[SUSPENSÃO] O uso de buchas em PU(Poliuretano)

Dúvidas, curiosidades e conhecimento.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

[SUSPENSÃO] O uso de buchas em PU(Poliuretano)

Mensagem por Schubert »

Tanto quanto qualquer outro colaborador eu prezo pelo meu quadrado, tendo isto em vista gostaria de deixar aqui a minha experiência com relação ao uso das tais buchas de PU. Poliuretano especificamente na suspensão dianteira de nossos quadrados.
Vejo alguns colaboradores falando em dar manutenção na suspensão e usá-las, visando durabilidade e beleza que elas proporcionam, mas na realidade elas duram mesmo, mas destrói o resto do carro, vocês preferem durabilidade da bucha ou do chassi e componentes do carro?
Há algum tempo eu mesmo troquei toda suspensão dianteira e como muitos comprei as danadas buchas em PU. Depois de tudo no lugar fui ligar o carro e parecia que o motor de arranque estava dentro do carro, logo observei que era por causa da bucha em PU. do suporte da caixa, de cambio, segue foto dela em PU.:

Imagem

Segue foto da bucha original, observe a diferença até mesmo no formato:

Imagem

Substitui então a de PU pela original, que diferença.
Depois rodando com o carro, observei que a suspensão estava muito rígida, estava passando muita vibração para o painel, não estava como antes, e já tava puto, porque fiz todo o serviço visando o carro ficar mais macio. Logo observei que era o coxim da suspensão, esse ai da foto:

Imagem

Substitui então pelo original, segue foto:

Imagem

Os coxins do motor de cara eu já não os coloquei, nem precisa falar muito o porquê só observem o formato do original é do em PU:
Em PU:

Imagem

Original:

Imagem

Sem palavras, o original tem um sistema de amortecimento, ele tem um formato para tal, para absorver as vibrações do motor, então já na instalação decidi não colocar esses em PU.
Já na barra estabilizado eu gostei, não sei ao certo se foi devido a toda preventiva que fiz, mas senti o carro mais estável, gostei, acho que por ela ser mais rígida que uma borracha comum firmou mais a barra, “isso é achometro” , segue foto dela ai:

Imagem

No agregado, eu posso falar que torna a instalação mais fácil e prática, as da bandeja já vieram na própria bandeja, então essas ultimas até podem ser instaladas sem muito problemas, essas ainda estão no meu Quadrado.
Bom galera, no geral é isso, agora vai da cabeça de cada um optar por um kit como este:

Imagem

Ou como este:

Imagem

Lembrando o Gol Quadrado tem uma estrutura já rígida, se coloca buchas de PU (Quase Plástico), fica mais duro ainda e outra se os engenheiros colocaram buchas de Borracha em determinados locais com certeza a idéia é absorver impactos e vibrações, proporcionando conforto e prevenindo desgastes prematuros de componentes.
- Sei que nem tudo que é original é bom também, pode ser melhorado, mas antes que avaliar bem.
- No decorrer do tópico podemos falar sobre valores também.
- Espero que mais alguém poste ai sua experiência com tais buchas em PU.
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Re: [SUSPENSÃO] O uso de buchas em PU(Poliuretano)

Mensagem por Rodrigo Naressi »

já pensei nas tais buchas, o problema justamente é a perda da elasticidade, para carro de pista tudo bem, mas para o dia a dia acredito encomodar muito...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
davi50
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por davi50 »

otimo tópico, eu sempre quis saber se essas buchas de PU eram boas ou ruins nos quadradinhos, Obrigado
kaekido
Membro
Membro
Carro: GOL CHT 1.0 G 95/96

Mensagem por kaekido »

Bom tópico, devia fixar, obrigado pelas informações!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Valeu galera, esse mito das buchas em PU tem que ser esclarecido.
Já teve alguns tópicos até mesmo repetitivos da galera perguntando sobre o uso de tal bucha ou coxim em PU e constantemente a galera vai perguntar, por isso decidi criar este falando sobre todas as buchas da dianteira e onde especificamente vai ficar pior, pois minha experiencia foi na dianteira, caso alguém ai já tenha colocado na suspensão traseira, posta o que achou ai para nós.

Abraço!!!
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro: Gol GT 85

Mensagem por Rodrigo Naressi »

complicado falar alguma coisa... depende do uso né, aqui com as ruas esburacadas não rola... imagina se entra num quebra-molas ou buraco com o pé no freio tem que correr fazer geometria!!! as buchas abservem bastante, se tirar isto algum outro lugar terá que absorver, não? agora para turbo, arrancadas etc as originais não aguentam muito e acabam pertendo a estabilidade......
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Pois é ai que entra o dilema, porque muitas pessoas pensam que se usa em carro de arrancada é bom então vou colocar no meu carro de passeio. Os carros de arrancada normalmente são preparados para este tipo de evento e andam no liso, posso até concordar, mesmo assim no caso do gol quadrado a vibração dentro do carro ainda é muita, mas o cara não esta preocupado com isso e sim em ir bem na arrancada.

Fora as de PU já tem um tempo ando vendo umas de alumínio.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

Schubert escreveu:Pois é ai que entra o dilema, porque muitas pessoas pensam que se usa em carro de arrancada é bom então vou colocar no meu carro de passeio. .
O Gol quadrado já têm uma suspensão bastante rígida e esportiva em curvas. O carro é um colosso em durabilidade, exceto na parte de suspensão pois a suspensão é muito dura e os componentes sofrem muito, basta ver as trincas que se espalham pelo carro.
Se for para fazer um upgrade na parte de suspensão, acho que´a melhor opção são umas molas esportivas (ou uma suspensão fixa preparada), bons pneus e as barras anti-torções.
Passos022
Membro
Membro
Carro: Vw Gol cl 1.6 1991

Mensagem por Passos022 »

Por experiência própria... as de PU passam vibração e ressecam rápido demais! Na balança, basta colocar as buchas do Santana que ficam perfeitas... no calço do motor, coloca o original com parafuso de pistão... tbm fica espetacular! abraço!
Passos022 - Rafael
VW GOL 1.6 Turbo 91/91
Fueltech
Aro 17´´+ Rosca
APassero
Membro
Membro
Carro: Parati CHT 1.6 Turbo

Mensagem por APassero »

esse tipo de embuchamento de quadro é utilizado somente em carros que tenham força e necessitam de algo mais rígido para segurar o motor e os seus componentes no lugar... usar em motores "originais" ou até mesmo aspro leve seria o mesmo que ao queimar uma junta de cabeçote colocar pistões forjados no carro... não tem a necessidade... tenho um carro turbo de rua forte e ando com o sistema todinho travado em PU a algum tempo já e te digo ele passa sim muita vibração para a carroceria mas não chega a mandar "impactos" apenas vibração msm
Imagem
CHT 1.6 Turbo Intercooler- Ok
Bixenon e Xenon 8k - Ok
Susp. Rosca - Ok
DVD - Ok
Rodas Audi 15" - Ok
*Parati CHT 1.6 Turbo Intercooler - Vulgo KinderOvo!*
danilomoreira
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Quadrado 94 1.6

Mensagem por danilomoreira »

um amigo meu, mecânico ainda por cima, ha cerca de 8 meses atras, qdo fui trocar os coxins do motor, ele me falou pra colocar essas buchas em PU, ele tinha acabado de comprar um GTS, e colocou essas benditas buchas, eu falei q não, prefiro original msm, ele me disse q eu fava marcando, essas de PU eram bem melhores e tal. Enfim, semana passada passei lá, pra tomar um café com o povo da oficina, e a gente fava falando de carro e tal, ai eu perguntei das buchas, ele disse q foi a pior coisa q ele fez na vida, no começo era legal, o carro vibrava todo, dava pra sentir a força do motor AP, ele falava, mas depois de uns meses, trincou as duas torres da suspensão dianteira, bem como o túnel do cambio, já q ele tinha trocado todas as buchas possíveis e imagináveis por essas de PU. Resultado, quase mil reais gastos em funilaria.....

por isso prefiro as originais, sem falar q são baratas demais!!!!
Gol Cl 1.6 94

Meu Tópico
Imagem
APassero
Membro
Membro
Carro: Parati CHT 1.6 Turbo

Mensagem por APassero »

danilomoreira escreveu:um amigo meu, mecânico ainda por cima, ha cerca de 8 meses atras, qdo fui trocar os coxins do motor, ele me falou pra colocar essas buchas em PU, ele tinha acabado de comprar um GTS, e colocou essas benditas buchas, eu falei q não, prefiro original msm, ele me disse q eu fava marcando, essas de PU eram bem melhores e tal. Enfim, semana passada passei lá, pra tomar um café com o povo da oficina, e a gente fava falando de carro e tal, ai eu perguntei das buchas, ele disse q foi a pior coisa q ele fez na vida, no começo era legal, o carro vibrava todo, dava pra sentir a força do motor AP, ele falava, mas depois de uns meses, trincou as duas torres da suspensão dianteira, bem como o túnel do cambio, já q ele tinha trocado todas as buchas possíveis e imagináveis por essas de PU. Resultado, quase mil reais gastos em funilaria.....

por isso prefiro as originais, sem falar q são baratas demais!!!!
mas existem casos e casos mano! meu carro está com buxas em PU também tudo que tem direito até os batentes do amortecedor em PU a quase 1 ano também, e meu carro não possui uma rachadura ou trinca de túnel e torres de amortecedor... e foi pelo contrario! minhas torres trincaram quando eu estava usando os batentes de amortecedor original... eles gastaram rapidamente e conforme o carro dava aquela puxada da turbina cheia ele criava uma folga que ia forçando o conjunto todo... fiz um trampo de solda com reforço em MIG nas torres e esta firme e forte até hoje foi como eu disse acima, carro turbo forte tem que ter esse embuchamento, aspro ou um turbo bem leve não precisa... quando montei meu motor para você ter ideia, eu estava usando os coxims ORIGINAIS do 2.0 aqueles Verdes, comprados na sorana, foi menos de 1 mês rodando com eles que a parte de ferro do coxim literalmente se partiu da borracha e tive que correr para a oficina onde montei para já colocar os coxins de PU e acredite foi uma aventura andar com o motor solto sem coxins cerca de 50 kms... a cada acelerada eu sentia o motor torcendo e o escapamento e cambio encostando no açoalho
Imagem
CHT 1.6 Turbo Intercooler- Ok
Bixenon e Xenon 8k - Ok
Susp. Rosca - Ok
DVD - Ok
Rodas Audi 15" - Ok
*Parati CHT 1.6 Turbo Intercooler - Vulgo KinderOvo!*
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Será que para carro turbo, carro de arrancada existe só as buchas de P.U. ou de Aluminio? Porque realmente as originais são macias nunca tive carro turbo, mas imagino que deve diminuir o seu tempo de vida, mas deveria existir uma bucha que contemplasse o meio termo "o melhor de 2 mundos", como deve ser o sistema anti vibrações de um bugatti veyron? A galera com carro turbo só coloca elas mesmo, porque as originais não aguentam o tranco, porque de conforto não tem nada.

Só defendo que para quem tem um quadrado para rodar no dia a dia ou que deu um leve up nos motores não trocar por P.U. É um gasto de R$400,00 para mais em um kit que tem a relação vida util x conforto inversamente proporcionais. Nos sites ai os vendedores fala que é bom para todo mundo.
danilomoreira
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Quadrado 94 1.6

Mensagem por danilomoreira »

no seu caso APassero, como vc tem um turbo forte, com ctza tem q usar mesmo essas buchas então, no caso do meu amigo, era um GTS normal msm, sem modificações....

Vivendo e aprendendo, por isso gosto tanto desse forum!

valeu rapaziada
Gol Cl 1.6 94

Meu Tópico
Imagem
danffern
Membro
Membro
Carro: Gol GTi 93/93

Mensagem por danffern »

Ufa, ia trocar as do meu golzin mas não o fiz por falta de tutu...
Agora que voltou a legalizar suspensões vou é colocar uma nova da downworks e trocar os embuchamentos por originais...

Muito bom o tópico e bem explicativo. Obrigado pelas informações. Tirou todas as dúvidas que eu tinha sobre o assunto.
Gol GTi 93/93 Amarelo Sunny
LucasFN
Membro
Membro
Carro: Gol CL 1.6 1992 Azul

Mensagem por LucasFN »

Muito bom o tópico cara!!!
Esclareceu as minhas dúvidas!
Jajá tenho que mexer nelas e pensava em colocar as de PU.
Mas agora já mudei de idéia.
Valew!
Alguns gostam de carro. Eu amo os Quadrados!
x]
Imagem
Meu GQ:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=33141
JoãoPedro
Membro
Membro
Carro: Voyage Argentino 91

Mensagem por JoãoPedro »

Então resumindo, em quais peças voce acha que realmente vale a pena colocar as de Pu?
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

JoãoPedro escreveu:Então resumindo, em quais peças voce acha que realmente vale a pena colocar as de Pu?
No agregado e na barra estabilizadora, eu utilizo só nesses locais, lembrando que meu quadrado não foi mexido no motor, então é carro de passeio normal mesmo, a galera ai falou que para carro de arrancada tem que ser essas buchas, pois as originais não dão conta, ai nessa área de arrancadas já não tenho experiencia para te dizer ao certo.
GTRs84
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por GTRs84 »

Estou nesse dilema agora...estou decidindo quais buchas usar!
Os calços laterais do motor com certeza não vou colocar em PU.
Quais problemas teve em colocar as buchas de balança de PU Schubert?
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

GTRs84 escreveu:Estou nesse dilema agora...estou decidindo quais buchas usar!
Os calços laterais do motor com certeza não vou colocar em PU.
Quais problemas teve em colocar as buchas de balança de PU Schubert?
GTRs84, beleza? No motor não coloca mesmo, como eu disse nem precisa de colocar para ver a diferença, pois o proprio formato da peça já diz como vai ser o resultado. As bandejas eu já comprei com as buchas, nessa parte da bandeja não senti muita diferença não, só uns barulhos no inicio, mas depois parou. Aconselho a utilização na barra estabilizadora, no agregado e nas bandejas sem problema, no restante não aconselho.

Para galera que faz arrancada ou tem turbo nos quadrado ai tenho aqui as buchas do motor, coxim superior da suspensão, coxim da caixa tudo em PU, caso queiram posso vender por um preço bacana só para desfazer das peças mesmo, esta aqui ocupando espaço.

GTRs84, mais duvidas pode postar ai.
Responder

Voltar para “Suspensão / Freio”