Retrovisor eletrico do Gol G5 no quadrado
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Retrovisor eletrico do Gol G5 no quadrado
Espelho elétrico no quadrado
Para aqueles que procuraram e não encontraram espelho retrovisor elétrico do quadradinho, saibam que tem como colocar o do G5.
Eu coloquei o kit do retrovisor elétrico sensorizado do gol G5 no meu quadradinho e ficou 10.
Coloquei a disposição de quem quizer tentar colocar, passo a passo como eu fiz pra adaptar no meu golzinho.
Lembrando que a colocação é por conta e risco de quem tentar.
1° passo escolher o kit , ha varias opções de kit na net, eu optei pelo kit da tragial, mas a escolha é suas
2° retirar o os acabamentos dos retrovisores manuais : puxe-os para fora da porta, pois ele são presos por pressão, em seguida soltar os três parafusos que prendem retrovisores
3º passo retirar os espelhos dos retrovisores: utilizei as aberturas que existem em baixo dos retrovisores para soltar as travinhas que os prendem nos controles manuais, OBS.: cuidado pra não quebrar, com uma chave de fenda pequena va soltando as travas, se for necessário coloque outra chave por trás do espelho para que ele não volte a travar.
Travas do espelho
4º passo retirar os comandos manuais: solte os 4 parafusos que prendem os comandos na carcaça dos retrovisores, e solte também o parafuso que prende a alavanca do comando.
Comando manual fora da carcaça / carcaça sem comando
5º passo prepara a carcaça para receber o motor : rebaixar os lugares onde são presos os parafusos. OBS.: tomem cuidado pra não rebaixar demais, pois se ficar muito baixo os espelhos não irão se movimentar corretamente, ele não irão até o fim do curso. Eu utilizei parafusos tipo torks T10 de 10mm de comprimento, ( são aqueles também chamados de estrela), porque tenho alguns em casa, mas podem ser philips também.
Deixei os suportes com 12mm de altura
6º adaptando a fixação do motor: como vocês podem ver a carcaça do retrovisor possui 4 lugares para a fixação dos comandos e o motor tem 3, e a furação não bate, a solução que eu arrumei foi fazer uma chapinha onde consegui-se prender na carcaça e nela prender o motor.
Essa chapinha eu fiz com um diâmetro de 6 cm em uma chapa metalica fina dessas que se faz calhas de chuvas pra casas. Pode ser feita em outro material que não ultrapasse 2mm de espessura.
Utilize o motor como molde para poder fazer a abertura para os conectores do motor (seta)
7º passo fixação da chapinha na carcaça: coloque a chapinha no lugar na carcaça sem parafusar, e coloque o motor em cima encaixando os conectores em seu espaço na chapa, gire o motor com a chapa até a marca do topo do motor ficar na parte de cima da carcaça ( oposta às aberturas por onde soltamos os espelhos)
Encontrando o lugar correto pode-se parafusar a chapa na carcaça
8º passo fixando o motor: coloque o motor em cima da chapinha procurando deixa-lo centralizado em com o topo na posição correta, parafuse o motor com os parafusos de fixação que vieram no kit, retirando-os após fazer as furações de fixação dos motores na chapinha(seta), deixando para fixa-los mais tarde
Agora já terminamos a adaptação dos motores é só partir para a parte elétrica que é fácil também., é só seguir o esquema que vem junto com o kit.
9º passo passar a fiação: pegue o chicote que vem no kit e passe a parte maior para o lado direito do carro ( fios branco, azul/branco, preto/branco) e a parte menor para o lado esquerdo (fios roxo, preto, laranja), passe os fios por onde você consiga esconde-los indo em direção as portas onde existe uma abertura própria para a passagem de fios (geralmente usada para os fios do alto-falantes). Deixe o conector do sensor dentro do carro junto com os 12V(vermelho), o negativo(marrom), amarelo (pos chave), verde (re)
Suba os fios dos motores pelas portas em direção ao lugar dos retrovisores deixando-os pendurados pra fora
Observe se as carcaças tem uma abertura para a passagem de fios (seta), se tiver utilize um guia para passar os fios dos motores, se não tiver, passe os fios junto ao quebra vento por dentro do carro e pelo lugar do comando manual dos retrovisores(setas) Fios passados pelas portas e retrovisores é hora de fixar os retrovisores nas portas novamente
10º Passo ligando os motores do retrovisor: peque os fios passados pela carcaça e o esquema de ligação que veio junto com o kit para não errar as posições dos fios, coloque os conectores junto ao motor e só então encaixe os fios nos conectores em sua posição correta , e então conecte o motor
11º passo fixando os motores na carcaça : com os fios na posições corretas nos conectores é só encaixa-los no motor até ouvir um clic, depois é só fixar os motores nas carcaças.
Obs.: não coloquem os espelhos ainda
12º passo fixação do botão de controle dos espelhos: após retirar o botão de controle da moldura do G5, temos que preparar o lugar dele no gol quadrado, no meu caso furei o acabamento superior da porta que mais alto e de papelão, se o seu for com acabamento simples terá que furar o tampão de porta ou a lata da porta, ou pode por o botão onde preferir
Corte para a fixação do botão / botão no lugar
13º passo ligação do chicote e sensor de ré na fiação do carro: com o auxilio de um multímetro ou uma lâmpada de teste, encontre um fio com 12V na fiação original do carro e nele ligue fio vermelho (positivo) do chicote, prenda o fio marrom (negativo) junto a outro fio negativo no carro, o fio amarelo deve ser ligado a um pós chave carro, eu liguei junto a luz do botão de acionamento dos farois, o fio verde deve ser ligado junto a luz de ré para que o sensor possa acionar o espelho direito automaticamente ao se engatar a ré. Para se achar qual fio é o da ré na lanterna traseira, pegue uma lâmpada de um pólo pode ser o da seta mesmo e coloque 2 fios nela um no soquetinho da lâmpada e outro na parte de baixo da lâmpada, engate a ré encoste um dos fios que você prendeu na lâmpada na lataria do carro ou um parafuso qualquer para servir de negativo e o outro você vai encostando nos terminais da lanterna até que a lâmpada de teste se acenda junto com a lâmpada da ré.
Achando qual terminal é da ré é só passar um fio ligando o terminal da ré até o fio verde do chicote do retrovisor, você vai precisar de mais ou menos uns 3m de fio. Feito isso é só conectar o sensor ao chicote e pronto o seu quadradinho já tem um retrovisor elétrico sensorizado.
Teste os retrovisores pra ver se estão funcionando corretamente, se estiverem é só colocar os espelhos nos motores apertando-os contra os motores para que as travas se prendam novamente, e ai só curtir.
Foto do sensor e seu conector
Foto do botão ligado no escuro
Espero que este tutorial seja útil pra mais alguém .
Um abraço.
Para aqueles que procuraram e não encontraram espelho retrovisor elétrico do quadradinho, saibam que tem como colocar o do G5.
Eu coloquei o kit do retrovisor elétrico sensorizado do gol G5 no meu quadradinho e ficou 10.
Coloquei a disposição de quem quizer tentar colocar, passo a passo como eu fiz pra adaptar no meu golzinho.
Lembrando que a colocação é por conta e risco de quem tentar.
1° passo escolher o kit , ha varias opções de kit na net, eu optei pelo kit da tragial, mas a escolha é suas
2° retirar o os acabamentos dos retrovisores manuais : puxe-os para fora da porta, pois ele são presos por pressão, em seguida soltar os três parafusos que prendem retrovisores
3º passo retirar os espelhos dos retrovisores: utilizei as aberturas que existem em baixo dos retrovisores para soltar as travinhas que os prendem nos controles manuais, OBS.: cuidado pra não quebrar, com uma chave de fenda pequena va soltando as travas, se for necessário coloque outra chave por trás do espelho para que ele não volte a travar.
Travas do espelho
4º passo retirar os comandos manuais: solte os 4 parafusos que prendem os comandos na carcaça dos retrovisores, e solte também o parafuso que prende a alavanca do comando.
Comando manual fora da carcaça / carcaça sem comando
5º passo prepara a carcaça para receber o motor : rebaixar os lugares onde são presos os parafusos. OBS.: tomem cuidado pra não rebaixar demais, pois se ficar muito baixo os espelhos não irão se movimentar corretamente, ele não irão até o fim do curso. Eu utilizei parafusos tipo torks T10 de 10mm de comprimento, ( são aqueles também chamados de estrela), porque tenho alguns em casa, mas podem ser philips também.
Deixei os suportes com 12mm de altura
6º adaptando a fixação do motor: como vocês podem ver a carcaça do retrovisor possui 4 lugares para a fixação dos comandos e o motor tem 3, e a furação não bate, a solução que eu arrumei foi fazer uma chapinha onde consegui-se prender na carcaça e nela prender o motor.
Essa chapinha eu fiz com um diâmetro de 6 cm em uma chapa metalica fina dessas que se faz calhas de chuvas pra casas. Pode ser feita em outro material que não ultrapasse 2mm de espessura.
Utilize o motor como molde para poder fazer a abertura para os conectores do motor (seta)
7º passo fixação da chapinha na carcaça: coloque a chapinha no lugar na carcaça sem parafusar, e coloque o motor em cima encaixando os conectores em seu espaço na chapa, gire o motor com a chapa até a marca do topo do motor ficar na parte de cima da carcaça ( oposta às aberturas por onde soltamos os espelhos)
Encontrando o lugar correto pode-se parafusar a chapa na carcaça
8º passo fixando o motor: coloque o motor em cima da chapinha procurando deixa-lo centralizado em com o topo na posição correta, parafuse o motor com os parafusos de fixação que vieram no kit, retirando-os após fazer as furações de fixação dos motores na chapinha(seta), deixando para fixa-los mais tarde
Agora já terminamos a adaptação dos motores é só partir para a parte elétrica que é fácil também., é só seguir o esquema que vem junto com o kit.
9º passo passar a fiação: pegue o chicote que vem no kit e passe a parte maior para o lado direito do carro ( fios branco, azul/branco, preto/branco) e a parte menor para o lado esquerdo (fios roxo, preto, laranja), passe os fios por onde você consiga esconde-los indo em direção as portas onde existe uma abertura própria para a passagem de fios (geralmente usada para os fios do alto-falantes). Deixe o conector do sensor dentro do carro junto com os 12V(vermelho), o negativo(marrom), amarelo (pos chave), verde (re)
Suba os fios dos motores pelas portas em direção ao lugar dos retrovisores deixando-os pendurados pra fora
Observe se as carcaças tem uma abertura para a passagem de fios (seta), se tiver utilize um guia para passar os fios dos motores, se não tiver, passe os fios junto ao quebra vento por dentro do carro e pelo lugar do comando manual dos retrovisores(setas) Fios passados pelas portas e retrovisores é hora de fixar os retrovisores nas portas novamente
10º Passo ligando os motores do retrovisor: peque os fios passados pela carcaça e o esquema de ligação que veio junto com o kit para não errar as posições dos fios, coloque os conectores junto ao motor e só então encaixe os fios nos conectores em sua posição correta , e então conecte o motor
11º passo fixando os motores na carcaça : com os fios na posições corretas nos conectores é só encaixa-los no motor até ouvir um clic, depois é só fixar os motores nas carcaças.
Obs.: não coloquem os espelhos ainda
12º passo fixação do botão de controle dos espelhos: após retirar o botão de controle da moldura do G5, temos que preparar o lugar dele no gol quadrado, no meu caso furei o acabamento superior da porta que mais alto e de papelão, se o seu for com acabamento simples terá que furar o tampão de porta ou a lata da porta, ou pode por o botão onde preferir
Corte para a fixação do botão / botão no lugar
13º passo ligação do chicote e sensor de ré na fiação do carro: com o auxilio de um multímetro ou uma lâmpada de teste, encontre um fio com 12V na fiação original do carro e nele ligue fio vermelho (positivo) do chicote, prenda o fio marrom (negativo) junto a outro fio negativo no carro, o fio amarelo deve ser ligado a um pós chave carro, eu liguei junto a luz do botão de acionamento dos farois, o fio verde deve ser ligado junto a luz de ré para que o sensor possa acionar o espelho direito automaticamente ao se engatar a ré. Para se achar qual fio é o da ré na lanterna traseira, pegue uma lâmpada de um pólo pode ser o da seta mesmo e coloque 2 fios nela um no soquetinho da lâmpada e outro na parte de baixo da lâmpada, engate a ré encoste um dos fios que você prendeu na lâmpada na lataria do carro ou um parafuso qualquer para servir de negativo e o outro você vai encostando nos terminais da lanterna até que a lâmpada de teste se acenda junto com a lâmpada da ré.
Achando qual terminal é da ré é só passar um fio ligando o terminal da ré até o fio verde do chicote do retrovisor, você vai precisar de mais ou menos uns 3m de fio. Feito isso é só conectar o sensor ao chicote e pronto o seu quadradinho já tem um retrovisor elétrico sensorizado.
Teste os retrovisores pra ver se estão funcionando corretamente, se estiverem é só colocar os espelhos nos motores apertando-os contra os motores para que as travas se prendam novamente, e ai só curtir.
Foto do sensor e seu conector
Foto do botão ligado no escuro
Espero que este tutorial seja útil pra mais alguém .
Um abraço.
Editado pela última vez por Luiz Claudio em 17 Mai 2011, 02:35, em um total de 1 vez.
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Retrovisor eletrico do Gol G5 no quadrado
Olá, obrigado.
Pra mim que estou no interior de SP, o kit do retrovisor saiu por R$310,00
o resto eu não precisei comprar, mas um pedaço de chapa pra calha vc deve conseguir quase de graça onde se faz calha ou serralheria, os parafusos custão centavos. E funciona tudo perfeitamente é como se fosse original, é só engadar a ré que o espelho direito desce mostrando a roda traseira.
Um abraço
Pra mim que estou no interior de SP, o kit do retrovisor saiu por R$310,00
o resto eu não precisei comprar, mas um pedaço de chapa pra calha vc deve conseguir quase de graça onde se faz calha ou serralheria, os parafusos custão centavos. E funciona tudo perfeitamente é como se fosse original, é só engadar a ré que o espelho direito desce mostrando a roda traseira.
Um abraço
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retrovisor eletrico
Valeu mano.
Tente desmontar o seu e veja se na carcaça dele tem os lugares para os parafusos, eu creio que tem jeito sim, pois o espelho fica preso na carcaça, se não tiver os lugares do parafusos na su carcaça você pode comprar outro par de retrovisores com comando manuais num desmanche perto de você, ou um par novo (paralelo) nas lojas de auto-peças na minha cidade esses paralelos com comando sai por R$50,00
Tente desmontar o seu e veja se na carcaça dele tem os lugares para os parafusos, eu creio que tem jeito sim, pois o espelho fica preso na carcaça, se não tiver os lugares do parafusos na su carcaça você pode comprar outro par de retrovisores com comando manuais num desmanche perto de você, ou um par novo (paralelo) nas lojas de auto-peças na minha cidade esses paralelos com comando sai por R$50,00
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Espelho eletrico
Obrigado,
Cara não precisa de rele, o kit eletrico do retrovisor vem completo com chicote para os espelhos e para o sensor, é só ligar os fios conforme o manual que vem junto, e ligar ao sensor de ré(caixa laranja ),
Cara não precisa de rele, o kit eletrico do retrovisor vem completo com chicote para os espelhos e para o sensor, é só ligar os fios conforme o manual que vem junto, e ligar ao sensor de ré(caixa laranja ),
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espelho do g5 no quadrado
Valeu cara, fica show, no final de bola mesmo, e não corremos o risco de arranhar as rodas.
Um abraço
Um abraço
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espelho do g5 no quadrado
E isso ai cara, é só pegar a carcaça do G1 e colocar nela a parte eletrica do G5 com sensor e tudo, fica show de bola.
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retrovisor
Pode fazer sem medo, fica show .
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Re: retrovisor
eu ia fazer esse trampo mas agora não vou pdoer mais, pois detonaram o carro do meu primo e eu é quem estava dirigindo e o cara q bateu pelo jeito não vai assumir.Luiz Claudio escreveu:Pode fazer sem medo, fica show .
mas eu irei fazer esse trampo no meu carro qdo resolver essa parada.
e eu aqui que nem loco procurando os retrovisores eletricos... quase pagando uma nota preta....
quanto foi o total gasto mano ???
quanto foi o total gasto mano ???
_________________
GL_1.8AP_Verde_91/91
a vw faz..... a gente melhora
http://www.golquadrado.com.br/forum/par ... 14342.html
GL_1.8AP_Verde_91/91
a vw faz..... a gente melhora
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- Carro: Gol Cl 2.0
- Localização: Araras -SP
vc precisa comprar é deste aqui:e_zambon escreveu:e eu aqui que nem loco procurando os retrovisores eletricos... quase pagando uma nota preta....
quanto foi o total gasto mano ???
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rizado-_JM
faloww
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Bom dia...
Tenho um voyage 87, com retrovisor manual fixado na porta pela lateral:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -83-87-_JM
Dá pra instalar nele ou tenho que comprar esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
Pergunto isso por causa da fixação do motor dentro da capa do retrovisor...
Grande abraço.
Walber Silva
Tenho um voyage 87, com retrovisor manual fixado na porta pela lateral:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -83-87-_JM
Dá pra instalar nele ou tenho que comprar esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
Pergunto isso por causa da fixação do motor dentro da capa do retrovisor...
Grande abraço.
Walber Silva
- schioser
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Re: Retrovisor eletrico do Gol G5 no quadrado
Esse tópico ficou show e merece ser fixo.......