Densidade do Ar = economia ?
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Densidade do Ar = economia ?
olá,
estou com uma dúvida, andei pesquisando sobre densidade do ar, sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio.
quando o carburador aspira ar mais quente a tendência é consumir menos combustível ?
se a resposta for verdadeira, esta regra vale tanto para gasolina como para álcool ?
nestes últimos dias aqui na cidade de São Paulo o clima esta mais frio e tenho percebido um aumento no consumo de combustível (no meu caso álcool), tem alguma relação ?
Agradeço a ajuda !
estou com uma dúvida, andei pesquisando sobre densidade do ar, sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio.
quando o carburador aspira ar mais quente a tendência é consumir menos combustível ?
se a resposta for verdadeira, esta regra vale tanto para gasolina como para álcool ?
nestes últimos dias aqui na cidade de São Paulo o clima esta mais frio e tenho percebido um aumento no consumo de combustível (no meu caso álcool), tem alguma relação ?
Agradeço a ajuda !
- Bill
- SUPORTE
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- Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
- Localização: Guarulhos/Butantã/SP
Re: Densidade do Ar = economia ?
unife,
Beleza ??
Seria exatamente o contrário .....
Ar gelado + combustível quente = melhoria na queima, melhor rendimento e mais economia
O seu pode estar gastando mais pelo fato do combustível estar mais gelado .....
No meu fiz um esquema para esquentar o combustível ....
Abraços !!!
Beleza ??
Seria exatamente o contrário .....
Ar gelado + combustível quente = melhoria na queima, melhor rendimento e mais economia
O seu pode estar gastando mais pelo fato do combustível estar mais gelado .....
No meu fiz um esquema para esquentar o combustível ....
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
Re: Densidade do Ar = economia ?
O que eu sei é que a nível do mar o rendimento dos motores é máximo, devido a densidade do ar na cota 0. Já se fosse em um lugar alto como Campos do Jordão o rendimento é menor.
Segundo o gerente de engenharia da Ford, Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima.
Nos motores aspirados (sem turbo ou compressor), a potência produzida está vinculada à admissão de ar, que será misturado ao combustível nos cilindros. Logo, quanto maior a pressão atmosférica, maior a quantidade de ar admitida pelo motor, e maior será a potência. Conforme a altitude aumenta, o ar fica mais rarefeito (com menos pressão atmosférica) e a potência diminui. Daí a mudança no desempenho. Por isso, nem tente subir uma ladeira na Bolívia com carro 1.0...
Fonte:
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... O+MAR.html
Segundo o gerente de engenharia da Ford, Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima.
Nos motores aspirados (sem turbo ou compressor), a potência produzida está vinculada à admissão de ar, que será misturado ao combustível nos cilindros. Logo, quanto maior a pressão atmosférica, maior a quantidade de ar admitida pelo motor, e maior será a potência. Conforme a altitude aumenta, o ar fica mais rarefeito (com menos pressão atmosférica) e a potência diminui. Daí a mudança no desempenho. Por isso, nem tente subir uma ladeira na Bolívia com carro 1.0...
Fonte:
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... O+MAR.html
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
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Re: Densidade do Ar = economia ?
blz Bill,
então nestes dias mais frios na verdade o ar mais frio irá ajudar desde que o combustível esteja mais quente...correto ?
o seu carro é a álcool ? que esquema vc fez para esquentar o combustível ?
vi uns posts de outros foruns do Monza e Opala que eles colocaram uma espécie de serpentina enrolada na tubulação de água antes da válvula termostática, com isso o álcool da uma pré aquecida antes de chegar no carburador....
agradeço !
então nestes dias mais frios na verdade o ar mais frio irá ajudar desde que o combustível esteja mais quente...correto ?
o seu carro é a álcool ? que esquema vc fez para esquentar o combustível ?
vi uns posts de outros foruns do Monza e Opala que eles colocaram uma espécie de serpentina enrolada na tubulação de água antes da válvula termostática, com isso o álcool da uma pré aquecida antes de chegar no carburador....
agradeço !
- Bill
- SUPORTE
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- Registrado em: 13 Set 2007, 15:24
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
- Localização: Guarulhos/Butantã/SP
Re: Densidade do Ar = economia ?
unife,
Exatamente, eu fiz uma serpentina que primeiro era enrolada na mangueira superior ali do radiador, mas não achei que estaria esquentando o suficiente, então fiz mais uma que possui apenas uma volta, mas esta ali embaixo do bura, no escape .....
Abraços !!!
Exatamente, eu fiz uma serpentina que primeiro era enrolada na mangueira superior ali do radiador, mas não achei que estaria esquentando o suficiente, então fiz mais uma que possui apenas uma volta, mas esta ali embaixo do bura, no escape .....
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
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Re: Densidade do Ar = economia ?
valeu Rodox pelo post informativo !
Bill, vou fazer este esquema ...vc usou aqueles tubinhos de cobre, que os caras usam para instalar gás nas residências ?
quanto a temperatura vai chegar a pelo menos à 92º , eu estava lendo que o álcool tem seu ponto de ebulição à 78º, a partir dai parte dele começa a evaporar (vira um gás), este vapor é altamente inflamável... irá para à cuba do carburador e de lá formar a mistura com o ar, correto ?
existe algum risco de explosão, fogo ou combustão neste esquema ? que cuidados devo tomar ?
valeu, abs !
Bill, vou fazer este esquema ...vc usou aqueles tubinhos de cobre, que os caras usam para instalar gás nas residências ?
quanto a temperatura vai chegar a pelo menos à 92º , eu estava lendo que o álcool tem seu ponto de ebulição à 78º, a partir dai parte dele começa a evaporar (vira um gás), este vapor é altamente inflamável... irá para à cuba do carburador e de lá formar a mistura com o ar, correto ?
existe algum risco de explosão, fogo ou combustão neste esquema ? que cuidados devo tomar ?
valeu, abs !
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
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- Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
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Re: Densidade do Ar = economia ?
Bill escreveu:unife,
Exatamente, eu fiz uma serpentina que primeiro era enrolada na mangueira superior ali do radiador, mas não achei que estaria esquentando o suficiente, então fiz mais uma que possui apenas uma volta, mas esta ali embaixo do bura, no escape .....
Abraços !!!
Bill, achei interessante e até gostei da ideia, mas sempre achei q aquelas mangueiras no pé do carburador já fossem um aquecedor original

Obs. O meu é álcool tb.
No meu verde sigo em frente!!!
Re: Densidade do Ar = economia ?
Unife.unife escreveu:olá,
estou com uma dúvida, andei pesquisando sobre densidade do ar, sabendo-se que o ar quente é menos denso que o ar frio.
quando o carburador aspira ar mais quente a tendência é consumir menos combustível ?
se a resposta for verdadeira, esta regra vale tanto para gasolina como para álcool ?
nestes últimos dias aqui na cidade de São Paulo o clima esta mais frio e tenho percebido um aumento no consumo de combustível (no meu caso álcool), tem alguma relação ?
Agradeço a ajuda !
Aqui onde eu moro nos dias de frio... tb tenho notado aumento de consumo... tb tenho um carburado a alcool...
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- Membro - 1.6
- Mensagens: 613
- Registrado em: 16 Fev 2015, 08:45
- Carro: GOL CL 1.8 álcool
Re: Densidade do Ar = economia ?
Que interessante, e eu livrei a mangueira do combustível de relar na tampa de válvulas, que coisa heim!
Legal seria o Bill postar uma foto do esquema dele.
Legal seria o Bill postar uma foto do esquema dele.