Sou membro do CdGQ há algum tempo mas nunca colaborei com nada. Neste semana que passou meu Gol 1000 AE (cht) 1994, começou a oscilar o farol (ora normal, ora forte demais) e piscar as luzes da bateria e do arrefecimento. Lendo o fórum, a dica foi a troca do Regulador de Tensão do alternador.
Segue um tutorial abaixo. Não sei se enquadra-se em DIY ou em Parte Elétrica, mas acho que estou no lugar certo. Moderadores, gentileza corrigir se for o caso.
Primeiro de tudo, o tutorial é para alternador da marca BOSCH, não sei se funciona para outras marcas.
DICA: LEIA TUDO ANTES DE COMEÇAR A MEXER NO CARRO.
Começamos retirando a caixa do filtro de ar e as tubulações, que vai para o carburador e que vem da admissão, para liberar espaço para o trabalho.
Desprender o grampo de fixação da caixa do filtro de ar. Uma presilha metálica abaixo do mangote (tubo plástico ou de borracha) que vem da admissão logo abaixo do carburador e que vai até a caixa do filtro de ar, conforme a foto abaixo.

Grampo caixa do filtro de ar.
Após soltar o grampo acima, afrouxar as abraçadeiras, circuladas na foto abaixo, conforme mostra meu ajudante.

Afrouxando as abraçadeiras pode-se retirar o mangote que vai da caixa do filtro de ar até o carburador.
Retirado o mangote do carburador, puxe a caixa do filtro de ar em direção ao motor e para cima em um movimento diagonal, para que o magote, mencionado no primeiro passo, desprenda mais facilmente.

Mangote, já mencionado, que vai logo abaixo do carburador na admissão, até a caixa do filtro de ar.
Depois de tudo removido essa é a visão da área de trabalho, conforme mostra meu ajudante.

Daqui pra frente o serviço é no alternador, mais precisamente no regulador de tensão.
Para retirar o regulador do alternador, deve-se utilizar uma daquelas chaves de fenda bem curtinhas, ou uma das chaves "xingling" destas mostradas a seguir, que têm ângulo de 90º e trocam as ponteiras.

Chave 90º
A chave 90º só é útil para retirar o parafuso mais próximo do bloco do motor. Este da foto próximo da seta amarela. A tal seta amarela indica um tubinho (não sei nem o nome e nem a função dele) que sai do coletor de escape e passa bem próximo do alternador, atrapalhando o acesso ao parafuso.
DICA: FAÇA TUDO COM O MOTOR FRIO, POIS, O ALTERNADOR É BEM PRÓXIMO AO COLETOR DE ESCAPE.

O outro parafuso retira-se facilmente com uma chave de fenda normal.
Retirado os parafusos, a mola contida nas escovas do regulador o expulsarão automaticamente do alternador, mas não se assuste, nada vai escapar ou sair com muita pressão.

Este regulador é o que estava "queimando". Note o adesivo todo enrrugado, como se tivesse derretido com o calor.
Alternador visto de cima, sem o regulador.

Local da instalação - close da trilha do induzido do alternador.
Para se situar melhor onde estamos.

Local da instalação - panorama do alternador.
Estou achando que o regulador antigo era falsificado, pois, comprei-o como BOSCH, mas durou apenas 1 ano e meio. Além disso, o que comprei novo é um pouco diferente, conforme mostram as fotos.

Diferença/semelhança entre o velho e o novo. Foto 01

Diferença/semelhança entre o velho e o novo. Foto 02
Instalando o novo regulador. Coloque-o no alternador, na posição que mostra a foto, para que as escovas encaixem perfeitamente com as trilhas do induzido.

Instalando o regulador novo
Depois de encaixado nas trilhas, segure o regulador com um dedo e coloque o primeiro parafuso. Como dica eu indico o parafuso mais longe do bloco, por ser mais fácil de manuseá-lo.

Segurar com o dedo até fixar o primeiro parafuso totalmente, fazendo isso as molas das escovas não mais terão ação para expulsar o regulador de dentro do alternador.
Agora é só colocar o outro parafuso com a chave 90º ou com a chave curta.
DICA: CERTIFIQUE-SE QUE OS PARAFUSOS SEJAM BEM FIXADOS, POIS, O REGULADOR NÃO PODE FICAR FROUXO.

Colocado.
Esse aí é o melhor ajudante.

Espero que o tutorial possa ajudar alguém.