O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por Alef129 »

Galera tava fuçando uns videos de motor CHT e evi essas mangueiras ligadas na caixa do filtro de ar, o que é isso ?

Imagem

estou refazendo meu motor e quero ele 100% ate nesses detalhes
Avatar do usuário
nilocabral
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 14 Jan 2017, 20:21
Carro: Gol 1.0

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por nilocabral »

é alguma coisa de retorno, vácuo :/ não sei ao certo. o meu tinha ai foi para funilaria voltou sem.
Nilo Cabral
Gol 1994/95 CHT 1.0
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por Alef129 »

é então o meu comprei sem mas sempre me perguntei o que era isso na tampa do filtro de ar achei que seria um suporte pra alguma coisa ai esses dias tava vendo um video do respiro de oleo do motor e vi isso ai bateu a curiosidade
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por lucascht »

Essas são da valvula thermac, olhando o motor de frente, a de cima vai ligada no carburador e a outra vai ligada no diafragma embaixo da caixa. Isso serve para o carburador controlar o ar q entra para misturar com combustivel. Se vc abrir essa caixa e tirar o filtro de ar, vc vai ver q embaixo possui uma borboleta q tampa um lado por pressao da mola. Esse lado q está tampado é de onde vem um tubo q fica ligado perto do coletor do escape, ou seja, o calor gerado pós combustão irá aquecer o ar em volta. Voltando para a caixa, a outra tubulaçao vai perto do farol esquerdo, de onde irá vir somente ar frio. Com o motor em funcionamento, se ele estiver frio, o carburador gera vacuo, esse vacuo vai até a valvula thermac e por estar frio, a valvula libera vacuo para o diafragma, este puxa a borboleta e tampa a entrada de ar frio, puxando ar quente para q o motor esquente mais rapido e tambem porque ar quente é menos denso q frio, ou seja, vai haver mais combustivel na camara do se fosse ar frio, com isso o motor atinge sua temperatura de funcionamento mais rapido. Após o motor estar quente, a valvula (q é muito sensivel a temperatura) vai diminuindo a passagem de vacuo para o diafragma e a borboleta vai fechando, com isso o motor irá admitir ar frio. É importante q as mangueiras estejam ligadas corretamente, principalmente no carburador, pois nele vai varias mangas para vacuo, mas q são para outros mecanismos (2o estagio, avanço, etc)
Avatar do usuário
nilocabral
Membro
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 14 Jan 2017, 20:21
Carro: Gol 1.0

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por nilocabral »

Alguém tem link dessas mangueiras para que possa comprar ?
Nilo Cabral
Gol 1994/95 CHT 1.0
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por João Victor AP »

lucascht escreveu:Essas são da valvula thermac, olhando o motor de frente, a de cima vai ligada no carburador e a outra vai ligada no diafragma embaixo da caixa. Isso serve para o carburador controlar o ar q entra para misturar com combustivel. Se vc abrir essa caixa e tirar o filtro de ar, vc vai ver q embaixo possui uma borboleta q tampa um lado por pressao da mola. Esse lado q está tampado é de onde vem um tubo q fica ligado perto do coletor do escape, ou seja, o calor gerado pós combustão irá aquecer o ar em volta. Voltando para a caixa, a outra tubulaçao vai perto do farol esquerdo, de onde irá vir somente ar frio. Com o motor em funcionamento, se ele estiver frio, o carburador gera vacuo, esse vacuo vai até a valvula thermac e por estar frio, a valvula libera vacuo para o diafragma, este puxa a borboleta e tampa a entrada de ar frio, puxando ar quente para q o motor esquente mais rapido e tambem porque ar quente é menos denso q frio, ou seja, vai haver mais combustivel na camara do se fosse ar frio, com isso o motor atinge sua temperatura de funcionamento mais rapido. Após o motor estar quente, a valvula (q é muito sensivel a temperatura) vai diminuindo a passagem de vacuo para o diafragma e a borboleta vai fechando, com isso o motor irá admitir ar frio. É importante q as mangueiras estejam ligadas corretamente, principalmente no carburador, pois nele vai varias mangas para vacuo, mas q são para outros mecanismos (2o estagio, avanço, etc)
Excelente explicação Lucas :good:
Show demais !
Avatar do usuário
lucascht
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 14 Out 2016, 10:44
Carro: Voyage 1.6 1992
Localização: Chapecó - SC

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por lucascht »

João Victor AP escreveu:
lucascht escreveu:Essas são da valvula thermac, olhando o motor de frente, a de cima vai ligada no carburador e a outra vai ligada no diafragma embaixo da caixa. Isso serve para o carburador controlar o ar q entra para misturar com combustivel. Se vc abrir essa caixa e tirar o filtro de ar, vc vai ver q embaixo possui uma borboleta q tampa um lado por pressao da mola. Esse lado q está tampado é de onde vem um tubo q fica ligado perto do coletor do escape, ou seja, o calor gerado pós combustão irá aquecer o ar em volta. Voltando para a caixa, a outra tubulaçao vai perto do farol esquerdo, de onde irá vir somente ar frio. Com o motor em funcionamento, se ele estiver frio, o carburador gera vacuo, esse vacuo vai até a valvula thermac e por estar frio, a valvula libera vacuo para o diafragma, este puxa a borboleta e tampa a entrada de ar frio, puxando ar quente para q o motor esquente mais rapido e tambem porque ar quente é menos denso q frio, ou seja, vai haver mais combustivel na camara do se fosse ar frio, com isso o motor atinge sua temperatura de funcionamento mais rapido. Após o motor estar quente, a valvula (q é muito sensivel a temperatura) vai diminuindo a passagem de vacuo para o diafragma e a borboleta vai fechando, com isso o motor irá admitir ar frio. É importante q as mangueiras estejam ligadas corretamente, principalmente no carburador, pois nele vai varias mangas para vacuo, mas q são para outros mecanismos (2o estagio, avanço, etc)
Excelente explicação Lucas :good:
Show demais !
Valeu Joao!! :relax:
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13371
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por bleidao »

Exatamente como disseram... é para a válvula thermac.

Muitos a desabilitam sem sequer saberem a utilidade dela.
Avatar do usuário
Alef129
Membro
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mar 2017, 12:00
Carro: Voyage CL 1.6 - 1990

Re: O que são essas mangueiras na caixa do filtro de ar

Mensagem por Alef129 »

nossa joão professor ! ótima explicação, sim bleidão a galera desliga achando que não é nada só porque o carro liga, mas to vendo que é algo ate importante pro perfeito funcionamento, vou tentar religar elas corretamente !
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”