Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

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joeolivera
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por joeolivera »

E ai galera, blz?

Estou com uma situação e gostaria de saber a opinião e o conhecimento de vcs a respeito.

Tenho um AP 1.8 gasolina, e a poucos dias tive q mandar fazer uma solda no túnel do cambio, onde foi tirado o motor do carro e o "Pica-Fio que instalou de volta, (pq aquilo lá nem merece ser chamado de eletricista) fez uma ligação errada da ventoinha fazendo a mesma parar de funcionar por queima de fusível.

Depois que retirei o carro da oficina andei em torno de uns 200 km, e em um final de tarde na estrada tive uma pane elétrica que perdi faróis e ventoinha, como já tava escurecendo e faltava uns 15 km pra chegar em casa resolvi tocar antes de anoitecer.

Depois desse dia comecei a perceber que a água do reservatório estava baixando sempre, e a tampa do óleo do motor sempre esta com o óleo esbranquiçado. Lembrando que depois que o carro saiu dessa oficina, já foi colocado um Coletor dimensionado 4x1 e dado um Up no carburador.

A grande pergunta, será que terei que mexer nesse cabeçote, trocar apenas a junta, fazer uma troca de oleo e verificar se esse óleo continuara com essa coloração na tampa?? :choro: :O :nop:
Editado pela última vez por joeolivera em 23 Dez 2013, 07:51, em um total de 2 vezes.
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Rodrigo Naressi
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

provavelmente pelos sintomas está com a junta queimada... se não tem vazamento e tá sumindo água...
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tharleyands
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber?

Mensagem por tharleyands »

Cara se o a tampa do oleo ta branca é sintoma de junta queimada..
Vai ter que fazer troca da junta e retificar o cabeçote, e talvez uma limpeza na parte de baixo do motor por causa da contaminação..
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber?

Mensagem por joeolivera »

Obrigado amigos Rodrigo Naressi e tharleyands.
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por joeolivera »

Resolvido Galera!

O Cabeçote estava com corrosão na entrada do 4º cilindro, foram feitas duas soldas, tbm foi trocado a junta por uma metálica e componentes básicos do cabeçote, feita a calibragem de válvulas, troca de óleo e filtros. Apesar de ontem estar muito calor por aqui, achei q a temperatura no painel acionou a ventoinha rápido de mais, estarei fazendo testes pra ver a respeito.

A parte de baixo do motor não chegou ser afetada.

Galera alguém sabe se essa junta metálica precisa ser apertado o cabeçote depois d 1000 km?
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber?

Mensagem por Rodrigo Naressi »

geralmente as oficinas indicam reaperto após abrir o motor, já vi isto em modelos com ambas as juntas...mas tem uns que não pedem... o mecânico tinha que informar... vou pesquisar
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por joeolivera »

Referente a questão de aquecimento resolvemos o problema.
Foi trocado a Válvula termostática e também substituímos um radiador recondicionado que veio no carro, colocamos um da linha original zerado + aditivo! Após as instalações testamos e a temperatura voltou ao seu normal de antes.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

Isso é uma coisa comum de acontecer em Golzinhos.

Meu primo estava com o mesmo problema, trocamos tudo isso ai... e colocamos aditivo, ai a bomba d'água foi pro saco kkkkkk trocamos e pararam os problemas.


Abraço!
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Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

O problema de colocar aditivo em carro que já estava rodando com água por muito tempo é esse, sempre estraga outra coisa, por isso o certo é sempre trocar os tampões do motor e esperar por algum vazamento em alguma junta.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

Mesmo causando alguns problemas, vale a pena usar o aditivo. Se estragar é pq ia te deixar na mão mais cedo ou mais tarde.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

bleidao escreveu:Mesmo causando alguns problemas, vale a pena usar o aditivo. Se estragar é pq ia te deixar na mão mais cedo ou mais tarde.
bleidão, expressei errado, o certo é rodar com o aditivo, mas em carros que já rodaram muito tempo somente com água antes de colocar o aditivo a primeira coisa a fazer é trocas os tampões do motor, pois eles são de latão e serão os primeiros a dar problema, antes mesmo das juntas ou radiador.

Quando comprei as mangueiras de silicone, fiz uma geral, troquei os tampões, como tinha que trocar a correia dentada aproveitei e troquei a bomba de água (nela também tem um tampão), troquei o reservatório, coloquei as mangueiras novas com presilhas novas, coloquei o aditivo e show de bola.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por Matheus.F »

qual aditivo vcs usam?
Loading... to quase la
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

Matheus.F escreveu:qual aditivo vcs usam?
Eu uso um que o fraco é igual a este do anuncio abaixo, mas na época eu comprei por R$25,00 cada e é vermelho, original dos carros VW atuais.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2774a3-_JM
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por joeolivera »

Periodicamente faço a limpeza de radiador, nunca deixando de colocar o aditivo junto.

Nunca tive nenhum problema de quebra de componentes por parte do uso de aditivo não. Mangueiras, tampões, bomba, reservatório tudo em seu estado normal.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

Isso ai... se sempre usou aditivo, não há problemas...
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

Estava observando é o meu reservatório abaixa a agua/aditivo, pouco e demora muito tempo, mas abaixa, tem a possibilidade de a agua estar indo para dentro de um dos cilindros e sendo expelida, ou evaporando em algum lugar? Obs.: Não tem fumaça no escape, esta tudo certo, quando mexi no sistema de arrefecimento só não troquei o radiador, na BR rodando a 120 direto o ponteiro chega a ficar bem em cima do led indicador, mas depois volta de boa e na cidade ele sempre fica abaixo do led.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

Estranho, Schubert...

Mas pode ser também o radiador que não foi trocado e está vazando um pouco.
Pode ser a tampa do reservatório também...

Abraço!!!
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por Schubert »

Pode ser a tampa mesmo, Vou ver se acho outra tampa, se não resolver só vai faltar o radiador mesmo para trocar, se estivesse vazando alguma coisa para dentro do cilindro já teria contaminado oléo e teria dado alguma diferença no escape e até mesmo o problema já teria piorado.
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por bleidao »

Concordo... procura uma tampa, acho que a tampa do reservatório similar não é boa... eu tenho uma aqui, mas seria prejuizo te doar a tampa kkkkk pq vc está distante.

Abraço!!!
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Re: Re: Possível Cabeçote fervido - Como saber? [RESOLVIDO]

Mensagem por joeolivera »

Schubert,

Cuidado com certas tampas que se acha por ai, por mais que seja um item simples, sempre eh bom avaliar o material, a pressão suportada e até mesmo a marca do componente.
Já comprei tampa, e na hora de colocar lá e testar, a mesma ficar marejando água.

Procure itens ou marcas que sempre recomendadas pelo fabricante ou de seja de confiança de seu mecânico.
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