[DUVIDA] Melhor escape para AP 1.6 aspro
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
[DUVIDA] Melhor escape para AP 1.6 aspro
Boa tarde galera,
Estou preparando meu golzinho aspirado e agora que cheguei no escape surgiu uma duvida...
vou instalar um 4x1 nele porem não sei qual o melhor setup de escape utilizar.
Lembrando, meu gol é um AP 1.6, taxado, g49, polia regulável, bobina MI, cabos 10mm, TLDZ mecânico, Filtro Esportivo e etc...
O que seria melhor, um cano de 2" sem emenda até o fim só com um abafador no fim
ou
1 7/8" sem emendas apenas com o abafador na ponta ?
Preciso da ajuda de vocês!!!
Att. :ninja:
Estou preparando meu golzinho aspirado e agora que cheguei no escape surgiu uma duvida...
vou instalar um 4x1 nele porem não sei qual o melhor setup de escape utilizar.
Lembrando, meu gol é um AP 1.6, taxado, g49, polia regulável, bobina MI, cabos 10mm, TLDZ mecânico, Filtro Esportivo e etc...
O que seria melhor, um cano de 2" sem emenda até o fim só com um abafador no fim
ou
1 7/8" sem emendas apenas com o abafador na ponta ?
Preciso da ajuda de vocês!!!
Att. :ninja:
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[x] Tldz 2º Estágio Mecanico
[X] Bobina MI
[x] Cabos de Vela de Silicone 10mm
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
-
- Membro
- Carro: Parati CHT 1.6 Turbo
Re: [DUVIDA] Melhor escape para AP 1.6 aspro
se eu fosse você colocaria o 2" sem emenda ate o fim com um abafador na ponta, pois ai voce em caso de outros ups por exemplo turbo e tal pode aproveitar alguma coisa :doido:

CHT 1.6 Turbo Intercooler- Ok
Bixenon e Xenon 8k - Ok
Susp. Rosca - Ok
DVD - Ok
Rodas Audi 15" - Ok
*Parati CHT 1.6 Turbo Intercooler - Vulgo KinderOvo!*
Mas o meu medo com 2 pol é o carro ficar sem compressão e perder muito em baixa... Sei que o escape original dele ta amarrando muito, fazendo com ele tenha uma pegada mto forte em baixa e matando ele em alta.. mas será que 2 pol não é mto?
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
- Tosto
- DESIGN/CRIAÇÃO
- Carro: Gol Cl 87/87 Aspro
- Contato:
Cara se eu não me engano o meu é de 2" com o ]comando 288 fica tesão olha um video que eu fiz com escape 4x1 e 1 jk no final mais hoje ando so no 4x1 http://www.youtube.com/watch?v=-j1Aw5PU ... Ubj_dA0_1Q

pra começar se ele for colocar um turbo o coletor de escape é outro e vai ter que jogar esse 4x1 foraAPassero escreveu:se eu fosse você colocaria o 2" sem emenda ate o fim com um abafador na ponta, pois ai voce em caso de outros ups por exemplo turbo e tal pode aproveitar alguma coisa :doido:
quer uma dica Xamego0 anda só no coletor, no 4x1 mesmo ai vc vai ver que nunca mais vai querer fazer o escape KKKKKKKKKKKKKKKK (experiencia propria) eu andei uns tempo com o 4x1, depois coloquei com de 2''( o mais indicado para ate 130cv, acima disso colocar 2'' 1/4) e com 2 JK o carro fica com um barulho muuito lokoo e silencioso parecendo carro zero
HAHA, andar só no 4x1 é pedir para ter o carro apreendido. Acho que vou fazer com 2" mesmo, apenas com um abafador no final, sem soldas e curvas suaves.vlima escreveu:quer uma dica Xamego0 anda só no coletor, no 4x1 mesmo ai vc vai ver que nunca mais vai querer fazer o escape KKKKKKKKKKKKKKKK (experiencia propria) eu andei uns tempo com o 4x1, depois coloquei com de 2''( o mais indicado para ate 130cv, acima disso colocar 2'' 1/4) e com 2 JK o carro fica com um barulho muuito lokoo e silencioso parecendo carro zero
Mais alguma dica galera?
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
- michel resende
- Membro - 1.6
- Carro: voyage ls-uno turbo
FALA XAMEGO!!!
NAO ACHO 1 BOA ESSA MEDIDA DE 2POL PARA ASPIRADO...COM CERTEZA IRA ANDAR MENOS DO QUE COM 1 MAIS FINO..........
PODE PESQUISAR E C VAI VER QUE 2 POL PARA ASPIRADO É MUITO..............SE FOSSE 1 ASPIRADO 8 CILINDROS AI ACHO QUE PODERIA USAR......
COLOQUE 1 POUCO MAIS GROSSO QUE O ORIGINAL E 1 ABAFADOR DE BAIXA RESTRIÇAO QUE FICA TOP.......
NAO ACHO 1 BOA ESSA MEDIDA DE 2POL PARA ASPIRADO...COM CERTEZA IRA ANDAR MENOS DO QUE COM 1 MAIS FINO..........
PODE PESQUISAR E C VAI VER QUE 2 POL PARA ASPIRADO É MUITO..............SE FOSSE 1 ASPIRADO 8 CILINDROS AI ACHO QUE PODERIA USAR......
COLOQUE 1 POUCO MAIS GROSSO QUE O ORIGINAL E 1 ABAFADOR DE BAIXA RESTRIÇAO QUE FICA TOP.......
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... &start=820
gol gl 1.8 turbo 1991/450 cv-uno turbo 1.4 1994/200cv.
proximo projeto-voyage ls 1982/63.00km rodados-????? Cv
gol gl 1.8 turbo 1991/450 cv-uno turbo 1.4 1994/200cv.
proximo projeto-voyage ls 1982/63.00km rodados-????? Cv
michel resende escreveu:FALA XAMEGO!!!
Então Michel, era exatamente essa a questão... Com um escape muito grande o carro vai ficar "xoxo" pois não terá a contrapressão necessária, estou pensando em montar com 1, 7/8" apenas com um abafador no fim, o que acham?
Abraço!
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
-
- Membro
- Carro: Parati CHT 1.6 Turbo
eu saiba disso mesmo porque tenho um turbo na garagem da minha casa com bitola de 3" no escape mas eu me referi ao restante do escapamento que geralmente a bitola do cano é usada 2 1/2" a 2" polegadas ou maior no meu caso mesmo 3"vlima escreveu:pra começar se ele for colocar um turbo o coletor de escape é outro e vai ter que jogar esse 4x1 foraAPassero escreveu:se eu fosse você colocaria o 2" sem emenda ate o fim com um abafador na ponta, pois ai voce em caso de outros ups por exemplo turbo e tal pode aproveitar alguma coisa :doido:

CHT 1.6 Turbo Intercooler- Ok
Bixenon e Xenon 8k - Ok
Susp. Rosca - Ok
DVD - Ok
Rodas Audi 15" - Ok
*Parati CHT 1.6 Turbo Intercooler - Vulgo KinderOvo!*
Pois é galera, mas e ai, 1,7/8" até o fim, apenas um abafador na ponta será que fica bomm???
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
não tem nada ver ter o carro aprendido, eu andei um bom tempo e nunca deu nada, é a mesma coisa de andar com o carro rebaixado não pode mais é difícil parar, mais quando guarda encarnar ai ele olha ate a validade do extintor kkkkkkkkkkkkkkkk
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Cara põe um de 2" que fica bom !!! Já passei por essa configuração do seu carro e era assim mesmo, ficou bom sem perder torque e durou em alguns upgrades ... Hoje ele esta na Paratosa, 1.8 taxada, cabeçote de 2.0, 3E, bobina MI e 49G.
Andar só com o coletor é perder performance, pois os gases perdem velocidade. Em preparação de aspirados tem um macete que é assim: Amarra folhas de jornal no final do coletor até 1 metro para dentro do do escape, ai liga o carro e acelera até a onde o jornal queimou vc corta ali, pois apertir desse ponto vc estará perdendo potencia. Macete de carro de pista, normalmente fica na altura do meio da porta.
Andar só com o coletor é perder performance, pois os gases perdem velocidade. Em preparação de aspirados tem um macete que é assim: Amarra folhas de jornal no final do coletor até 1 metro para dentro do do escape, ai liga o carro e acelera até a onde o jornal queimou vc corta ali, pois apertir desse ponto vc estará perdendo potencia. Macete de carro de pista, normalmente fica na altura do meio da porta.
huum, valeu galera... não pretendo andar só no coletor, quero um escape "normal" para não ficar muito barulhento, hoje estou andando com um escape original, com um JK e um abafador e sinto o carro MUITO amarrado....
Então acredito que 2" é o ideal?
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
Fala xamego0
Em idos de 94, coloquei um 49G num Gol 93 de um amigo, motor AP1.6 gasolina com TLDZ, e no escape original (1 7/8"), retirei o catalisador e coloquei escapamento esportivo (1 7/8") que tinha apenas um abafador no final, com ponteira 2,5". Era um escape esportivo muito comum e barato na época. E barulhento. Bicho, o carro andava muito! Dava a impressão que virava 7000rpm, não sei ao certo porque não tinha contagiros.
Se vai mandar fazer, acredito que a sugestão do André é válida.
Em idos de 94, coloquei um 49G num Gol 93 de um amigo, motor AP1.6 gasolina com TLDZ, e no escape original (1 7/8"), retirei o catalisador e coloquei escapamento esportivo (1 7/8") que tinha apenas um abafador no final, com ponteira 2,5". Era um escape esportivo muito comum e barato na época. E barulhento. Bicho, o carro andava muito! Dava a impressão que virava 7000rpm, não sei ao certo porque não tinha contagiros.
Se vai mandar fazer, acredito que a sugestão do André é válida.
Entendi, bom creio que o mais indicado até agora seria as 2" então....
Valeu..
Mais sugestões estou a ouvidos!
Valeu..
Mais sugestões estou a ouvidos!
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
Pelo ano do seu carro (1989), seu escape deve ser o de tubulação fina, não?xamego0 escreveu:huum, valeu galera... não pretendo andar só no coletor, quero um escape "normal" para não ficar muito barulhento, hoje estou andando com um escape original, com um JK e um abafador e sinto o carro MUITO amarrado....
Se não gosta de barulho, e não quiser gastar muito dinheiro, pode colocar o sistema de escape dos Gol 1.6 com catalisador (1 7/8", mais grosso que os antigos e, se não me engano, igual ao dos 1.

http://www.scapex.com.br/index.php?pg=Y ... exibe=MQ==
Eu uso 4x2x1 da German na tubulação original do Gol (silencioso traseiro). Como meu motor é 2.0 e não gosta de girar alto, o silencioso não fez diferença (não amarra), e fica bem silencioso, até mais que o original, apesar de usar cano reto no lugar do catalisador, sendo que o único silencioso que tem no carro é o traseiro.
Obrigado pela dica marcos, meu escape é o fininho sim, eu estou perguntando isso pois vou fazer o escape todo, desde o coletor, vou colocar um 4x1 dimensionado e fazer o escape trabalhado até o fim, apenas com 1 abafador na ponta.
Quero ronco esportivo e máximo desempenho.
Abraço!
Abraço!
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
- André Pinheiro
- Membro - 1.8
- Carro:
Fala Xamego ...xamego0 escreveu:Obrigado pela dica marcos, meu escape é o fininho sim, eu estou perguntando isso pois vou fazer o escape todo, desde o coletor, vou colocar um 4x1 dimensionado e fazer o escape trabalhado até o fim, apenas com 1 abafador na ponta.
Abraço!
Já vi que não vai parar por ai e vai estar contaminado pelo vírus Equus ferus em breve, se é que já não esta infectado, pois os sintomas começaram a aparecer. O sintomas aparecem logo, em alguns mais resistentes e doença demora mais a aparecer,pois esse vírus pode ficar por toda a vida encubado e um dia afloram, não tem solução !!!
A solução é ir dominando ele e ir se preparando para as crises mais fortes, com isso estará preparado para quando ele vir com força, ok ...
Use espapamento de 2" com um ou dois abafadores de pouca restrição, uso dois e meus ouvidos agradecem. A opção de um 4 x 1 ou um 4 x 2 x 1 vai ajudar bem para o aumento da velocidade no escape e isso só traz benefícios se bem bem dimensionados, é claro e estará preparado para novos upgrades, ok ...
A opção do Marcos é interessante, pois os GTS/GTI já tem escapamento maiores, só que como vai utilizar um dimensionado, vai gastar com adaptações. Não esqueça de por uma porca logo na saída do dimensionado para instalar uma sonda e um Hallmeter para ter controle a acerto da sua mistura, isso faz diferença. Use uma sonda planar para carro flex comum ou uma Wide para uma leitura mais precisa, só que a diferença de custo é alta. Quando for por a porca da sonda, só tome o cuidado de após soldar a porca no escapamento passar o macho de rosca, pois já perdi algumas até perceber que no ato da solda a porca contrai um pouco e quando apertamos a sonda, depois de aquecida nunca mais tiramos ela, só destruindo a mesma.
Boa sorte no projeto ai ...
Se quiser se curar do virus, faça como na idade média, TOCA FOGO EM ABSOLUTAMENTE TUDO QUE FAÇA VC SE LEMBRAR DO QUADRADO E COMPRA UM CARRO MIL !!! Porem quando ver passar um pela rua terá que ter forças para resistir ... muitos risos ...
Abração
André Pinheiro escreveu:Fala Xamego ...xamego0 escreveu:Obrigado pela dica marcos, meu escape é o fininho sim, eu estou perguntando isso pois vou fazer o escape todo, desde o coletor, vou colocar um 4x1 dimensionado e fazer o escape trabalhado até o fim, apenas com 1 abafador na ponta.
Abraço!
Já vi que não vai parar por ai e vai estar contaminado pelo vírus Equus ferus em breve, se é que já não esta infectado, pois os sintomas começaram a aparecer. O sintomas aparecem logo, em alguns mais resistentes e doença demora mais a aparecer,pois esse vírus pode ficar por toda a vida encubado e um dia afloram, não tem solução !!!
A solução é ir dominando ele e ir se preparando para as crises mais fortes, com isso estará preparado para quando ele vir com força, ok ...
Use espapamento de 2" com um ou dois abafadores de pouca restrição, uso dois e meus ouvidos agradecem. A opção de um 4 x 1 ou um 4 x 2 x 1 vai ajudar bem para o aumento da velocidade no escape e isso só traz benefícios se bem bem dimensionados, é claro e estará preparado para novos upgrades, ok ...
A opção do Marcos é interessante, pois os GTS/GTI já tem escapamento maiores, só que como vai utilizar um dimensionado, vai gastar com adaptações. Não esqueça de por uma porca logo na saída do dimensionado para instalar uma sonda e um Hallmeter para ter controle a acerto da sua mistura, isso faz diferença. Use uma sonda planar para carro flex comum ou uma Wide para uma leitura mais precisa, só que a diferença de custo é alta. Quando for por a porca da sonda, só tome o cuidado de após soldar a porca no escapamento passar o macho de rosca, pois já perdi algumas até perceber que no ato da solda a porca contrai um pouco e quando apertamos a sonda, depois de aquecida nunca mais tiramos ela, só destruindo a mesma.
Boa sorte no projeto ai ...
Se quiser se curar do virus, faça como na idade média, TOCA FOGO EM ABSOLUTAMENTE TUDO QUE FAÇA VC SE LEMBRAR DO QUADRADO E COMPRA UM CARRO MIL !!! Porem quando ver passar um pela rua terá que ter forças para resistir ... muitos risos ...
Abração
HAHAHAHAH, to rindo da sua resposta aqui André, já fui contaminado :drink:, agora não tem mais jeito... Meu gol está evoluindo a cada dia, estou investindo pra deixa-lo como eu gostaria, e agora estou meio "enrolado" no quesito escapamento, aguardando um modelo "Perfeito" ou que mais se aproxime disso, hehe;
Creio que depois de tudo que foi lido no tópico a melhor decisão seja 2 polegas, com um abafador e um turbão na ponta, ambos de baixa restrição. Só para atenuar os ruídos.
Galera Valeu pelas dicas e por favor, quanto mais sugestões melhor!!!
Abraço! :loco:
GOL CL AP 1989
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável
[X] Bobina MI
[X] Contagiro Auto Gauge
[X] Rodas Orbital 15'
[ ] Coletor 4x1
[x] Comando 49g
[x] Polia Regulável