Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

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rafa.paj
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Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por rafa.paj »

Boa noite pessoal.

Sou membro do CdGQ há algum tempo mas nunca colaborei com nada. Neste semana que passou meu Gol 1000 AE (cht) 1994, começou a oscilar o farol (ora normal, ora forte demais) e piscar as luzes da bateria e do arrefecimento. Lendo o fórum, a dica foi a troca do Regulador de Tensão do alternador.

Segue um tutorial abaixo. Não sei se enquadra-se em DIY ou em Parte Elétrica, mas acho que estou no lugar certo. Moderadores, gentileza corrigir se for o caso.

Primeiro de tudo, o tutorial é para alternador da marca BOSCH, não sei se funciona para outras marcas.

DICA: LEIA TUDO ANTES DE COMEÇAR A MEXER NO CARRO.

Começamos retirando a caixa do filtro de ar e as tubulações, que vai para o carburador e que vem da admissão, para liberar espaço para o trabalho.

Desprender o grampo de fixação da caixa do filtro de ar. Uma presilha metálica abaixo do mangote (tubo plástico ou de borracha) que vem da admissão logo abaixo do carburador e que vai até a caixa do filtro de ar, conforme a foto abaixo.

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Grampo caixa do filtro de ar.

Após soltar o grampo acima, afrouxar as abraçadeiras, circuladas na foto abaixo, conforme mostra meu ajudante.

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Afrouxando as abraçadeiras pode-se retirar o mangote que vai da caixa do filtro de ar até o carburador.

Retirado o mangote do carburador, puxe a caixa do filtro de ar em direção ao motor e para cima em um movimento diagonal, para que o magote, mencionado no primeiro passo, desprenda mais facilmente.

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Mangote, já mencionado, que vai logo abaixo do carburador na admissão, até a caixa do filtro de ar.

Depois de tudo removido essa é a visão da área de trabalho, conforme mostra meu ajudante.

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Daqui pra frente o serviço é no alternador, mais precisamente no regulador de tensão.
Para retirar o regulador do alternador, deve-se utilizar uma daquelas chaves de fenda bem curtinhas, ou uma das chaves "xingling" destas mostradas a seguir, que têm ângulo de 90º e trocam as ponteiras.

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Chave 90º

A chave 90º só é útil para retirar o parafuso mais próximo do bloco do motor. Este da foto próximo da seta amarela. A tal seta amarela indica um tubinho (não sei nem o nome e nem a função dele) que sai do coletor de escape e passa bem próximo do alternador, atrapalhando o acesso ao parafuso.

DICA: FAÇA TUDO COM O MOTOR FRIO, POIS, O ALTERNADOR É BEM PRÓXIMO AO COLETOR DE ESCAPE.

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O outro parafuso retira-se facilmente com uma chave de fenda normal.

Retirado os parafusos, a mola contida nas escovas do regulador o expulsarão automaticamente do alternador, mas não se assuste, nada vai escapar ou sair com muita pressão.

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Este regulador é o que estava "queimando". Note o adesivo todo enrrugado, como se tivesse derretido com o calor.

Alternador visto de cima, sem o regulador.

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Local da instalação - close da trilha do induzido do alternador.

Para se situar melhor onde estamos.

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Local da instalação - panorama do alternador.

Estou achando que o regulador antigo era falsificado, pois, comprei-o como BOSCH, mas durou apenas 1 ano e meio. Além disso, o que comprei novo é um pouco diferente, conforme mostram as fotos.

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Diferença/semelhança entre o velho e o novo. Foto 01

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Diferença/semelhança entre o velho e o novo. Foto 02

Instalando o novo regulador. Coloque-o no alternador, na posição que mostra a foto, para que as escovas encaixem perfeitamente com as trilhas do induzido.

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Instalando o regulador novo

Depois de encaixado nas trilhas, segure o regulador com um dedo e coloque o primeiro parafuso. Como dica eu indico o parafuso mais longe do bloco, por ser mais fácil de manuseá-lo.

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Segurar com o dedo até fixar o primeiro parafuso totalmente, fazendo isso as molas das escovas não mais terão ação para expulsar o regulador de dentro do alternador.

Agora é só colocar o outro parafuso com a chave 90º ou com a chave curta.

DICA: CERTIFIQUE-SE QUE OS PARAFUSOS SEJAM BEM FIXADOS, POIS, O REGULADOR NÃO PODE FICAR FROUXO.

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Colocado.

Esse aí é o melhor ajudante.
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Espero que o tutorial possa ajudar alguém.
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por Fabinho 1.8 »

Bem explicadinho!!!!
parabéns, belo tutorial...
Fabinho
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xRicardo
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por xRicardo »

Antes de mais anda parabéns pelo tutorial.

Também tenho um CHT e troquei o alternador do meu por um do Fiesta 75A e hoje quando acelero o farol fica mais forte e tal. Tem alguma coisa a ver com esta peça trocada por vc?
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por Gerinho_mc »

Primeiramente parabéns pelo Tutorial, ajudou muito, esu estava na dúvida com esse código da peça pois na tabela de aplicação da Bosch ele não serve para Volks e nem Ford. Mais agora com esse Tutorial tive a certeza de que comprei o regulador certo pro meu carro.

XRicardo,
Acredito que o seu problema seja esse sim, tente trocar, não é muito caro a peça, paguei 30 pilas.
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por Marcinho_79 »

Cara mto bom... tanto pra cronica meu gol começou com esse problema semana passada...
camilomecanico
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por camilomecanico »

cara parabens pelo tutoria,o meu deu o mesmo problema,comprei a peça e vou trocar sabado.
so uma duvida.com a troaca da pessa o problema das luzes piscado no painel pararam ???
abraço
rafa.paj
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por rafa.paj »

Resolveu sim amigão. Pelo menos no meu caso. Pode ser que no seu tenha algum outro problema.
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Vacamarela
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por Vacamarela »

Ótimo tutorial, menção honrosa para seu ajudante.

Meio fora do tópico, só pra aproveitar a foto "Local da instalação - panorama do alternador."

Sabe pra que serve aquele fio que sai do carburador?

Já procurei nas seções aqui do Fórum, e as poucas referências que existem falam em "deve ser da marcha lenta" , mas ninguém tem certeza.

Obrigado,
rafa.paj
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Re: Trocando o Regulador de Tensão do Alternador

Mensagem por rafa.paj »

Boa noite cara.

Sim, é um atuador de marcha lenta. Não sei como ele funciona e em que ocasião. Na época que fiz este tutorial o carro estava funcionando certinho. Uns 2 meses após, revisei o carburador e vi que este atuador estava quebrado. Troquei por um novo que custou cerca de R$ 130,00, e não notei diferença alguma no carro, que continuou econômico e funcionando da mesma forma.
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