Vale a pena? trocar motor x retífica.
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Putz, mano... que zica!
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http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Quase 2 meses depois do último update tenho a boa notícia de que fechei o motor semana passada, agora para o motor ficar 100% falta acertar o carburador, é um weber 450 com a configuração pra 1.6 a alcool e mesmo assim eu ainda acho que tá dando excesso de combustível, e descobrir se o ponto desse motor vai ser 15º mesmo.
Para colocar o motor do carro no lugar eu comprei uma coisa chamada moitão (nunca tinha ouvido falar e encontrei por acaso procurando meios de levantar coisas mais pesadas sem fazer muito esforço), meu pai levantando o motor puxando a corda e eu tentando encaixar o eixo piloto na caixa, caras, foi um inferno, eu prendi uma corda passando por cima do motor e ele embicou a parte do platô pra baixo, tentei encaixar ele assim, suei litros e não conseguia encaixar, só consegui depois que coloquei 2 parafusos do cabeçote no bloco e atravessei uma corrente, aí o motor desceu reto e encaixei com facilidade o motor no eixo piloto.
Enfim, ainda não estiquei com o carro e vou ter que andar na maciota por uns meses (rodo muito pouco) mas mesmo em baixa RPM e usando o GNV já deu pra sentir que o carro está com um torque muito melhor que antes, talvez uma explicação (além do motor ser novo e ter aumentado 0.2cc) seja o comando que mandaram para mim com o cabeçote "novo", achei que iriam tirar o meu comando antigo e colocar no cabeçote novo mas mandaram um 27.2, comando que eu nunca tinha ouvido falar e pelo que li é um comando para torque em baixas rotações (parece que eles adivinharam o que eu queria pois já tinha em vista um comando que fizesse isso).
O lado negativo disso tudo é que eu gastei muito dinheiro... já vi motores 1.8 revisados no mercado livre por 2k, se eu tivesse comprado um motor desses, trocado pelo meu e vendido o meu (mesmo que por 500 reais) teria economizado um bom dinheiro, acho que entre motor, ferramentas e outras coisas eu devo ter gastado chutando baixo 2500 e o lado positivo é que o que não foi montado por mim foi revisado por mim então a parte de baixo do motor com o virabrequim em medidas STD deve durar mais 30 anos (lembrando que ele não fumava nada, o cabeçote que estava ruim e os cilindros foram retificados por desgaste).
Um comentário que acho que vocês vão querer me matar é que comprei o óleo mais barato, 10 reais o litro, mas minha intenção é rodar de 3 a 6 meses com ele pra tirar toda a sujeira e desgaste das peças justas pra depois colocar um lubrax da vida (o que sempre usei).
Uma coisa que devia ter documentado e me esqueci foi de tirar fotos das bronzinas de mancal, as de biela estavam zeradas (algum mecânico as trocou junto com os anéis de pistão que também estavam novos) mas a de mancal ainda eram as originais com os símbolos da VW.
Bom, eu não gravei um vídeo de antes para comparar mas tem esse vídeo de 2011 onde o motor já estava batendo alguma coisa
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=gYcDuMERKgA[/BBvideo]
Aqui o motor HOJE, rodando com gasolina (que deve ser 50/50 com alcool )
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=xhanPIR ... e=youtu.be[/BBvideo]
E aqui como coloquei o motor no carro somente comigo e com meu pai
[BBvideo 560,340]https://youtu.be/gCBrShKMIz4[/BBvideo]
Devo ter esquecido alguma coisa, se lembrar eu coloco aqui depois.
Edit: sabia que tinha esquecido, comprei esse mimo para o meu joelho esquerdo
A embreagem agora ta super macia, mais leve que carro novo.
Para colocar o motor do carro no lugar eu comprei uma coisa chamada moitão (nunca tinha ouvido falar e encontrei por acaso procurando meios de levantar coisas mais pesadas sem fazer muito esforço), meu pai levantando o motor puxando a corda e eu tentando encaixar o eixo piloto na caixa, caras, foi um inferno, eu prendi uma corda passando por cima do motor e ele embicou a parte do platô pra baixo, tentei encaixar ele assim, suei litros e não conseguia encaixar, só consegui depois que coloquei 2 parafusos do cabeçote no bloco e atravessei uma corrente, aí o motor desceu reto e encaixei com facilidade o motor no eixo piloto.
Enfim, ainda não estiquei com o carro e vou ter que andar na maciota por uns meses (rodo muito pouco) mas mesmo em baixa RPM e usando o GNV já deu pra sentir que o carro está com um torque muito melhor que antes, talvez uma explicação (além do motor ser novo e ter aumentado 0.2cc) seja o comando que mandaram para mim com o cabeçote "novo", achei que iriam tirar o meu comando antigo e colocar no cabeçote novo mas mandaram um 27.2, comando que eu nunca tinha ouvido falar e pelo que li é um comando para torque em baixas rotações (parece que eles adivinharam o que eu queria pois já tinha em vista um comando que fizesse isso).
O lado negativo disso tudo é que eu gastei muito dinheiro... já vi motores 1.8 revisados no mercado livre por 2k, se eu tivesse comprado um motor desses, trocado pelo meu e vendido o meu (mesmo que por 500 reais) teria economizado um bom dinheiro, acho que entre motor, ferramentas e outras coisas eu devo ter gastado chutando baixo 2500 e o lado positivo é que o que não foi montado por mim foi revisado por mim então a parte de baixo do motor com o virabrequim em medidas STD deve durar mais 30 anos (lembrando que ele não fumava nada, o cabeçote que estava ruim e os cilindros foram retificados por desgaste).
Um comentário que acho que vocês vão querer me matar é que comprei o óleo mais barato, 10 reais o litro, mas minha intenção é rodar de 3 a 6 meses com ele pra tirar toda a sujeira e desgaste das peças justas pra depois colocar um lubrax da vida (o que sempre usei).
Uma coisa que devia ter documentado e me esqueci foi de tirar fotos das bronzinas de mancal, as de biela estavam zeradas (algum mecânico as trocou junto com os anéis de pistão que também estavam novos) mas a de mancal ainda eram as originais com os símbolos da VW.
Bom, eu não gravei um vídeo de antes para comparar mas tem esse vídeo de 2011 onde o motor já estava batendo alguma coisa
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=gYcDuMERKgA[/BBvideo]
Aqui o motor HOJE, rodando com gasolina (que deve ser 50/50 com alcool )
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=xhanPIR ... e=youtu.be[/BBvideo]
E aqui como coloquei o motor no carro somente comigo e com meu pai
[BBvideo 560,340]https://youtu.be/gCBrShKMIz4[/BBvideo]
Devo ter esquecido alguma coisa, se lembrar eu coloco aqui depois.
Edit: sabia que tinha esquecido, comprei esse mimo para o meu joelho esquerdo
A embreagem agora ta super macia, mais leve que carro novo.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Não vou usar palavras de baixo calão, mas óleo de R$ 10,00
Eu paguei R$ 30,00 no litro do Valvoline Max Life 20W-50 API SN semi-sintético e não me arrependo nem de longe... fiz até um tópico sobre ele:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =+max+life
Atenção:
Mas motor cheio de borras não pode usar o Valvoline Max Life por ele ser óleo semi-sintético e ser muito evoluído em cargas de aditivos (ele é o top dos top da classificação de desempenho API... é API SN), pois pode entupir algo ou até a bomba de óleo e fundir o motor.
Se for usar um óleo evoluído desses tem que tirar a borra de óleo antes de usá-lo. No tópico do link acima eu dou dicas de como tirar a borra do motor.
Um bom óleo é essencial para uma boa vida útil, principalmente quando o motor está amaciando, pois nessa hora o desgaste é acentuado devido a pouca folga das partes móveis do motor retificado. Assim, se eu fosse você usaria uma das seguintes marcas e modelos, pois já são consagradas mundialmente:
1º lugar - Valvoline Max Life - preço R$ 30,00 (Americanas.com);
2º lugar - Mobil Super - preço R$ 19,00 (Americanas.com);
3º lugar - Shell Helix - preço R$ 18,00 (Americanas.com);
4º lugar - Castrol GTX - preço R$ 18,00 (Americanas.com).
Antes que fiquemos mais assustados nos responda, por favor:
1. Qual marca é esse óleo que você está usando?
2. Ele é 15W-40 ou 20W-50?
Pois óleo barato se usa quando o motor está bem desgastado e consumindo muito óleo em função disso... mas não é o seu caso, pelo contrário... óleo caro é bem vindo!
Eu paguei R$ 30,00 no litro do Valvoline Max Life 20W-50 API SN semi-sintético e não me arrependo nem de longe... fiz até um tópico sobre ele:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =+max+life
Atenção:
Mas motor cheio de borras não pode usar o Valvoline Max Life por ele ser óleo semi-sintético e ser muito evoluído em cargas de aditivos (ele é o top dos top da classificação de desempenho API... é API SN), pois pode entupir algo ou até a bomba de óleo e fundir o motor.
Se for usar um óleo evoluído desses tem que tirar a borra de óleo antes de usá-lo. No tópico do link acima eu dou dicas de como tirar a borra do motor.
Um bom óleo é essencial para uma boa vida útil, principalmente quando o motor está amaciando, pois nessa hora o desgaste é acentuado devido a pouca folga das partes móveis do motor retificado. Assim, se eu fosse você usaria uma das seguintes marcas e modelos, pois já são consagradas mundialmente:
1º lugar - Valvoline Max Life - preço R$ 30,00 (Americanas.com);
2º lugar - Mobil Super - preço R$ 19,00 (Americanas.com);
3º lugar - Shell Helix - preço R$ 18,00 (Americanas.com);
4º lugar - Castrol GTX - preço R$ 18,00 (Americanas.com).
Antes que fiquemos mais assustados nos responda, por favor:
1. Qual marca é esse óleo que você está usando?
2. Ele é 15W-40 ou 20W-50?
Pois óleo barato se usa quando o motor está bem desgastado e consumindo muito óleo em função disso... mas não é o seu caso, pelo contrário... óleo caro é bem vindo!
Editado pela última vez por Rodox em 09 Mar 2018, 05:42, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Rodox, o óleo mineral é LUBEL da moura SL 20-50, como disse, vou rodar entre 3 a 6 meses com ele só pra ele apanhar toda a sujeira da montagem como limalhas das bronzinas e do cilindro que estão justos, alguma migalha de estopa, poeira e etc.
E ele não custa muito mais barato que o óleo que sempre usei, o lubrax SJ custava 12 reais a última vez que troquei.
Acho que vou migrar para o lubrax SL quando for trocar.
E como sempre cuidei bem do motor, rodava no GNV 95% do tempo e de vez em quando fazia um flush ele sempre foi super limpo, é só olhar a foto que eu já havia postado do cabeçote aberto. Eu deveria ter tirado uma foto de como estava a parte de baixo, não tinha 1 borra sequer, tipo zero mesmo, o virabrequim antigo mesmo eu nem limpei, só tirei e guardei ele pendurado, posso até tirar uma foto depois porque desde o dia em que desmontei ele eu não limpei, nem joguei querosene nem nada.
Aí a foto que eu falei:
Uma curiosidade que você ou outra pessoa daqui poderia me sanar é o seguinte... sempre vejo falarem que o ap pega 3,5L de óleo com o filtro mas o meu motor pega 2,5 com o filtro, tem algum cárter do ap que seja menor?
E ele não custa muito mais barato que o óleo que sempre usei, o lubrax SJ custava 12 reais a última vez que troquei.
Acho que vou migrar para o lubrax SL quando for trocar.
E como sempre cuidei bem do motor, rodava no GNV 95% do tempo e de vez em quando fazia um flush ele sempre foi super limpo, é só olhar a foto que eu já havia postado do cabeçote aberto. Eu deveria ter tirado uma foto de como estava a parte de baixo, não tinha 1 borra sequer, tipo zero mesmo, o virabrequim antigo mesmo eu nem limpei, só tirei e guardei ele pendurado, posso até tirar uma foto depois porque desde o dia em que desmontei ele eu não limpei, nem joguei querosene nem nada.
Aí a foto que eu falei:
Uma curiosidade que você ou outra pessoa daqui poderia me sanar é o seguinte... sempre vejo falarem que o ap pega 3,5L de óleo com o filtro mas o meu motor pega 2,5 com o filtro, tem algum cárter do ap que seja menor?
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Scarrilho,
Isso de carter de motor 1.6 ou 1.8AP ser de 2,5 litros nunca ouvi falar. Seu carro tem ainda o manual do proprietário para ver se essa informação bate com a do referido manual? Que ano é seu carro?
Uma hipótese é que ou seu cárter está amassado e perdeu assim 1 litro de volume ou a vareta de medição de óleo que está no seu carro não é a original do motor, então está acusando erro de medição, pois ela deve ser mais profunda que a vareta original e então causa a falsa leitura de que o cárter está no nível máximo, mas na realidade ele não está... falta 1,0 litro.
Pois volto a dizer que desconheço motor 1.6 e 1.8Ap usar apenas 2,5 litros de óleo sem trocar o filtro.
Abraços,
Isso de carter de motor 1.6 ou 1.8AP ser de 2,5 litros nunca ouvi falar. Seu carro tem ainda o manual do proprietário para ver se essa informação bate com a do referido manual? Que ano é seu carro?
Uma hipótese é que ou seu cárter está amassado e perdeu assim 1 litro de volume ou a vareta de medição de óleo que está no seu carro não é a original do motor, então está acusando erro de medição, pois ela deve ser mais profunda que a vareta original e então causa a falsa leitura de que o cárter está no nível máximo, mas na realidade ele não está... falta 1,0 litro.
Pois volto a dizer que desconheço motor 1.6 e 1.8Ap usar apenas 2,5 litros de óleo sem trocar o filtro.
Abraços,
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Também não conheço nenhum AP que pegue 2,5l e inclusive se não sou eu que troco o óleo tenho que ficar atento porque já excederam a marca do máximo mais de uma vez.
Olhei no manual e ele também diz a mesma quantidade que você. O meu cárter não está amassado e a vareta é igual a que tem no desenho do manual também, em metal. A única coisa que eu vi que o meu carro tem que não é original é o suporte de plástico onde encaixa a vareta, deduzi isso porque ele tem o símbolo da autolatina, coisa que não existia quando ele saiu da fábrica em 1988.
Pesquisando descobri mais uma coisa boa, teoricamente meu motor agora é 1.8S pois esse comando 27.2 saiu no escort xr3
Olhei no manual e ele também diz a mesma quantidade que você. O meu cárter não está amassado e a vareta é igual a que tem no desenho do manual também, em metal. A única coisa que eu vi que o meu carro tem que não é original é o suporte de plástico onde encaixa a vareta, deduzi isso porque ele tem o símbolo da autolatina, coisa que não existia quando ele saiu da fábrica em 1988.
Pesquisando descobri mais uma coisa boa, teoricamente meu motor agora é 1.8S pois esse comando 27.2 saiu no escort xr3
- bleidao
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Aí é doido, hein... kkk trabalhão para usar óleo de qualidade ruim?
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Então tudo leva a crer que a sua vareta de óleo está medindo 1 (um) litro a menos... pois ela foi adaptada, não é a original. Assim você está rodando com a quantidade mínima de óleo no carter... isso é perigoso para o motor porque o óleo esquenta demais.SCarrilho escreveu:Também não conheço nenhum AP que pegue 2,5l e inclusive se não sou eu que troco o óleo tenho que ficar atento porque já excederam a marca do máximo mais de uma vez.
Olhei no manual e ele também diz a mesma quantidade que você. O meu cárter não está amassado e a vareta é igual a que tem no desenho do manual também, em metal. A única coisa que eu vi que o meu carro tem que não é original é o suporte de plástico onde encaixa a vareta, deduzi isso porque ele tem o símbolo da autolatina, coisa que não existia quando ele saiu da fábrica em 1988.
Pesquisando descobri mais uma coisa boa, teoricamente meu motor agora é 1.8S pois esse comando 27.2 saiu no escort xr3
Parabéns por ter uma Paratis GTS!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Rodox escreveu:Então tudo leva a crer que a sua vareta de óleo está medindo 1 (um) litro a menos... pois ela foi adaptada, não é a original. Assim você está rodando com a quantidade mínima de óleo no carter... isso é perigoso para o motor porque o óleo esquenta demais.SCarrilho escreveu:Também não conheço nenhum AP que pegue 2,5l e inclusive se não sou eu que troco o óleo tenho que ficar atento porque já excederam a marca do máximo mais de uma vez.
Olhei no manual e ele também diz a mesma quantidade que você. O meu cárter não está amassado e a vareta é igual a que tem no desenho do manual também, em metal. A única coisa que eu vi que o meu carro tem que não é original é o suporte de plástico onde encaixa a vareta, deduzi isso porque ele tem o símbolo da autolatina, coisa que não existia quando ele saiu da fábrica em 1988.
Pesquisando descobri mais uma coisa boa, teoricamente meu motor agora é 1.8S pois esse comando 27.2 saiu no escort xr3
Parabéns por ter uma Paratis GTS!
Cara, eu vou pegar a trena aqui e ver quanto a vareta tem, depois você me diz se bate com a do seu gol.
bleidao escreveu:Aí é doido, hein... kkk trabalhão para usar óleo de qualidade ruim?
Vocês realmente fazem fé de que um óleo SL fabricado em 2018 por mais barato que seja é pior do que os indicados pela fabricante em 1988?
Escolhi o mais barato porque não sabia se ia apresentar algum vazamento e dependendo de onde fosse teria que escoar o óleo pra tirá-lo, desculpem mas colocar o óleo mais caro sem saber se ia ficar tudo OK é jogar dinheiro no lixo.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
SCarrilho escreveu:
Cara, eu vou pegar a trena aqui e ver quanto a vareta tem, depois você me diz se bate com a do seu gol.
Combinado amigo!
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Pessoal, não briguem...SCarrilho escreveu:bleidao escreveu:Aí é doido, hein... kkk trabalhão para usar óleo de qualidade ruim?
Vocês realmente fazem fé de que um óleo SL fabricado em 2018 por mais barato que seja é pior do que os indicados pela fabricante em 1988?
Escolhi o mais barato porque não sabia se ia apresentar algum vazamento e dependendo de onde fosse teria que escoar o óleo pra tirá-lo, desculpem mas colocar o óleo mais caro sem saber se ia ficar tudo OK é jogar dinheiro no lixo.
Não é querendo me entrometer, mas pelo que andei estudando umas das coisas mais caras em um óleo é o seu pacote de aditivos e o tipo de base (mineral, semi-sintética ou sintética). Assim considerando uma mesma base, ou seja, que só sejam óleos minerais na comparação, quanto mais caro o óleo maior será a sua carga de aditivos, em especial os aditivos anti-desgaste.
Na minha análise de óleo o Valvoline Max Life percebi que ele vem com um ótima carga de aditivos anti-desgaste composta por Zinco e Fósforo, mas não posso passar o teor desses aditivos, pois é segredo industrial...
Pra mim também é muito claro que este óleo Moura é melhor que os óleos da época do carro quando era novo (API SE/SF), mas já se passaram 30 anos ou mais... os óleo evoluíram muito no quesito proteção contra desgaste e limpeza do motor. Assim o que vocês preferem:
1. usar um óleo API SL de marca nova no mercado e preço em conta;
2. usar um óleo caro e de marca de renome API SL ou Superior.
Eu como gosto do meu carro uso sempre o melhor e fatalmente o melhor é o mais caro devido ao acima exposto. Mas gosto não se discute! Assim prefiro deixar o amigo Scarrilho em paz, mas tomara que ele coloque muito em breve o BR Lubrax 20W-50 - API SL, por este ser óleo já consagrado no Brasil.
Abraços,
Editado pela última vez por Rodox em 09 Mar 2018, 13:44, em um total de 1 vez.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Rodox escreveu:SCarrilho escreveu:
Cara, eu vou pegar a trena aqui e ver quanto a vareta tem, depois você me diz se bate com a do seu gol.
Combinado amigo!
Medi aqui, do pé do estojo de plástico até o fim da vareta são 37cm, do início do estojo até o final da vareta são 44cm e do pé do tubo de metal até o início dele são 23cm.
E sobre o óleo eu nem to irritado nem nada, só que eu achei que poderia ser desperdício colocar um óleo mais caro sendo que eu não sabia se ia vazar, e vazou na tampa do cabeçote, tive que colocar outra junta pois a que comprei em um kit se desfez depois do aperto. Agora imagina se ela esfarela e vai pra dentro do motor, eu ia ter que escoar todo o óleo, a menos que eu peneirasse o óleo ia ser dinheiro jogado no lixo.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Quando eu chegar em casa eu vou verificar e te escrevo... acho que hoje às 20:00 hs vou ter uma resposta pra você.SCarrilho escreveu:Rodox escreveu:SCarrilho escreveu:
Cara, eu vou pegar a trena aqui e ver quanto a vareta tem, depois você me diz se bate com a do seu gol.
Combinado amigo!
Medi aqui, do pé do estojo de plástico até o fim da vareta são 37cm, do início do estojo até o final da vareta são 44cm e do pé do tubo de metal até o início dele são 23cm.
E sobre o óleo eu nem to irritado nem nada, só que eu achei que poderia ser desperdício colocar um óleo mais caro sendo que eu não sabia se ia vazar, e vazou na tampa do cabeçote, tive que colocar outra junta pois a que comprei em um kit se desfez depois do aperto. Agora imagina se ela esfarela e vai pra dentro do motor, eu ia ter que escoar todo o óleo, a menos que eu peneirasse o óleo ia ser dinheiro jogado no lixo.
Você pretende rodar quantos quilômetros com esse óleo? Como seu motor está em fase de amaciamento eu sujiro você rodar no máximo 3000 km se seu uso for normal ou 1500 km se seu uso for considerado severo.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Se bobear não vou rodar nem 500km, ida e volta a faculdade são 30km e eu nem to indo de carro, se por acaso eu cismar de ir são 90km por semana, talvez eu passe a ir só pra amaciar o motor.Rodox escreveu:
Quando eu chegar em casa eu vou verificar e te escrevo... acho que hoje às 20:00 hs vou ter uma resposta pra você.
Você pretende rodar quantos quilômetros com esse óleo? Como seu motor está em fase de amaciamento eu sujiro você rodar no máximo 3000 km se seu uso for normal ou 1500 km se seu uso for considerado severo.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Melhor ainda então trocar com somente 500 km! Na minha opinião, salvo melhor juízo, depois coloque o BR Lubrax Essencial 20W-50 - API SL como você tinha planejado.SCarrilho escreveu:Se bobear não vou rodar nem 500km, ida e volta a faculdade são 30km e eu nem to indo de carro, se por acaso eu cismar de ir são 90km por semana, talvez eu passe a ir só pra amaciar o motor.Rodox escreveu:
Quando eu chegar em casa eu vou verificar e te escrevo... acho que hoje às 20:00 hs vou ter uma resposta pra você.
Você pretende rodar quantos quilômetros com esse óleo? Como seu motor está em fase de amaciamento eu sujiro você rodar no máximo 3000 km se seu uso for normal ou 1500 km se seu uso for considerado severo.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Scarrilho,
Veja o vídeo abaixo que fiz medindo as dimensões da vareta de óleo do meu motor 1.8AP ano 1990:
Abraços,
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=D8UCnZf4fJ8[/BBvideo]
Veja o vídeo abaixo que fiz medindo as dimensões da vareta de óleo do meu motor 1.8AP ano 1990:
Abraços,
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=D8UCnZf4fJ8[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Rodox, obrigado pelo esforço de filmar ainda hoje e vendo o vídeo vi que as varetas de medir óleo dos nossos carros são idênticas, a diferença de 1cm na medição é porque eu medi com o batente encostando na volta de onde se puxa a vareta e a medição do tubo de metal do seu ficou maior porque eu medi sem o estojo encaixado, realizei uma nova medição com ele no lugar e bateu com a sua, 28cm.
também reparei que na sua vareta o encosto não se move, certo? Talvez essa diferença de 1cm que esteja me dando a leitura de 1L a menos
No mercado livre achei uma vareta "moderna" com as medidas iguais as suas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-1998-_JM
Acho que você me ajudou a matar a charada, amanhã vou analisar a vareta de óleo nessa parte do encosto e dou um retorno aqui.
também reparei que na sua vareta o encosto não se move, certo? Talvez essa diferença de 1cm que esteja me dando a leitura de 1L a menos
No mercado livre achei uma vareta "moderna" com as medidas iguais as suas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0-1998-_JM
Acho que você me ajudou a matar a charada, amanhã vou analisar a vareta de óleo nessa parte do encosto e dou um retorno aqui.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
De nada, amigo!
Foi exatamente por isso que eu resolvi filmar... filmagens falam o que não está claro por si me as!
Abraços
Foi exatamente por isso que eu resolvi filmar... filmagens falam o que não está claro por si me as!
Abraços
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Rodox escreveu:De nada, amigo!
Foi exatamente por isso que eu resolvi filmar... filmagens falam o que não está claro por si me as!
Abraços
Fiz um vídeo, quem sabe não sou o único com esse problema
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=VAxVM4Ot-0Q[/BBvideo]
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Maravilha! Matou a charada!
Rodox
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