Kit turbo motor 1.6 ap Alcool

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
spigol
Membro
Membro
Carro:

Kit turbo motor 1.6 ap Alcool

Mensagem por spigol »

Galera, boa tarde.

Tenho um gol modelo S 86 motor a.p. 1.6. cambio 5 marchas.

Surgiu uma oportunidade de pegar um Kit turbo completinho com um colega - turbina 42.48.

Porém meu carro é original a alcool e no momento não possuo dinheiro para trocar os pistões pelos a gasolina - gostaria de saber dá pra motar um kit básico no motor alcool sem muito pressão - até uns 0.5 no máximo ??

Obs: não uso o carro todos os dias pelo contrario ele fica em média uns 20 dias sem ligar - porém agora vou começar a utiliza-lo na estrada - distancia de 370 KM - SP x Bauru - queria saber se o carro fica confiável para pegar estrada ou se não é possivel montar !

abraço
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Re: Kit turbo motor 1.6 ap Alcool

Mensagem por bleidao »

Amigão... você consegue montar sim...
Eu particularmente não gosto de pegar turbina usada por quase sempre apresentar problemas.

Então... você consegue montar na boa no seu motor. Pelo menos dê um jeito de destaxar o cabeçote. Os caras fazem muitas coisas para isso, inclusive colocam duas juntas.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

Se você possui pistões a Álcool o máximo de pressão que você pode usar é 0,6 Bar. Se usar mais pressão como 0,8 é muito perigoso.
Como você vai usar 0.5 de pressão não trás risco nenhum para o motor.
Conheço um cara que tem um AP 1.6 pistão e biela Original com preparação no cabeçote, e ele utiliza 0,6 de pressão.
A 42.48 é uma ótima turbina, porque ela enche rápido por ser pequena e proporciona uma ''patada'' em baixas velocidades, é o ideal para usar na cidade.

Se fica um carro confiável, aí varia muito.
Se seu Motor estiver cansado é legal retrabalhar ele e fazer coisas básicas como verificar folgas nos pistões, descarnonizar pistão, verificar velas.

Como você vai colocar 0.5 de pressão é legal fazer um Upgrade em velas e bobina (um upgrade que você é obrigado a fazer). Coloque a Bobina MI do Gol G4, de preferência uma original.
E coloque uma Vela NGK Iridium com um grau mais fria, no caso da NGK quanto maior o número mais fria é a vela.
E outra coisa a fazer é aumentar em 10% o tamanho dos giclês do carburador.

E lembre-se de colocar o carro com um ponto de ignição mais alto, os AP's 1.6 possui 15 graus, então coloque 17 graus (depois você vai entender porque pedi para subir tanto assim o ponto do motor). Depois de colocar 17 graus saia para a rodovia para fazer o acerto, com 40KM/h engate a quarta marcha e pise fundo no acelerador, se o motor ''bater pino'' ou ''trincar'' abaixe para 16 graus e vá abaixando ponto até parar de dar problema.

Se a turbina estiver muito usada vá no ML ou em lojas de Turbo e compre o KIT DE REPARO TURBINA .42.48, o kit custa de 85 a 300 reais dependendo do Kit.

Espero ajudar !
Flw e um forte abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Ai que está... ele pode usar pistões a álcool sim... mas teria que reduzir a taxa de compressão. Muitos utilizam uma junta mais grossa no cabeçote ou mandam fazer um retrabalho no mesmo.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Ai que está... ele pode usar pistões a álcool sim... mas teria que reduzir a taxa de compressão. Muitos utilizam uma junta mais grossa no cabeçote ou mandam fazer um retrabalho no mesmo.
O AP 1.6 carburado possui a taxa de 8,5:1 e o AP 1.6 original do Gol G4 1.6 possui taxa de 10:1. Então é só deixar o motor original e colocar a .42.48 e no máximo chegar até 10:1 ou 11:1 de taxa de compressão.
Se for utilizar menos de 0,6 no Álcool não tem problema nenhum. Como ele vai utilizar 0,5 é mais confiável ainda. :good:
Se você não possui cabeçote mechido e o carro está com os pistões de cabeça plana o máximo de pressão é 0,6.
Se quiser utilizar mais de 0,6 coloque os pistões a gasola.
E se quiser uma pressão alta e quiser evitar dores de cabeça coloque os forjados da IAPEL.

Abraço Bleidão ! Te desejo uma ótima semana ! :friend: :friend:
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Pára... ele pode andar com pistão cabeça reta até com 2Kgf... tudo tem jeito, cara...
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Pára... ele pode andar com pistão cabeça reta até com 2Kgf... tudo tem jeito, cara...
:OO Oua mano, 2Kgf é muuuita coisa para um pistão de cabeça reta original, o pistão trinca e a biela já iria entortar em 5.000Rpm. Ele quer utilizar o pistão original e disse que não está com $$$$ pra comprar pistões e as bielas forjadas.
E também não :nop: é qualquer motor AP que anda com 2Kgf, ainda mais um original a Álcool.

Mas se for utilizar um pistão cabeça reta IAPEL aí sim você pode colocar altas pressões como 1.5 bar, 2.0 bar

Imagem

Mas com um pistão original, Álcool a pressão máxima que é segura é 0,6.

:friend: Flw mano ! Abração !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Ai que está, João Victor. Os caras colocam pistão cavado (gasolina) justamente para reduzir a compressão. Mas o que quero que entenda que esse não é o único modo de resolver isso. Você pode colocar junta sob medida e pode também trabalhar o cabeçote. Eu particularmente prefiro usar pistões de cabeça reta.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

bleidao escreveu:Ai que está, João Victor. Os caras colocam pistão cavado (gasolina) justamente para reduzir a compressão. Mas o que quero que entenda que esse não é o único modo de resolver isso. Você pode colocar junta sob medida e pode também trabalhar o cabeçote. Eu particularmente prefiro usar pistões de cabeça reta.
Sim ! tem muitos outros métodos de reduzir a compressão :bb: !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Suponhamos que o cara tenho um motor em excelente estado. Você acha que ele iria abrir a parte de baixo inteira para trocar pistões só para pendurar uma turbina?
spigol
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por spigol »

valeu joão victor e bleidão !!

Tiraram todas as minhas dúvidas !!!

A pressão não irei subir pois quero um carro bem seguro !!

Vcs são Oda !!

abraço !
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Contato:

Mensagem por bleidao »

Que isso, mano... gosto de debater assuntos interessantes como esse.
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

spigol escreveu:valeu joão victor e bleidão !!
Tiraram todas as minhas dúvidas !!!
A pressão não irei subir pois quero um carro bem seguro !!
Vcs são Oda !!
abraço !
Opa, TamoJunto parceiro !
Abraço !
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”