[Duvida] - Bolhinhas no óleo

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Avatar do usuário
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Mensagens: 2109
Registrado em: 13 Ago 2013, 13:16
Carro: Gol GTi 1990
Localização: Ipatinga-MG

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por DanielGT »

curioso sobre isso tb, vou entrar nessa de ap a alcool e telvez painel do gts hehehe
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Imagem
Ta ai a temperatura...
Ela nao sai dai, o ponteiro nao mexe, pode ser no transito, pode na descida com bastante vento no ponto morto, mas ela ta lá estagnada (graças a valvula termostatica). Normal??? Ou muito alta? Ou no alcool é assim mesmo?
Valeu turma, pela ajuda. Abraços
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Amigo,

Eu não tenho carro a álcool, mas creio que o normal seria no meio independentemente de ser a álcool ou não.

Pode ser que o antigo dono do seu carro tirou a válvula termostática porque o motor estava superaquecendo, sendo que o problema não era ela.

Por exemplo, pode ser que o rotor da sua bomba d'água já esteja muito gasto, eu troquei a minha com 150.000 km, estava banguela. Pode ser também radiador entupido, ponto de ignição adiantado... ou até um cebolão do radiador defeituoso ou outras coisas mais.

Se eu fosse você começava trocando o que é mais barato, como por exemplo o cebolão.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Rodox escreveu:Amigo,

Eu não tenho carro a álcool, mas creio que o normal seria no meio independentemente de ser a álcool ou não.

Pode ser que o antigo dono do seu carro tirou a válvula termostática porque o motor estava superaquecendo, sendo que o problema não era ela.

Por exemplo, pode ser que o rotor da sua bomba d'água já esteja muito gasto, eu troquei a minha com 150.000 km, estava banguela. Pode ser também radiador entupido, ponto de ignição adiantado... ou até um cebolão do radiador defeituoso ou outras coisas mais.

Se eu fosse você começava trocando o que é mais barato, como por exemplo o cebolão.
E ai Rodox. Blz?
Essa temperatura ficou assim dps q troquei a valvula termostatica, bomba, limpeza do radiador, adicinar aditivo
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

E o cebolão do radiador você trocou? e também pode ser que o marcador de temperatura esteja defeituoso (no painel) ou o sensor de temperatura.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:Fala turma. Peguei o carro la e ficou mt bom. So levei um susto hoje: Quando fui pegar a estrada percebi q a ventoinha só armava quando a temperatura chegava em cima da lampada (painel satelite) mas a antes da valvula termostatica ela armava e estabilizava no meio, agora estabiliza um pouco acima, voltei no mecanica e ele disse q isso é o ideal pois a valvula do ap a alcool faz esquentar mais, pois a temperatura ideal do alcool é mais quente, falou q posso ficar sossegado


Ele esta certo, a temperatura do motor ap alcool é realmente mais quente (pouco acima do meio)????
Valeu galera

E aí Gutobastos, blz? Vc chegou a olhar o tubo de água? Colocou aditivo? :relax:
Bom, sobre a temperatura, sim é normal, mas é bom ficar de olho pra ter certeza q a ventoinha está armando na hora certinha... O que pode ter acontecido antes é q seu carro estava com um cebolão (do radiador) q era de temperatura mais baixa (por isso acionava "antes"), mas fique tranquilo... :good:

Flw :bb:
Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Ricardo RCR escreveu:
gutobastos escreveu:Fala turma. Peguei o carro la e ficou mt bom. So levei um susto hoje: Quando fui pegar a estrada percebi q a ventoinha só armava quando a temperatura chegava em cima da lampada (painel satelite) mas a antes da valvula termostatica ela armava e estabilizava no meio, agora estabiliza um pouco acima, voltei no mecanica e ele disse q isso é o ideal pois a valvula do ap a alcool faz esquentar mais, pois a temperatura ideal do alcool é mais quente, falou q posso ficar sossegado


Ele esta certo, a temperatura do motor ap alcool é realmente mais quente (pouco acima do meio)????
Valeu galera

E aí Gutobastos, blz? Vc chegou a olhar o tubo de água? Colocou aditivo? :relax:
Bom, sobre a temperatura, sim é normal, mas é bom ficar de olho pra ter certeza q a ventoinha está armando na hora certinha... O que pode ter acontecido antes é q seu carro estava com um cebolão (do radiador) q era de temperatura mais baixa (por isso acionava "antes"), mas fique tranquilo... :good:

Flw :bb:
Abçs
E ai Ricardo? Poxa esqueci de perguntar sobre os tubos, mas estou devendo uma grana nele ai essa semana vou na casa dele e pergunto. Coloquei aditivo sim (organico rosa), sobre a ventoinha nao foi trocado o cebolão nao, mas ela arma certinho a temperatura fica bem estável mesma em decida em ponto morto e no transito ela nao altera, percebi tambem que o carro ficou bem mais economico, ja que no alcool a temperatura mais alta é justamente para melhorar a queima aquecendo o coletor

Valeu
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:
Ricardo RCR escreveu:
gutobastos escreveu:Fala turma. Peguei o carro la e ficou mt bom. So levei um susto hoje: Quando fui pegar a estrada percebi q a ventoinha só armava quando a temperatura chegava em cima da lampada (painel satelite) mas a antes da valvula termostatica ela armava e estabilizava no meio, agora estabiliza um pouco acima, voltei no mecanica e ele disse q isso é o ideal pois a valvula do ap a alcool faz esquentar mais, pois a temperatura ideal do alcool é mais quente, falou q posso ficar sossegado


Ele esta certo, a temperatura do motor ap alcool é realmente mais quente (pouco acima do meio)????
Valeu galera

E aí Gutobastos, blz? Vc chegou a olhar o tubo de água? Colocou aditivo? :relax:
Bom, sobre a temperatura, sim é normal, mas é bom ficar de olho pra ter certeza q a ventoinha está armando na hora certinha... O que pode ter acontecido antes é q seu carro estava com um cebolão (do radiador) q era de temperatura mais baixa (por isso acionava "antes"), mas fique tranquilo... :good:

Flw :bb:
Abçs
E ai Ricardo? Poxa esqueci de perguntar sobre os tubos, mas estou devendo uma grana nele ai essa semana vou na casa dele e pergunto. Coloquei aditivo sim (organico rosa), sobre a ventoinha nao foi trocado o cebolão nao, mas ela arma certinho a temperatura fica bem estável mesma em decida em ponto morto e no transito ela nao altera, percebi tambem que o carro ficou bem mais economico, ja que no alcool a temperatura mais alta é justamente para melhorar a queima aquecendo o coletor

Valeu

Maravilha Gutobastos, então agora é só curtir, pode ficar sussa! :good:

Flw :bb:
Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Fala ai Ricardo, falei com ele, ele disse q era bom mesmo trocar os tubos, mas como a minha agua do radiador tava bem limpa ele disse nao ter mt necessidade, só se eu quisesse. Entao deixei assim mesmo pq o dinheiro ta curto!! rsrs abraços
Avatar do usuário
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Mensagens: 1020
Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
Localização: Osasco - SP

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Ricardo RCR »

gutobastos escreveu:Fala ai Ricardo, falei com ele, ele disse q era bom mesmo trocar os tubos, mas como a minha agua do radiador tava bem limpa ele disse nao ter mt necessidade, só se eu quisesse. Entao deixei assim mesmo pq o dinheiro ta curto!! rsrs abraços
Opa, blz Gutobastos!
Bom, se em uma semana a água ñ sujou então realmente é pq dá pra esperar sem problemas hehehe
Sendo assim, vc pode ficar tranquilo e curtir a máquina à vontade hehehe :good:

Flw :bb:
Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Cheque o nível da água uma vez por semana... e também o do óleo
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Poxa agora estou com outro problema. Nao sei se posto aqui ou crio outro topico
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Fala o que é então a gente decide se é melhor criar outro tópico.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Rodox escreveu:Fala o que é então a gente decide se é melhor criar outro tópico.
Luz do oleo acendendo dps de trocar a bomba de agua, botar valvula e trocar cebolinha
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

gutobastos escreveu:
Rodox escreveu:Fala o que é então a gente decide se é melhor criar outro tópico.
Luz do oleo acendendo dps de trocar a bomba de agua, botar valvula e trocar cebolinha
Continue aqui mesmo, pois o assunto está relacionado. Você trocou a cebolinha do óleo ou o cebolão do radiador?
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Em complemento ao acima informado, o seu óleo pode ter perdido a viscosidade... troque-o.

E aproveite e troque também o filtro de óleo a cada troca de óleo, pois de ele estivar saturado e com a sua válvula de segurança emperrada o óleo não circula e você bate o motor.

Se tem que trocar de óleo a cada 3000 a 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º.

O meu uma vez ficou piscando a luz de óleo, então eu troquei o óleo e o filtro de óleo e o problema sumiu e nunca mais deu problema.

Se persistir o problema você terá que levar a um mecânico para medir a pressão da bomba de óleo e a pressão no cabeçote para ver qual dos dois está com problema.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Entao Rodox, eu tambem achei q fosse o oleo perdendo a viscosidade, entao deixei ele hoje de manhã pra trocar o filtro e oleo, botei Castrol 20w50, mas a luz continua acendendo, a cebolinha que troquei foi a do oleo mesma, semana passado pois tava vazando oleo nela, pedi tbm pro mecanico medir a pressão do oleo, mas o relogio dele é mt grande e nao cabe atras do cabeçote, entao a gente vai testar outra cebolinha amanhã, tomara que de certo e espero que nao seja a bomba! Vai me dar muito alivio se for a cebolinha só. :lol:
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Pede para ele testar a pressão na saída da bomba de óleo também, pois não se deve trocá-la se a pressão dela estiver OK.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
gutobastos
Membro
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2014, 20:50
Carro: Parati 89

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por gutobastos »

Rodox escreveu:Pede para ele testar a pressão na saída da bomba de óleo também, pois não se deve trocá-la se a pressão dela estiver OK.
Fala Rodox, testamos a cebolinha hoje de manha, ele tinha uma nova guardada e era a nova que estava com defeito mesmo. Trocamos, peguei o carro, fui para o trabalho e nada da luz acender. rsrs. graças a Deus :D
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [Duvida] - Bolhinhas no óleo

Mensagem por Rodox »

Maravilha! :bb:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - AP”