Fala cara ...Burto escreveu:Boa tarde amigo , tive o mesmo problema há tempos atrás .
Bom vou deixar minha experiência aqui para que possam analisar e depois darem suas opiniões , o meu gol é 1.6 a alcool e instalei o coletor 4x1 , ficou só na flange durante uma avenida até a casa de escapes + ou - 1,5km já deu diferença no comportamento de cara , perdeu baixa e ganhou em alta , mas muito da baixa se perdeu e detestei .
Entrei na casa de escapes que não é lá das mais top's em questão de materiais , mas de imediato fui procurando um abafador já que o ronco estava impossível de se usar num dia a dia por exemplo .Peguei um jk , mas ja tinha visto videos com 4x1+jk no meio do carro e achei que ainda era demais , olhei pro turbinho e foi ele que coube mais perfeitamente no local , ficou na altura das portas do carro como o amigo acima citou , roncava como uma honda 750 four em alta e bem grave em baixa/média porém o rendimento ainda não me agradava apesar de ter uma leve melhora de torque em baixa depois de colocar esse abafador .
Acabei usando por uns tempos e não aguentava mais o ronco excessivo , fora o som que não se ouvia mais !
Eis que entrei um dia na oficina de um amigo , olhei no meio de umas tralhas e latas velhas de carro e lá estava um escape de 2 1/2'' que estava numa parati turbo , só tinha o tubo sem abafador mas em perfeito estado e o melhor , comprei por dez perrengos !
Levei na casa de escapes , coloquei um jk logo depois da flange + o tubo de 2,5 e o turbinho la entre o tanque e o rebaixo do estepe , ficou meio camuflado pelo parachoque .Bom o desempenho é a melhor parte e para mim foi o que melhor poderia ter feito , ganhei muito torque de volta na baixa , não sei se poderia ganhar mais com um tubo de menor diâmetro , mas fiquei muito satisfeito com tudo , ronco , performance e até o consumo melhorou um pouco na estrada , gostaria de testar um tubo menor que esse um dia para ver qual seria o benefício , talvez pegar pesado e colocar os tubos originais no 4x1 e um abafador menos restritivo na ponta para acelerar a velocidade dos gases , enfim deixo o cambio para quem souber mais e agradeço o espaço que acabei usando bastante !Abs !!! :y:
Só no 4x1 perde em baixa mesmo e em alta também, pode creditar !!! Outro fato que temos que levar em consideração é como vc não tinha nenhum silenciador e o barulho é enorme, a tendencia é acelerarmos pouquinho e dessa forma a sensação de menos torque é potencializada. O turbinho não é lá estas coisas para performance, pois ele restringe um pouco mais do que abafadores de pouca restrição, então a sensação de melhora no torque é justificável, pois aumentou a sua contrapressão, além do comprimento do cano ter ficado maior.
Quando vc pois o tubo de 2" 1/2 com dois silenciosos aumentou ainda mais a contrapressão, por isso mais uma vez melhorou o seu desempenho, porem, tenho certeza que se substituir o seu escapamento por canos de 2" com dois abafadores de pouca restrição, vai ficar mais satisfeito ainda, pois vai ganhar velocidade é o efeito "sucção" ( não é bem isso mais exemplifica bem ) vai ser potencializado.
Na minha parati fiz este teste, pois tenho um escapamento turbo de 2' 1/2 com um JK na ponta de sobra e instalei antes de por o 2" com dois abafadores de pouca restrição da Binho e notei a diferença na troca, o carro melhorou de baixa e alta.
Agora vou montar a Parati 2.0 com pistões 83,5, ou seja, mais de 2.0 cc, com cabeçote trabalhadinho 40x33 e um comando melhor ( 278º com 111º de lob, 11,3 mm de levante e overlap 8º ), com 3E e módulo capacitivo MSD com bobina MSD blaster. Desa forma o escape de 2" vai ser pouco, e vou trocar por um 2" 1/4 que tb tenho e vender o meu 4x1 com escapamento 2", pois os dutos desse 4x1 que tenho tb são ligeiramente maiores do que os atuais.
Bom essa é a minha experiencia !!!
Abração