[Tutorial]iluminação comando/moldura de ar

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Gustavo123
Membro
Membro
Carro:

[Tutorial]iluminação comando/moldura de ar

Mensagem por Gustavo123 »

Olá a todos do CdGQ,hoje to fazendo esse tutorial simples pra galera q tem duvidas de como colocar iluminação no comando/moldura do ar dos nossos quadrados,então eu fiz e deu certo e resolvi fazer esse tutorial pra galera.
Os materiais são:
1 metro de fio
1 metro de espaguete termo-retratil(recomendo o espaguete mais também pode usar fita isolante)
5 led's (3 ou 5 mm e a cor da sua preferencia,com resistores)
1 tubo de caneta(bic ou compact pois o tamanho é exato para os leds)
estanho para solda e muita mais muita tranquilidade.
Primeiro de tudo remova a moldura do carro,depois disso voces vão ver q tem um plastico branco atras da moldura q tem q ser retirado com muito cuidado pq ele quebra facilmente,como eu ja n tinha esse plastico mais na moldura então nas fotos nem vai aparecer,dentro desse plastico branco vai ter uma especie de acrílico e é com esse acrílico q vamos trabalhar.
Imagem
Com o acrílico já separado vamos cortar o tubo de caneta em 5 partes pequenas,aconselho a cortar com uma serrinha fina pois com a faca ficou torto e tive q lixar cada parte pra ficar retinha.Cada pedaço com uns 2 cm.
Cole cada uma dessas partes atras de cada simbolo da moldura,eu usei super bonder mais pode usar tbm cola epoxi.
Imagem
Enquanto a cola seca,solde os fios nos leds e isole bem.
Imagem
Com a cola ja seca coloque o led dentro dos tubos de caneta perceba q vai encaixar certinho o led,e pra garantir coloque um pouco de super bonder.Depois dos leds colados emende os fios de todos os leds,lembrando q positivo com positivo e negativo com negativo.
Imagem
As emendas prontas isole bem com o espaguete termo retratil ou fita isolante,lembrando q vc pode ter apenas 1 negativo e um positivo para ligar na fiação original do carro,depois de tudo feito so colocar o acrilico de volta no comando/moldura ,ai então teste com uma bateria de 9V para ver se todos os leds estão funcionando e pra ver se n tem nenhuma emenda errada.
Imagem
Tudo pronto agora é só ligar os farois do carro para identificar os fios e emendar,isole bem e curta o novo visual.
Imagem

Eu usei led's de 5mm na cor branca,me desculpem a qualidade das fotos pois foram tiradas com celular,não me responsabilizo por instalações erradas ou mal feitas,se curtiu de um UP pra galera ver!Abraço a todos e ate o proximo tutorial!
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [Tutorial]iluminação comando/moldura de ar

Mensagem por Schubert »

Gustavo123, boa noite!

Fiz algo do tipo também, você utilizou led's de 12V ou de 3V com resistência? Eu fiz utilizando led's azul e vermelho de 3mm e de 3V com resistência de 560ohms e liguei nos mesmos conectores da luz incandescente original. Fica bacana mesmo, eu gostei, mas se eu foce fazer novamente ia pensar em tentar com fita de led.

Da uma olhada no meu ai:

Imagem
Gustavo123
Membro
Membro
Carro:

Olá shubert blz?Então cara fiz com led de 3v com resistencia de 470 eu axo,assim eu vou deixar assim por enquanto mais penso q em breve vou tirar pois n curti muito fiz mais pra ajudar a galera q tem duvida msm de como fazer,o seu fico mto show essa foto ja é com a fita de led?
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Gustavo123 escreveu:Olá shubert blz?Então cara fiz com led de 3v com resistência de 470 eu axo,assim eu vou deixar assim por enquanto mais penso q em breve vou tirar pois n curti muito fiz mais pra ajudar a galera q tem duvida msm de como fazer,o seu fico mto show essa foto ja é com a fita de led?
Não, essa ai é com os led's de 3V e resistência de 560ohms, futuramente quero tentar fazer com fita de led. Você usou resistência de 470ohms?

Com 560 você consegue limitar a tensão no led em 3V, baseado em uma corrente de 21mA e lembrando que o carro em movimento pode gerar até 14V, assim você da mais tempo de vida ao led e será mais difícil de queimar, quando coloca resistência de 470 a corrente pode ter mais variações e com certeza ele fica mais maior podendo variar de 20mA a 30mA ai tem fazer a conta. Já vi tutoriais na net falando para utilizar 470, mas prefiro 560 pelo fator de tempo de vida do led mesmo.

Outra coisa dependendo da cor do led os cálculos variam, normalmente azul, branco, verde e acho que laranja da para utilizar 560, já vermelho por exemplo já é outra resistência.
Gustavo123
Membro
Membro
Carro:

Então shubert,no caso os resistores q uso com led vermelho são o de 470 ai como eu so tenho o de 470 aki arrumei eles nesses leds brancos,eu tbm prefiro o de 560 mas como o q eu tinha aki era de 470 então foi ele msm.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Me fala mais uma coisa que percebi, você usou uma resistência para cada led, certo? Eu fiz um esquema no farol utilizando aqueles conectores dos botões e USB's do gabinete de computador e somente encaixava os led's nele, podendo assim trocar o led por outro de outra cor, mas dei mole, porque usei somente uma resistência antes do positivo de todos eles e agora se eu tiro um led azul dos três que tem e coloco vermelho os outros apagam, vou ter que colocar uma resistência para cada também.

O acabamento com essa borracha termo retrátil fica show de mais, eu também só uso ela, fita isolante para essas coisas pequenas esta por fora.

Mas não tira não, fica bacana, melhor do que o original.
Gustavo123
Membro
Membro
Carro:

Então cara arrumei um resistor em cada led,vlw parceiro!!
Danilo_MG
Membro
Membro
Carro: Gol CL 91 CHT 1.6

Mensagem por Danilo_MG »

E ae cara, to querendo saber que leds e que resistores e fios você utilizou. Pois fui loja comprar e tem um monte de tipo de led e resistores e nao entendo nada disso, só que queria um q seja um pouco mais faco qu.e o que vc usou. Obrigado!
Gol CHT 1.6 - Branco 91
Occy
Membro
Membro
Carro: Saveiro CL 1.8 95

Mensagem por Occy »

Maneiro o trabalho! Parabens ambos paineis ficaram legais.
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Schubert »

Danilo_MG escreveu:E ae cara, to querendo saber que leds e que resistores e fios você utilizou. Pois fui loja comprar e tem um monte de tipo de led e resistores e nao entendo nada disso, só que queria um q seja um pouco mais faco qu.e o que vc usou. Obrigado!
O led é comum de alto brilho, a resistência é aquelas pequenas de 560 ou 470 (eu prefiro 560) e fio pode ser fio de fonte de computador queimada, se for comprar pede na mesmo espessura de fio de computador que esta de bom tamanho.

Se achar necessário fala ai que posto fotos dos componentes. Beleza?
Zulu1.8
Membro
Membro
Carro: Gol GL 1.8 91/91

Mensagem por Zulu1.8 »

Amigo, sabe informar se a lampada original da moldura é blindada?

Porque estou tentando tirar ela e substituir pelo Led, mas ela não sai de forma alguma.

Ela não solta do soquete e o soquete também não solta, tem tipo uma fita isolante termocontrátil que segura.

To com medo de cortar, não to afim de cortar os fios. Só queria substituir a lampada.
[align=left] [/align]
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”