Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
BrunoGarcia
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 379
Registrado em: 11 Nov 2008, 23:02
Carro:
Localização: São Gotardo / MG
Contato:

Mensagem por BrunoGarcia »

parabens pelo topico!!! muito util!!!
vou fazer esse fds
abração!!
CdGQ!-SG
Fotos: <Parati> / <GTS> / <CHT>
Deck180
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Nov 2009, 00:09
Carro:
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por Deck180 »

PERGUNTA
meu gol ta esquentano d+ pro meu gosto
o ponteiro da temperatura fica pra frente da luz e a luz fica piscando
mais o ponteiro fica pra frente masi emcima da luzinha, tipo no centro so que mais pra quetne do que frio

sera que se eu fizer esse processo pode mudar algo? o reservatorio de agua ta muuuuito sujo, pdoe ser isso ? valeu!
Carro tem que ser igual muleque teimoso: Voce pisa, ele responde!

Gol 1.6 Cht (AP nao presta ahsuaus :P)
[x] Emprego :P
[x] Som
[ ] Roda 14
[ ] Funilaria
[x] Felicidade
Avatar do usuário
raphita
Membro
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Mai 2009, 15:41
Carro:
Localização: Campinas - SP

Mensagem por raphita »

concerteza amigo ..
Imagem
° Clique na Imagem para ver meu Gol ^^
Avatar do usuário
leopardelhas
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Ago 2009, 18:05
Carro:
Localização: Petropolis - Rio de janeiro

Mensagem por leopardelhas »

Fala aew galera !
A minha mangueira superior do radiador, ta pegando em cima da ventuinha, aew ta cortando a mangueira toda :sad: , aew eu resolvi, ja que vo troca a mangueira eu mecho em tudo... Ja comprei u Reservatorio de agua novo, as 2 mangueiras, e comprei um Adtivo "RADIEX" , a mule da loja disse que era pra coloca 1L desse produto e completa cum agua ! vo fazer isso tudo amanha.. Sera que eu coloco 1L msm ? e a marca e boa ? ( nao intendo nada de motor, so tenhu 16 anos ¬¬ )

Abraços aew galeraa !
Avatar do usuário
diogo luis
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 23 Set 2009, 21:13
Carro:
Localização: Gravatai-RS

Mensagem por diogo luis »

Limpei o meu tbm!!! ta show!!!
Imagem

Muitos querem ter um carro do ANO! Eu tenho o Carro do SÉCULO!!!
indiao
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Fev 2010, 10:00
Carro:
Localização: São Paulo

ME AJUDE (URGENTE)

Mensagem por indiao »

Galera fui fazer a limpeza aqui do radiador...fiz da seguinte forma
1º soltei a manguerinha radiador-reservatorio

2º coloquei a mangueira do tanque com pouca pressao de agua no reservatorio.

3º liguei o carro e deixei funcionando so que nao acionou a ventoinha acredito eu por esta entrando agua fria no reservatorio, dai quando passou dos 90º graus desliguei o carro e tirei a mangueira...A agua do reservatorio foi sugada por que o motor estava quente e depois que desliguei o carro que funcionou a ventoinha...

4º nao coloquei agua por que o motor estava quente entao esperei esfriar pra colocar agua e aditivo

5º depois que o motor estava frio coloquei a magueirinha do radiador-reservatorio mais sem apertar a braçadeira e completei com agua mais aditivo, liquei o carro e deixei sem a tampa do reservatorio dai quando estava nos 90º graus a ventoinha nao acionou e começou a fazer muito barulho (fervendo a agua) desliguei o carro e la se foi a agua e meu dois litros de aditivos sugados novamente pelo motor...

e agora o que faço??? antes a ventoinha estava funcionando normalmente o que sera que aconteceu? sera ar no sistema?? se for como eu tiro esse ar??
espero ajuda ai da galera pq nao quero levar nos mecanicos que eles enfiam a faca.....
Avatar do usuário
ELVenteto
Membro
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Set 2010, 11:51
Carro:
Localização: Janaúba - MG

Mensagem por ELVenteto »

Acho que nenhum dos outros 2 proprietarios fizeram esse tipo de limpeza na minha goleta, mas vou fazer nesse proximo final de semana, dei uma olhada lah ta soh impureza.... vou comprar outro reservatorio e mangueiras tb.

valeu pela ajuda

abrasss.
AP 1.8 GL BRANCO
( X ) Farois de neblina c/ xenon de 12.000k
( X ) Farois de milha olho de boi com lampadas de 100 w
( X ) Iluminaçao botoes do painel vermelha led

http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 20615.html
Avatar do usuário
LUHBIH-GTS90
Membro
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 12 Fev 2011, 12:14
Carro:
Localização: CURITIBA - PR

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por LUHBIH-GTS90 »

eai povo blz??

sou muito leigo no assunto e um videozinho ajudaria.
por acaso seria assim que se faz??

http://www.youtube.com/watch?v=h3NCcXc9ix4
Imagem


"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. 1CO 1-27."
Avatar do usuário
MarcosHolanda
Membro
Membro
Mensagens: 142
Registrado em: 14 Dez 2008, 21:37
Carro:
Localização: RECIFE-PE

Re: Proporção correta aguá x aditivo

Mensagem por MarcosHolanda »

Bom ontem troquei a aguá dor radiador é bem simples.

Mas devido a falta de informação sobre a capacidade do sistema de arrefecimento do meu gol
cl 1.8 93 só coloquei 1 litro de aditivo o correto são 2,5 litros de aditivo e 3,6 litros de aguá
vou fazer novamente a lavagem e colocar a quantidade correta de aditivo

1° desconecte a mangueira de retorno do reservatório ela é a fina.

2° ligue o carro.

3° coloque uma mangueira com aguá no reservatório para ir completando com aguá a media que vai baixando.

4° deixe o carro ligado por uns 10 a 15 minutos até que a aguá que esta saindo pelo retorno saia limpa.

5° desligue o carro.

6° reconecte a mangueira de retorno

7° aguarde esfriar. como

8° como ainda existe uma grande quantidade de aguá no sistema, desconecte a mangueira que fica presa ao radiador para poder esvaziar ele e caber os 3 litros de aditivo, senão vai acabar desperdiçando aditivo porque não vai caber no sistema ou vai ficar na proporção errada

9. pronto ligue o carro e complete com aguá se ficar abaixo do máximo

Imagem
Editado pela última vez por MarcosHolanda em 09 Mar 2012, 22:51, em um total de 2 vezes.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por Flávia »

fiz o processo acima, mas minha ventuinha não funcionou em momento nenhum, deixei o carro ligado mais de 30 minutos e nada, e antes estava funcionando, o q será?
Fl@v!K@
Imagem
Avatar do usuário
MarcosHolanda
Membro
Membro
Mensagens: 142
Registrado em: 14 Dez 2008, 21:37
Carro:
Localização: RECIFE-PE

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por MarcosHolanda »

Flavia a minha ventoinha também não disparou, deve ser porque como estamos completando com aguá fria no reservatório e a mangueira de retorno esta desconectada o sistema não pressuriza e não esquenta ao ponto de disparar a ventoinha que dispara em torno de 95° a 97° c espero ter ajudado. durante o processo de limpeza a temperatura não passou do meio que corresponde a 90°c

Mas você pode levar seu carro em uma oficina e pedir para testarem se sua ventoinha esta disparando normalmente.
GOL CL 1.8 - 1993
[X] Álcool
[X] Ignição Cm Plus
[X] Vela direta
[ ] Cabo de vela direto
[X]Taxa 14.69:1
[X]Comando 0,49g
[X]Embreagem Cerâmica
[X] Carburador 2E
[X] Escape Direto sem catalizador 3"
Pvzani
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Ago 2010, 09:20
Carro:
Localização: Andradas MG

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por Pvzani »

Eae gente, tudo certo? Então, o ventilador só liga se o sistema estiver pressurizado (fechado) e atingir a temperatura que o nosso amigo citou entre 90º a 97º, se estiver entrando água de mangueira por exemplo, o ventilador ficará parado, pois a água quente estará saindo. Para fazer o teste do ventilador, na base inferior do radiador há um cebolão com 2 fios ligados, basta desconectá-los e encostar um no outro, aí o ventilador ligará. Segue a foto:

Imagem
Gol 1.6 AP, 1988, bege, caprichado!!
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por Flávia »

MarcosHolanda escreveu:Flavia a minha ventoinha também não disparou, deve ser porque como estamos completando com aguá fria no reservatório e a mangueira de retorno esta desconectada o sistema não pressuriza e não esquenta ao ponto de disparar a ventoinha que dispara em torno de 95° a 97° c espero ter ajudado. durante o processo de limpeza a temperatura não passou do meio que corresponde a 90°c

Mas você pode levar seu carro em uma oficina e pedir para testarem se sua ventoinha esta disparando normalmente.

O problema foi que acredito que após eu ter feito todo o procedimento vi que ela já não estava funcionando, já a algum tempo, e só fazendo tudo isso puder então perceber, troquei o cebolão e o problema foi resolvido, abraços
Fl@v!K@
Imagem
Avatar do usuário
Flávia
CdGQ! - Girls
CdGQ! - Girls
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Ago 2008, 19:36
Carro:
Localização: Leme

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por Flávia »

Pvzani escreveu:Eae gente, tudo certo? Então, o ventilador só liga se o sistema estiver pressurizado (fechado) e atingir a temperatura que o nosso amigo citou entre 90º a 97º, se estiver entrando água de mangueira por exemplo, o ventilador ficará parado, pois a água quente estará saindo. Para fazer o teste do ventilador, na base inferior do radiador há um cebolão com 2 fios ligados, basta desconectá-los e encostar um no outro, aí o ventilador ligará. Segue a foto:

Imagem
é isso mesmo, pois foi o que fiz, e percebi que o problema não estava na ventoinha e sim no cebolão
Fl@v!K@
Imagem
Mano Velho
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 254
Registrado em: 02 Jan 2010, 01:01
Carro:
Localização: Macapá - CdGQ! Filial - AP

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por Mano Velho »

Muito útil a sua ajuda meu amigo.
Obrigado por compartilhar...
abraços!!
Aprecie com moderação!!

Minha goleta => http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 17460.html

[x] Alarme
[x] Trava
[x] Manivela do Vidro Cromado
tresloukadu
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 29 Jun 2010, 16:13
Carro:
Localização: Biguaçu

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por tresloukadu »

opa qual o adtitivo bom?

no manual do meu gol diz assim:

Utilize uma solução de agua e aditivo N05277400 (A venda nas concessionarias VW) na proporçao 3x2 (60% de agua e 40% de aditivo).

Para que o sistema de arrefecimento funcione sempre de forma perfeita, é necessario que a mistura do liquido nao seja alterada por adiçao de agua, nem mesmo nas estacoes quentes do ano. Nunca utilize aditivos comuns.

O manual diz pra nao utilizar aditivo comum, entao qual utilizar? sera que tem a venda o N05277400 ainda?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por bleidao »

Muito util o DIY...

mas vale lembrar que, em carro que não utiliza-se aditivo, não é legal adicionar o mesmo, pois pode dar algum pepino no sistema de arrefecimento.
Por outro lado, quando colocamos o tal aditivo, o carro pode dar tal problema e, depois de consertar, nunca mais.

Bom... para colocar o aditivo, o ideal é pelo menos trocar os selos antes.
tresloukadu
Membro
Membro
Mensagens: 84
Registrado em: 29 Jun 2010, 16:13
Carro:
Localização: Biguaçu

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por tresloukadu »

realmente cara, o interessante é sempre trocar os selos caso o carro não esteja acostumado. situações que eu não consegui colocar aditivo no meu.. coloquei pelo menos agua filtrada.. pois agua da torneira tem cloro que é um veneno. mas vale a pena o esfoço a agua flui pelo motor muito bem sem trancar... meu tio viu a agua retornando do meu radiador para o reservatório bem rapido.. e ele ficou de cara.. pq no gol dele demora pra chegar a agua..e qd vem é pouca.. o motivo? ele sempre colocou agua da torneira no gol dele.
Avatar do usuário
leodown
Membro
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 07 Mar 2008, 01:02
Carro:
Localização: Campo Bom/RS

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por leodown »

Alguém sabe como trocar a Válvula termostática?? Onde fica?
Pois o meu carro a temperatura vive subindo e descendo lá no painel, acho que pela sujeira do radiador deve ter emperrado.
Precisava muito trocar a válvula termostática, mas não sei nem onde ela fica... hehehe

Quero trocara a válvula, limpar colocar aditivo e aguá desmineralizada e andar tranquilo.
me ajudem
Pvzani
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Ago 2010, 09:20
Carro:
Localização: Andradas MG

Re: Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por Pvzani »

leodown escreveu:Alguém sabe como trocar a Válvula termostática?? Onde fica?
Pois o meu carro a temperatura vive subindo e descendo lá no painel, acho que pela sujeira do radiador deve ter emperrado.
Precisava muito trocar a válvula termostática, mas não sei nem onde ela fica... hehehe

Quero trocara a válvula, limpar colocar aditivo e aguá desmineralizada e andar tranquilo.
me ajudem
Eae blz? para trocar a válvula, vc precisa tirar o cotovelo da bomba d´água (é a peça na qual sai uma mangueira grossa e vai até o radiador, na parte de baixo), pode ser que não tenha válvula, pois vários mecanicos acham que essa peça não serve pra nada e acabam retirando, a valvula fica alojada dentro desse cotovelo e pode ser retirada por baixo, apenas com uma chave combinada de 10mm.
Gol 1.6 AP, 1988, bege, caprichado!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”