[DUVIDA] Melhor escape para AP 1.6 aspro

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Re: [DUVIDA] Melhor escape para AP 1.6 aspro

Mensagem por André Pinheiro »

Burto escreveu:Boa tarde amigo , tive o mesmo problema há tempos atrás .
Bom vou deixar minha experiência aqui para que possam analisar e depois darem suas opiniões , o meu gol é 1.6 a alcool e instalei o coletor 4x1 , ficou só na flange durante uma avenida até a casa de escapes + ou - 1,5km já deu diferença no comportamento de cara , perdeu baixa e ganhou em alta , mas muito da baixa se perdeu e detestei .
Entrei na casa de escapes que não é lá das mais top's em questão de materiais , mas de imediato fui procurando um abafador já que o ronco estava impossível de se usar num dia a dia por exemplo .Peguei um jk , mas ja tinha visto videos com 4x1+jk no meio do carro e achei que ainda era demais , olhei pro turbinho e foi ele que coube mais perfeitamente no local , ficou na altura das portas do carro como o amigo acima citou , roncava como uma honda 750 four em alta e bem grave em baixa/média porém o rendimento ainda não me agradava apesar de ter uma leve melhora de torque em baixa depois de colocar esse abafador .
Acabei usando por uns tempos e não aguentava mais o ronco excessivo , fora o som que não se ouvia mais !
Eis que entrei um dia na oficina de um amigo , olhei no meio de umas tralhas e latas velhas de carro e lá estava um escape de 2 1/2'' que estava numa parati turbo , só tinha o tubo sem abafador mas em perfeito estado e o melhor , comprei por dez perrengos !
Levei na casa de escapes , coloquei um jk logo depois da flange + o tubo de 2,5 e o turbinho la entre o tanque e o rebaixo do estepe , ficou meio camuflado pelo parachoque .Bom o desempenho é a melhor parte e para mim foi o que melhor poderia ter feito , ganhei muito torque de volta na baixa , não sei se poderia ganhar mais com um tubo de menor diâmetro , mas fiquei muito satisfeito com tudo , ronco , performance e até o consumo melhorou um pouco na estrada , gostaria de testar um tubo menor que esse um dia para ver qual seria o benefício , talvez pegar pesado e colocar os tubos originais no 4x1 e um abafador menos restritivo na ponta para acelerar a velocidade dos gases , enfim deixo o cambio para quem souber mais e agradeço o espaço que acabei usando bastante !Abs !!! :y:
Fala cara ...
Só no 4x1 perde em baixa mesmo e em alta também, pode creditar !!! Outro fato que temos que levar em consideração é como vc não tinha nenhum silenciador e o barulho é enorme, a tendencia é acelerarmos pouquinho e dessa forma a sensação de menos torque é potencializada. O turbinho não é lá estas coisas para performance, pois ele restringe um pouco mais do que abafadores de pouca restrição, então a sensação de melhora no torque é justificável, pois aumentou a sua contrapressão, além do comprimento do cano ter ficado maior.
Quando vc pois o tubo de 2" 1/2 com dois silenciosos aumentou ainda mais a contrapressão, por isso mais uma vez melhorou o seu desempenho, porem, tenho certeza que se substituir o seu escapamento por canos de 2" com dois abafadores de pouca restrição, vai ficar mais satisfeito ainda, pois vai ganhar velocidade é o efeito "sucção" ( não é bem isso mais exemplifica bem ) vai ser potencializado.
Na minha parati fiz este teste, pois tenho um escapamento turbo de 2' 1/2 com um JK na ponta de sobra e instalei antes de por o 2" com dois abafadores de pouca restrição da Binho e notei a diferença na troca, o carro melhorou de baixa e alta.
Agora vou montar a Parati 2.0 com pistões 83,5, ou seja, mais de 2.0 cc, com cabeçote trabalhadinho 40x33 e um comando melhor ( 278º com 111º de lob, 11,3 mm de levante e overlap 8º ), com 3E e módulo capacitivo MSD com bobina MSD blaster. Desa forma o escape de 2" vai ser pouco, e vou trocar por um 2" 1/4 que tb tenho e vender o meu 4x1 com escapamento 2", pois os dutos desse 4x1 que tenho tb são ligeiramente maiores do que os atuais.

Bom essa é a minha experiencia !!!

Abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Rodolpho Luiz Künzel
Membro
Membro
Carro: não tenho

Mensagem por Rodolpho Luiz Künzel »

Boa noite amigos, certo, desculpa abrir um tópico tão antigo para sanar minha dúvida, alguém sabe me dizer qual o diametro do coletor de escapamento do GTI 92 na parte onde é parafusado no cabeçote? o meu está com 4x1, com todos os abafadores, fica como original o barulho dele, mas vou tirar os abafadores, deixar somente um com o 4x1 e deixar um outro com o coletor original com todos os abafadores, quando eu quiser tirar uma, coloco o 4x1, quando quero sossego, volto o original, mas tenho essa dúvida, qual é o coletor certo? por favor pessoal, ñ me digam que todos são iguais, já pesquisei por isso, Ñ SÃO, ñ há lógica eu ter um motor 1.6 ou 1.8 com um coletor de escapamento de 2.0 que nem existia ainda quando lançaram o 1.6 e o 1.8, são valvulas de escape diferentes, maior saída de gases, ñ tem como, bom, alguém sabe me responder qual o diametro correto do coletor de escape original do GTI 92 na parte que fic parafusado com o cabeçote? grato a todos, Rodolpho.
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara difícil responder essa !!! Os coletores originais são fundidos e os dutos são ovais, ai complicou ...
Vc já imaginou o trabalhão que vai ter para trocar tudo isso ??? Caraca velho isso é pra doido !!! kkkkkkkkkkk Porque vc não faz um difusor de escape e deixa ele com os abafadores e quando quiser vc abre ou fecha de acordo com o seu humor. Pense nisso !!!
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Rodolpho Luiz Künzel
Membro
Membro
Carro: não tenho

Mensagem por Rodolpho Luiz Künzel »

André Pinheiro escreveu:Cara difícil responder essa !!! Os coletores originais são fundidos e os dutos são ovais, ai complicou ...
Vc já imaginou o trabalhão que vai ter para trocar tudo isso ??? Caraca velho isso é pra doido !!! kkkkkkkkkkk Porque vc não faz um difusor de escape e deixa ele com os abafadores e quando quiser vc abre ou fecha de acordo com o seu humor. Pense nisso !!!

Então amigão, tenho essas pira, de-lhe junta de coletor a rodo... rsrsrsrs
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Pensa em um difusor de escapamento, eu estou fazendo com um corpo de borboleta de 56 mm, instalando um "Y" no escapamento antes dos abafadores, controlado por um cabo de afogador de chevete. Da para graduar o quanto quer de abertura, alem de um ronco mais esportivo/barulhento melhora a performance quando aberto.

Pesquisa ai difusor de escapamento é bem legal e a mudança é instantânea,
Imagem
Gol91pretoálcool
Membro
Membro
Carro: Gol quadrado 1.6

Mensagem por Gol91pretoálcool »

Boa tarde galera, me desculpem se estou no lugar errado mais sou novato aqui e estou com algumas duvidas, recentemente comprei um gol 1.6 cht álcool e não estou muito satisfeito com o barulho. Andei olhando na net alguns escapamentos e queria saber qual deles tem um ronco mais encorpado e não seja muito caro se alguem puder dar uma força agradeço.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”