Nesse tutorial vamos aprender como realizar a ligação da bateria, caixa de fusíveis, terminais do comutador, alternador e bobina.
PARTE 2 : LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO DO GOL QUADRADO :
Primeiramente é necessário trazer uma corrente positiva direta da bateria até os terminais de carga 30 da caixa de fuzil, (Se você não sabe quais são esses terminais vá no meu tutorial anterior, lá eu mostro a ligação correta da caixa de fusíveis : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=37120 ). Para fazer essa ligação vamos pegar o chicote do plug 4 que vai ligado na caixa de fusíveis, esse é o único chicote que possui 2 fios vermelhos 7mm com terminais do tipo olhal na ponta, esses terminais do tipo olhal deve ser ligado no polo positivo da bateria (diretamente na bateria). Esse chicote possui também dois terminais do tipo fêmea da cor branca que deve ser conectados nos terminais 12 e 13 da caixa de fusíveis, a corrente passada nos terminais 12 e 13 é a corrente 30. Vocês devem estar se perguntando como saber qual é o chicote do terminal 4 da caixa de fusíveis ? é só procurar um chicote que tenha 2 fios vermelhos com terminais do tipo olhal e 2 fios vermelhos com terminais fêmea da cor branca.
Para ficar mais fácil de vocês entenderem eu fiz um esquema elétrico :

Agora todos os terminais do tipo 30 da caixa de fusíveis possuem carga. (eu explico isso melhor no tutorial anterior).
Agora temos que levar uma corrente direta da bateria até o comutador, antes de fazer isso vou mostrar o esquema elétrico do comutador

O comutador possui um soquete ou plug que vai conectado nesses terminais, não precisa ligar um por um, é só conectar o soquete no comutador e pronto, tá conectado. Eu mostrei cada terminal do comutador porque muitas pessoas não tem o soquete e não sabe como ligar, por isso fiz o esquema elétrico do comutador.
Aqui em baixo vai a foto do soquete do comutador

Devemos ligar esse soquete no comutador para começarmos a ligar o comutador. Esse soquete está embutido no maior chicote do carro, o chicote dos plugs 5, 6, 7, 8, 10, esse chicote possui seis plugs de cores diferentes. Nesse chicote existe um fio vermelho 7mm com um conector do tipo fêmea da cor branca, esse conector deve ser conectado no terminal 14 da caixa de fuzil (terminal 14 está no tutorial anterior) esse terminal 14 leva corrente elétrica da caixa de fuzil até o soquete do comutador, esse fio vermelho é de corrente direta da bateria, ele está alimentando o comutador.
No soquete do comutador existe um fio amarelo e um vermelho anexados, ou seja, presos juntos, esses são os fios da lanterna e vão ligados na chave de luz, esses fios não serão utilizados por enquanto.
No soquete do comutador existe um fio da cor preta, esse é o fio da ignição, no 2º posicionamento da chave irá sair corrente elétrica por esse fio. Esse fio sai do comutador, passa pelo espaguete do chicote e chega até o plug vermelho, esse plug vermelho é conectado no terminal 9 da caixa de fusíveis, esse fio é afixado no plug vermelho (mostro esse terminal no tutorial anterior), quando o plug vermelho for conectado no terminal 9, o fio preto vai distribuir corrente elétrica a todos os componentes que necessitam de ignição, que não passem pelo fusível, ele também vai mandar corrente para a bobina (ainda não estamos falando dos fusíveis, estamos falando apenas dos terminais da caixa de fusíveis, nos próximos tutoriais vou falar dos fusíveis e relês). Então iremos encaixar esse plug vermelho no terminal 9 da caixa de fusíveis. Fiz um esquema elétrico para vocês entenderem melhor

A caixa de fusíveis é conectada por meio de pontes, se está passando corrente em um pino do plug 9 vai sair corrente no pino de outro terminal da caixa de fusíveis. Vai entrar corrente no plug vermelho 9 e vai sair corrente em algum pino do terminal 4, no terminal 4 vai encaixado um plug preto. Vai sair uma corrente de um fio preto, que vai encaixado nesse plug preto. Esse fio preto vai passar pelo espaguete do chicote e vai sair na outra ponta do chicote com um terminal do tipo olhal na ponta (Aquele bloco totalmente preto no esquema elétrico é o espaguete). Esse fio preto com um terminal olhal na ponta, vai ligado no polo positivo da bobina.
No comutador existe um fio da cor vermelha com listra preta, esse é o fio 50, é o fio da partida, esse fio sai do comutador está pelo espaguete do chicote e está saindo em um plug marrom que vai encaixado no terminal 6 da caixa de fusíveis. A energia vai passar do plug marrom terminal 6 para o plug preto do terminal 4, a energia vai passar através de uma ponte que existe dentro da caixa de fusíveis, quando girar a chave no comutador para dar partida vai sair energia no plug preto terminal 4 da caixa de fusíveis. Vai sair corrente nesse plug preto e passar corrente em um fio vermelho 7mm que é conectado no plug preto, esse fio vermelho passa pelo espaguete do chicote e sai na outra ponta do chicote na cor vermelha, na ponta desse fio vermelho existe um soquete, nesse soquete vai encaixado um fio preto, esse fio preto é conectado no terminal 50 do motor de arranque.
Depois será necessário ligar uma corrente direta da bateria no maior parafuso do motor de arranque, para fazer isso é necessário ligar um fio na caixa de fusíveis em um dos terminais da corrente 30 (terminais livres igual o 12, 13, 14, explico isso no tutorial anterior), depois de conectar esse fio no terminal nós iremos conectar a outra ponta no maior parafuso do arranque.
Depois devemos ''puxar'' um fio negativo direto da bateria e conectar na carcaça do arranque, no mesmo parafuso que afixamos o fio negativo vamos parafusar uma malha de aterramento, ou conhecida como malha negativa, vou explicar onde essa malha é afixada, veja abaixo o esquema elétrico

Depois de afixar essa malha no túnel ou na parede corta-fogo, será necessário enrolar um fio no parafuso onde é afixado a malha, a outra ponta do fio deve ser enrolada em um parafuso do coletor de admissão do motor, depois será necessário enrolar um fio em outro parafuso do coletor de admissão e afixar a outra ponta na mini frente (conhecido também como painel frontal) atrás do Para-choque em um lugar escondido, será necessário fazer um furo, lixar a parte onde irá receber o parafuso, enrolar esse fio no parafuso e afixar na mini frente. OBS : quando eu digo lixar eu estou falando de remover toda a tinta, pois, a tinta isola a corrente elétrica, por isso temos que remover a tinta.
Agora vamos ligar os fios negativos, no chicote do plug 5,6,7,8,9,10 esse chicote possui 6 plugs de cores diferentes, nesse chicote existe dois fios da coloração marrom que possui dois terminais do tipo olhal na ponta, esses dois fios marrons são conectados em algum ponto negativo do carro (pode ser afixado na lata ou diretamente no polo negativo da bateria), assim irá distribuir energia no relê auxiliar que necessita de aterramento, e vai distribuir energia no plug 5 vermelho que necessita de negativo, e vai distribuir corrente negativa para todos os plugs que necessitam de aterramento.
Depois de fazer a ligação no motor de arranque vamos agora fazer a ligação do Alternador. Na parte de trás do alternador existe um soquete, nesse soquete existe 2 fios vermelhos e 1 fio verde, esses dois fios vermelhos irão sair do alternador e chega no arranque. Se o seu alternador for do Santana (alternador 90amperes), atrás dele irá ter um parafuso, nesse parafuso devemos ligar um fio vermelho 7mm (esse fio do alternador é totalmente livre, ele sai do alternador e chega no arranque sem nenhum tipo de chicote ou plug) recomendo usar um terminal olhal para ligar esse fio no terminal do arranque, a outra ponta deve ser afixada no arranque, lembra daquele parafuso do arranque o maior que existe no arranque, então, vamos ligar o fio do arranque nesse parafuso.
Para ficar mais fácil de entender eu fiz um esquema elétrico

Para o tutorial não ficar muito grande eu irei falar no próximo tutorial sobre a Ignição eletrônica, distribuidor e bobina.
Se vocês tiverem dúvida poste um comentário.
Se vocês gostaram galera comentem aí embaixo.
Flw e abraço galera.
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