(Info) Estou adaptando injeção no motor CHT 1.6-Video e foto
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
(Info) Estou adaptando injeção no motor CHT 1.6-Video e foto
Bom dia,
Meu motor 1.6 CHT original alcool estou instalando ou adaptando a injecao eec cfi do gol i monoponto.
Vai demorar um pouco pois somente tenho finais de semana para realizar o serviço.
Depois vou colocar as fotos, estou organizando o mesmo.
Comprei o chicote completo, tbi completo, distribuidor completo, tfi (parte ignicao), sensores etc e saida do escapamento com sonda lambda.
As dificuldades estao pelo fato:
- Ao instalar o sensor de velocidade o painel fica sem mediçao de velocidade pois o mesmo é realizado via cabo. Soluçao seria adaptar o painel do gol g2.
- Sensor de temperatura do cabeçote 1.6 alcool possui furação maior que o sensor 1.0. É necessario adaptar.
- Coletor do CHT 1.6 ALCOOL possui aquecimento, assim os prinsioneiros sao muito grandes e mais largos. Reabri os furos da base da tbi para 10mm e cortei os prisioneiros e é necessário refazer a rosca dos prisioneiros. Por enquanto instalei o coletor do gasolina mesmo até fazer o referido serviço
- Para trocar o tubo de escapamento foi necessario retirar as porcas do suporte do motor, retirar o alternador e levantar o motor. (realizado com macaco ching ling de 3 toneladas hidraulico).
- Tenho que trocar o bico injetor por um alcool verde.
- Sistema do canister - falta desvendar o circuito. Nao encontrei dados.
Gastos não previstos:
Junta do coletor ao motor R$10,00, Cola veda escape (7,00), bomba de combustivel eletrica do kadett delphi alcool R$ 130,00, junta da saida do escapamento ao tubo do escapamento, silicone, Conector da bomba, Abraçadeiras de plastico, Abraçadeiras de metal, Mangueira de combustivel 8mm R$ 80,00, filtro de combustivel para injeçao R$ 15,00, Junta do tbi R$ 15,00, fusiveis e porta fusiveis para injeçao 15,00.
Multiteste eu já possuia.
No domingo devo de continuar a saga e na segundo atualizar com fotos.
Meu motor 1.6 CHT original alcool estou instalando ou adaptando a injecao eec cfi do gol i monoponto.
Vai demorar um pouco pois somente tenho finais de semana para realizar o serviço.
Depois vou colocar as fotos, estou organizando o mesmo.
Comprei o chicote completo, tbi completo, distribuidor completo, tfi (parte ignicao), sensores etc e saida do escapamento com sonda lambda.
As dificuldades estao pelo fato:
- Ao instalar o sensor de velocidade o painel fica sem mediçao de velocidade pois o mesmo é realizado via cabo. Soluçao seria adaptar o painel do gol g2.
- Sensor de temperatura do cabeçote 1.6 alcool possui furação maior que o sensor 1.0. É necessario adaptar.
- Coletor do CHT 1.6 ALCOOL possui aquecimento, assim os prinsioneiros sao muito grandes e mais largos. Reabri os furos da base da tbi para 10mm e cortei os prisioneiros e é necessário refazer a rosca dos prisioneiros. Por enquanto instalei o coletor do gasolina mesmo até fazer o referido serviço
- Para trocar o tubo de escapamento foi necessario retirar as porcas do suporte do motor, retirar o alternador e levantar o motor. (realizado com macaco ching ling de 3 toneladas hidraulico).
- Tenho que trocar o bico injetor por um alcool verde.
- Sistema do canister - falta desvendar o circuito. Nao encontrei dados.
Gastos não previstos:
Junta do coletor ao motor R$10,00, Cola veda escape (7,00), bomba de combustivel eletrica do kadett delphi alcool R$ 130,00, junta da saida do escapamento ao tubo do escapamento, silicone, Conector da bomba, Abraçadeiras de plastico, Abraçadeiras de metal, Mangueira de combustivel 8mm R$ 80,00, filtro de combustivel para injeçao R$ 15,00, Junta do tbi R$ 15,00, fusiveis e porta fusiveis para injeçao 15,00.
Multiteste eu já possuia.
No domingo devo de continuar a saga e na segundo atualizar com fotos.
Editado pela última vez por welson.as em 20 Jul 2012, 10:29, em um total de 1 vez.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Re: (Info) Estou instalando "adaptando" injeção no motor CHT
Parabéns pela iniciativa! Estarei acompanhando o projeto, não esqueça de nos manter informados sobre o andamento.
Abraço e boa sorte!
Abraço e boa sorte!
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
welson.as,
Beleza ???
Gostei da sua iniciativa, mas me pintou uma dúvida, vc esta adaptando uma injeção de 1.0 num carro 1.6, é isso ???
Não teriam diferenças entre os módulos não ???? Será que seria só mudar o bico e já era ??? Sem contar que o 1.0 seria a gasolina e seu carro é alcool, né ......
Já resolveu esses problemas ??? Senão depois vc monta tudo e vem a decepção .....
Abraços !!!
Beleza ???
Gostei da sua iniciativa, mas me pintou uma dúvida, vc esta adaptando uma injeção de 1.0 num carro 1.6, é isso ???
Não teriam diferenças entre os módulos não ???? Será que seria só mudar o bico e já era ??? Sem contar que o 1.0 seria a gasolina e seu carro é alcool, né ......
Já resolveu esses problemas ??? Senão depois vc monta tudo e vem a decepção .....
Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Muito obrigado!!!!!!
Estou correndo o risco da adaptação mesmo! kakkaka! Eu sou entusiasta mesmo, estava querendo fazer este teste à mais de 4 anos! Se vier decepção eu retorno tudo ao original ou mesmo posso instalar os pistoes à gasolina mantendo o cabeçote acooll que dá no mesmo! Esse é o problema de ter mais outros dois carros reservas! Eu estava querendo vender o meu gol pra sucata, pois minha esposa detonou ele todo! Fiquei com dó e partir agora para injeçao e se der certo uma pintura, rodas.... etc tudo a muito longo prazo! Meu ponto de entusiamo com mecanica pode ser mensurado só com base de ter Montado, remontado e inventado num fusca 1.6 que tenho!!!!
A principio o modulo vai ter diferenças do alcool para gasolina, porem o principal medo era o mapa do ponto de igniçao. Na injeçao cfi o ajuste do ponto de igniçao é realizado a princípio como nos carros carburados. Na internet acho fácil outro modulo ou mesmo em Goiânia que é a MECA das peças de carros!
O coletor 1.0 tem uma vazao consideravel, e o TBI possui uma borboleta maior de 40mm o que me preocupa somente é o bico injetor que é muito menor do alcool.
Partida à frio vou continuar utilizando a existente que é manual.
No meu caso o carburador BLFA ALCOOL estragou e estou utilizando um carburador WEBER 460 gasolina já adaptado para rodar no alcool, qualquer coisa que isso já eh lucro!
A principio o modulo vai ter diferenças do alcool para gasolina, porem o principal medo era o mapa do ponto de igniçao. Na injeçao cfi o ajuste do ponto de igniçao é realizado a princípio como nos carros carburados. Na internet acho fácil outro modulo ou mesmo em Goiânia que é a MECA das peças de carros!
O coletor 1.0 tem uma vazao consideravel, e o TBI possui uma borboleta maior de 40mm o que me preocupa somente é o bico injetor que é muito menor do alcool.
Partida à frio vou continuar utilizando a existente que é manual.
No meu caso o carburador BLFA ALCOOL estragou e estou utilizando um carburador WEBER 460 gasolina já adaptado para rodar no alcool, qualquer coisa que isso já eh lucro!
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Alegriaaaaa e sucessso parciallll!!!!!
Ainda na tive tempo para fotos, porém já consegui ligar o motor!
Tenho problemas com o sensor de pressao MAP. O carro somente funciona com o tubo da map isolado no tbi, acredito ser defeito no mesmo ou falha na central que lê um vacuo muito grande e entra em modo de proteçao desligando o motor.
Marcha lenta normal, ajustei o ponto de igniçao e mesmo utilizando 80 porcento de alcool o carro pega de primeira mesmo frio.
Proximo passo é tirar fotos e organizar a fiaçao, testar com um sensor map novo e depois com uma central 1.6 do gol ap.
To so que uma alegria danada!
Ainda na tive tempo para fotos, porém já consegui ligar o motor!
Tenho problemas com o sensor de pressao MAP. O carro somente funciona com o tubo da map isolado no tbi, acredito ser defeito no mesmo ou falha na central que lê um vacuo muito grande e entra em modo de proteçao desligando o motor.
Marcha lenta normal, ajustei o ponto de igniçao e mesmo utilizando 80 porcento de alcool o carro pega de primeira mesmo frio.
Proximo passo é tirar fotos e organizar a fiaçao, testar com um sensor map novo e depois com uma central 1.6 do gol ap.
To so que uma alegria danada!
- Bill
- SUPORTE
- Carro: Gol GL 1.8 92 alcool
welson.as,
Que legal hein mano
Troca esse sensor logo e conta aí se funcionou direito
Parabéns
Abraços !!!
Que legal hein mano

Troca esse sensor logo e conta aí se funcionou direito

Parabéns

Abraços !!!

Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Mesmo sem o sensor map o funcionamento já está melhor que com o carburador.
Fiz testes na rampa que possui na minha garagem e de aceleraçao. Não é necessario ficar controlando o motor bombando o pedal do acelerador para nao morrer quando frio.
Fiz testes na rampa que possui na minha garagem e de aceleraçao. Não é necessario ficar controlando o motor bombando o pedal do acelerador para nao morrer quando frio.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Parabéns Welson! Segue atualizando aqui e não esquece as fotos...
-
- Membro
- Carro:
E ae Bill, manja?
Eu não entendi nada! HAHAHAHA, mas gostaria de fazer no meu carro.
Eu não entendi nada! HAHAHAHA, mas gostaria de fazer no meu carro.
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Vou fazer um tutorial. Sou eletrotécnico, mas vou fazer uma coisa bem facil para qualquer um que quiser instalar poder fazer em casa.
Mas antes vou colocando o material técnico que encontrei.
https://docs.google.com/folder/d/0BwXlf ... RxbG8/edit
Mas antes vou colocando o material técnico que encontrei.
https://docs.google.com/folder/d/0BwXlf ... RxbG8/edit
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Re: (Info) Estou instalando "adaptando" injeção motor CHT VI
Bom dia! Antes de tudo informo que o carro está uma "bagaceira só", está sujo, judiado e trumbicado. Se tudo der certo vou pintar, funilar e renovar ele!
Tudo AINDA É UMA EXPERIENCIA um teste.
Opinioes, sugestoes, críticas SERÃO TODAS BEM VINDAS!
Obrigado e desculpas pois fiz o video à noite... somente este horario que tenho disponível.
Alem do gol, ainda tenho um fusca VEIO KAKKAKA e um corsa.
- Ontem instalei devidamente a bomba de combustivel e só. Parece praga, mas quando vou mecher no carro chega alguem em casa!
Primeira partida de ontem estava mais ou menos 19 graus aqui em Goiania!
link http://youtu.be/UNKB4Opjkww
http://youtu.be/UNKB4Opjkww
PASTA DE FOTOS
https://picasaweb.google.com/1139782839 ... directlink

POR ENQUANTO É SÓ, VOU DESMONTAR O sistema de escapamento, organizar tudo e depois envio fotos!
Tudo AINDA É UMA EXPERIENCIA um teste.
Opinioes, sugestoes, críticas SERÃO TODAS BEM VINDAS!
Obrigado e desculpas pois fiz o video à noite... somente este horario que tenho disponível.
Alem do gol, ainda tenho um fusca VEIO KAKKAKA e um corsa.
- Ontem instalei devidamente a bomba de combustivel e só. Parece praga, mas quando vou mecher no carro chega alguem em casa!
Primeira partida de ontem estava mais ou menos 19 graus aqui em Goiania!
link http://youtu.be/UNKB4Opjkww
http://youtu.be/UNKB4Opjkww
PASTA DE FOTOS
https://picasaweb.google.com/1139782839 ... directlink
POR ENQUANTO É SÓ, VOU DESMONTAR O sistema de escapamento, organizar tudo e depois envio fotos!
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Re: (Info) Estou adaptando injeção no motor CHT 1.6-Video e
Belo trabalho Welson, cara muito bom ver um quadrado CHT injetado... To a um tempo criando coragem pra injetar o meu, mas será com módulo programável da megasquirt, uma hora vou conseguir realizar, já tenho algumas peças... Parabéns pelo esforço e por compartilhar as informações, fotos e vídeos com nós!
Abraço e sucesso no projeto!
Abraço e sucesso no projeto!
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Continuando a saga, troquei o map e continuo o defeito - provavelmente por falta do circuito do canister o qual tenho que providenciar.
Instalei um bico verde o Monza - fui no ferro velho e pedi o bico e o vendedor fez até bico, mas vendeu baratinho falando que nao ida dar certo.
Instalei funcionou que uma beleza e o carro parou de morrer em alta!
A fiaçao tá toda organizada dentro do carro, o escape, bomba e filtro estao instalados.
A bomba tá com ruido estranho... depois vou verifcar se é a posiçao dela ou do filtro que está causando isso.
Se alguem tiver informaçoes sobre o canister, tiver um para doar ou vender eu fico muito agradecido!
Instalei um bico verde o Monza - fui no ferro velho e pedi o bico e o vendedor fez até bico, mas vendeu baratinho falando que nao ida dar certo.
Instalei funcionou que uma beleza e o carro parou de morrer em alta!
A fiaçao tá toda organizada dentro do carro, o escape, bomba e filtro estao instalados.
A bomba tá com ruido estranho... depois vou verifcar se é a posiçao dela ou do filtro que está causando isso.
Se alguem tiver informaçoes sobre o canister, tiver um para doar ou vender eu fico muito agradecido!
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Troquei o modulo pelo ap 1.6. e acabaram todos os problemas!
Atualmente estou utilizando bico verde do monza, tbi do gol 1.0, bomba do kadett (esta vou ter que trocar pq ta com ruído estranho, vou tentar o do gol gti), valvula canister do gol g3.
Ponto está atrasado pois estou utilizando 60% gasolina e 30% alcool, assim ou alcoolizando aos poucos.
Atualmente estou utilizando bico verde do monza, tbi do gol 1.0, bomba do kadett (esta vou ter que trocar pq ta com ruído estranho, vou tentar o do gol gti), valvula canister do gol g3.
Ponto está atrasado pois estou utilizando 60% gasolina e 30% alcool, assim ou alcoolizando aos poucos.
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Preciso agora regular a pressao da bomba e passar o scaner para verificar se tem algum erro.
valeu!
valeu!
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Welson parabéns novamente pelo projeto e estou acompanhando... Qual módulo estava usando antes?
O ruído da bomba não é "cavitação" (sugando ar junto com a gasolina)? Verifica como tá sendo captada a gasolina.
Abraço e nos mantenha informados.
O ruído da bomba não é "cavitação" (sugando ar junto com a gasolina)? Verifica como tá sendo captada a gasolina.
Abraço e nos mantenha informados.
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Estava utilizando o do gol ae 1.0 1996.
Pode ser ar mesmo, porem o meu tanque está com mais da metade de combustivel, porem utilizando o pescador original do carburador.
Estava pensando utilizar o tanque do gol bola, será que é o mesmo? Alguem tem informaçoes? Pois eu tenho a bomba original.
Pode ser ar mesmo, porem o meu tanque está com mais da metade de combustivel, porem utilizando o pescador original do carburador.
Estava pensando utilizar o tanque do gol bola, será que é o mesmo? Alguem tem informaçoes? Pois eu tenho a bomba original.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Cara até onde eu saiba não tem existe adaptação alguma de tanque que fique boa, a não ser que seja um tanque para gol quadrado já com cash tank esses para carro preparados ou você faz no seu próprio tanque o cash tank soldando algum recipiente.
Uma idéia que gostei bastante foi uma que o rapaz manteve a bomba mecânica, a linha de combustível original, porém a bomba mecânica manda combustível para um tanquinho de plástico de 1l (parece) no cofre do motor e a bomba mecânica fica em um nível abaixo do tanquinho dentro do cofre, assim ela tá sempre abastecida e não tem risco puxar ar.
Segue uma fotos para ilustrar:

e o esquema desenhado:

Esse tanquinho branco é originalmente do GTI quadrado, a função original dele é mais ou menos essa mesmo, porém não fica no cofre...
Se não me engando o ele é chamado de filtro, o rapaz comprou na concessionária VW.
Uma idéia que gostei bastante foi uma que o rapaz manteve a bomba mecânica, a linha de combustível original, porém a bomba mecânica manda combustível para um tanquinho de plástico de 1l (parece) no cofre do motor e a bomba mecânica fica em um nível abaixo do tanquinho dentro do cofre, assim ela tá sempre abastecida e não tem risco puxar ar.
Segue uma fotos para ilustrar:
e o esquema desenhado:
Esse tanquinho branco é originalmente do GTI quadrado, a função original dele é mais ou menos essa mesmo, porém não fica no cofre...
Se não me engando o ele é chamado de filtro, o rapaz comprou na concessionária VW.
-
- Membro - 1.6
- Carro:
Welson encontrei essa outra adaptação que o cara adaptou o copo e bomba do G4:
http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... opic=15737
http://carmaniacs.com.br/forummm/index. ... opic=15737
-
- Membro
- Carro:
- Contato:
Otimas dicas!
Fiz testes o cara ESTAVA OTIMO! Fui retirar a bomba de combustivel e colocar o tampao e coloquei os parafusos originais da bomba que ficaram mais longos e o resultado foi um
comando roletado EU ACHO. ESTRAGUEI TUDO. Proximo sabado vou ver o que faço.
Na real somente a chaveta da engrenagem do comando quebrou, vou trocar a chaveta colocar no ponto e tentar novamente.
REALMENTE ESTOU COM RAIVA POIS TAVA TUDO MUITO BOM!
Fiz testes o cara ESTAVA OTIMO! Fui retirar a bomba de combustivel e colocar o tampao e coloquei os parafusos originais da bomba que ficaram mais longos e o resultado foi um
comando roletado EU ACHO. ESTRAGUEI TUDO. Proximo sabado vou ver o que faço.
Na real somente a chaveta da engrenagem do comando quebrou, vou trocar a chaveta colocar no ponto e tentar novamente.
REALMENTE ESTOU COM RAIVA POIS TAVA TUDO MUITO BOM!