Fiz a média naquele esquema de encher o tanque, marcar km, andar com o carro um tempo e encher de novo. Ele está fazendo 4,5 km/l no álcool. Ele foi passado de gasolina para álcool antes de eu comprar ele, eu sei que o rendimento não seria o mesmo de um carro original a gasolina ou álcool, mas a diferença é para tanto?
Eu não entendo de praticamente nada de mecânica, mas li algumas coisas por aqui de como melhorar o rendimento, como trocar a bobina pela bobina do Gol MI, velas, cabo de vela, rotor e tampa do distribuidor. Recentemente eu troquei as velas, rotor e tampa estão ok, apenas com perca de verniz na tampa. O que o mecânico me disse que seria bom trocar são os cabos das velas, por não serem tão bons. Apenas esses itens seriam o suficiente para fazer o consumo ficar satisfatório? O meu satisfatório seria pelo menos 6 ou 7 km por litro no álcool (se isso for possível).
Não sei como é a mistura ar/combustível dele. Onde (no carro) isso é definido? É fácil de ver?
Não entendo nada do carburador também, então não sei como regular ou ver a regulagem nele, muito menos desmontar ou limpar ele, tudo que vi é que nele está escrito "Solex Brosol", então imagino que seja um 2E, mas não vi essa indicação no mesmo. Não sei quando está abrindo o segundo estágio (as duas borboletas poderiam estar sendo abertas ao sair mesmo) e não sei se o segundo estágio é a vácuo ou mecânico.
Por fim, eu não sei o que foi mudado no carro para andar com álcool. O que as pessoas mudam no carro para fazer essa conversão?
Moro no noroeste paulista, é bem quente aqui, não há necessidade daquele sistema de partida a frio e no momento eu não posso voltar o carro para gasolina.
Enfim, o que posso fazer aqui? Tá bem complicado.
Edit: mais uns detalhes, ele é ano 94 e o ponto está regulado, foi verificado com pistola quando troquei as velas.