[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

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drpisani
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por drpisani »

Bill escreveu:drpisani,


Beleza ???


Vc disse que não manja muito de motores MD ( a ar ) ??? Que eu saiba o motor MD eram aqueles antigos que saiam nos passat antes da chegada dos AP's, que por sinal podemos até dizer que o AP seria uma evolução do MD 270, inclusive na aparência .....
Já os motores a ar são conhecidos como a ar mesmo ou então motores boxer, não é isso ???


Abraços !!! :cool:
O Bill, falha minha...vc tem razão....o motor do camarada ae é o Boxer e não o MD....aproveitando e o motor LD??
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Bill
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Bill »

drpisani,


Estamos aqui pra isso mano !!! Um ajuda o outro e todos aprendemos !!!
Agora quem me pegou foi vc, não sei qual é esse motor LD não mano, ele saiu onde vc sabe ???


Abraços !!! :cool:
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MarcosD
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

serginho_gol83 escreveu:salve pessoal
tenho um gol a ar 1600 dupla carburaçao
Cara, se você quer dicas de preparação a AR, entre nos sites abaixo:

http://www.fusca4ever.com.br
http://www.forumfuscabrasil.com

Vai ter informação de sobra!
serginho_gol83
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por serginho_gol83 »

Bill escreveu:serginho_gol83,


Beleza ???


No caso o que vc pretende de preparção no seu carro ??? Esse seu motor pode render muito, mas tudo depende do que vc quer mesmo ....
Pode-se começar com uma aumento na carburação, melhoria na ignição e escape e já tem algum resultado, até partir para taxa de compressão, e comandos o que vc vai depender do que vc quer e de quanto esta disposto a gastar .....


Abraços !!! :cool:

de começo só kero o suficiente pra anda legal nas ruas, naum deixando o consumo aumentar exessivamente, gastando até 700 reais, só um aspiradinho pra não faze feio frente aos carros atuais...
(e com um ronkinho dahora claro :cool: )


valew ai galera!!!
golzinhu bx83

100% quadraduuu

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=24628

CdGQ!
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

gusgol escreveu:André, Marcos e AMD...ajudem-me.
...O motor está redondo, funcionando muito bem, mas percebi que perdi torque (o cabeçote antigo tinha um 49g e válvulas menores).
Acima de 3000rpm o carro ganha um fôlego incrível e parece bem disposto a encarar rotações mais altas, mas o problema é que eu estico a rotação em poucos momentos e atualmente estou querendo um pouco mais de torque, principalmente para facilitar a dirigibilidade no trânsito urbano.
A marcha lenta é bem regular, o comando 037 não embaralhou a lenta, mas como citei anteriormente, percebi nitidamente uma perda de torque...muito provavelmente pelo comando e pelo aumento das válvulas do novo cabeçote.
O câmbio não sofreu alterações (é original de fábrica); é longo com as seguintes relações (creio que são essas, preciso confirmar no manual): 1ª 3,45 <> 2ª 1,94 <> 3ª 1,29 <> 4ª 0,91 <> 5ª 0,73 diferencial 4,11.
Não pretendo abrir o motor ou a caixa, portanto minha preferência é ter um comando de válvulas mais compatível com a minha rotina de uso. Não almejo por ganhos absurdos de torque, pois sei que comprometeria a potência final...mas gostaria de contar com um torque mais proporcional ao motor que tenho hoje (cilindrada e taxa de compressão).
Sds.
Fala gusgol,

Pode tentar uma polia regulável, e adiantar o comando em uns 4 graus (no vira, 2 graus na polia do comando), e ver se melhora. Eu uso assim na minha Parati quadrada com 2.0 gasolina com TLDZ e 037.1.
Outra coisa, talvez o seu módulo de injeção precise de uma calbração. leve a um preparador que saiba reprogramar a sua injeção. Ouvi falarem bem da Esther Turbo.
Outra opção (bem mais cara) é substituir a injeção original por uma programável, e ajustar ponto e injeção ,mas vai ter que ser na raça....
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Bill
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Bill »

serginho_gol83,


Vc sabe qual bura usa lá ?? De repente uma boa pedida seria começar aumentando um pouco eles, rebaixar os cabeçotes, a propósito ele é a alcool ou gasolina ?? De repente um comando mais nervoso ou quem sabe uma mexida no câmbio e uma adiantada no ponto e ele já fica mais esperto sim ....


Abraços !!! :cool:
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Andre Gustavo
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Andre Gustavo »

Eae galera blz? to precisando de uma ajudinha aqui...

to tentando achar um comando ideal para o meu gol...
Especs:
Ap 1.9 pistao 83mm
cabeçote 2.0 taxado
2e
4x1
Cambio PS
Atualmente coloquei um comando 288 e n fiquei feliz...esperava que girasse mais e fosse ficar melhor...está na casa dos 6000 RPM...fora o gasto de alcool do cacildisss....
Queria então um comando que tivesse mais torque e girasse mais chegando proximo a casa dos 7000...
Ou uma dica para fazer esse comando girar mais...
Abs
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Fala cara ...

Acho que o seu problema ta na carburação, pois com o que vc tem o 2E é pequeno, ai da o que vc sentiu mesmo, ou seja, o carro de final morre e por isso não consegue chegar em rpm maiores. troca esse burra por um 3E de opala, ou uma Weber ou ainda injeta que resolverá esse problema.

Outra questão é o seu cambio PS, ele é muito longo para um aspirado ai falta força para empurrar até altos giros, ok ... Mude para um PV ou mais curto ainda que vc vai ver a diferença, no meu 2.1 de rua tenho u PDV com a 3,4 e 5 de gol mil e fica muito bom !!!

Abração
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sidney0
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por sidney0 »

Muda o Cãmbio para o PV, ou pelo menos PX.
PS é muito logo..
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drpisani
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por drpisani »

Andre Gustavo escreveu:Eae galera blz? to precisando de uma ajudinha aqui...

to tentando achar um comando ideal para o meu gol...
Especs:
Ap 1.9 pistao 83mm
cabeçote 2.0 taxado
2e
4x1
Cambio PS
Atualmente coloquei um comando 288 e n fiquei feliz...esperava que girasse mais e fosse ficar melhor...está na casa dos 6000 RPM...fora o gasto de alcool do cacildisss....
Queria então um comando que tivesse mais torque e girasse mais chegando proximo a casa dos 7000...
Ou uma dica para fazer esse comando girar mais...
Abs
tenho a mesma configuração que vc no meu gol....uso comando 49G....só que o meu cambio é o PX....vou te contar hein?!?!? o bichinho tá bem gostoso de dirigir.....

Tenho a mesma
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20/03/2010!!!
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Andre Gustavo
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Andre Gustavo »

Fala brothers....véi eu n tenho sorte ....ahuhuahua que merlim....fiz a retifica do cabeçote completa....e instalei no carro...faleiii agora vaiii cabeçote novoo huahuahuahu engano mew....com cabeçote novo o carro começou a FUMARRR....que merlim....estou trocando aneis agora!!! rsrs eh so dinheiro que vai huahuahuahu n aguento mais...vo vende....alguem ai quer um gl1.9 aspiradinho...azul escuro!!! bunito o carro!!!


ah consegui outro comando com levante mais alto...vamo ve se melhora...e vo levar na kompressor pra acertar!!...eu posto os resultadooss abs
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André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Cara se não fumava antes, o que deve estar acontecendo é passagem pelos retentores das válvulas, já aconteceu isso comigo, ai levei novamente na retífica e eles deram um trato e o problema foi sanado. Tente esta opção antes de vender o carro, insista mais um pouco, pois é sempre assim, as vezes estamos para desistir e eles nos dão uma boa surpresa, ai volta com toda força o tesão pelos quadradinhos.
Bom cara ... veja direitinho essa história com a retífica, ok ... tem boi na linha ai !!!!

Abração
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MarcosD
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por MarcosD »

Faaaala André!

Putz, mas que zica hein! Será que a fumada não é de borrachas de vedação das válvulas mal colocadas?
Desculpe por não ter postado nenhuma sugestão de comando, é que tava sem idéias do que poderia colocar. Uma sugestão seria o 053.3, dos Santana 2000 pós 91, mas achei que você acharia "calmo".
Se fosse tucho hidráulico, teria o 027.7, 026BE, o 268 da SamCams.

Mas, fala para nós, qual é esse comando que você conseguiu?
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Andre Gustavo
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Andre Gustavo »

Fala aeee amigões....desmontei tudo ....to levando o vira e as bielas pra retifica....junto com o cabeçote para ver se esta ok os retentores e tbm regular valvulas do novo comando...o comando que estou agora deve ser um 290 ou 296....sei que eh mto alto...mais to tentando...ate eu criar vergonha e comprar um comando certo rsrs
Quero um carro forte de alta!
"Ah...o cara estava fumando somente em alta"
Até domingo eu monto o carro ...ai eh dar uma amassiada de leves e levar para a kompressor acerta!!! posto os resultados!!

Dê-em uma olhadinha ai no meu gol!!! aceito propostas para venda!!!!
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 906&type=3



Abraços
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Andre Gustavo
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Andre Gustavo »

Galera resolvido o problema da fumaça...era 2 valvulas de escape que estavam com marcas...aproveitando que estava aberto fiz retifica no motor inteiro...tudo novoo...deu mto trabalhoo...sabado e domingo montando ele...detalhe por detalheeee....mas ficou prontoo e gostei do resultado!!! agora vou amaciar para depois testar o bixooo...

Comentem lá
http://www.facebook.com/#!/media/set/?s ... 906&type=1


Abraçoo
mauricio.dias
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por mauricio.dias »

Fala galeraa! Td certo!
Pois bem preciso de uma mãozinha de vcs!
Acabei de faze um geralzinha no meu cabeçote, troquei retentores, guias, assentamentos, um passe de 0.8mm e a troca de comando por um 49G e rodando na GASOLINA! Pois bem esse finde botei ele no ponto com 9 graus, mas um parceiro meu falou que pra fica melhor poderia bota uns 10 11 graus!!
Quantos graus eu boto ele no ponto agora?????
Abraços
Dica: Essa receita e mais um 4X1 ficou ótima no meu carro, AP 1.8 , deu uma baita diferença, aconselho a todos que nao querem gastar muito e ganhar um cvs. :amd:
feito! obrigado
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Daniluh
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Daniluh »

mauricio.dias escreveu:Fala galeraa! Td certo!
Pois bem preciso de uma mãozinha de vcs!
Acabei de faze um geralzinha no meu cabeçote, troquei retentores, guias, assentamentos, um passe de 0.8mm e a troca de comando por um 49G e rodando na GASOLINA! Pois bem esse finde botei ele no ponto com 9 graus, mas um parceiro meu falou que pra fica melhor poderia bota uns 10 11 graus!!
Quantos graus eu boto ele no ponto agora?????
Abraços
Dica: Essa receita e mais um 4X1 ficou ótima no meu carro, AP 1.8 , deu uma baita diferença, aconselho a todos que nao querem gastar muito e ganhar um cvs. :amd:
Fala Mauricio, beleza?!

Nossa, faz um tempão que não dou uma passada aqui nas preparações aspiradas... rsrs Vou ver se volto mais por aqui para tentar ensinar e aprender com o pessoal aí!

Então cara, muito legal o fato de você ter feito um trampo no teu cabeçote, é sempre bom cuidar de nossos quadradinhos! Vamos ao que interessa e que você não falou!

Para começar, tome cuidado para não perder o seu serviço muito cedo hein! Vale o aviso, gasolina + taxa + ponto NÃO combinam nem um pouco, e ainda menos se você não utilizar combustível de alta qualidade (não dá para confiar na gasolina desses postos por aí... Gasolina adulterada em carro mexido É FATAL!).

Você acertou a carburação?! Isso é muito importante!!!!!!!!!!

Maior compressão = Maior quantidade de mistura por cm³ da câmara de combustão
Maior compressão = MAIOR TEMPERATURA no ato da compressão
Maior compressão = Maior chance de pré-ignição

Uma vez que você aumenta taxa de compressão você aumenta a chance de pré-ignição (bate pino) em seu motor a gasolina... É aconselhável que você dê um pouco mais de comida para o seu motor (deixar a mistura levemente mais rica), dessa forma é mais seguro (e rende mais CVs tbm se feito corretamente)!


Vá com calma pois seu carro é carburado, e um carburador não tem correções por temperatura do ar... etc... Se você fizer o acerto de ponto "NO LIMITE" em um dia frio o seu carro vai andar bem no frio! Mas em um dia de calor seu carro vai PIPOCAR de pré-ignição, pois a mistura será mais volátil, porém o ponto será o mesmo!
Denovo... Carburador não tem correção, é aquilo e ponto!
DICA: Acerte seu carro em um dia quente, dessa forma você consegue ter uma margem de segurança maior. No frio não vai render o quanto poderia (algo IRRISÓRIO a mais...) porém seu motor não vai fuder no calor! Entende?! Proteja seu bolso! auheuaheauheauheauh

SEJA CAUTELOSO com o ponto de ignição, não aumente mais 2 ou 3 graus porque alguém te falou que poderia aumentar... SINTA o carro!! COMOOO ?!?!?!? SIM! Sinta o carro... Assim:

Dê umas puxadas com o seu carro e veja se o mesmo apresenta calor latente (aquecimento em demasia após a puxada). Se isso acontecer é um sinal certeiro que está ocorrendo detonação, e que o seu motor está se prejudicando por consequência.

Repita o processo adiantando ou atrasando o ponto, o que for necessário. Se o carro ferver atrase o ponto, se não ferver METE PONTO! :tacafogo: AUEhAUEhAUhe
(O ferver que eu digo é calor latente hein... Não vá ferver o carro no literal, pelo amor!!! rs)

A é... Aumente 1 ou 2 graus de suas velas para ter uma queima melhor, mas aviso que não será nada perceptível na hora, ok! Com o passar do tempo as velas vão mostrar que não torraram, rsrs

Dúvidas e críticas estão abertas a discussão!!

Abraço
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mauricio.dias
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por mauricio.dias »

Cara, muito boa sua resposta, parabéns!
Obrigadão mesmo! :y:
Pois bem vou fazer isso mesmo, estava comentando com um colega meu que nao vale a pena faze esse pequena mudança e talvez por em risco a vida útil do motor!
Vou deixar ele com 9 graus mesmo, pra nao ter problemas, ja testei o carro, a temperatura nao passa da bolinha do meio(mal chega), pois se a mistura estiver tanto pobre quanto rica acho que tende a esquentar mais que o normal, (me corrigem se estiver errado)!
E daniluh acho que vo manda vim de fora uma wideband pra fica sempre de olho na mistura dele, pra dexa no gabarito!

E a questao da pré-ignição ja tinha ouvisto falar, e nao é nada bom, por isso que mandei tira somente 0.8mm , tinham me falado pra tira 1mm , mas nao fui nas idéias, pois viso a segurança do motor tbm, por isso que vim aqui pedi a opiniao de vcs, e estou MUITO satisfeito!! :amd:
Pois bem acho que o melhor é deixar com 9 graus, pois ele esta perfeito (pega numa boa, lenta de 1.0 hehe, e nao esta esquentando!)
Valeu a daniluh
abraços a todos
feito! obrigado
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André Pinheiro
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Maurício ...

Novamente digo: "TUDO É UMA QUESTÃO DE ACERTO". Já tive carro com taxa alta rodando na gasolina e ponto 15º iniciais e não "batia pino", pois o seu ponto final era limitado em 25º. O que ocorre é que se vc aumentar o seu ponto inicial sem trabalhar o seu distribuidor o seu ponto final tb sobe. No seu caso, como só tirou 0,8 mm, a sua taxa deve estar na casa dos 9,5:1 ou seja ainda bem conservadora, dessa forma vc pode ir para 10, 11 ou até mais no ponto inicial sem problema nenhum, bastando para isso limitar o ponto final, assim o seu carro melhorará muito a pegada inicial sem comprometer o motor em altas rotações, entende ????
Normalmente o ponto inicial para um gol carburado original é 6º ou 9º e final chega nos 38º, vc pode trabalhar o seu distribuidor e por 12º/15º de ponto inicial limitado em 25º de final e eisso é muito simples de fazer, bastando para isso aproximar os batentes do distribuidor da mesa.
Concordo que se tem que ter cuidado com o abuso de ponto, porem se souber acertar o seu carro é tranquilo esse ponto que quer usar.

Hoje em dia, sei que existem muita tecnologia para gerenciamento de pontop e etc..., mas os carros atuais tem 13:1 de taxa é são flex, ou seja, a eletronica trabalhando a favor do desenpenho, pois se pouca taxa fosse melhorar desenpenho as montadores iriam trabalhar com pouquíssimo ponto não é mesmo ???

Existem muitos macetes para os velhos carburados, ai conhecimento faz toda a diferença !!! Hoje ando na minha Parati com taxa de álcool rodando na gasolina e ficou bom d+, taxa 12,3:1, bobina MI, 4x1 escape de 2", 3E, distribuidor trabalhado, 49G e acertinhos... Só não estou satisfeito com o consumo dela ainda !!!

Abração
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Re: [PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Mensagem por Daniluh »

André Pinheiro escreveu:Fala Maurício ...

Novamente digo: "TUDO É UMA QUESTÃO DE ACERTO". Já tive carro com taxa alta rodando na gasolina e ponto 15º iniciais e não "batia pino", pois o seu ponto final era limitado em 25º. O que ocorre é que se vc aumentar o seu ponto inicial sem trabalhar o seu distribuidor o seu ponto final tb sobe. No seu caso, como só tirou 0,8 mm, a sua taxa deve estar na casa dos 9,5:1 ou seja ainda bem conservadora, dessa forma vc pode ir para 10, 11 ou até mais no ponto inicial sem problema nenhum, bastando para isso limitar o ponto final, assim o seu carro melhorará muito a pegada inicial sem comprometer o motor em altas rotações, entende ????
Normalmente o ponto inicial para um gol carburado original é 6º ou 9º e final chega nos 38º, vc pode trabalhar o seu distribuidor e por 12º/15º de ponto inicial limitado em 25º de final e eisso é muito simples de fazer, bastando para isso aproximar os batentes do distribuidor da mesa.
Concordo que se tem que ter cuidado com o abuso de ponto, porem se souber acertar o seu carro é tranquilo esse ponto que quer usar.

Hoje em dia, sei que existem muita tecnologia para gerenciamento de pontop e etc..., mas os carros atuais tem 13:1 de taxa é são flex, ou seja, a eletronica trabalhando a favor do desenpenho, pois se pouca taxa fosse melhorar desenpenho as montadores iriam trabalhar com pouquíssimo ponto não é mesmo ???

Existem muitos macetes para os velhos carburados, ai conhecimento faz toda a diferença !!! Hoje ando na minha Parati com taxa de álcool rodando na gasolina e ficou bom d+, taxa 12,3:1, bobina MI, 4x1 escape de 2", 3E, distribuidor trabalhado, 49G e acertinhos... Só não estou satisfeito com o consumo dela ainda !!!

Abração
Fala André, belezão meu?

Concordo muito com você: ACERTO É QUASE TUDO!

Agora eu vou descordar de você categoricamente com relação a taxa de compressão de carros flex.

O que eu vejo até hoje é NO MAAAAAAAAAAAAAAAAAAXIMO 11:1 !

IMPOSSÍVEL um carro flex desses que você vê na rua andar com 13:1 de taxa... O meu a alcool é 13.2:1 de taxa e já é taxa pra kacete no alcool!

Se um carro flex tivesse 13:1 de taxa o manual dele conteria a seguinte observação:

"ATENÇÃO: UTILIZE APENAS ETANOL OU GASOLINA PODIUM"

Todos os carros flex que eu conheço utilizam taxa entre 10:1 até 11:1

Me fala o carro flex que tem 13:1 de taxa!!! rsrsrs

Grande abraço!
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