Dica nº 9:
A "banguela" dá multa!
"Código Nacional de Trânsito - Lei 9.503/1997.
Art. 231. Transitar com o veículo:
IX - desligado ou desengrenado, em declive:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo".
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
Após essas preciosas dicas, vamos aos finalmente....
Domingo passado fui eu, minha esposa e minha sogra (e as respectivas bagagens para 2 dias + mais caixa de ferramentas) no mesmo trajeto e a mesma quantidade de pessoas e bagagens, só que agora usando banguela... eu tinha medo de banguela... mas na banguela o carro até perdia a velocidade de 100 km/h para 90 km/h e então eu engrenava a 5a marcha e embalava até 100 km/h novamente e botava a banguela, poucas vezes ele passava dos 100 km/h na banguela. Nas subidas eu mantinha 90 km/h (10 km/h a menos na subida faz uma baita diferença no consumo)... em nenhum momento deixei o carro passar do limite de velocidade da rodovia (120 km/h) quando estava na banguela , e a próposito ele nunca passou de 110 km/h na banguela... resultado:
a autonomia (km/litro) aumentou em 32%

A viagem foi de uma distância de aproximadamente uns 200 km do local que eu estava hospedado a minha casa. Na Rodovia SP 70 a velocidade máxima regulamentada é de 120 km/h. "Ando devagar porque já tive pressa!"

Vejam esse vídeo sobre "banguela" do Boris Feldiman:
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=cFuoFSjxwMM[/BBvideo]
E ainda vejam o artigo recente de Boris Fedman sobre a "banguela" (12/03/18):
“Ponto morto ou banguela: pode ou não pode?
Decisão deve ser tomada com base na descida a ser percorrida
Jogar o ponto morto” é bom ou ruim? Boris explica que, na verdade, para aproveitar a “banguela”, você precisa analisar o tipo de descida a ser percorrida. “Nós já comentamos aqui a respeito de jogar a banguela ou ponto morto em uma longa descida na estrada. Ao contrário do que muitos pensam, isso não economiza combustível, e sim aumenta o consumo. Além disso, descer engrenado em uma forte descida poupa também o sistema de freios.
Um ouvinte mais atento pergunta: numa longa e forte descida, onde seria necessário usar os freios, a explicação está correta. Mas se a descida não tiver um ângulo muito acentuado e que nem seria necessário o uso dos freios, não justificaria jogar o ponto morto?
Sim, ele tem razão, se a descida não for muito forte, descer engrenado até prejudica o embalo, o uso da inércia para movimentar o carro, e ainda obrigaria o motorista a pisar no acelerador antes do tempo necessário, desprezando a ajuda gratuita da lei da gravidade”.
Fonte:
https://autopapo.com.br/blog-do-boris/p ... -nao-pode/
Ou seja, conforme o que o Boris Feldman disse logo acima se na descida com carro injetado a pessoa tiver que pisar no acelerador acabou-se a economia... esse é o pulo do gato! Então nessa situação específica a banguela é bem vinda em carro injetado.
Na minha época de faculdade teve um professor que fez um carro de economia de combustível, e o segredo segundo ele era o seguinte:
Se acelerava o carro até 60 km/h colocava na banguela e então quando se chegava a 40 km/h engrenava-se marcha novamente e se acelerava novamente até 60 km/h e então ficava-se repetido-se este ciclo. A prova era realizada em uma pista de testes e tinha total segurança. Eu contei isso pra vocês perceberem o que é aproveitar a energia cinética no carro na banguela.
Aproveitando a oportunidade, cabe aqui só uma observação essencial para o consumo de combustível... eu uso gasolina aditivada Shell V Power do melhor posto do meu bairro ou do melhor posto da cidade onde estou hospedado... logo, o preço desta gasolina fatalmente é sempre um dos maiores, pois combustível barato é sinal de batismo na certa.
Vale muito a pena vocês verem o tópico que eu fiz no link abaixo sobre:
A bomba do dia: gasolina "formulada"??? o que é isso? :
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... +formulada
Por fim, vale a pena ver a reportagem abaixo sobre a vantagem de ter pé leve...
Quanto a velocidade do carro eleva o consumo de combustível
https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro ... mbustivel/
Abraços,