Vale a pena? trocar motor x retífica.
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Vale a pena? trocar motor x retífica.
Minha parati está sem compressão nenhuma no primeiro cilindro e já havia algum tempo que ela estava batendo a parte de baixo do motor, me parece batida de saia mas não tenho como ter certeza se é só isso sem tirar o cárter, apesar desses problemas ainda é um carro econômico, não fuma não bebe óleo nem baixa água.
Acho que se fizer uma retífica só no cabeçote a parte de baixo não vai aguentar por causa das folgas, agora estou em dúvida se vale a pena fazer a retífica completa do motor (penso em passar para 1.8 a gasolina, é um 1.6 alcool) ou comprar um motor usado e montar no lugar, vi um anúncio interessante, a parte de baixo de um 2.0 a gasolina por 250, nesse caso iria mandar meu cabeçote para a retífica e trocar o comando, depois de verificar anéis, bronzinas e vira do bloco montar ele.
Eu não penso em preparar o carro para chegar aos 200km/h nem nada, só quero um carro confiável e barato como ele sempre foi. Qual a opinião de vocês? Retífica ou pegar um motor usado completo/parcial para rodar mais alguns milhares de km?
Acho que se fizer uma retífica só no cabeçote a parte de baixo não vai aguentar por causa das folgas, agora estou em dúvida se vale a pena fazer a retífica completa do motor (penso em passar para 1.8 a gasolina, é um 1.6 alcool) ou comprar um motor usado e montar no lugar, vi um anúncio interessante, a parte de baixo de um 2.0 a gasolina por 250, nesse caso iria mandar meu cabeçote para a retífica e trocar o comando, depois de verificar anéis, bronzinas e vira do bloco montar ele.
Eu não penso em preparar o carro para chegar aos 200km/h nem nada, só quero um carro confiável e barato como ele sempre foi. Qual a opinião de vocês? Retífica ou pegar um motor usado completo/parcial para rodar mais alguns milhares de km?
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Se eu fosse você fazia retífica... aqui em São Paulo-SP na retífica Sady no bairro Ipiranga (link abaixo) cotei uma retifica completa (1.8AP ano 90) ano passado e ficou em torno de R$ 3.500,00.
http://www.sady.com.br/
Esse motor 2.0-AP parte de baixo por R$ 250,00 está muito barato... desconfie... aposto que é um enganação (171).
http://www.sady.com.br/
Esse motor 2.0-AP parte de baixo por R$ 250,00 está muito barato... desconfie... aposto que é um enganação (171).
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
3,5k é pesado demais para mim, estava pensando (chutando alto) que seria uns 2k. Os anúncios de motor ap usados completos variam entre 600 até 2k aqui no rj.
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... p=1&xtcr=8
esse é o anúncio, eu só pensei em pegá-lo porque estou vendo que ainda ta montado no carro, logo não deve ser fruto de roubo. Meu medo é pegar um motor usado e o vira estar mais fino que pescoço de ganso.
Aí outro que achei interessante (se o que diz o anúncio for verdade):
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... =1&xtcr=44
Eu tenho percebido que de uns anos para cá os motores estão mais baratos, talvez por equiparem carros mais antigos a galera não conserta/paga débitos do carro e desmonta para vender o carro por partes.
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... p=1&xtcr=8
esse é o anúncio, eu só pensei em pegá-lo porque estou vendo que ainda ta montado no carro, logo não deve ser fruto de roubo. Meu medo é pegar um motor usado e o vira estar mais fino que pescoço de ganso.
Aí outro que achei interessante (se o que diz o anúncio for verdade):
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... =1&xtcr=44
Eu tenho percebido que de uns anos para cá os motores estão mais baratos, talvez por equiparem carros mais antigos a galera não conserta/paga débitos do carro e desmonta para vender o carro por partes.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
estou achando muito barato esses motores... devem estar zoados...SCarrilho escreveu:3,5k é pesado demais para mim, estava pensando (chutando alto) que seria uns 2k. Os anúncios de motor ap usados completos variam entre 600 até 2k aqui no rj.
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... p=1&xtcr=8
esse é o anúncio, eu só pensei em pegá-lo porque estou vendo que ainda ta montado no carro, logo não deve ser fruto de roubo. Meu medo é pegar um motor usado e o vira estar mais fino que pescoço de ganso.
Aí outro que achei interessante (se o que diz o anúncio for verdade):
http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-r ... =1&xtcr=44
Eu tenho percebido que de uns anos para cá os motores estão mais baratos, talvez por equiparem carros mais antigos a galera não conserta/paga débitos do carro e desmonta para vender o carro por partes.
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Eu também desconfiei mas analisando os valores no mercado livre de gente que oferece motor usado com nota e garantia não achei tão diferente não, olha aí:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rantia-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... voyage-_JM
motor novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... m-nf-e-_JM
só o bloco novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 011a11-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rantia-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... voyage-_JM
motor novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... m-nf-e-_JM
só o bloco novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 011a11-_JM
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Vamos esperar então ver o que o pessoal do forum vai dizer.SCarrilho escreveu:Eu também desconfiei mas analisando os valores no mercado livre de gente que oferece motor usado com nota e garantia não achei tão diferente não, olha aí:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... rantia-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... voyage-_JM
motor novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... m-nf-e-_JM
só o bloco novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 011a11-_JM
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Rapaz... melhor mandar para a retífica. Trocar o motor você terá que cadastrar o novo motor no documento. Isso se o cadastro do motor que você estiver colocando estiver livre.
O correto é você retificar porque aí você terá a certeza de que estará tudo novinho. Comprar esses motores já montados é meio arriscado. Suponhamos que você ande 200km de boas e depois ele bata novamente. E aí? Mão de obra dobrada porque você quis economizar. Aí terá que retirar novamente o motor batido.
Vai para a retífica mesmo.
O correto é você retificar porque aí você terá a certeza de que estará tudo novinho. Comprar esses motores já montados é meio arriscado. Suponhamos que você ande 200km de boas e depois ele bata novamente. E aí? Mão de obra dobrada porque você quis economizar. Aí terá que retirar novamente o motor batido.
Vai para a retífica mesmo.
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Eu também iria para retifica viu, assim vc saberá o que tem nas mãos, sabe o que foi feito e roda muito mais tranquilo
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Exatamente! Confiabilidade é algo que não tem preço.
Outra coisa... não acho que gaste 3500 com um CHT. Tem que ver exatamente o que aconteceu e não sair julgando preço sem abrir o motor.
Outra coisa... não acho que gaste 3500 com um CHT. Tem que ver exatamente o que aconteceu e não sair julgando preço sem abrir o motor.
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Só um esclarecimento, meu motor é o ap 1.6 e se fosse para a retífica iria tentar passar para 1.8.
E estou lendo aqui os comentários de vocês e pensando no que vale, mas a primeira idéia era pegar aquele motor parcial e dar um tapa nele antes de montar, meu único medo é de que o vira esteja na última retífica, os cilindros eu consigo avaliar ali na hora já que ele está aberto.
E eu não estou pensando em legalizar o motor, como é algo que nunca é verificado em vistorias ou blitz eu vou guardar o meu bloco antigo caso algum dia precise vender o carro e eu penso que provavelmente o doador deve estar cheio de dívidas e não tem baixa dos documentos.. só me preocupo em não pegar um motor roubado.
Vou dar uma ligada para umas retíficas aqui da região para ter uma idéia do que fazer antes de gastar dinheiro.
E estou lendo aqui os comentários de vocês e pensando no que vale, mas a primeira idéia era pegar aquele motor parcial e dar um tapa nele antes de montar, meu único medo é de que o vira esteja na última retífica, os cilindros eu consigo avaliar ali na hora já que ele está aberto.
E eu não estou pensando em legalizar o motor, como é algo que nunca é verificado em vistorias ou blitz eu vou guardar o meu bloco antigo caso algum dia precise vender o carro e eu penso que provavelmente o doador deve estar cheio de dívidas e não tem baixa dos documentos.. só me preocupo em não pegar um motor roubado.
Vou dar uma ligada para umas retíficas aqui da região para ter uma idéia do que fazer antes de gastar dinheiro.
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
No preço de R$ 3.500,00 da Sady que citei acima estava incluso até a troca dos pistões, anéis de segmento e bomba de óleo... e mão de obra de montagem do motor.
Então se você mesmo for desmontar e montar o motor fica bem mais em conta...
E ainda, através de uma excelente ferramenta de diagnóstico, o teste de vazão de cilindro, você vai saber exatamente qual é o problema, como por exemplo, seu caso pode ser as válvulas apenas. Veja o vídeo abaixo que mostra como é o referido teste.
E ainda com relação a parte de baixo, derrepente só trocando as bronzinas de mancal e de biela melhore, não sendo necessária a retífica do virabrequim. Se tem que desmontar o motor para ver as medidas do virabrequim se precisa de fato de retífica.
Então se você der sorte... no máximo a sua conta pode ficar a retífica de cabeçote e a troca das bronzinas.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Então se você mesmo for desmontar e montar o motor fica bem mais em conta...
E ainda, através de uma excelente ferramenta de diagnóstico, o teste de vazão de cilindro, você vai saber exatamente qual é o problema, como por exemplo, seu caso pode ser as válvulas apenas. Veja o vídeo abaixo que mostra como é o referido teste.
E ainda com relação a parte de baixo, derrepente só trocando as bronzinas de mancal e de biela melhore, não sendo necessária a retífica do virabrequim. Se tem que desmontar o motor para ver as medidas do virabrequim se precisa de fato de retífica.
Então se você der sorte... no máximo a sua conta pode ficar a retífica de cabeçote e a troca das bronzinas.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Eu vou comprar a chave tork e tirar o cabeçote para avaliar mas a princípio no cabeçote é só válvula mas o carro bate um pouco a parte de baixo.
Meu problema é não ter amigo mecânico ou ser amigo do mecânico que levo o carro as vezes, só tenho acesso a essas ferramentas se comprar. Sei que o 1 cilindro ta morto pq comprei essa ferramenta http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... pro-fg8810 .
Depois que tirar o cabeçote fora eu dou um feedback aqui.
Meu problema é não ter amigo mecânico ou ser amigo do mecânico que levo o carro as vezes, só tenho acesso a essas ferramentas se comprar. Sei que o 1 cilindro ta morto pq comprei essa ferramenta http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... pro-fg8810 .
Depois que tirar o cabeçote fora eu dou um feedback aqui.
- João Victor AP
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Retífica é melhor mesmo !
Mas em alguns casos compensa colocar outro motor AP, desde que esteja em excelente estado, e por um preço bacana.
E nesse caso seria um ótimo investimento, passar para um AP 2.0... mas só R$250 ? Esse valor está muito, muito estranho mesmo !
Mas em alguns casos compensa colocar outro motor AP, desde que esteja em excelente estado, e por um preço bacana.
E nesse caso seria um ótimo investimento, passar para um AP 2.0... mas só R$250 ? Esse valor está muito, muito estranho mesmo !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Lembresse que ao motar o cabeçote se tem que trocar os prisioneiros e apertá-los na ordem correta e com o torquímetro.SCarrilho escreveu:Eu vou comprar a chave tork e tirar o cabeçote para avaliar mas a princípio no cabeçote é só válvula mas o carro bate um pouco a parte de baixo.
Meu problema é não ter amigo mecânico ou ser amigo do mecânico que levo o carro as vezes, só tenho acesso a essas ferramentas se comprar. Sei que o 1 cilindro ta morto pq comprei essa ferramenta http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... pro-fg8810 .
Depois que tirar o cabeçote fora eu dou um feedback aqui.
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Isso, amigo... na retífica mesmo eles preparam o seu bloco. O bloco do 1.6 e do 1.8 é o mesmo. Só mudam os pistões e o virabrequim.SCarrilho escreveu:Só um esclarecimento, meu motor é o ap 1.6 e se fosse para a retífica iria tentar passar para 1.8.
E estou lendo aqui os comentários de vocês e pensando no que vale, mas a primeira idéia era pegar aquele motor parcial e dar um tapa nele antes de montar, meu único medo é de que o vira esteja na última retífica, os cilindros eu consigo avaliar ali na hora já que ele está aberto.
E eu não estou pensando em legalizar o motor, como é algo que nunca é verificado em vistorias ou blitz eu vou guardar o meu bloco antigo caso algum dia precise vender o carro e eu penso que provavelmente o doador deve estar cheio de dívidas e não tem baixa dos documentos.. só me preocupo em não pegar um motor roubado.
Vou dar uma ligada para umas retíficas aqui da região para ter uma idéia do que fazer antes de gastar dinheiro.
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Mas Rodox... não temos como julgar preços por um vídeo no YouTube.Rodox escreveu:No preço de R$ 3.500,00 da Sady que citei acima estava incluso até a troca dos pistões, anéis de segmento e bomba de óleo... e mão de obra de montagem do motor.
Então se você mesmo for desmontar e montar o motor fica bem mais em conta...
E ainda, através de uma excelente ferramenta de diagnóstico, o teste de vazão de cilindro, você vai saber exatamente qual é o problema, como por exemplo, seu caso pode ser as válvulas apenas. Veja o vídeo abaixo que mostra como é o referido teste.
E ainda com relação a parte de baixo, derrepente só trocando as bronzinas de mancal e de biela melhore, não sendo necessária a retífica do virabrequim. Se tem que desmontar o motor para ver as medidas do virabrequim se precisa de fato de retífica.
Então se você der sorte... no máximo a sua conta pode ficar a retífica de cabeçote e a troca das bronzinas.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Isso vai depender da mão de obra do mecânico de confiança, do que a retífica vai precisar fazer, dentre outras coisas.
Para mim sairia bem menos e para outros pode sair bem mais.
JV, que trabalha em mecânica há de concordar comigo.
Gol Plus 1986 Cinza:
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
bleidao escreveu:Mas Rodox... não temos como julgar preços por um vídeo no YouTube.Rodox escreveu:No preço de R$ 3.500,00 da Sady que citei acima estava incluso até a troca dos pistões, anéis de segmento e bomba de óleo... e mão de obra de montagem do motor.
Então se você mesmo for desmontar e montar o motor fica bem mais em conta...
E ainda, através de uma excelente ferramenta de diagnóstico, o teste de vazão de cilindro, você vai saber exatamente qual é o problema, como por exemplo, seu caso pode ser as válvulas apenas. Veja o vídeo abaixo que mostra como é o referido teste.
E ainda com relação a parte de baixo, derrepente só trocando as bronzinas de mancal e de biela melhore, não sendo necessária a retífica do virabrequim. Se tem que desmontar o motor para ver as medidas do virabrequim se precisa de fato de retífica.
Então se você der sorte... no máximo a sua conta pode ficar a retífica de cabeçote e a troca das bronzinas.
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=_DFsAizQY6o[/BBvideo]
Isso vai depender da mão de obra do mecânico de confiança, do que a retífica vai precisar fazer, dentre outras coisas.
Para mim sairia bem menos e para outros pode sair bem mais.
JV, que trabalha em mecânica há de concordar comigo.
Eu botei este vídeo pra ver a ferramenta de teste... só isso, não disse nada de que esse vídeo era para noção valor de preço.... Releia o que eu escrevi!
Um mecânico que tenha este teste de vazão de cilindro pode dar um diagnóstico correto... e o diagnóstico é dado sem desmontar o motor, ou seja é uma comosidade ter um equipamento desse um mecânico.... mas para saber o valor é só mecânico mesmo após o seu diagnóstico com ou sem este referido instrumento de teste.
E meu pai tem um compressor que passa de 100 psi, se eu quisesse era só comprar ou alugar um equipamento de teste de vazão de cilindro... que custa uns R$ 340,00:
Assim o autor deste tópico (motor AP 1.6) usando o referido equipamento de teste com algum mecânico que o tenha o mesmo pode-se descobri que o caso dele estão bons os cilindros e anéis de segmento, ao invés de fazer a retífica dos cilindros e troca de anéis de segmento. Então ele pagava só o valor do teste para o mecânico e ele mesmo desmontaria e montaria o motor e levava ele mesmo para a retífica apenas os itens necessários.
Mas volto a dizer que sem o referido equipamento de teste se tem que desmontar o motor para ver a real situação do motor... ou seja, é um comosidade um mecânico ter uma ferramenta de teste dessas.
Editado pela última vez por Rodox em 02 Set 2017, 14:20, em um total de 16 vezes.
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Ótimo o medidor de compressão.SCarrilho escreveu:Eu vou comprar a chave tork e tirar o cabeçote para avaliar mas a princípio no cabeçote é só válvula mas o carro bate um pouco a parte de baixo.
Meu problema é não ter amigo mecânico ou ser amigo do mecânico que levo o carro as vezes, só tenho acesso a essas ferramentas se comprar. Sei que o 1 cilindro ta morto pq comprei essa ferramenta http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... pro-fg8810 .
Depois que tirar o cabeçote fora eu dou um feedback aqui.
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- marcosblanco
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
passei pelo mesmo dilema, optei por fazer a retifica, o meu era ap 1.6 passei pra 2.0 gastei 2.000 de retifica e mecanico, mais 1100 de peças
nao peguei ainda, mas acredito ter feito a melhor escolha, tenho um motor confiavel, e sei a procedencia das peças que usei.
nao peguei ainda, mas acredito ter feito a melhor escolha, tenho um motor confiavel, e sei a procedencia das peças que usei.
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- João Victor AP
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Re: Vale a pena? trocar motor x retífica.
Realmente... um dos preços que mais variam é da Retífica.bleidao escreveu: Mas Rodox... não temos como julgar preços por um vídeo no YouTube.
Isso vai depender da mão de obra do mecânico de confiança, do que a retífica vai precisar fazer, dentre outras coisas.
Para mim sairia bem menos e para outros pode sair bem mais.
JV, que trabalha em mecânica há de concordar comigo.
Na mesma retífica, dois motores AP, o preço acaba variando, pois, na maioria das vezes em um vai ser necessários fazer mais serviços.
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