(Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

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Adriano Rodrigues
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(Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Boa noite pessoal estou com uma duvida meu motor deu pau começou a subir oleo
Pros pistão ai eu decidir fazer ele ai vem a duvida ele hoje ė 1.6 a alcool estou com uma duvida se faço ele 1.8 ou 1.9 so lembrado que vai e injetado.
A mais uma coisinha vai se turbo o que voces me aconselha desde ja agradeço valeu :**
WIllBreno
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por WIllBreno »

Recomendo vc botar 1.9 forjado, o preço é quase o mesmo, e tem que ser forjado se vc for turbinar, pois corre o risco de o motor nao aguentar dependendo da pressao q vc vai botar.
Adriano Rodrigues
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

WIllBreno escreveu:Recomendo vc botar 1.9 forjado, o preço é quase o mesmo, e tem que ser forjado se vc for turbinar, pois corre o risco de o motor nao aguentar dependendo da pressao q vc vai botar.
Mais quanto seria pra ta montando um 1.9 forjado nao vou usa muita pressão no maximo 1.5 kg de pressão .
Quais sao as pecas que eu vou precisar
Rodox
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Rodox »

Veja o tópico abaixo sobre Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 37&t=35714

Além de trocar os pistões você vai precisar por bielas forjadas.
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GTRs84
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por GTRs84 »

Vai montar no teu bloco original do carro mesmo?
A diferença não é grande coisas em preço, pois vai usar o mesmo virabrequim, mas para um carro de rua com o bloco original do carro tem que pensar duas vezes antes de sair abrindo o bloco pra pistão "grande"
Rodox
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Rodox »

Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:

Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso. Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.

1.6 ou 1.8 --> 2.0

Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.

Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 "de verdade", para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).


Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido "milenove", ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo "a álcool", rebaixar o bloco (usinando a face superior, "encurtando" ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.

Fonte:

http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... opic=16082
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Adriano Rodrigues
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

GTRs84 escreveu:Vai montar no teu bloco original do carro mesmo?
A diferença não é grande coisas em preço, pois vai usar o mesmo virabrequim, mas para um carro de rua com o bloco original do carro tem que pensar duas vezes antes de sair abrindo o bloco pra pistão "grande"
Ė ai que estar a minha duvida em tem que abrir o bloco.
O carro ė so pra finais de semana pra dar umas volta mesmo nada de ficar tirando racha.
Estou quase montando 1.8 mesmo e colocar so 1 kg mesmo de pressão
Adriano Rodrigues
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Rodox escreveu:Veja o tópico abaixo sobre Como turbinar e o motor ter uma boa vida útil:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... 37&t=35714

Além de trocar os pistões você vai precisar por bielas forjadas.

Vou dar uma olhada la entao valeu pela dica
Adriano Rodrigues
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Rodox escreveu:Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:

Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso. Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.

1.6 ou 1.8 --> 2.0

Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.

Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 "de verdade", para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).


Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido "milenove", ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo "a álcool", rebaixar o bloco (usinando a face superior, "encurtando" ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.

Fonte:

http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... opic=16082
Ė isso mesmo que eu entendir tem que rebaixar o bloco mesmo ou esses pistoes forjado que ja vende pra esse motor 1.9 ja vem na altura certa e nao precisa rebaixar o bloco
GTRs84
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por GTRs84 »

Se comprar pistões para 1.9 não precisa rebaixar o bloco (eles são mais altos que os do 2.0)
Cara, sinceramente pra andar com 1kg..1,5kg monta tudo 1.8 original gasolina que tu nunca vai te incomodar!
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

GTRs84 escreveu:Se comprar pistões para 1.9 não precisa rebaixar o bloco (eles são mais altos que os do 2.0)
Cara, sinceramente pra andar com 1kg..1,5kg monta tudo 1.8 original gasolina que tu nunca vai te incomodar!
Esta ai o que eu queria escutar. A mais outra duvida como o motor vai estar desmontado ja devo dar uma melhorada na bomba de oleo ou nao compensa a mecher nela.
Cara me da uma ideia que cor eu pinto o bloco do meu carro ė verde estou na duvida entre preto ou vermelho
Adriano Rodrigues
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Boa tarde pessoal hoje eu tirei o bloco do carro e acabei descobrindo que meu bloco é 1.8 so que quando eu compre o antigo dono falou que era 1.6
agora como saber se é 1.6 ou 1.8.
tem algum código pra saber se o virabrequim é de 1.6 ou 1.8 ja esta tudo desmontado
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Rodox »

O bloco do 1.6 é exatamente o mesmo do 1,8. Para saber a medida do vira dos dois creio que vc vai ter que consultar um auto peça, levando ele lá para comparar com os outros.
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Rodox escreveu:O bloco do 1.6 é exatamente o mesmo do 1,8. Para saber a medida do vira dos dois creio que vc vai ter que consultar um auto peça, levando ele lá para comparar com os outros.

Valeu cara pela dica vou ver se eu tiro e levo em alguma retifica pra eles confirmar se o virabrequim ė 1.6 ou 1.8
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Rodox »

Disponha.
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por diegotwim »

Para 1.9 pistões e bielas originais, voce precisa de pistão do modelo 2.0, vira 1.8, bielas podem ser as suas, rebaixar a face do bloco para dar altura do pistão. Ja vai mandar para a retifica, compensa muito abrir para 1.9 ao inves de continuar no 1.8.
Para 1.9 forjado você não precisará rebaixar o bloco, pois existem pistões com altura do pino diferentes para compensar a altura.

Um motor com até 250cv, miolo original vai tranquilo, só fazer um bom acerto.
Adriano Rodrigues
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Adriano Rodrigues »

Valeu pessoal pelas dicas acabei fazendo 1.8 mesmo. Achei aqui no desmanche perto de casa um virabrequim zero só precisou dar uma polida mesmo e as biela sao aquelas que tem um furo no meio.
Agora veio uma duvida se essa marca é boa (METAL LEVE) o cara que retificou o motor pediu tudo dessa marca ele falou que com essa marca ele podia dar garantia porque essa é uma marca boa esta certo isso mesmo
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Rodox »

Metal Leve é de renome... pode confiar.
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André Pinheiro
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por André Pinheiro »

cuidado com as falsificações. Procura na net que tem explicações das caixas originais e falsas. Ou compre em concessionarias.
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Eric Rodrigues de Brito
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Re: (Opinião) O que eu faço se passo pra 1.8 ou 1.9

Mensagem por Eric Rodrigues de Brito »

GTRs84 escreveu:Vai montar no teu bloco original do carro mesmo?
A diferença não é grande coisas em preço, pois vai usar o mesmo virabrequim, mas para um carro de rua com o bloco original do carro tem que pensar duas vezes antes de sair abrindo o bloco pra pistão "grande"
É exatamente o que penso. O lance de se ampliar um bloco é que a parede fica mais fina que o ideal e isso pode gerar uma trinca e coisas piores na hora de carga extrema.
Claro, não é regra, mas é bom ficar de olho nesse detalhe entre tantos outros.
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