[Dica] Geral na Bateria Compensa a Rodo!

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol 1000 96
Contato:

[Dica] Geral na Bateria Compensa a Rodo!

Mensagem por Mateus de Assis »

Goleta tava andando cabisbaixa esses dias demorando pra pegar mesmo com cabos novos e bura reguladinho...resolvi dar uma geral nos contatos...a começar pela bateria...

Imagem

Bateria... sujeira acumulada, o chamado zinabre, pode dificultar pra ligar e esquentar , e como quem não fugiu das aulas de física sabe, calor quer dizer que tu tá perdendo energia rapá... cuide disso... no meu eu retirei a bateria e usei uma solução de água e bicarbonato [esse mesmo acha no mercadinho bicarbonato de sódio], só mergulhar os terminais dentro da solução isso cria uma reação que amolece o zinabre ficando mais fácil pra limpar com um pano...

Imagem

Imagem

Nos pólos da bateria passei lixa dágua até ficar quase cromado...fiz o mesmo naqueles olhais que vão parafusados nos terminais... tira a sujeira toda...

Antes de montar tudo...fui pra bobina... usando uma chave 8, tirei os terminais dela [marque - os pra não perder as cores e por fogo no teu carro :drink: ] e a capa plástica de proteção... achei muita mais muita sujeira...isso também é perda de energia da tua bateria e pode esquentar a bobina demais fazendo teu carro demorar a pegar e a longo prazo até te deixar na mão... vamos a limpeza dela usei um pano com querosene... montei tudo na boa...

Antes:

Imagem

Depois

Imagem

Além disso tudo, é sempre bom estar limpando um contato, dando uma geral nos fusíveis e relés de vez enquanto pois até uma lâmpada que está para queimar pode te roubar uma carga da bateria... :raiva:

Dica Extra [By Ricardo RCR ]
Após essa limpeza, é sempre bom passar uma graxa nos contatos pro zinabre não voltar mais. :y:

Montei tudo e fui dar um teste...goleta tá pegando no estalo agora... curti demais :D :zoiu: ... triscou pegou... Espero que não tenha ficado muito grande... uma ajuda a mais pra vocês...aprendi isso com um dono de Fusca num encontro de antigos... :lala: Abraços dúvidas perguntae...
Editado pela última vez por Mateus de Assis em 09 Mai 2013, 21:47, em um total de 1 vez.
Gol 1000 96 - Ajeitando em Detalhes - Original é o melhor caminho!
http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... =4&t=25139
Ricardo RCR
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro: GQ-88-Alcool-AP 1.8

Re: [Dica] Geral na Bateria Compensa a Rodo!

Mensagem por Ricardo RCR »

Mateus de Assis escreveu:Goleta tava andando cabisbaixa esses dias demorando pra pegar mesmo com cabos novos e bura reguladinho...resolvi dar uma geral nos contatos...a começar pela bateria...

Imagem

Bateria... sujeira acumulada, o chamado zinabre, pode dificultar pra ligar e esquentar , e como quem não fugiu das aulas de física sabe, calor quer dizer que tu tá perdendo energia rapá... cuide disso... no meu eu retirei a bateria e usei uma solução de água e bicarbonato [esse mesmo acha no mercadinho bicarbonato de sódio], só mergulhar os terminais dentro da solução isso cria uma reação que amolece o zinabre ficando mais fácil pra limpar com um pano...

Imagem

Imagem

Nos pólos da bateria passei lixa dágua até ficar quase cromado...fiz o mesmo naqueles olhais que vão parafusados nos terminais... tira a sujeira toda...

Antes de montar tudo...fui pra bobina... usando uma chave 8, tirei os terminais dela [marque - os pra não perder as cores e por fogo no teu carro :drink: ] e a capa plástica de proteção... achei muita mais muita sujeira...isso também é perda de energia da tua bateria e pode esquentar a bobina demais fazendo teu carro demorar a pegar e a longo prazo até te deixar na mão... vamos a limpeza dela usei um pano com querosene... montei tudo na boa...

Antes:

Imagem

Depois

Imagem

Além disso tudo, é sempre bom estar limpando um contato, dando uma geral nos fusíveis e relés de vez enquanto pois até uma lâmpada que está para queimar pode te roubar uma carga da bateria... :raiva:

Montei tudo e fui dar um teste...goleta tá pegando no estalo agora... curti demais :D :zoiu: ... triscou pegou... Espero que não tenha ficado muito grande... uma ajuda a mais pra vocês...aprendi isso com um dono de Fusca num encontro de antigos... :lala: Abraços dúvidas perguntae...

Pow legal heim Mateus de Assis, parabéns pelo tópico e pelo goleta tb!

E só pra completar + uma dica...

Depois dessa limpeza toda é bom passar graxa (pode ser a comum mesmo) nesses contatos todos tb, pq aí evita de aparecer essas sujeiras novamente!

Flw

Abçs
No meu verde sigo em frente!!!
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Valeu cara! Tua dica foi inclusa ao tuto! :D
eduardo.a.o.s
Membro
Membro
Carro: gol cl 1.6

Mensagem por eduardo.a.o.s »

Desculpa ta desenterrando esse tópico... mas tenho uma duvida... as placas que tem dentro da bateria tem algum produto e metodo de limpa-las tambem?? pois eles deven interferir bastante na qualidade e desempenho da bateria, ou não?
O conhecimeto é como um carro, se vocé não tiver humildade para usar como estrada , vocé nunca sairá do lugar...
DiegoJunior
Membro
Membro
Carro: Gol GTi 2000

Mensagem por DiegoJunior »

Cara essas dicas são muito importantes, ajudam a melhorar o desempenho do carro.

Acabei de apreender uma coisa nova.

Vlw.s
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

interessante...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Occy
Membro
Membro
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Mensagem por Occy »

eduardo.a.o.s escreveu:Desculpa ta desenterrando esse tópico... mas tenho uma duvida... as placas que tem dentro da bateria tem algum produto e metodo de limpa-las tambem?? pois eles deven interferir bastante na qualidade e desempenho da bateria, ou não?
Vou dar uma dica que melhora o desempenho da bateria, mas diminui a vida util dela...

Isso que vc falou chama-se "curto de placa", ou seja, com o tempo a bateria vai perdendo sua capacidade de conservaçao de carga, exatamente por conta desses curtos entre as placas.

Quando a bateria nao segura mais carga, ou se descarrega rapidamente (em menos de 12horas) é possível reanima-la!!! Sugiro que peguem uma bateria velha desativada para fazer esta experiencia, por que nem sempre da certo, pois depende do tamanho do curto e do tamanho das placas internas, que se consomem ao longo do uso, e pricipalmente qdo sao reanimadas/remanufaturadas.

1 PASSO: Remova todas as tampas dos vazos da bateria e escorra toda a agua de dentro. Cuidado q o liquido é acido, e agride a pele e apodrece a roupa.

2 PASSO: compre o mesmo bicarbonato de sódio indicado no post, mas compre o de farmacia que é mais forte. Dissolva o bicarbonato na quantidade de 3 colheres de sobremesa pra 300ml de agua destilada de preferencia. Dissolva todo o bicarbonato ateh nao ficar nenhuma poeira do bicarbonato no fundo do copo.

3 PASSO: despeje a soluçao agua+bicarbonato em cada um dos vazos da bateria individualmente. Observe que ocorrerá uma reaçao quimica que a agua começará a ferver/borbulhar. Espere parar de bobulhar, remova a soluçao, e repita esta operaçao varias vezes, 3 geralmente, até que quando ao inserir a soluçao o vazo nao ferva mais. Isso quer dizer que nao existe mais curto na placa, mas observe que ao remover a soluçao, sairá um liquido escuro, cinza quase preto, esta é a placa da bateria indo embora pelo ralo... Kkkkkk ou seja, se for feito isso muitas vezes, logo vc nao terá mais placa pra acumular energia na sua bateria...

4 PASSO: lave bem a bateria internente com agua corrente, ate q a agua saia limpa. Compre soluçao acida concentrada pra bateria em qualquer auto peças, e uns dois litros de agua destilada. Dilua a soluçao acida 100ml/1L de agua e complete os vazos da bateria.

5 PASSO: Com ajuda de um carregador de bateria, deixe a bateria em carga lenta por 24horas. Em seguida faça o teste com multimetro, a mesma precisa dar acima de 10,5v pra acionar o arranque. Se der, pode montar e usar... Mas em 6 meses ou menos ela deve ir pro pau de novo...

Lamento por esse post, nao acho q estou ajudando, pq assim q pessoas mau intencionadas podem fazer isso pra vender baterias como remanofaturadas. Mas acho q isso pode ajudar em uma emergencia.
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Boa dica Occy, fizemos isso uma vez numa bateria Satex que usava no fusca... ela durou uns 4 meses... depois pegamos uma ajax zerada...
Não é como uma bateria nova, mais dá uma aliviada até o piá ter dinheiro pra uma nova...
Bruno Ruiz Francisco
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1.6

Mensagem por Bruno Ruiz Francisco »

Ótimas dicas testarei agora mesmo.
apenas as imagens sumiram =/
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Opa... gostei das dicas!!!!
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Estou com problemas de hospedagem, praticamente todas minhas fotos do fórum sumiram haha... mas em breve vou corrigir
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Mateus... eu criei uma conta no postimage.org e nunca mais tive problemas com hospedagem de fotos.

Em conversa com os administradores, logo teremos alguma novidade de hospedagem.
Mateus de Assis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Contato:

Opa, fico no aguardo!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”