Vou ter que refazer junta do cabeçote, ajuda ( PERFORMANCE )

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol 93

Vou ter que refazer junta do cabeçote, ajuda ( PERFORMANCE )

Mensagem por Walessan »

Infelizmente nesse sabado levei o carro no mecanico pra fazer a limpeza e trocar o kit carburador pq o carburador estava encharcado e estava na hora de dar um trato nele, aí aproveitando tbm ia fazer a troca de óleo pois bateu o tempo de vida dele, retirando a tampinha de baixo para sair o óleo, o susto...saiu amarronzado, ou seja...junta do cabeçote quebrada. To sem grana e o carro vai ficar esse mês parado e talvez só consiga mecher nele mês que vem, daí o mecanico ( confiável ) me disse '' cara, já que vai ter que abrir o cabeçote, pq vc não manda polir e aproveita e rebaixa o cabeçote? Não vai influenciar muito no preço, e seu carro vai voltar muito mais brabo.''
Eu pensei e achei uma boa idéia, pq meu gol é um Cl 1.8 AP, com um Brosol 2E e não passa dos 140 km, e essa idéia de melhorar potencia está subindo na minha cabeça. Gostaria de saber de vcs...o que mais eu posso fazer pra melhorar a potencia sem precisar gastar uma fortuna? Já aproveitando que vai abrir o cabeçote e mandar para retífica.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Re: Vou ter que refazer junta do cabeçote, ajuda ( PERFORMAN

Mensagem por bleidao »

Walessan escreveu:Infelizmente nesse sabado levei o carro no mecanico pra fazer a limpeza e trocar o kit carburador pq o carburador estava encharcado e estava na hora de dar um trato nele, aí aproveitando tbm ia fazer a troca de óleo pois bateu o tempo de vida dele, retirando a tampinha de baixo para sair o óleo, o susto...saiu amarronzado, ou seja...junta do cabeçote quebrada. To sem grana e o carro vai ficar esse mês parado e talvez só consiga mecher nele mês que vem, daí o mecanico ( confiável ) me disse '' cara, já que vai ter que abrir o cabeçote, pq vc não manda polir e aproveita e rebaixa o cabeçote? Não vai influenciar muito no preço, e seu carro vai voltar muito mais brabo.''
Eu pensei e achei uma boa idéia, pq meu gol é um Cl 1.8 AP, com um Brosol 2E e não passa dos 140 km, e essa idéia de melhorar potencia está subindo na minha cabeça. Gostaria de saber de vcs...o que mais eu posso fazer pra melhorar a potencia sem precisar gastar uma fortuna? Já aproveitando que vai abrir o cabeçote e mandar para retífica.
O fato de não passar dos 140 não está, de forma alguma, relacionado à taxa de compressão do cabeçote.

Pode ser que a cápsula de vácuo de acionamento do segundo estágio do carburador não esteja funcionando.

Outra... sou a favor do aumento da taxa de compressão (rebaixar cabeçote). Mas não se iluda quanto à potência. Não vai ser algo notável assim.
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:
Walessan escreveu:Infelizmente nesse sabado levei o carro no mecanico pra fazer a limpeza e trocar o kit carburador pq o carburador estava encharcado e estava na hora de dar um trato nele, aí aproveitando tbm ia fazer a troca de óleo pois bateu o tempo de vida dele, retirando a tampinha de baixo para sair o óleo, o susto...saiu amarronzado, ou seja...junta do cabeçote quebrada. To sem grana e o carro vai ficar esse mês parado e talvez só consiga mecher nele mês que vem, daí o mecanico ( confiável ) me disse '' cara, já que vai ter que abrir o cabeçote, pq vc não manda polir e aproveita e rebaixa o cabeçote? Não vai influenciar muito no preço, e seu carro vai voltar muito mais brabo.''
O fato de não passar dos 140 não está, de forma alguma, relacionado à taxa de compressão do cabeçote.

Pode ser que a cápsula de vácuo de acionamento do segundo estágio do carburador não esteja funcionando.

Outra... sou a favor do aumento da taxa de compressão (rebaixar cabeçote). Mas não se iluda quanto à potência. Não vai ser algo notável assim.
Então no caso, só trocando o carburador para passar dos 140? Ou esse problema do carburador tem como resolver? Outra questão é sobre comando...manjo pouco mais li o pessoal recomendando muito o 49g, e se não me engano o meu ( CL 93 1.8 AP ) é 49h, vale a pena mais pra frente fazer a troca do comando?
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Se o seu estiver com o comando original, não é o 49h... é o ZBA.

Outra coisa... tem que testar o carburador. Se ele estiver bom, não tem motivos para trocá-lo. Só substituir a cápsula, que deve custar uns 50$. Isso se ela estiver com problemas. Tem que ver também se o eixo não está travado.
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:Se o seu estiver com o comando original, não é o 49h... é o ZBA.

Outra coisa... tem que testar o carburador. Se ele estiver bom, não tem motivos para trocá-lo. Só substituir a cápsula, que deve custar uns 50$. Isso se ela estiver com problemas. Tem que ver também se o eixo não está travado.
Blz,intendi...quando desmontar o cabeçote vou pedir para o cara ver qual é o comando que está nele, e pedir para o mecanico verificar a capsula e o eixo do carburador.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

O comando você mesmo pode analisar....

A Cápsula e o eixo são de extrema importância analisar.
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

Blz Bleidão, valeu pela ajuda ai. Quando conseguir a grana e colocar o gol pra pista vou verificar tudo isso antes.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Walessan escreveu:Blz Bleidão, valeu pela ajuda ai. Quando conseguir a grana e colocar o gol pra pista vou verificar tudo isso antes.
Vai mandando fotos enquanto isso.
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:
Walessan escreveu:Blz Bleidão, valeu pela ajuda ai. Quando conseguir a grana e colocar o gol pra pista vou verificar tudo isso antes.
Vai mandando fotos enquanto isso.
Então,bora lá...

Bom, como podem ver a sujeira foi grande, olha o estado da tampa do cabeçote e o cabeçote:

https://imgur.com/yFYY5zZ

https://imgur.com/NHRmkzS

Aí aproveitando o embalo vou trocar correia dentada e correia do alternador, a correia do alternador já tava cansada tadinha:

https://imgur.com/yoR8yq0

E por ultimo, queria saber qual comando tava usando porém na foto nao consegui identificar qual modelo era, se alguem que conhece poder ajudar fico feliz :D

https://imgur.com/AjPq5a2

Postei só o link pq não to mais conseguindo postar fotos...
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Mano... você colocou o motor em 0/T (PMS) para retirar o cabeçote?

O modelo do comando geralmente é marcado nas partes fundas entre os "cames".
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:Mano... você colocou o motor em 0/T (PMS) para retirar o cabeçote?

O modelo do comando geralmente é marcado nas partes fundas entre os "cames".
O que é motor em 0/T ( PMS)?

Se for no caso o '' ponto morto'' do carro, sim. Pelo menos deixei na oficina em neutro, não deixei marcha engatada. Se for algo diferente explica aí kkkkkkkk
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

Enfim galera, carro ficou pronto finalmente, cabeçote foi retrabalhado, rebaixou,poliu as saídas e trocou as juntas. Aparentemente parece tá um pouco mais bravo, pelo ronco do escapamento dá pra perceber que está mais grave, nao fiz o teste ainda pq falta regular o carburador pq foi desmontado,limpado e etc. Enfim...foi uma facadinha ( 800 conto tudo ), mais fazer oque né...valeu pelas dicas galera, nunca fiz questão de performance mais estou começando a me interessar, quem sabe no futuro venha um aspirado. Já to cheio de planos na mente hehehehe
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Nossa, mano... ainda bem que você não concluiu o serviço.

PMS (ou 0/T) trata-se do ponto morto superior. É colocar o Volante, comando e virabrequim sincronizados para não retirar o motor de seu sincronismo.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Walessan escreveu:Enfim galera, carro ficou pronto finalmente, cabeçote foi retrabalhado, rebaixou,poliu as saídas e trocou as juntas. Aparentemente parece tá um pouco mais bravo, pelo ronco do escapamento dá pra perceber que está mais grave, nao fiz o teste ainda pq falta regular o carburador pq foi desmontado,limpado e etc. Enfim...foi uma facadinha ( 800 conto tudo ), mais fazer oque né...valeu pelas dicas galera, nunca fiz questão de performance mais estou começando a me interessar, quem sabe no futuro venha um aspirado. Já to cheio de planos na mente hehehehe
Aspirado ele já é originalmente de fábrica.

Então... foi realmente um facada.
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:
Walessan escreveu:Enfim galera, carro ficou pronto finalmente, cabeçote foi retrabalhado, rebaixou,poliu as saídas e trocou as juntas. Aparentemente parece tá um pouco mais bravo, pelo ronco do escapamento dá pra perceber que está mais grave, nao fiz o teste ainda pq falta regular o carburador pq foi desmontado,limpado e etc. Enfim...foi uma facadinha ( 800 conto tudo ), mais fazer oque né...valeu pelas dicas galera, nunca fiz questão de performance mais estou começando a me interessar, quem sabe no futuro venha um aspirado. Já to cheio de planos na mente hehehehe
Aspirado ele já é originalmente de fábrica.

Então... foi realmente um facada.
É..aspirada que eu digo e mudar o comando, colocar umas velas 10mm,trocar essas coisas assim que vão melhorando o desempenho dele. E sobre a facada, infelizmente aqui na região foi o melhor que me apareceu, não só por questão de preço, mais por questão de negociação e talz, galera tá dificil de aceitar cartão, quer tudo a vista. Aí é foda.
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Então, mano... as velas continuam a mesma medida.

Cabos de velas de 10mm são para um veículo que vai exigir um centelhamento melhor.

Então... já que agora você fez o cabeçote, seria legal você correr atrás de um comando de graduação maior e um coletor de escape dimensionado. 4x1 de 2 a 2,5".
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:Então, mano... as velas continuam a mesma medida.

Cabos de velas de 10mm são para um veículo que vai exigir um centelhamento melhor.

Então... já que agora você fez o cabeçote, seria legal você correr atrás de um comando de graduação maior e um coletor de escape dimensionado. 4x1 de 2 a 2,5".
Éé..o 4x1 sempre foi um desejo meu, porém o kit completo, no mercado livre tem por cerca de 550 a 600 reais. Mais no caso se eu comprar só o coletor eu ainda posso usar com qualquer outro tipo de escapamento?
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Sim, mano...

Só o coletor... o resto você manda fazer em loja especializada em escapamento. Eles vão e colocam um diretão até o final. Com o seu Tuper.
Walessan
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Walessan »

bleidao escreveu:Sim, mano...

Só o coletor... o resto você manda fazer em loja especializada em escapamento. Eles vão e colocam um diretão até o final. Com o seu Tuper.
Blz, mais pra frente vou correr atras disso, e como ja disse no outro post...pensando seriamente no inox, além de não dar dor de cabeça com podre ou ferrugem ele fez um som incrível!
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Ilusão sua...

os de Inox são apenas aparência porque o custo x benefício não é bom.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”