Retrovisor eletrico do Gol G5 no quadrado

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Luiz Claudio »

Espelho elétrico no quadrado
Para aqueles que procuraram e não encontraram espelho retrovisor elétrico do quadradinho, saibam que tem como colocar o do G5.
Eu coloquei o kit do retrovisor elétrico sensorizado do gol G5 no meu quadradinho e ficou 10.
Coloquei a disposição de quem quizer tentar colocar, passo a passo como eu fiz pra adaptar no meu golzinho.
Lembrando que a colocação é por conta e risco de quem tentar.

1° passo escolher o kit , ha varias opções de kit na net, eu optei pelo kit da tragial, mas a escolha é suas

Imagem

2° retirar o os acabamentos dos retrovisores manuais : puxe-os para fora da porta, pois ele são presos por pressão, em seguida soltar os três parafusos que prendem retrovisores

Imagem

3º passo retirar os espelhos dos retrovisores: utilizei as aberturas que existem em baixo dos retrovisores para soltar as travinhas que os prendem nos controles manuais, OBS.: cuidado pra não quebrar, com uma chave de fenda pequena va soltando as travas, se for necessário coloque outra chave por trás do espelho para que ele não volte a travar.

Imagem

Travas do espelho

Imagem

4º passo retirar os comandos manuais: solte os 4 parafusos que prendem os comandos na carcaça dos retrovisores, e solte também o parafuso que prende a alavanca do comando.

Imagem

Comando manual fora da carcaça / carcaça sem comando
Imagem

5º passo prepara a carcaça para receber o motor : rebaixar os lugares onde são presos os parafusos. OBS.: tomem cuidado pra não rebaixar demais, pois se ficar muito baixo os espelhos não irão se movimentar corretamente, ele não irão até o fim do curso. Eu utilizei parafusos tipo torks T10 de 10mm de comprimento, ( são aqueles também chamados de estrela), porque tenho alguns em casa, mas podem ser philips também.
Deixei os suportes com 12mm de altura

Imagem

6º adaptando a fixação do motor: como vocês podem ver a carcaça do retrovisor possui 4 lugares para a fixação dos comandos e o motor tem 3, e a furação não bate, a solução que eu arrumei foi fazer uma chapinha onde consegui-se prender na carcaça e nela prender o motor.
Essa chapinha eu fiz com um diâmetro de 6 cm em uma chapa metalica fina dessas que se faz calhas de chuvas pra casas. Pode ser feita em outro material que não ultrapasse 2mm de espessura.

Imagem

Utilize o motor como molde para poder fazer a abertura para os conectores do motor (seta)
7º passo fixação da chapinha na carcaça: coloque a chapinha no lugar na carcaça sem parafusar, e coloque o motor em cima encaixando os conectores em seu espaço na chapa, gire o motor com a chapa até a marca do topo do motor ficar na parte de cima da carcaça ( oposta às aberturas por onde soltamos os espelhos)

Imagem

Encontrando o lugar correto pode-se parafusar a chapa na carcaça

8º passo fixando o motor: coloque o motor em cima da chapinha procurando deixa-lo centralizado em com o topo na posição correta, parafuse o motor com os parafusos de fixação que vieram no kit, retirando-os após fazer as furações de fixação dos motores na chapinha(seta), deixando para fixa-los mais tarde

Imagem

Agora já terminamos a adaptação dos motores é só partir para a parte elétrica que é fácil também., é só seguir o esquema que vem junto com o kit.

9º passo passar a fiação: pegue o chicote que vem no kit e passe a parte maior para o lado direito do carro ( fios branco, azul/branco, preto/branco) e a parte menor para o lado esquerdo (fios roxo, preto, laranja), passe os fios por onde você consiga esconde-los indo em direção as portas onde existe uma abertura própria para a passagem de fios (geralmente usada para os fios do alto-falantes). Deixe o conector do sensor dentro do carro junto com os 12V(vermelho), o negativo(marrom), amarelo (pos chave), verde (re)
Suba os fios dos motores pelas portas em direção ao lugar dos retrovisores deixando-os pendurados pra fora
Observe se as carcaças tem uma abertura para a passagem de fios (seta), se tiver utilize um guia para passar os fios dos motores, se não tiver, passe os fios junto ao quebra vento por dentro do carro e pelo lugar do comando manual dos retrovisores(setas) Fios passados pelas portas e retrovisores é hora de fixar os retrovisores nas portas novamente

Imagem

10º Passo ligando os motores do retrovisor: peque os fios passados pela carcaça e o esquema de ligação que veio junto com o kit para não errar as posições dos fios, coloque os conectores junto ao motor e só então encaixe os fios nos conectores em sua posição correta , e então conecte o motor

Imagem

11º passo fixando os motores na carcaça : com os fios na posições corretas nos conectores é só encaixa-los no motor até ouvir um clic, depois é só fixar os motores nas carcaças.
Obs.: não coloquem os espelhos ainda

Imagem

12º passo fixação do botão de controle dos espelhos: após retirar o botão de controle da moldura do G5, temos que preparar o lugar dele no gol quadrado, no meu caso furei o acabamento superior da porta que mais alto e de papelão, se o seu for com acabamento simples terá que furar o tampão de porta ou a lata da porta, ou pode por o botão onde preferir

Corte para a fixação do botão / botão no lugar
Imagem

13º passo ligação do chicote e sensor de ré na fiação do carro: com o auxilio de um multímetro ou uma lâmpada de teste, encontre um fio com 12V na fiação original do carro e nele ligue fio vermelho (positivo) do chicote, prenda o fio marrom (negativo) junto a outro fio negativo no carro, o fio amarelo deve ser ligado a um pós chave carro, eu liguei junto a luz do botão de acionamento dos farois, o fio verde deve ser ligado junto a luz de ré para que o sensor possa acionar o espelho direito automaticamente ao se engatar a ré. Para se achar qual fio é o da ré na lanterna traseira, pegue uma lâmpada de um pólo pode ser o da seta mesmo e coloque 2 fios nela um no soquetinho da lâmpada e outro na parte de baixo da lâmpada, engate a ré encoste um dos fios que você prendeu na lâmpada na lataria do carro ou um parafuso qualquer para servir de negativo e o outro você vai encostando nos terminais da lanterna até que a lâmpada de teste se acenda junto com a lâmpada da ré.
Achando qual terminal é da ré é só passar um fio ligando o terminal da ré até o fio verde do chicote do retrovisor, você vai precisar de mais ou menos uns 3m de fio. Feito isso é só conectar o sensor ao chicote e pronto o seu quadradinho já tem um retrovisor elétrico sensorizado.
Teste os retrovisores pra ver se estão funcionando corretamente, se estiverem é só colocar os espelhos nos motores apertando-os contra os motores para que as travas se prendam novamente, e ai só curtir.

Foto do sensor e seu conector
Imagem

Foto do botão ligado no escuro
Imagem

Espero que este tutorial seja útil pra mais alguém .
Um abraço.
Editado pela última vez por Luiz Claudio em 17 Mai 2011, 02:35, em um total de 1 vez.
mathias_rafael
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por mathias_rafael »

Show de bola! :mestre:
Parabéns pelo tuto!
Ficou funcionando tudo perfeito?
E qnto saiu +/- o custo?
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

Olá, obrigado.
Pra mim que estou no interior de SP, o kit do retrovisor saiu por R$310,00
o resto eu não precisei comprar, mas um pedaço de chapa pra calha vc deve conseguir quase de graça onde se faz calha ou serralheria, os parafusos custão centavos. E funciona tudo perfeitamente é como se fosse original, é só engadar a ré que o espelho direito desce mostrando a roda traseira.
Um abraço
binhodrummer
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por binhodrummer »

muito bom mesmo, meus parabens pela iniciativa!
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

obrigado
RodrigoSM
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por RodrigoSM »

:loco: :loco:

Caracas man... belo trampo que vc fez aí...

Quem sabe mais pra frente não tento fazer no meu, o problema é que o meu não tem comandos internos, será que dá?

Tuto mereçe ser fixo hein

flww
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

retrovisor eletrico

Valeu mano.
Tente desmontar o seu e veja se na carcaça dele tem os lugares para os parafusos, eu creio que tem jeito sim, pois o espelho fica preso na carcaça, se não tiver os lugares do parafusos na su carcaça você pode comprar outro par de retrovisores com comando manuais num desmanche perto de você, ou um par novo (paralelo) nas lojas de auto-peças na minha cidade esses paralelos com comando sai por R$50,00
josepr_841
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por josepr_841 »

obrigado cara
Show de bola hermano

como es la conexion eletrica?

de espejo a espejo y de ahi a 12V?? o lleva algun relee?

queda hermoso!
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

Espelho eletrico

Obrigado,
Cara não precisa de rele, o kit eletrico do retrovisor vem completo com chicote para os espelhos e para o sensor, é só ligar os fios conforme o manual que vem junto, e ligar ao sensor de ré(caixa laranja ),
Cleber.Becker
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Cleber.Becker »

Cara parabéns show de bola assim que sobra um troco faço no meu
Parabéns pelo projeto
Com certeza esse tuto deve ser fixo, pois acho que todo mundo vai querer.
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

espelho do g5 no quadrado

Valeu cara, fica show, no final de bola mesmo, e não corremos o risco de arranhar as rodas.
Um abraço
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 2.0

Mensagem por Léx 777 »

Caraca como eu fico impressionado que a Wolks fabrica esses carros aí só pra nós podermos pegar as peças deles! huhauahuahau eu to pra instalar os freios do G4.
Mas me diz uma coisa vc utiliza o retrovisor do G1 com a parte elétrica do G5?

falow
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

espelho do g5 no quadrado

E isso ai cara, é só pegar a carcaça do G1 e colocar nela a parte eletrica do G5 com sensor e tudo, fica show de bola.
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Léx 777 »

e aí alguém mais tentou fazer a diy ou serei eu o primeiro?
Luiz Claudio
Membro
Membro
Carro:

retrovisor

Pode fazer sem medo, fica show .
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Re: retrovisor

Mensagem por Léx 777 »

Luiz Claudio escreveu:Pode fazer sem medo, fica show .
eu ia fazer esse trampo mas agora não vou pdoer mais, pois detonaram o carro do meu primo e eu é quem estava dirigindo e o cara q bateu pelo jeito não vai assumir.

mas eu irei fazer esse trampo no meu carro qdo resolver essa parada.
e_zambon
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por e_zambon »

e eu aqui que nem loco procurando os retrovisores eletricos... quase pagando uma nota preta....

quanto foi o total gasto mano ???
Léx 777
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por Léx 777 »

e_zambon escreveu:e eu aqui que nem loco procurando os retrovisores eletricos... quase pagando uma nota preta....

quanto foi o total gasto mano ???
vc precisa comprar é deste aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rizado-_JM

faloww
walbersilva
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por walbersilva »

Bom dia...

Tenho um voyage 87, com retrovisor manual fixado na porta pela lateral:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -83-87-_JM

Dá pra instalar nele ou tenho que comprar esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM

Pergunto isso por causa da fixação do motor dentro da capa do retrovisor...

Grande abraço.

Walber Silva
schioser
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Re: Retrovisor eletrico do Gol G5 no quadrado

Mensagem por schioser »

Esse tópico ficou show e merece ser fixo.......
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”