Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol CL 1.6MI álcool

Re: Instalar Injeção Eletrônica MI em motores AP

Mensagem por AlexNichele »

Ludijane escreveu: E ae Alex e como ajudou,ajudou e muito...

Acho que não nos entendemos em uma pergunta que fiz,não sei se me expressei mal ou você não entendeu,segue a pergunta e sua resposta.
Alguém tem uma foto da adaptação dessa bomba no pescador original dos quadrados,ficaria bem mais fácil pra mim,eu mesmo vou ir adiantando o que der pra mim fazer pra depois so levar pra colocar o coletor e fazer as ligações.
Bom, nessa eu vou passar... como uso bomba externa, vou ficar no aguardo dessas informações pois também quero aprender como faz essa adaptação de modo a ficar 100%.
Então vamos la novamente,eu pretendo usar a bomba do gol GTI

Pra usar ela é so conectar a mangueira da nova tubulação no local da tubulação antiga?não necessita fazer alguma mudança no cano que vai dentro do tanque?colocar um cano de bitola maior ou mais comprido?

E sobre a sonda lambda qual comprar MAGNETI MARELLI ou BOSCH?

Valeu mesmo pela atenção e pelas respostas mas acho que vou precisar muito ainda até a voyagera estar injetada...
Grato.
Bom, não sei que parte tu não entendeu... mas me referi à adaptação da bomba dentro do tanque. E como escrevi: uso bomba EXTERNA, daí eu disse que ia passar essa questão e esperar pelos amigos que fizeram essa adaptação se pronunciar e assim eu também aprenderia sobre essa adaptação dentro do tanque. Ficou claro agora?

A tubulação original de combustível deve ser retirada do carro. Não servirá pra nada, absolutamente. Imagine a parte interna do tanque bem como as conexões... hehehehehe

Atente para um importante detalhe: qualquer restrição na captação de combustível pra entrada da bomba gerará um fenômeno maldito chamado CAVITAÇÃO... pesquise a respeito. Mas em resumo: é a geração de bolhas de ar em razão da resistência da chegada de combustível pra bomba empurrar. E essas bolhas de ar são muito prejudiciais considerando que trabalhamos com uma linha de combustível pressurizada, com variação, mas constantemente pressurizada.

Sobre a sonda lambda: qualquer uma das duas marcas estarás bem servido. Eu, por questão de gosto e por vir originalmente nos carros, usaria Bosch. Mas se tivesse Marelli, usaria numa boa também, é uma ótima marca, primeiríssima linha.
----------------------------------------------------------
Alexandro Nichele - Porto Alegre/RS
VW Gol CL 1.6MI álcool 1988 Branco Star
VW Gol GL 1.8 gasolina 1993 Verde Angra
Ludijane
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Ludijane »

Bom, não sei que parte tu não entendeu... mas me referi à adaptação da bomba dentro do tanque. E como escrevi: uso bomba EXTERNA, daí eu disse que ia passar essa questão e esperar pelos amigos que fizeram essa adaptação se pronunciar e assim eu também aprenderia sobre essa adaptação dentro do tanque. Ficou claro agora?

A tubulação original de combustível deve ser retirada do carro. Não servirá pra nada, absolutamente. Imagine a parte interna do tanque bem como as conexões... hehehehehe

Atente para um importante detalhe: qualquer restrição na captação de combustível pra entrada da bomba gerará um fenômeno maldito chamado CAVITAÇÃO... pesquise a respeito. Mas em resumo: é a geração de bolhas de ar em razão da resistência da chegada de combustível pra bomba empurrar. E essas bolhas de ar são muito prejudiciais considerando que trabalhamos com uma linha de combustível pressurizada, com variação, mas constantemente pressurizada.

Sobre a sonda lambda: qualquer uma das duas marcas estarás bem servido. Eu, por questão de gosto e por vir originalmente nos carros, usaria Bosch. Mas se tivesse Marelli, usaria numa boa também, é uma ótima marca, primeiríssima linha.
Foi mals ae eu que não entendi...de qualquer forma obrigado pela atenção

Então eu também quero usar a bomba EXTERNA,mas não estou querendo fazer catch tank,ou algo do tipo.
Li no topico de pessoas que adaptaram a bomba externa no pescador original,li sobre alguns que não deu certo e outros que disseram que funciona normal,de qualquer forma queria tentar assim se der certo bom,se não procurarei outra opção,mas queria uma ideia de como fazer isso.
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Ludijane escreveu: Foi mals ae eu que não entendi...de qualquer forma obrigado pela atenção

Então eu também quero usar a bomba EXTERNA,mas não estou querendo fazer catch tank,ou algo do tipo.
Li no topico de pessoas que adaptaram a bomba externa no pescador original,li sobre alguns que não deu certo e outros que disseram que funciona normal,de qualquer forma queria tentar assim se der certo bom,se não procurarei outra opção,mas queria uma ideia de como fazer isso.
Ma hôme... explica melhor o que tu quer fazer!!! heheheheheh

Me perdoa, mas da forma que tu escreveu ficou claro (pra mim) que tu quer usar a bomba interna no tanque, ok?

Mas vamos lá... bomba externa usando a bóia original e a tubulação dela, curto e grosso: NÃO FUNCIONA DIREITO!! Vai cavitar, vai ficar uma bosta.

Não uso catch tank nem no meu Passat turbo, mas uso conexão no fundo do tanque, de bitola graúda, no mínimo compatível com a entrada da bomba, senão maior, pra sobrar mesmo.

Eu adaptei na bóia original do meu Gol, mas arrombei e adaptei mangueiras de nylon de bitola compatível com a entrada da bomba, e coloquei o retorno também de volta pro tanque pela bóia. Ficou bom. Me parece que postei as fotos aqui no fórum...

Outra coisa importante é o retorno pro tanque. Tem montagens que usa realimentar a bomba com o retorno na entrada da bomba com um "T". Nem sempre funciona. Já usei assim um monte de vezes. Mas nada supera a captação e o retorno, ambos direto de conexões direto no tanque, de bitolas compatíveis e as mangueiras bem dimensionadas, braçadeiras de boa qualidade... aí é só alegria.

Espero que agora eu tenha entendido direito... :crazy:
Ludijane
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Ludijane »

Ae Alex agora nos entendemos,foi mals por não explicar melhor,mas agora ta entendido.kkkkk...

E é isso mesmo que vou fazer então,parece mesmo que um bom tempo atraz eu cheguei a ver alguma foto dessa adaptação que vc fez.
Mas agora lendo o topico todo e com atenção pra ver se eu encontrava essas fotos não achei,(só encontrei foto da adaptação da bomba interna)acho que depois de algum tempo pode ser que por algum motivo as fotos sumam,mas queria lhe pedir se vc ainda tiver alguma foto dessa por ai,poste por favor,pela sua explicação até que é possivel entender como deve ser feito pra dar certo,mas ficaria melhor ainda com uma foto para visualizar como fica depois de pronto.

Se puder ajudar em mais essa duvida e depois nas futuras serei grato,rsrs...

Abraço.
Carlos93
Membro
Membro
Carro: Gol GTS 94
Contato:

Mensagem por Carlos93 »

Tem foto da adaptação da bomba internamente no tanque no decorrer do tópico!
Aqui nessa página: Bomba interna
Vendas, Carlos
(45) 3025-3016 ou (45) 30283014 ou Whatts (45) 98802-7351
EVOLUTION PERFORMANCE
Imagem
Ludijane
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Ludijane »

sim essa ai ja vi,eu quero a adaptação da bomba externa
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Ludijane escreveu:sim essa ai ja vi,eu quero a adaptação da bomba externa
Vou ver se consigo tirar umas fotos de algum dos meus filhotes, e até do tanque que vai pro meu Golzinho, com os niples soldados no fundo e na lateral, pra saída e retorno, respectivamente.

Engraçado é que eu postei essas fotos aqui no fórum quando instalei a bomba de GTI Bosch no meu Gol... tenho certeza... :lok:
poncianoreis
Membro
Membro
Carro: VW Gol Branco

Mensagem por poncianoreis »

Carlos93 escreveu:
poncianoreis escreveu: :paz: Graças a Deus, injeção na mão.. " ).. . ela e chicote e módulo.. completa.. mas hj por causa da lambda, tive que ir lá e acabei negocianto todo o conjunto de escapamento.. agora, estudando, estudando aki para poder montá-la.. Obrigado Fets, obrigado amigos pela instrução :good:
Não esqueça das fotos mostrando o processo!
Saudações Carlos93, amigo Nichelle e familia CdoGQ. Primeiramente feliz 2015 a tds.
Seguinte, eu mesmo tô colocando a mao na massa no meu goleta, comprei a injeção, desfis e refis o chicote por duas vezes de AVB para AVP, kkk mas gostei do aprendizado ate aki. Nada de ser mao de vaca, é o aprendizado q ta contando.. Duvida q ta pegando agora; como n soube ligar o relé na central elétrica, fiz um suporte e o instalei no cofre seguindo a sequência, 30 pos, 86 neg/26 do modulo, 85 pos chave, 87 posit ate a bomba, mas no funç. O motor deu sinal de vida, mas a bomba n acionou nem os três segundos nem depois.. alguem pode me dar um luz??? :o0
Ou me ensinar a ligar o rele/bomba na central elétrica??

Outra, desculpem o aborrecimento, a lambda q acompanhou o escapamento, tem 2 fios branco, um preto, um cinza.. o do modulo é a blindagem, um preto, um braco e um amarelo.. posso isolar um branco e ligar os demais??
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

poncianoreis escreveu: Saudações Carlos93, amigo Nichelle e familia CdoGQ. Primeiramente feliz 2015 a tds.
Seguinte, eu mesmo tô colocando a mao na massa no meu goleta, comprei a injeção, desfis e refis o chicote por duas vezes de AVB para AVP, kkk mas gostei do aprendizado ate aki. Nada de ser mao de vaca, é o aprendizado q ta contando.. Duvida q ta pegando agora; como n soube ligar o relé na central elétrica, fiz um suporte e o instalei no cofre seguindo a sequência, 30 pos, 86 neg/26 do modulo, 85 pos chave, 87 posit ate a bomba, mas no funç. O motor deu sinal de vida, mas a bomba n acionou nem os três segundos nem depois.. alguem pode me dar um luz??? :o0

Outra, desculpem o aborrecimento, a lambda q acompanhou o escapamento, tem 2 fios branco, um preto, um cinza.. o do modulo é a blindagem, um preto, um braco e um amarelo.. posso isolar um branco e ligar os demais??
Saudações!!

Mas tchê lôco... heheheh... não é ser mão de vaca, concordo... mas tá errado, pois não funcionou!! :crazy:

Dica: pra eliminar alguma possível ligação errada no relé principal, liga a bomba direto, e vê se dá a partida. Se funcionar, ótimo. Se não... tem mais coisa errada. Vamos torcer pra que assim funcione.

Quanto à sonda... Digamos que tu use apenas 4 dedos de uma das tuas mãos... podemos cortar o dedo que sobra?? Não, né?! :badbad:

A sonda tem 4 fios por um motivo, e é fato... confie... dois da bobina de aquecimento; outro de sinal e outro o terra do sinal. Nenhum deles "sobra". Se tu, num momento de loucura, isolar um dos fios brancos, ela não vai aquecer... ou seja, vai ficar uma bosta. :lok:

Mete ficha, e boa sorte. Abraço!!

Alex
poncianoreis
Membro
Membro

Saudações sr Alex, entendido e copiado. A bomba, já estava fazendo como comentou, ta ligada direto, é só bater na chave, mas meu tatuzim ta igual cachorro, só rosnano, VC vira na chave e fica assim, gira gira mas n pega, mecânico veio achamos q era ponto, mas no final disse p chamar k eletricista, n ta chegando (+) no distribuidor, c o testador mostrou q ta chegando. Agora é contar com a boa vontade do auto elétrico q hj n veio..
Mas mui gracias pela ajuda.. :paz: :good:

Saudações!!
AlexNichele escreveu:
poncianoreis escreveu: Saudações Carlos93, amigo Nichelle e familia CdoGQ. Primeiramente feliz 2015 a tds.

Mas tchê lôco... heheheh... não é ser mão de vaca, concordo... mas tá errado, pois não funcionou!! :crazy:

Dica: pra eliminar alguma possível ligação errada no relé principal, liga a bomba direto, e vê se dá a partida. Se funcionar, ótimo. Se não... tem mais coisa errada. Vamos torcer pra que assim funcione.

Quanto à sonda... Digamos que tu use apenas 4 dedos de uma das tuas mãos... podemos cortar o dedo que sobra?? Não, né?! :badbad:

A sonda tem 4 fios por um motivo, e é fato... confie... dois da bobina de aquecimento; outro de sinal e outro o terra do sinal. Nenhum deles "sobra". Se tu, num momento de loucura, isolar um dos fios brancos, ela não vai aquecer... ou seja, vai ficar uma bosta. :lok:

Mete ficha, e boa sorte. Abraço!!

Alex
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

poncianoreis escreveu: Saudações sr Alex, entendido e copiado. A bomba, já estava fazendo como comentou, ta ligada direto, é só bater na chave, mas meu tatuzim ta igual cachorro, só rosnano, VC vira na chave e fica assim, gira gira mas n pega, mecânico veio achamos q era ponto, mas no final disse p chamar k eletricista, n ta chegando (+) no distribuidor, c o testador mostrou q ta chegando. Agora é contar com a boa vontade do auto elétrico q hj n veio..
Rapaz... o troço é cascudo, hein?!

Nos mantenha informados... e ótima sorte!!
poncianoreis
Membro
Membro

AlexNichele escreveu:
poncianoreis escreveu: Saudações sr Alex, entendido e copiado. A bomba, já estava fazendo como comentou, ta ligada direto, é só bater na chave, mas meu tatuzim ta igual cachorro, só rosnano, VC vira na chave e fica assim, gira gira mas n pega, mecânico veio achamos q era ponto, mas no final disse p chamar k eletricista, n ta chegando (+) no distribuidor, c o testador mostrou q ta chegando. Agora é contar com a boa vontade do auto elétrico q hj n veio..

Bota cascudo nisso amigão.. " / .. .
U rai do eletricista num vei, e num roda, então n da pra levar la..
Alex, aquele conector do chicote la no cofre q tem varios pinos, cada pino daquele recebe corrente?? Usei a caneta de teste e só em três mostrou sinal, os demais pinos naum. pode me ajudar?
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

poncianoreis escreveu:
AlexNichele escreveu:

Bota cascudo nisso amigão.. " / .. .
U rai do eletricista num vei, e num roda, então n da pra levar la..
Alex, aquele conector do chicote la no cofre q tem varios pinos, cada pino daquele recebe corrente?? Usei a caneta de teste e só em três mostrou sinal, os demais pinos naum. pode me ajudar?
Depender desse tipo de profissional (ou "pro ofício anal", como diz um grande amigo meu...) é uma tremenda bucha!!

Sobre esse conector... ele é complexo... é semelhante com aquele outro que fica naquele lugar... Muito importante... sem ele, xiiii... só problema!!!

:crazy:

(observa a tua descrição, mano velho... hehehehe... tu sabe qual conector tu te refere, mas o restante... :nosei: )
poncianoreis
Membro
Membro

AlexNichele escreveu:

............................................
kkk.. tendi, sr Alex, desculpa aew pelas descrições, kk

o conector é um redondo q vai na ponta do chicote na outra extremidade do modulo. Ele faz conexão c o chicote q está no coletor de admissão. Era de um pólo clássic. Dentro dessa " tomada ", há vários pinos, só três tão chegando (+) então não sei se é normal ou se todos deveriam receber corrente do modulo, pela logica acho q sim, mas n é o q está acontecendo. Acho q agora consegui explicar, kkk
O mecânico disse n ter centelha pois falta positivo no distribuidor, descobri o mal contato, corrigi e ta chegando positivo agora, mas o quadradin só rosna, pega de jeito maneira..
a informação dos pinos ajudaria bastante.. :yahoo:
Brigado pela atenção aew irmão!..
tropsfx
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por tropsfx »

Galera.. alguém ai tem o esquema elétrico da injeção IAW AVB 88AP - Alcool ?

Valew
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

tropsfx escreveu: Galera.. alguém ai tem o esquema elétrico da injeção IAW AVB 88AP - Alcool ?

Valew
Tchê lôco... tem no tópico os esquemas das pinagens da 1AVB e 1AVP que eu postei. Também mandei por e-mail pra quem me pediu. Se não encontrar, me contata por e-mail que te mando.

Em tempo: 1AVB é tudo a mesma coisa. A única coisa que muda é o cânister, que só tem no modelo à gasolina. E no modelo a álcool o mesmo pino é utilizado pra partida a frio automática. No resto... tudo a mesma coisa, uma belezura!! hehehehe

[]´s
Alex
tropsfx
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por tropsfx »

AlexNichele escreveu:
tropsfx escreveu: Galera.. alguém ai tem o esquema elétrico da injeção IAW AVB 88AP - Alcool ?

Valew
Tchê lôco... tem no tópico os esquemas das pinagens da 1AVB e 1AVP que eu postei. Também mandei por e-mail pra quem me pediu. Se não encontrar, me contata por e-mail que te mando.

Em tempo: 1AVB é tudo a mesma coisa. A única coisa que muda é o cânister, que só tem no modelo à gasolina. E no modelo a álcool o mesmo pino é utilizado pra partida a frio automática. No resto... tudo a mesma coisa, uma belezura!! hehehehe

[]´s
Alex
Opa.. show..

Tu podes me mandar por e-mail também ? desculpa não consegui ler todas as páginas.

jonasmarquesfx@gmail.com

Valew
AlexNichele
Membro - 1.6
Membro - 1.6

tropsfx escreveu:
AlexNichele escreveu:

Valew

[]´s
Alex
Opa.. show..

Tu podes me mandar por e-mail também ? desculpa não consegui ler todas as páginas.

jonasmarquesfx@gmail.com

Valew

Bah, irmão... se ajude um pouco também, né?! Ler as msg´s do tópico é quase que obrigatório pra se inteirar do assunto... :D

Vou ver se te envio o material por e-mail, mas leia o tópico!!! :crazy:
ltfonseca
Membro
Membro
Carro: Escort XR3

Mensagem por ltfonseca »

Gurizada, minha primeira Postagem aqui no fórum, Li todas as páginas, mesmo assim sobrou alguma dúvida.
1° Estou com a IAW 1avp 7aaq, parcialmente instalada, só faltando fazer a ligação eletrica, gostaria de saber em que parte do sistema o imobilizador atua na injeção. Por exemplo o que ela "corta", minha duvida é para saber o que vai acontecer se eu não utilizar o code. (Para efeito de teste de funcionamento)

2° De acordo com o esquema elétrico de ligação do imobilizador ha un fio que liga na lampada do painel, imagino que seja aquela chavezinha amarela quando a ignição localiza o code...

3° Estou saindo de uma injeção fic EEC IV, e nela o temporizador de injeção se dá pelo relé de potencia, ligo a chave, ele injeta combustível, se desligar ele conta o tempo e desarma o relé, se virar novamente ele injeta novamente.
Na MI percebi que só ha o relé principal, a própria central faz esse serviço de inteligência para uma nova injeção de gasolina? Qual o parâmetro utilizado para esse novo funcionamento?

Vi que o pessoal tem um esquema elétrico fiel para fazer essa ligação. Se alguém puder me passar deixo meu e-mail.

lt_fonseca@hotmail.com
Lucas Moura
Membro
Membro
Carro: Voyage

Mensagem por Lucas Moura »

Boa tarde galera!
To instalando uma injeção MI no meu voyage 89 1.8 alcool.
A parte mecânica jâ está toda ok ...
O problema começou a surgir quando dei a primeira partida.... quando botei o carro para pegar ele pegou de boa mas ficou consumindo o combustível da antiga partida a frio (liguei a mangueira na entrada que fica na parte de trás do coletor...) ele começou a ficar muito gelado ... foi então que fui desligando cada tomada dos bicos e acabei percebendo que o modúlo não tava funcionando.... ( o coletor tava servindo como um tipo de carburador).
quando ligo no pos-chave os relé até acionam por alguns segundos como deve ser... o problema que como se o modulo não tivesse mandando o pulso para o bico...
depois de algum tempo tbm o carro nao pegou mais como se a bateria tivesse sem carga...(ja troquei de bateira)
to usando o modulo iaw 1avb...
aguem pode ajudar ai ?!
to usando o seguinte esquema de ligação: http://imageshack.com/f/198/1e2e3e4.jpg
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”