Bomba d' agua

Manutenções em geral

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Bomba d' agua

Mensagem por bleidao »

Também desconheço essa falta de qualidade da URBA.

Eu estou usando URBA e não tenho problema algum com ela.

Motor feito em 2012.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Bomba d' agua

Mensagem por linhares »

amigos, como estao? espero que tudo bem! mais uma vez recorro a vcs, é o seguinte, hoje liguei o carro e percebi que ta fazendo um barulho no motor do possante, prestando atençao to na duvida se e o alternador ou a bomba d'agua, o barulho parece algo arrastando na carcaça de alguma peça tipo rotor, sera que alguem tem alguma dica de como descobrir onde e o barulho? é isso ae, saudaçoes quadriláteras :!: :good:
Haruji_Sato
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 845
Registrado em: 20 Jan 2007, 17:20
Carro:
Localização: Gravataí/RS

Re: Bomba d' agua

Mensagem por Haruji_Sato »

linhares escreveu:amigos, como estao? espero que tudo bem! mais uma vez recorro a vcs, é o seguinte, hoje liguei o carro e percebi que ta fazendo um barulho no motor do possante, prestando atençao to na duvida se e o alternador ou a bomba d'agua, o barulho parece algo arrastando na carcaça de alguma peça tipo rotor, sera que alguem tem alguma dica de como descobrir onde e o barulho? é isso ae, saudaçoes quadriláteras :!: :good:
Pegue uma chave de fenda/phillips comprido ou uma barra, com o motor em funcionamento apoie essa chave no alternador/bomba e apoie seu ouvido nessa barra, assim vai a chave funcionar como um "estetoscópio" (obviamente cuidar quando se aproximar das partes móveis).
Gol "1200 GLi"+A/C
Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

Haruji_Sato escreveu: Pegue uma chave de fenda/phillips comprido ou uma barra, com o motor em funcionamento apoie essa chave no alternador/bomba e apoie seu ouvido nessa barra, assim vai a chave funcionar como um "estetoscópio" (obviamente cuidar quando se aproximar das partes móveis).
Dica maravilhosa cara :clapclap:
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Bomba d' agua

Mensagem por linhares »

ok, amanha mesmo vou estar testando, valew amigos!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

linhares escreveu:ok, amanha mesmo vou estar testando, valew amigos!
Não se esqueça de postar os resultados aqui :D
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Bomba d' agua

Mensagem por linhares »

bom o alternador parece que nao e a bomba d'agua nao deu para testar poie nao concegui uma chave maior do que as que eu tinha. valew, vou tentar emprestar com alguem! :!:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

linhares escreveu:bom o alternador parece que nao e a bomba d'agua nao deu para testar poie nao concegui uma chave maior do que as que eu tinha. valew, vou tentar emprestar com alguem! :!:
Então vamo que vamo mano, tentar resolver esse problema aí :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Bomba d' agua

Mensagem por bleidao »

Fala aí, amigo...

Seu motor está com as capas de correia originais?

Verifica a bomba d'água e essas capas de correias. Eles que costumam fazer bastante barulho.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Bomba d' agua

Mensagem por linhares »

olá amigos , tudo índio? bom, peço desculpas por ter demorado tanto a postar o resultado da minha situaçao em relaçao a bomba d'agua da minha voya, bom o rolamento estava ruim tive que trocar a bomba mesmo, e em relaçao ao rotor, o que tirei dele era de ferro, optei por colocar a urba devido aos depoimentos de vcs, se tem que trocar que seja pelo melhor, só uma coisa a bomba urba está com rotor de plastico, é isso mesmo o rotor e de plastico, mas como disseram que é a melhor , fiquei com ela mesmo, valew a todos e saudções quadriláteras!!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

linhares escreveu:olá amigos , tudo índio? bom, peço desculpas por ter demorado tanto a postar o resultado da minha situaçao em relaçao a bomba d'agua da minha voya, bom o rolamento estava ruim tive que trocar a bomba mesmo, e em relaçao ao rotor, o que tirei dele era de ferro, optei por colocar a urba devido aos depoimentos de vcs, se tem que trocar que seja pelo melhor, só uma coisa a bomba urba está com rotor de plastico, é isso mesmo o rotor e de plastico, mas como disseram que é a melhor , fiquei com ela mesmo, valew a todos e saudções quadriláteras!!!
Mas que bom que resolveu o problema !

Realmente, URBA não está mais fabricando bomba d' água com rotor de metal.
Se eu não me engano é desde 2010 que não se fabricam URBA com rotor de metal.
Em 2011, 2012, 2013... quem encontrou URBA ainda com rotor de metal teve sorte, era estoque do modelo antigo.
Hoje em dia encontrar uma bomba d' água URBA com rotor de metal é complicado.
linhares
Membro
Membro
Mensagens: 94
Registrado em: 04 Mai 2014, 00:40
Carro: voyage qadrado

Re: Bomba d' agua

Mensagem por linhares »

sei que nao é topico certo para se escrever isso mas, la vai , gente , to sentindo falta dos comentarios do bleidão, sera que ta tudo bem com ele?saudaçoes quadriláteras :!: :!:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

linhares escreveu:sei que nao é topico certo para se escrever isso mas, la vai , gente , to sentindo falta dos comentarios do bleidão, sera que ta tudo bem com ele?saudaçoes quadriláteras :!: :!:
Ele anda ocupado, meio sem tempo !
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Bomba d' agua

Mensagem por bleidao »

linhares escreveu:sei que nao é topico certo para se escrever isso mas, la vai , gente , to sentindo falta dos comentarios do bleidão, sera que ta tudo bem com ele?saudaçoes quadriláteras :!: :!:
Opa... valeu a lembrança...

Então, mano... fiquei triste com a noticia, mas vamos confiar na qualidade da Urba, que ela nunca deixou a desejar.

Desculpa pela demora em responder aos tópicos. Tempo é algo que não tem sobrado. Faculdade e trabalho sugando meu tempo. Fim de semana é da namorada.

Mas sempre que posso estou por aqui.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Bomba d' agua

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:
linhares escreveu:sei que nao é topico certo para se escrever isso mas, la vai , gente , to sentindo falta dos comentarios do bleidão, sera que ta tudo bem com ele?saudaçoes quadriláteras :!: :!:
Ele anda ocupado, meio sem tempo !
Muito, mano... mal posso fazer as coisas que aprecio.
sambulski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jun 2015, 11:56
Carro: Gol GL 1988
Localização: Curitiba - Pr

Re: Bomba d' agua

Mensagem por sambulski »

Boa noite, pessoal! Desculpa por reavivar o tópico aqui, mas estou precisando trocar bomba d'água (quase certeza, tá roncando bastante) e estou com umas dúvidas. Vocês falaram bastante da URBA, mas a marca que eu mais tenho encontrado é a Magneti Marelli, o que vcs me dizem? A marca no geral é boa, mas e pra bomba d'água?
Outra dúvida, vi que é recomendável trocar os parafusos quando for trocar a bomba, vcs acham necessário mesmo? E o cotovelo (ou joelho), se for original ainda, vale a pena trocar por um novo? Faz diferença?
Obrigado, rapaziada!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

Urba e Magneti Marelli são as melhores marcas, pode usar sem medo.
Quando a Urba tinha o rotor de metal ela se sobressaía em relação a outras marcas, mas como hoje a Urba também fabrica rotores de plástico, as duas fabricantes atualmente tem qualidades bem próximas uma da outra. Tanto faz uma ou a outra.

Os parafusos, é bom trocar. Eles recebem muito calor, isso torna o parafuso mais frágil e com maior riscos de se partir.

O Joelho da bomba d' água é quase o mesmo esquema dos parafusos, se tiver muita corrosão já troque.

Outro item que deve ser trocado, é a válvula termostática. Se você nunca trocou ela, e sabe lá quando foi trocada, aproveite e troque.
sambulski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Jun 2015, 11:56
Carro: Gol GL 1988
Localização: Curitiba - Pr

Re: Bomba d' agua

Mensagem por sambulski »

Obrigado pela resposta, João Victor!

Fiquei pensando nessa questão do parafuso e pensei no calor mesmo. A temperatura ali é em torno de uns 100ºC, no máximo né. Acho que nessa faixa nem atinge a estrutura do parafuso. O que aconteceria com mais intensidade acima dos 200ºC, seria um revenimento de longo prazo, aí sim seria preocupante. Mas acho que vale mais o capricho nessas horas do que a engenharia da coisa, vai gastar uns 15 reais a mais em parafuso só, pra ficar de cabeça tranquila com certeza vale.

Vou ficar com a Magneti Marelli então, é a que tem o melhor preço pra mim e já troco a termostática e joelho. Valeu!!
Avatar do usuário
mellão
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jun 2017, 10:17
Carro: Gol CL 92 1.8

Re: Bomba d' agua

Mensagem por mellão »

O que acham da marca vetore? Vi a recomendação no canal High Torque, e ela tem rotor de metal...
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Bomba d' agua

Mensagem por João Victor AP »

mellão escreveu:O que acham da marca vetore? Vi a recomendação no canal High Torque, e ela tem rotor de metal...
Eu também vi essa Vetore, ele até visitou a oficina do Caio do ONV, e presenteou ele com uma bomba d' água para Opala. Pelo que mostraram, a qualidade dela é altíssima.
Deve ser boa !
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”