Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Adriano,

Você viu os gráficos de comparação de classificações API SE a SL, que eu postei no início desde tópico?

Abraços,
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Rodox escreveu:
AdrianoSocial escreveu:Rodox, quando troquei o óleo última vez coloquei 3 litros da Ipiranga 20w50 SJ e 500ml de Móbil 20w50 SM.

Da alguma zica?
Olha tem gente que diz que não se pode misturar óleo de marcas diferentes e que se tem que usar exatamente o mesmo óleo. O que acontece é que o pacote dos aditivos de cada óleo é balanceado, e quando você mistura quebra este equilíbrio e então pode forma borra de óleo, comprometer a lubrificação e vida útil do óleo e o desempenho do mesmo.

Eu sou mais conservador, então acredito que faça mal a mistureba que você fez... só se completa óleo com o mesmo óleo que está no cárter. Na dúvida, se eu fosse você corria logo pra trocar o óleo e também o filtro de óleo.

Abraços,
Adriano,

Confundi borra em uso de aditivo suplementar de óleo e com mistura de óleo mineral com sintético. Mas mesmo assim misturar marcas prejudica o desempenho do óleo e assim prejudica a lubrificação do motor. Se eu fosse você trocava o óleo.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox escreveu:
Rodox escreveu:
AdrianoSocial escreveu:Rodox, quando troquei o óleo última vez coloquei 3 litros da Ipiranga 20w50 SJ e 500ml de Móbil 20w50 SM.

Da alguma zica?
Olha tem gente que diz que não se pode misturar óleo de marcas diferentes e que se tem que usar exatamente o mesmo óleo. O que acontece é que o pacote dos aditivos de cada óleo é balanceado, e quando você mistura quebra este equilíbrio e então pode forma borra de óleo, comprometer a lubrificação e vida útil do óleo e o desempenho do mesmo.

Eu sou mais conservador, então acredito que faça mal a mistureba que você fez... só se completa óleo com o mesmo óleo que está no cárter. Na dúvida, se eu fosse você corria logo pra trocar o óleo e também o filtro de óleo.

Abraços,
Adriano,

Confundi borra em uso de aditivo suplementar de óleo e com mistura de óleo mineral com sintético. Mas mesmo assim misturar marcas prejudica o desempenho do óleo e assim prejudica a lubrificação do motor. Se eu fosse você trocava o óleo.
Jamais vou fazer isso, pois se trata apenas de suposição.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Adriano,

Mas porque você resolveu misturar marcas?
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Porque tinha meio litro sobrando aqui, mandei pra dentro.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

kkkkkkkkkk
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

problema maior do que misturar marcas é misturar a aditivação SM/SN ou SM/SJ

abraço
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Sempre que eu vou trocar o óleo eu compro 4 litros, então sobra 1/2 litro e eu uso pra completar quando o nível abaixa. Mas se tiver que completar mais ainda então eu compro outro litro exatamente da mesma marca, viscosidade e especificação API, ou seja, exatamente o mesmo óleo.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por hirinhu »

Rodox escreveu:Sempre que eu vou trocar o óleo eu compro 4 litros, então sobra 1/2 litro e eu uso pra completar quando o nível abaixa. Mas se tiver que completar mais ainda então eu compro outro litro exatamente da mesma marca, viscosidade e especificação API, ou seja, exatamente o mesmo óleo.

exato.. isso é o recomendado
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

No capô do meu Gol 1990 tem o adesivo da foto abaixo que veio de fabrica indicando marcas de óleo:

Imagem
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Veja o vídeo abaixo da anta de rodou 18.000 km sem trocar o óleo... veja o estado que ficou o motor e como saiu o óleo do bujão.

É cada mão de vaca que tem por aí! Conheci em certa ocasião um médico que disse que nunca na vida dele trocou de óleo de carro nenhum dele, pois achava desnecessário... mas aposto que ele só ficava um ou dois anos com o carro e o próximo dono ficava com as consequências.

https://www.youtube.com/watch?v=7dPEiwD2uKw
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox escreveu:Veja o vídeo abaixo da anta de rodou 18.000 km sem trocar o óleo... veja o estado que ficou o motor e como saiu o óleo do bujão.

É cada mão de vaca que tem por aí! Conheci em certa ocasião um médico que disse que nunca na vida dele trocou de óleo de carro nenhum dele, pois achava desnecessário... mas aposto que ele só ficava um ou dois anos com o carro e o próximo dono ficava com as consequências.

https://www.youtube.com/watch?v=7dPEiwD2uKw
Quando vejo esses carrões em oficina por motivo de descuido do dono eu fico pensando:

Estou andando de boa, cuidando do meu carrinho com zelo, paro num semáforo e do lado para um carrão com vidro fechado e ar gelando até a alma do indivíduo. Mas mal sabemos o que se passa embaixo do capô, de repente o motor dele está todo ferrado por falta de cuidados.

Como diz o Teobaldo no vídeo lá: brasileiro gosta de carro coisa nem uma, se gostasse ele cuidava. Hahaha!
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Pois é Adriano... é cada mão de vaca por aí. Eles economizam onde não pode e depois o motor bate e não sabe o porque. Moral da história: "o barato saiu caro!" :qus:
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox, olha as imagens e me diz o que acha. É da tampa de óleo do classic, sempre troquei o óleo certinho, mas os outros 70 mil km não tem como saber como foi. Desconfiou de borra no motor, por causa desta sujeira na tampa de plástico da tampa de válvulas. Mas é só achismo.
Imagem


Imagem



Imagem
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Adriano,

Acho melhor você abrir a tampa do comando válvulas para ver como está.

Abraços,
Rodox

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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Adriano,
mas lembres se de não apertar muito os parafusos da tampa, senão estraga a junta.
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por AdrianoSocial »

Rodox escreveu:Adriano,

Acho melhor você abrir a tampa do comando válvulas para ver como está.

Abraços,
Isso mesmo que pensei em fazer. Mas antes tenho que dar uma estudada nesse procedimento pra não fazer cáca.
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Bruno Ruiz Francisco
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Ótimo tópico parabéns!
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Muito Obrigado! :good:
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Re: Troca de óleo: quando e qual óleo? (Gol Quadrado - G1)

Mensagem por Rodox »

Pessoal,

Este artigo abaixo é para quem roda pouco com o carro... veja o problema que causa ao óleo:

Geralmente os motores Volkswagen, devido ao mal uso do veículo acaba aparecendo uma pasta amarelada nas mangueiras que levam o lubrificante ao motor. Se você tem um Volkswagen Gol, não pense que a culpa é toda sua ou que só você é que não sabe usar seu veículo. Isso acontece em qualquer lugar. Vou dar um exemplo. Há pouco mais de um ano, na cidade de Porto Alegre, foi me solicitado uma visita a uma empresa que alugava carros para dar uma solução a um problema já existente a algum tempo em alguns Volkswagen Gols. Era justamente a borra amarela que estava sempre fazendo alguns carros irem para a oficina. Quando cheguei na locadora de veículos, vi que os carros que estavam com problemas eram carros que estavam sendo alugados para empresas de vigilância.

Então perguntei que óleo eles estavam usando. Disseram-me que era um óleo com aprovação da Volkswagen, semi-sintético. Olhei os lubrificantes que a empresa estava usando e realmente tinha aprovação 502.00 e eram semi-sintéticos. Até aí tudo bem.
Então perguntei: - Qual era a média de velocidade que os carros andavam. Então o proprietário me respondeu. "Esses carros quase não andam, estão sempre devagar, uma média de 30 quilômetros por hora, no máximo 40". - Pronto. Era tudo o que eu queria saber. Então lhes disse que esse carro, mais do que qualquer outro precisa de velocidade, precisa que ande rápido e que faça trajetos longos para que o motor possa fazer o seu trabalho natural. O Volkswagen Gol, assim como diz a sua propagando, é um carro que deve ser usado "sem dó".

A rotação do motor deve estar de preferência sempre em alta. Não há mistério. É só seguir como manda o figurino. Não faça trajetos curtos demais deixando o Volkswagen Gol parado por muito tempo. Como qualquer veículo, ele precisa andar muito.

Fonte: http://saviomachado.blogspot.com.br/200 ... tores.html
Rodox

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