[DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE
- Giovani Rodriguez
- Membro - 1.6
- Mensagens: 532
- Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
- Carro: Gol GL Prata Lunar 1
- Localização: Curitiba-PR
[DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
Pesquisando um pouco sobre suspensão achei algumas ilustrações interessantes quanto ao uso de alguns componentes de reforço na suspensão e sua eficácia.
Barra Anti Torção Superior e Inferior
No impacto simultâneo devido a irregularidades no solo/obstáculos. Parte da força exercida é transferida para a carroceria.
Veículos Sem Barra Anti Torção:
Veículos Com Barra Anti Torção:
Em Curvas a força exercida e a transferência de peso concentram-se aumentando a torção da carroceria e diminuindo a dirigibilidade:
Veículos Sem Barra Anti Torção em Curvas:
Veículos Com Barra Anti Torção em Curvas:
Barra Estabilizadora:
A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as internas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao “amarrar” com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra.
O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Veículos Sem Barra Estabilizadora em Curvas:
Veículos Com Barra Estabilizadora em Curvas:
* Créditos arrancadabr.com
Barra Anti Torção Superior e Inferior
No impacto simultâneo devido a irregularidades no solo/obstáculos. Parte da força exercida é transferida para a carroceria.
Veículos Sem Barra Anti Torção:
Veículos Com Barra Anti Torção:
Em Curvas a força exercida e a transferência de peso concentram-se aumentando a torção da carroceria e diminuindo a dirigibilidade:
Veículos Sem Barra Anti Torção em Curvas:
Veículos Com Barra Anti Torção em Curvas:
Barra Estabilizadora:
A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as internas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao “amarrar” com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra.
O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Veículos Sem Barra Estabilizadora em Curvas:
Veículos Com Barra Estabilizadora em Curvas:
* Créditos arrancadabr.com
Editado pela última vez por Giovani Rodriguez em 28 Jan 2015, 09:22, em um total de 1 vez.
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1020
- Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
- Localização: Osasco - SP
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Agora que fui entender hahaha. Bom tutorial mano parabéns ;D
E colocando as 2 como que fica?
E colocando as 2 como que fica?
- Giovani Rodriguez
- Membro - 1.6
- Mensagens: 532
- Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
- Carro: Gol GL Prata Lunar 1
- Localização: Curitiba-PR
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Então, se puder por as duas ainda melhor ! Mas instalando a inferior já se tem uma boa melhora..
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Boa dica, em breve colocarei no meu gol
- leandro voyage
- Membro
- Mensagens: 18
- Registrado em: 20 Jan 2015, 01:32
- Carro: voyage cl
- Localização: indaiatuba-sp
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
muito boa dica. eu to querendo por no meu mai to sem grana kkk
mas vou por sim. 300 as barras + 200 instalaçao
mas vou por sim. 300 as barras + 200 instalaçao
Amar a Deus sobre todas as coisas. (Mateus 22:37)
- williamcar
- Membro
- Mensagens: 222
- Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
- Carro: Gol GL 1.6
- Localização: São Paulo
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
é muito complicado de instalar a superior? aonde encontro a barra superior?
-
- Membro
- Mensagens: 167
- Registrado em: 14 Jan 2014, 13:17
- Carro: Parati Gl 1.6 88
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
a inferior é facim de colocar, agora a superior tem que tirar a torres e fazer um furo não lembro se é no suporte ou direto na torre
- Giovani Rodriguez
- Membro - 1.6
- Mensagens: 532
- Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
- Carro: Gol GL Prata Lunar 1
- Localização: Curitiba-PR
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
As barras encontra-se facilmente no mercado livre ! Como dito a cima, a inferior é moleza instalar, basta prender ela nos próprios parafusos que segura o quadro da suspensão na parte traseira, próximo ao suporte do coxim de câmbio, e escape.
Já a superior da mais trabalho, é recomendado que leve a um preparador para que faça a instalação da mesma.
Já a superior da mais trabalho, é recomendado que leve a um preparador para que faça a instalação da mesma.
- Marcelo 91CHT
- Membro
- Mensagens: 251
- Registrado em: 03 Mai 2013, 17:49
- Carro: 1.6 CHT 91 GASOLINA
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Eu to desde que comprei o carro querendo fazer isso!
Já havia lido em outros tópicos anteriormente sobre o assunto, porém esse aqui ficou bem interessante com as animações!
O túnel agradece!
Já havia lido em outros tópicos anteriormente sobre o assunto, porém esse aqui ficou bem interessante com as animações!
O túnel agradece!
- williamcar
- Membro
- Mensagens: 222
- Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
- Carro: Gol GL 1.6
- Localização: São Paulo
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Aqui em São Paulo Capital tem algum preparador bom e conhecido para fazer o serviço?
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
eu comprei uma essa semana para instalar, vou instalar a inferior na parte dianteira do carro, seria bom colocar na traseira também..? como é fixada?
as minhas torres serão desmontadas, é bom eu aproveitar para instalar a superior também né?
as minhas torres serão desmontadas, é bom eu aproveitar para instalar a superior também né?
- Giovani Rodriguez
- Membro - 1.6
- Mensagens: 532
- Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
- Carro: Gol GL Prata Lunar 1
- Localização: Curitiba-PR
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
barra traseira esqueça ! a não ser que seu carro seja pra pista, apenas pra arrancada em pista reta ! pois a barra traseira impede todo o molejo do carro em curvas, fazendo com que o mesmo venha a capotar certamente!
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar
Giovani Rodriguez escreveu:barra traseira esqueça ! a não ser que seu carro seja pra pista, apenas pra arrancada em pista reta ! pois a barra traseira impede todo o molejo do carro em curvas, fazendo com que o mesmo venha a capotar certamente!
caramba, então só dianteira mesmo rsrsrs'
a traseira como faz o carro capotar? fiquei curioso, tipo... ela não deixa a carroceria torcer para manter a roda contrária a curva entrar em contato com o chão?
- Giovani Rodriguez
- Membro - 1.6
- Mensagens: 532
- Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
- Carro: Gol GL Prata Lunar 1
- Localização: Curitiba-PR
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
Isso mesmo Bueno, vai fazer com que o carro escape da curva, pois não vai ter a torção adequada pra fazer a curva, vai deixar o carro com as 4 rodas pra cima kkk
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
Descobri em outro tópico que não marquei,
no momento de instalação da barra antitorção inferior no gol quadrado ocorre da barra bater no tubo de escape e é necessário dar um retrabalhinho no tubo, subí-lo, aquecer e mexer, os caras que mexem em escape já o fazem, aí não faz barulho de tubo batendo em barra.
no momento de instalação da barra antitorção inferior no gol quadrado ocorre da barra bater no tubo de escape e é necessário dar um retrabalhinho no tubo, subí-lo, aquecer e mexer, os caras que mexem em escape já o fazem, aí não faz barulho de tubo batendo em barra.
-
- Membro
- Mensagens: 102
- Registrado em: 15 Jul 2014, 15:34
- Carro: Voyage CL 1992
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
O meu carro já está com o túnel trincado (cerca de uns 5 cm?),é aconselhável colocar a barra ou pode piorar a situação ?
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
é aconselhável levar num funileiro (acho que é funileiro que faz) para reforçar este túnel e soldá-lo e aí sim você coloca a barra, pois a tendência desses 5cm é abrir mais... :/Richard Thiago escreveu:O meu carro já está com o túnel trincado (cerca de uns 5 cm?),é aconselhável colocar a barra ou pode piorar a situação ?
- Ricardo RCR
- Membro - 1.8
- Mensagens: 1020
- Registrado em: 11 Out 2011, 11:06
- Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8
- Localização: Osasco - SP
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
Richard Thiago escreveu:O meu carro já está com o túnel trincado (cerca de uns 5 cm?),é aconselhável colocar a barra ou pode piorar a situação ?
Richard, qd for fazer o serviço, peça pro funileiro usar a solda "Mig"Buenocdgq escreveu:é aconselhável levar num funileiro (acho que é funileiro que faz) para reforçar este túnel e soldá-lo e aí sim você coloca a barra, pois a tendência desses 5cm é abrir mais... :/Richard Thiago escreveu:O meu carro já está com o túnel trincado (cerca de uns 5 cm?),é aconselhável colocar a barra ou pode piorar a situação ?
Flw
No meu verde sigo em frente!!!
- Giovani Rodriguez
- Membro - 1.6
- Mensagens: 532
- Registrado em: 26 Ago 2014, 15:36
- Carro: Gol GL Prata Lunar 1
- Localização: Curitiba-PR
Re: [DICA] Barra anti-torção ! Saiba porque usar [ilustrado]
Seria interessante o pessoal que usa deixar aqui seu relato do que notou de diferença após a instalação da barra, indicar as lojas que vendem também seria legal.. abraço