(Info) Estou adaptando injeção no motor CHT 1.6-Video e foto

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

(Info) Estou adaptando injeção no motor CHT 1.6-Video e foto

Mensagem por welson.as »

Bom dia,

Meu motor 1.6 CHT original alcool estou instalando ou adaptando a injecao eec cfi do gol i monoponto.
Vai demorar um pouco pois somente tenho finais de semana para realizar o serviço.
Depois vou colocar as fotos, estou organizando o mesmo.

Comprei o chicote completo, tbi completo, distribuidor completo, tfi (parte ignicao), sensores etc e saida do escapamento com sonda lambda.

As dificuldades estao pelo fato:
- Ao instalar o sensor de velocidade o painel fica sem mediçao de velocidade pois o mesmo é realizado via cabo. Soluçao seria adaptar o painel do gol g2.
- Sensor de temperatura do cabeçote 1.6 alcool possui furação maior que o sensor 1.0. É necessario adaptar.
- Coletor do CHT 1.6 ALCOOL possui aquecimento, assim os prinsioneiros sao muito grandes e mais largos. Reabri os furos da base da tbi para 10mm e cortei os prisioneiros e é necessário refazer a rosca dos prisioneiros. Por enquanto instalei o coletor do gasolina mesmo até fazer o referido serviço
- Para trocar o tubo de escapamento foi necessario retirar as porcas do suporte do motor, retirar o alternador e levantar o motor. (realizado com macaco ching ling de 3 toneladas hidraulico).
- Tenho que trocar o bico injetor por um alcool verde.
- Sistema do canister - falta desvendar o circuito. Nao encontrei dados.

Gastos não previstos:
Junta do coletor ao motor R$10,00, Cola veda escape (7,00), bomba de combustivel eletrica do kadett delphi alcool R$ 130,00, junta da saida do escapamento ao tubo do escapamento, silicone, Conector da bomba, Abraçadeiras de plastico, Abraçadeiras de metal, Mangueira de combustivel 8mm R$ 80,00, filtro de combustivel para injeçao R$ 15,00, Junta do tbi R$ 15,00, fusiveis e porta fusiveis para injeçao 15,00.

Multiteste eu já possuia.

No domingo devo de continuar a saga e na segundo atualizar com fotos.
Editado pela última vez por welson.as em 20 Jul 2012, 10:29, em um total de 1 vez.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: (Info) Estou instalando "adaptando" injeção no motor CHT

Mensagem por Gabriel_CHT »

Parabéns pela iniciativa! Estarei acompanhando o projeto, não esqueça de nos manter informados sobre o andamento.
Abraço e boa sorte!
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

welson.as,

Beleza ???

Gostei da sua iniciativa, mas me pintou uma dúvida, vc esta adaptando uma injeção de 1.0 num carro 1.6, é isso ???
Não teriam diferenças entre os módulos não ???? Será que seria só mudar o bico e já era ??? Sem contar que o 1.0 seria a gasolina e seu carro é alcool, né ......
Já resolveu esses problemas ??? Senão depois vc monta tudo e vem a decepção .....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Muito obrigado!!!!!! :banana: :banana: :banana: Estou correndo o risco da adaptação mesmo! kakkaka! Eu sou entusiasta mesmo, estava querendo fazer este teste à mais de 4 anos! Se vier decepção eu retorno tudo ao original ou mesmo posso instalar os pistoes à gasolina mantendo o cabeçote acooll que dá no mesmo! Esse é o problema de ter mais outros dois carros reservas! Eu estava querendo vender o meu gol pra sucata, pois minha esposa detonou ele todo! Fiquei com dó e partir agora para injeçao e se der certo uma pintura, rodas.... etc tudo a muito longo prazo! Meu ponto de entusiamo com mecanica pode ser mensurado só com base de ter Montado, remontado e inventado num fusca 1.6 que tenho!!!!

A principio o modulo vai ter diferenças do alcool para gasolina, porem o principal medo era o mapa do ponto de igniçao. Na injeçao cfi o ajuste do ponto de igniçao é realizado a princípio como nos carros carburados. Na internet acho fácil outro modulo ou mesmo em Goiânia que é a MECA das peças de carros!

O coletor 1.0 tem uma vazao consideravel, e o TBI possui uma borboleta maior de 40mm o que me preocupa somente é o bico injetor que é muito menor do alcool.
Partida à frio vou continuar utilizando a existente que é manual.
No meu caso o carburador BLFA ALCOOL estragou e estou utilizando um carburador WEBER 460 gasolina já adaptado para rodar no alcool, qualquer coisa que isso já eh lucro!
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Alegriaaaaa e sucessso parciallll!!!!!

Ainda na tive tempo para fotos, porém já consegui ligar o motor!

Tenho problemas com o sensor de pressao MAP. O carro somente funciona com o tubo da map isolado no tbi, acredito ser defeito no mesmo ou falha na central que lê um vacuo muito grande e entra em modo de proteçao desligando o motor.

Marcha lenta normal, ajustei o ponto de igniçao e mesmo utilizando 80 porcento de alcool o carro pega de primeira mesmo frio.

Proximo passo é tirar fotos e organizar a fiaçao, testar com um sensor map novo e depois com uma central 1.6 do gol ap.

To so que uma alegria danada!
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

welson.as,

Que legal hein mano !!!!
Troca esse sensor logo e conta aí se funcionou direito !!!!
Parabéns !!!!

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Mesmo sem o sensor map o funcionamento já está melhor que com o carburador.

Fiz testes na rampa que possui na minha garagem e de aceleraçao. Não é necessario ficar controlando o motor bombando o pedal do acelerador para nao morrer quando frio.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Parabéns Welson! Segue atualizando aqui e não esquece as fotos...
sergio.cendretti
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por sergio.cendretti »

E ae Bill, manja?

Eu não entendi nada! HAHAHAHA, mas gostaria de fazer no meu carro.
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Vou fazer um tutorial. Sou eletrotécnico, mas vou fazer uma coisa bem facil para qualquer um que quiser instalar poder fazer em casa.
Mas antes vou colocando o material técnico que encontrei.

https://docs.google.com/folder/d/0BwXlf ... RxbG8/edit
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Re: (Info) Estou instalando "adaptando" injeção motor CHT VI

Mensagem por welson.as »

Bom dia! Antes de tudo informo que o carro está uma "bagaceira só", está sujo, judiado e trumbicado. Se tudo der certo vou pintar, funilar e renovar ele!
Tudo AINDA É UMA EXPERIENCIA um teste.
Opinioes, sugestoes, críticas SERÃO TODAS BEM VINDAS!
Obrigado e desculpas pois fiz o video à noite... somente este horario que tenho disponível.
Alem do gol, ainda tenho um fusca VEIO KAKKAKA e um corsa.
- Ontem instalei devidamente a bomba de combustivel e só. Parece praga, mas quando vou mecher no carro chega alguem em casa!
Primeira partida de ontem estava mais ou menos 19 graus aqui em Goiania!

link http://youtu.be/UNKB4Opjkww

http://youtu.be/UNKB4Opjkww

PASTA DE FOTOS
https://picasaweb.google.com/1139782839 ... directlink
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

POR ENQUANTO É SÓ, VOU DESMONTAR O sistema de escapamento, organizar tudo e depois envio fotos!
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Re: (Info) Estou adaptando injeção no motor CHT 1.6-Video e

Belo trabalho Welson, cara muito bom ver um quadrado CHT injetado... To a um tempo criando coragem pra injetar o meu, mas será com módulo programável da megasquirt, uma hora vou conseguir realizar, já tenho algumas peças... Parabéns pelo esforço e por compartilhar as informações, fotos e vídeos com nós!
Abraço e sucesso no projeto!
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Continuando a saga, troquei o map e continuo o defeito - provavelmente por falta do circuito do canister o qual tenho que providenciar.

Instalei um bico verde o Monza - fui no ferro velho e pedi o bico e o vendedor fez até bico, mas vendeu baratinho falando que nao ida dar certo.
Instalei funcionou que uma beleza e o carro parou de morrer em alta!

A fiaçao tá toda organizada dentro do carro, o escape, bomba e filtro estao instalados.

A bomba tá com ruido estranho... depois vou verifcar se é a posiçao dela ou do filtro que está causando isso.

Se alguem tiver informaçoes sobre o canister, tiver um para doar ou vender eu fico muito agradecido!
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Troquei o modulo pelo ap 1.6. e acabaram todos os problemas!
Atualmente estou utilizando bico verde do monza, tbi do gol 1.0, bomba do kadett (esta vou ter que trocar pq ta com ruído estranho, vou tentar o do gol gti), valvula canister do gol g3.

Ponto está atrasado pois estou utilizando 60% gasolina e 30% alcool, assim ou alcoolizando aos poucos.
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Preciso agora regular a pressao da bomba e passar o scaner para verificar se tem algum erro.

valeu!
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Welson parabéns novamente pelo projeto e estou acompanhando... Qual módulo estava usando antes?
O ruído da bomba não é "cavitação" (sugando ar junto com a gasolina)? Verifica como tá sendo captada a gasolina.

Abraço e nos mantenha informados.
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Estava utilizando o do gol ae 1.0 1996.
Pode ser ar mesmo, porem o meu tanque está com mais da metade de combustivel, porem utilizando o pescador original do carburador.
Estava pensando utilizar o tanque do gol bola, será que é o mesmo? Alguem tem informaçoes? Pois eu tenho a bomba original.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Cara até onde eu saiba não tem existe adaptação alguma de tanque que fique boa, a não ser que seja um tanque para gol quadrado já com cash tank esses para carro preparados ou você faz no seu próprio tanque o cash tank soldando algum recipiente.
Uma idéia que gostei bastante foi uma que o rapaz manteve a bomba mecânica, a linha de combustível original, porém a bomba mecânica manda combustível para um tanquinho de plástico de 1l (parece) no cofre do motor e a bomba mecânica fica em um nível abaixo do tanquinho dentro do cofre, assim ela tá sempre abastecida e não tem risco puxar ar.

Segue uma fotos para ilustrar:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

e o esquema desenhado:
Imagem

Esse tanquinho branco é originalmente do GTI quadrado, a função original dele é mais ou menos essa mesmo, porém não fica no cofre...
Se não me engando o ele é chamado de filtro, o rapaz comprou na concessionária VW.
Gabriel_CHT
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Welson encontrei essa outra adaptação que o cara adaptou o copo e bomba do G4:
http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... opic=15737
welson.as
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por welson.as »

Otimas dicas!
Fiz testes o cara ESTAVA OTIMO! Fui retirar a bomba de combustivel e colocar o tampao e coloquei os parafusos originais da bomba que ficaram mais longos e o resultado foi um
comando roletado EU ACHO. ESTRAGUEI TUDO. Proximo sabado vou ver o que faço.
Na real somente a chaveta da engrenagem do comando quebrou, vou trocar a chaveta colocar no ponto e tentar novamente.
REALMENTE ESTOU COM RAIVA POIS TAVA TUDO MUITO BOM!
Responder

Voltar para “Injeção Eletronica”