Vamos lá, Felipe... tentar, ao menos!
Felipe Machuca escreveu:Boa noite galera, sou novo aqui no fórum e estou com algumas dúvidas em relação a adaptar IE no Gol Quadrado.
Estou montando e, conversando com uns, lendo os posts, surgiu a danada, mas sempre há aquela pulga atrás da orelha. Quero pedir desculpas se as perguntas são repetidas...
Ler os posts é importante, se inteirar do assunto e estudar. Normal e necessário que seja assim.
Tenho um Gol CL 1.6 Álcool 89 com 049G. Achei apenas o módulo 1AVB88AP 1.8 Álcool MPFI. As dúvidas:
Próximo do meu, que é 88.
1º - Em relação a bomba, se optar por externa, será que quando chegar a 1/4 pode dar falta?
Se fizer as adaptações necessárias, da forma correta, não terás problema.
2º - É complicado adaptar uma bomba interna? Há alguma que atenda as necessidades e seja fácil instalação?
Olha, é até complicadinho. Mas não é difícil. Só trabalhoso. Já vi uns serviços bem feitos e beeeeem bacanas! Seguramente essa seria a configuração que EU montaria hoje, se fosse adaptar em algum carro meu, aspirado, original.
Porém, se tivesse oportunidade, deixaria as conexões necessárias já prontas no tanque pra, se desse algum problema com a adaptação da bomba dentro do tanque, metia a bomba externa e era isso... hehehehe
3º - Para tampar o furo do cabeçote, apenas o tampão e cola de juntas ou há algo a mais a fazer? Conversando com um mecânico, ele me disse que tem que fazer uma rosca para colocar o tampão, senão pode escapar com a pressão. Mito ou verdade?
Eu usei tarugo rosqueado, socado, de todo jeito. A dica que te dou é a que melhor funcionou desde esses anos todos que mexo nesse meu hobby: põe um selo de 10mm, com uma cola de juntas. Sobre esse selo tu pode aplicar um produto tipo araldite. Depois lixa pra deixar a superfície plana pra assentar bem direitinho a admissão de AP-MI. E era isso.
4º - O módulo sendo 1.8 com o motor 1.6 pode dar muita diferença em relação a consumo, grau, mapa, etc...?
Vai dar diferença. Mas não será nada que a autoadaptatividade dela não consiga deixar no mínimo 90%. O ideal é, sim, usar ao menos a centralina com a litragem correta de acordo com o teu motor. Mas o certo MESMO é tanto a litragem quanto o combustível. Isso eu pude comprovar na prática, e dá uma bela diferença.
Porém, se não conseguir logo de início, depois pode comprar um chip gravado e trocar na tua centralina. Outro mito que encontrei pela frente, que muitos diziam que não daria certo.... cansei de fazer isso e os carros funcionam perfeitos, meus, de amigos, conhecidos, etc. Se não deu certo é por outro motivo, não a troca do chip da central.
5º - Bico IWP024 é o mais indicado? No crestana.com.br esta R$ 159,90 e no Mercado Livre R$ 65,00. (Economia nunca é demais)
Véio, vai no original. Se não encontrar o original, aí sim tu parte pros similares e/ou compatíveis. Se encontrou no ML mais barato e é o que teu motor precisa, mete ficha!!
6º - Alguém sabe quem tem um chicote AVB para vender? É fácil fazer um? Isso sim é uma mosca branca de olho azul!
Isso é um grande passo no projeto. O chicote é um dos divisores de água!! Sem um bom chicote, não tem como a adaptação dar certo. Assim como todas as demais peças, que precisam ser boas, mesmo que usadas, mas em perfeito estado e funcionamento.
Se usar peça ruim, até mesmo m.o., depois não adianta dizer ¨tentei adaptar, essa injeção não presta, meu carro não funcionou direito... aí coloquei uma Pandoo/Fueltech/Digipulse, o carro tá uma beleza¨, pra começar nem dá pra comparar esses produtos com uma injeção original... e nem vou entrar muito no assunto pq isso me irrita demais.
Sobre fazer um chicote do zero: foi o que fiz nos dois últimos carros que injetei. Não me arrependo e se for fazer outros, pretendo fazer os chicotes também. Porém é preciso dizer que muitos detalhes precisam ser levados em conta, cuidados com qualidade de fios, tipos de fios, bitolas, isolamentos, enfim. Não recomendo pra sair fazendo um chicote do zero como uma primeira adaptação, ok?! Mas se não tiver escolha, assuma os riscos!
Em resumo, se fizer bem feito, com peças boas, sabendo o que está sendo feito, tem tudo pra ficar bacana!
Essas são minhas dúvidas. Mais uma vez peço desculpas a galera se for repetido a pergunta.
Boa sorte e vai na fé!
Abraço,
Alex