[Dúvida] Troca da bucha traseira

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longuete
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[Dúvida] Troca da bucha traseira

Mensagem por longuete »

Tô querendo trocar essas buchas. Alguém já fez esse serviço? Tem que descer a suspensão traseira toda? Precisa de saca bucha específico?
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
longuete
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Mensagem por longuete »

Bom galera, já que ninguém se arriscou na resposta, resolvi arriscar o serviço. É como eu sempre falo: quando a gente faz pra gente, fica sempre melhor.
Meu Gol é 93, com 127.000 Km rodados. Quem nunca trocou e tem gol com essa rodagem aí pra cima pode pensar em trocar essa bucha. Fiz todo o procedimento sozinho, mas no final precisei de uma pessoa pra sangrar o freio pra mim, pois o mesmo vazou todo durante o processo de troca da bucha.
Vou deixar aqui pra futuras consultas, de forma bem abreviada, como fiz pra trocar essas buchas:
- Tempo de trabalho (sozinho): cerca de 4 horas.
- Retirei as rodas traseiras (chave de caixa 17 ou a própria chave de roda) deixando-a suspensa por dois macacos (um de cada lado);
- removi as os mangotes do freio (um de cada lado) traseiro que ficam fixos no eixo de torção da suspensão traseira (chaves de boca 10 e 17);
- Removi a porca e o parafuso (chave de boca 19 e chave de caixa 19) que fixa a suspensão traseira no chassi do carro;
- Utilizando um saca improvisado, retirei as buchas velhas (favor não bater com martelo!);
- Limpei bem os locais onde a bucha entra em contato e lubrifiquei bem a bucha nova com vaselina em pasta(não usar graxa);
- Utilizei o procedimento inverso para recolocar as novas buchas.
Obs.: Muito cuidado, pois como os mangotes do freio traseiro foram removidos, o óleo do freio foi perdido. É necessário completar o óleo. Caso o reservatório do freio esteja seco, será necessário fazer uma sangria no sistema de freios do carro. Aproveite para colocar óleo novo DOT 4 no sistema de frenagem.
Resultado: o carro ficou mais firme na estrada e não ouço mais os barulhos que costumava ouvir na suspensão traseira quando passava em ruas de superfície irregular. Gostei muito do trabalho.
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rick
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Mensagem por rick »

Eu mesmo troquei a minha tambem com a ajuda de um amigo aqui no forum. levantei os dois lados trazeiros e colokei uns pineos pra apoiar pq nao tinha um macaco seguro pra deixar o carro suspenso em cima di min, tirei as rodás. e os parafusos ki si eu nao mi engano sao 2 di cada lado, nao eh dificil, i eu nem prescisei mexer neesse negocio do freio ai nao !!


tem um parafuso no meio da susp . que tb tem que tirar pra descer ela um poco ( nao prescisa descer muito ) cortei as buchas velhas.

as novas como nao tenho algo pra pressionar elas dentro do buraco , comi um pouco da laterao dela, *( BEM POUCO PRA NAO CORRER O RISCO DE SOLTAR ) com a ajuda di um amigo, passei um arame por dentro da bucha com um prego atravessado do outro lado, ai ele puxou a bucha pra dentro inquanto eu dei uma leve martelada com um martelo di borrachaa. ( PASSE ALGO NA BUCHA PRA DESLIZAR, NO MEU CAZO OLEO DE COMIDA ) ..
Nao eh dificil amigo . =D

qualquer coisa estamos ai !!
longuete
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Mensagem por longuete »

rick escreveu:passei um arame por dentro da bucha com um prego atravessado do outro lado, ai ele puxou a bucha pra dentro inquanto eu dei uma leve martelada com um martelo di borracha (PASSE ALGO NA BUCHA PRA DESLIZAR, NO MEU CAZO OLEO DE COMIDA )
É isso aí... dando um jeito para o negócio funcionar... rsrsrsrs
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Bill
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Mensagem por Bill »

Putz,


Só agora que vi esse tópico, eu troquei tb, mas usei um parafuso comrpido com várias arruelas e uma porca no final, aí fui apertando o parafuso e a bucha saiu na boa, par colocar fiz o inverso e usei um copinho de ferro para dar espaço na saída das abas e já era, nem mexi em nada de freio e só soltei um pouco de cada lado e fiz um por vez, foi fácil .....



Abraços !!!! :cool:
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Mensagem por longuete »

Não sei como vocês conseguiram sem mexer no mangote do freio. Aqui ficou muito apertado mexer com o mangote conectado. Tive que soltar o mangote.
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rick
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Mensagem por rick »

uéee, vai ve ki voc nao ergueo muito o carro..


mais conseguio trocar??!!


abraç!
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Glaucio Silva-Missões RS
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Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

amigos, desculpem a ignorância, mas onde ficam essas tais buchas traseiras?
é que sempre escuto um barulhos de rangido na parte de trás do carro quando ando em ruas de pedra, e provavelmente essas buchas devam estar no fim da vida, daí já penso em trocar tb.
e quanto vale pagar para um mecânico fazer o serviço?
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Bill
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Mensagem por Bill »

Glaucio,


Beleza ???


Essas buchas ficam bem no eixo mesmo, elas é que seguram o eixo no carro, se vc levnar o carro e olhar por baixo vai ver os dois suportes do eixo e uma bucha grande dentro dele com um parafuso no meio .....
Fica uma de cada lado do carro ......


Abraços !!!! :cool:
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Mensagem por longuete »

Glaucio Silva-Missões RS escreveu:...é que sempre escuto um barulhos de rangido...
As minhas buchas estavam fazendo exatemente esse barulho. Entretanto, depois que as substituí, descobri que muitos dos barulhos que o carro fazia eram dessa bucha danificada também. Inclusive com relação à estabilidade.
Glaucio Silva-Missões RS escreveu:...quanto vale pagar para um mecânico fazer o serviço?
Embora eu mesmo tenha feito o serviço, o mecânico aqui perto de casa me cobrou 80 cruzeiros pra fazer e disse que demoraria metade de um dia.
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Glaucio Silva-Missões RS
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Mensagem por Glaucio Silva-Missões RS »

valeu pessoal, é, 80 reais não deve ser muito, pelo trabalho que deve dar, vou olhar as minhas e ver se apresentam sinal de defeito, acredito que rachaduras e folgas sejam sinais de problema.
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