Gol 1.8 Turbo 89 - Ajuda/Dicas

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

lfcaus
Membro
Membro
Carro: Gol 89 Turbo

Gol 1.8 Turbo 89 - Ajuda/Dicas

Mensagem por lfcaus »

Olá pessoal

Finalmente comprei meu Gol semana passada porém tenho muitas dúvidas. Sou o terceiro dono do carro (comprovado) e conheço o segundo dono, porém como não foi ele que montou o motor atual do carro e ele não entende direito de preparação resolvi vir aqui tirar umas dúvidas com vocês. Ia comprar um carro original e montar mas me surgiu essa oportunidade e foi realmente irresistível.

Sobre o carro:
- Gol GL 1989 1.6 AP passado pro álcool
- Turbina Master Power 42/48 enchendo 1.1kg
- Comando 49g (2.0)
- Velas frias
- Bomba GTI
- Embreagem de cerâmica
- Carburador 2E

- Interior monocromático
- Rodinhas boca de fogão
- Xênon nas milhas

Fotos do Gol:
Imagem
Imagem
Imagem

Kit turbo básico rodando lisinho no carro, do jeito que eu quero. Levei meu mecânico de confiança e ele disse que o motor do carro é zero, não ta batendo, turbina nao tem folga, nao baba óleo... enfim.
Importante ressaltar que não é meu carro de dia a dia, só uso finais de semana.

As dúvidas que tenho são relacionadas aos cuidados que devo ter com o carro, para manter a durabilidade dele. Vamos lá!

Óleo
Atualmente ele está usando óleo do posto Ipiranga 20w50 e como já rodou 2mil km com o óleo e tem um pouco de álcool nele vou trocar essa semana.
1- Continuo usando 20w50? Qual marca mais indicada?
2- Troco filtro de combustível tb? (filtro de óleo vou trocar)
3- Quantos litros vai?
4- É recomendado usar Millitec? Se sim, como coloco e como faço a mistura?

Relógios
O carro está com um relógio contagiros Monster Type-R 5x1 e um outro relógio de pressão da turbina. Sendo assim consigo ver: RPM, pressão do óleo, pressão turbina e shift-light.
5- Os relógios são suficientes?
6- Qual outro(s) relógio(s) seria realmente importante?
7- Ouvi dizer que a pressão do óleo não pode baixar de 3 no mostrador, é verdade? (as vezes a minha fica no 3)

Manutenção Preventiva
8 - Além do óleo e filtros, o que devo fazer como preventiva? Seria útil uma lista com ordem de importância.

Policia
Infelizmente não é mais possível legalizar o turbo (como todo mundo ja sabe) sendo assim mais pra frente vou montar o carro só para TrackDays mas enquanto isso quero dar umas voltinhas com ele pelas ruas da cidade. Dei umas esticadinhas na frente da polícia e eles ficaram só me olhando. :nosei: suficiente pra eu me cagar na calça.
9- Se não for em blitz, a polícia tem o costume de parar só pelo barulho da turbina espirrando?
10- Tem alguma experiência com isso? Como foi?

Outras
11- Quais outras dicas básicas gostariam de me dar? (ex: água radiador, dicas ao ligar, desligar, calibragem.... etc)

Pessoal, desculpa pela quantidade de dúvidas, mas ficaria grandemente agradecido em vê-las sendo respondidas. Além delas acharia muito legal caso alguém queira me dar alguma dica que julgue importante.

Obrigado desde já!
Editado pela última vez por lfcaus em 02 Dez 2015, 12:04, em um total de 2 vezes.
Gol GL 89 bege monocromático 1.8 Turbo - vendido - coração dói até hoje :(
Gol GL 87 branco 1.6 Turbo
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Re: Gol 1.6 Turbo 89 - Ajuda/Dicas

Mensagem por Rodox »

Amigão,

As imagens não aparecem.

3- Quantos litros vai?
R.: Com a troca do filtro de óleo são 3,5 litros.

R.: Acho que está ótimo assim, mas o único que falta é pressão da bomba de combustível.

8 - Além do óleo e filtros, o que devo fazer como preventiva? Seria útil uma lista com ordem de importância.

R.: Troque:
- velas;
- cabos de vela;
- tampa do distribuidor;
- rotor do distribuidor;
- troque o fluido do radiador;
- troque a correia dentada.
Editado pela última vez por Rodox em 23 Nov 2015, 12:00, em um total de 2 vezes.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
atj
Membro
Membro
Carro: voyage 95 1.9 turbo

Mensagem por atj »

Óleo
Atualmente ele está usando óleo do posto Ipiranga 20w50 e como já rodou 2mil km com o óleo e tem um pouco de álcool nele vou trocar essa semana.
mobil 4t 20w50... milletc pode usar sim, so misturar no óleo novo...

Relógios
O carro está com um relógio contagiros Monster Type-R 5x1 e um outro relógio de pressão da turbina. Sendo assim consigo ver: RPM, pressão do óleo, pressão turbina e shift-light.
manometros de oleo e combustivel e um halmeter

Manutenção Preventiva
sempre verificar no motor se tem vazamentos, parafusos frouxos, na linha d combustivel tbm, "ronco da bomba"

Policia
seja o mais discreto possível, não alopre, não de margem (obvio)

Outras
use aditivo no radiador
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

Rodox escreveu:Amigão,

As imagens não aparecem.

3- Quantos litros vai?
R.: Com a troca do filtro de óleo são 3,5 litros.

R.: Acho que está ótimo assim, mas o único que falta é pressão da bomba de combustível.

R.: Troque:
- velas;
- cabos de vela;
- tampa do distribuidor;
- rotor do distribuidor;
- troque o fluido do radiador;
- troque a correia dentada.
Vou tentar fazer upload das imagens novamente em outro lugar

Só confirmando, 3.5 litros pro motor 1.6?

A ordem dos itens que voce colocou na manutenção preventiva é parecida com a que eu imaginava. Obrigado pela força!
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

atj escreveu:Óleo
mobil 4t 20w50... milletc pode usar sim, so misturar no óleo novo...

Relógios
manometros de oleo e combustivel e um halmeter

Manutenção Preventiva
sempre verificar no motor se tem vazamentos, parafusos frouxos, na linha d combustivel tbm, "ronco da bomba"

Policia
seja o mais discreto possível, não alopre, não de margem (obvio)

Outras
use aditivo no radiador
Misturo qnt de Millitec no óleo novo? Faz diferença colocar antes depois ou durante?

Colocando o hallmeter ainda precisarei do relógio de pressão de combustível?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Sim, para o 1.6AP são 3,5 litros. Assim como também são 3,5 litros para os 1.6 CHT, 1.8AP e 2.0AP.
Rodox

atj
Membro
Membro
Carro: voyage 95 1.9 turbo

Mensagem por atj »

quando trocar o oleo coloca todo frasco d militec primeiro e depois completa com oleo novo...

manometro de combustivel importante ter... sabado meu manometro começou a oscilar demais... ja estacionei... fui ver na bomba estava roncando... dali a pouco ela parou... sem ele poderia ter dado uma puxada, dado falta e "um abraço" pros pistoes...

halmeter bom ter tbm... ele acusava falta quando a bomba oscilava

quanto mais instrumentos voce tiver, melhor sera o monitoramento do carro em geral...
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

atj escreveu:quando trocar o oleo coloca todo frasco d militec primeiro e depois completa com oleo novo...

manometro de combustivel importante ter... sabado meu manometro começou a oscilar demais... ja estacionei... fui ver na bomba estava roncando... dali a pouco ela parou... sem ele poderia ter dado uma puxada, dado falta e "um abraço" pros pistoes...

halmeter bom ter tbm... ele acusava falta quando a bomba oscilava

quanto mais instrumentos voce tiver, melhor sera o monitoramento do carro em geral...

Ah certeza, acho que vou colocar o de combustivel primeiro ja que é mais básico.

Qual aditivo de radiador você me recomenda parcero? Esgoto a água primeiro ou misturo com ela?
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

Olhando a foto do motor parece que o dono anterior não usava aditivo. Então você vai ter que fazer uma revisão completa no Sistema de Arrefecimento antes de usar o aditivo.
Pois o risco é de o aditivo fazer vazar água por algum lugar que esteja muito corroído.
Rodox

Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

Economizar em aditivo é a economia mais porca que se pode fazer num carro, rapidinho você estraga bomba d'agua, tubulação e radiador (como já aconteceu comigo) e até selos do motor. Você pode comprar do sintético (Valeo é uma boa) ou o orgânico. Bom comprar um galão de agua destilada, ou pegar agua de poços que estejam isentos de cloro e fluor. Sem dúvida esgotar a agua.
Além da pressão de combustível, acho bom tambem você investir numa sonda wideband.
O óleo é o 20w50 mesmo. Militec funciona muuuuito bem no AP, alguns outros motores mais modernos já não se sente tanta diferença, pode por ele no início de cada troca de óleo.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6

A pressão de óleo com motor quente e na lenta pode ficar em 2, acelerando em alta rotação que não pode ficar em 2.
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

Andre Reis escreveu:Economizar em aditivo é a economia mais porca que se pode fazer num carro, rapidinho você estraga bomba d'agua, tubulação e radiador (como já aconteceu comigo) e até selos do motor. Você pode comprar do sintético (Valeo é uma boa) ou o orgânico. Bom comprar um galão de agua destilada, ou pegar agua de poços que estejam isentos de cloro e fluor. Sem dúvida esgotar a agua.
Além da pressão de combustível, acho bom tambem você investir numa sonda wideband.
O óleo é o 20w50 mesmo. Militec funciona muuuuito bem no AP, alguns outros motores mais modernos já não se sente tanta diferença, pode por ele no início de cada troca de óleo.
Obrigado pela resposta Andre. Sabe me indicar uma marca de aditivo? Melhor comprar os concentrados ou já misturados?

Comprei 4L de Mobil 20w50 e o Millitec. Coloco inteiro o frasco de Millitec?

Desculpa minha ignorância, mas qual a função da sonda wideband?
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Pode por o frasco inteiro de militec. A wideband é um hallmeter mais preciso, ideal pra monitorar a mistura correta de ar/combustível, principalmente na fase pressurizada, aonde o bicho pega e não pode faltar combustível!
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Gostei do interior da Nave!!!

Acompanhando aqui.
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

bleidao escreveu:Gostei do interior da Nave!!!

Acompanhando aqui.
Valeu parceiro! Interior monocromático é show
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

Pessoal, descobri que o Gol ta com motor 1.8 rs. Agora me preocuparei mais ainda com a policia
vinniit
SUPORTE
SUPORTE
Carro:

Re: Gol 1.8 Turbo 89 - Ajuda/Dicas

Mensagem por vinniit »

o que vale é o numero do motor no documento não importa se é 1.6 1.8 2.0 .. o 1.6 ta ali so de H rsrsr
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Exatamente... não há o que se preocupar. Meu Gol é um 1.9, mas só na teoria. O importante é o motor cadastrado no documento.
lfcaus
Membro
Membro

Mensagem por lfcaus »

Então, procurei no documento e não ta escrito nenhum número de motor. Nem no carcheck aparece o número do motor. :o0 Sabem algo a respeito?

...
Motor original ----
Marca / Modelo VW / GOL GL
Ano de fabricação 1989

Meu medo é caso a polícia me pegue, como vou voltar o carro ao original se nem o motor é original? kkkkkk
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Gol GTi 1990

Mensagem por DanielGT »

isso não significa nada, até 1998 (eu acho) não era necessário numero do motor no documento. tanto que meu gol que estava a muito tempo com o antigo dono, tb não tem. como o despachante conhece a puliça kkk, nem fez inspeção meu carro. ai meu documento continua sem o numero. pra mim é bom, pq troquei o motor, ai vai ser mais fácil legalizar.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”