Densidade do Ar = economia ?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
unife
Membro
Membro
Carro: Parati 1.6 AP 95

Densidade do Ar = economia ?

Mensagem por unife »

olá,

estou com uma dúvida, andei pesquisando sobre densidade do ar, sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio.

quando o carburador aspira ar mais quente a tendência é consumir menos combustível ?
se a resposta for verdadeira, esta regra vale tanto para gasolina como para álcool ?

nestes últimos dias aqui na cidade de São Paulo o clima esta mais frio e tenho percebido um aumento no consumo de combustível (no meu caso álcool), tem alguma relação ?

Agradeço a ajuda !
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Re: Densidade do Ar = economia ?

Mensagem por Bill »

unife,

Beleza ??

Seria exatamente o contrário .....
Ar gelado + combustível quente = melhoria na queima, melhor rendimento e mais economia
O seu pode estar gastando mais pelo fato do combustível estar mais gelado .....
No meu fiz um esquema para esquentar o combustível ....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

O que eu sei é que a nível do mar o rendimento dos motores é máximo, devido a densidade do ar na cota 0. Já se fosse em um lugar alto como Campos do Jordão o rendimento é menor.

Segundo o gerente de engenharia da Ford, Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima.

Nos motores aspirados (sem turbo ou compressor), a potência produzida está vinculada à admissão de ar, que será misturado ao combustível nos cilindros. Logo, quanto maior a pressão atmosférica, maior a quantidade de ar admitida pelo motor, e maior será a potência. Conforme a altitude aumenta, o ar fica mais rarefeito (com menos pressão atmosférica) e a potência diminui. Daí a mudança no desempenho. Por isso, nem tente subir uma ladeira na Bolívia com carro 1.0...

Fonte:

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... O+MAR.html
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
unife
Membro
Membro

Mensagem por unife »

blz Bill,

então nestes dias mais frios na verdade o ar mais frio irá ajudar desde que o combustível esteja mais quente...correto ?

o seu carro é a álcool ? que esquema vc fez para esquentar o combustível ?

vi uns posts de outros foruns do Monza e Opala que eles colocaram uma espécie de serpentina enrolada na tubulação de água antes da válvula termostática, com isso o álcool da uma pré aquecida antes de chegar no carburador....

agradeço !
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

unife,

Exatamente, eu fiz uma serpentina que primeiro era enrolada na mangueira superior ali do radiador, mas não achei que estaria esquentando o suficiente, então fiz mais uma que possui apenas uma volta, mas esta ali embaixo do bura, no escape .....

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
unife
Membro
Membro

Mensagem por unife »

valeu Rodox pelo post informativo !

Bill, vou fazer este esquema ...vc usou aqueles tubinhos de cobre, que os caras usam para instalar gás nas residências ?
quanto a temperatura vai chegar a pelo menos à 92º , eu estava lendo que o álcool tem seu ponto de ebulição à 78º, a partir dai parte dele começa a evaporar (vira um gás), este vapor é altamente inflamável... irá para à cuba do carburador e de lá formar a mistura com o ar, correto ?

existe algum risco de explosão, fogo ou combustão neste esquema ? que cuidados devo tomar ?

valeu, abs !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

De nada!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8

Mensagem por Ricardo RCR »

Bill escreveu:unife,

Exatamente, eu fiz uma serpentina que primeiro era enrolada na mangueira superior ali do radiador, mas não achei que estaria esquentando o suficiente, então fiz mais uma que possui apenas uma volta, mas esta ali embaixo do bura, no escape .....

Bill, achei interessante e até gostei da ideia, mas sempre achei q aquelas mangueiras no pé do carburador já fossem um aquecedor original :pard: Ou seja, ele ñ é suficiente então?

Obs. O meu é álcool tb.
No meu verde sigo em frente!!!
bassdoga
Membro
Membro
Carro: Gol Cl 1.6 88

Mensagem por bassdoga »

unife escreveu:olá,

estou com uma dúvida, andei pesquisando sobre densidade do ar, sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio.

quando o carburador aspira ar mais quente a tendência é consumir menos combustível ?
se a resposta for verdadeira, esta regra vale tanto para gasolina como para álcool ?

nestes últimos dias aqui na cidade de São Paulo o clima esta mais frio e tenho percebido um aumento no consumo de combustível (no meu caso álcool), tem alguma relação ?

Agradeço a ajuda !
Unife.
Aqui onde eu moro nos dias de frio... tb tenho notado aumento de consumo... tb tenho um carburado a alcool...
AdrianoSocial
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: GOL CL 1.8 álcool

Mensagem por AdrianoSocial »

Que interessante, e eu livrei a mangueira do combustível de relar na tampa de válvulas, que coisa heim!

Legal seria o Bill postar uma foto do esquema dele.
Responder

Voltar para “Carburadores”