[DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT também)

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buzato
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Mensagem por buzato »

oi.

basta ler a primeira msg deste tópico e aprenderá como ajustar o ponto do teu carro.


abraço
eu_amo
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Mensagem por eu_amo »

AP1.8 escreveu:Amigos, minha dúvida é bem primária pois estou começando.
Troquei o tensor da dentada, bati na chave e ele ligou de cara, más como tive que mecher na polia do distribuidor que saiu um pouquinho da posição, deve ter alterado um pouco o ponto, apesar dele está ligando fácil, más não queria ajustar de ouvido, queria apreder usar a lampada, queria saber o conceito dela, e o que eu veria usando a lampada que não veria a olho nú?
Desculpe a ignorância galera :D
Valeu
OI amigo, vou tentar te explicar de forma bem simples, espero que entenda. Se vc verificar atrás do distribuidor existe uma pequena janelinha "porta" buraco" que fica no carcaça do motor, lá vc a olho nú vera que parece que tem uma catraca dentro desse buraco com vários dentes. nessa "catraca" existe algumas marcações em frentes desses dentes, que são o grau de avanço do carro. para verificar coloque o seu carro na 5ª marcha e vai empurrando devagar, vc vai observar que esses dentes da "catraca" vai girando, na frentes desse dente após vc empurrar o carro um pouco vai aparecer algumas marcações com um traço que sãp: OT, 6, 9, 12, 15, 18. Essas são os graus de avanço, no caso do gol 1.6 gasolina AP, o grau de avanço é 9ª. agora respondo sua pergunta. Se vc ligar o carro e ir olhar nesse buraco onde encontrar esses dentes que te disse vc vai notar que ele está girando bem rápido pois o carro estará ligado. Se vc coloca essa Lãmpada, a função dela é piscar no momento em que a vela sair a faisca para queimar o combustível, quando vc direciona a lãmpada nesse buraco com os dentes ela vai piscar e vai ter a impressaão que mesmo o carro ligado aquela catraca com os dentes que está girando vai parecer parado. então o que o mecânico faz: ele folga o parafuso do distribuidor e vai girando aos poucos, de acordo que ele gira o distribuido para o lado direito ou esquerdo o motor cai ou almentar a rotação que dizemos avançando ou atrazando o ponto. melhor será que quando vc ver aqueles pontos que te disse ot, 6, 9, 12, 15, 18 anteriormente, vc coloque um gota de esmalte de preferência branco em cima da seta que indica 9º, ai quando a luz da Lãmpada tiver piscado vc vai girando o distribuidor para que essa marcação de 9º apareça bem paradinho no buraco que fica atrás do distribuidor, então quando essa marcação aparecer com o motor ligado e ela por causa da lãmpada ficar parecendo que está parado no centro do buraco esse é o ponto do carro. Por isso precisa da Lãmpada por que de ouvido vc nunca vai deixar no ponto certo. com a lâmpada vc vai visualisar o ponto do seu carro.

Espero ter ajudado! tentei ser bem explicativo possível, qualquer perguntar post ai!!

Gol 1.6 AP - Gasolina 94 - Original - um avião!!!!
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AP1.8
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Mensagem por AP1.8 »

Amigo, parabéns pela explicação, mas preciso de uma ajuda de vcs.
Não sei se é permitido a participação de outros carros por aqui, se não for peço desculpas e depois me descadastro.
Mas tenho um XR3 ap 1.8 91 gasolina - e não estou conseguindo identificar a marcaçao no volante, aparentemente não tem nada escrito! não há OT, 9, 10 NADA!

Estou com uma lampada de ponto (construi uma e funciona direitinho), retirei a tampa da janela do cambio onde dá acesso ao local para apontar a lampada e verificar o ponto.
A dúvida é a seguinte, no volante do motor, com a lampada piscando, aparece apenas 3 riscos profundos, um maior no meio e outros 2 menores (um de cada lado) e não existe numeração nenhuma, apenas esses 3 riscos, como ajustar o ponto correto dessa forma?

Detalhe, quando removo a tampa da janela do cambio que é rosqueada, noto que na rosca do cambio existe uma setinha, esta setinha tem que alinhar com uma dessas 3 marcas que aparecem no volante para ajustar o ponto em 9º que é o original do carro? seria isso? Como faço num caso desses.

Segue desenho meio tosco mais ajuda. Só vejo isso que está no desenho pela janela do cambio.

Abraço a todos

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eu_amo escreveu:
AP1.8 escreveu:Amigos, minha dúvida é bem primária pois estou começando.
Troquei o tensor da dentada, bati na chave e ele ligou de cara, más como tive que mecher na polia do distribuidor que saiu um pouquinho da posição, deve ter alterado um pouco o ponto, apesar dele está ligando fácil, más não queria ajustar de ouvido, queria apreder usar a lampada, queria saber o conceito dela, e o que eu veria usando a lampada que não veria a olho nú?
Desculpe a ignorância galera :D
Valeu
OI amigo, vou tentar te explicar de forma bem simples, espero que entenda. Se vc verificar atrás do distribuidor existe uma pequena janelinha "porta" buraco" que fica no carcaça do motor, lá vc a olho nú vera que parece que tem uma catraca dentro desse buraco com vários dentes. nessa "catraca" existe algumas marcações em frentes desses dentes, que são o grau de avanço do carro. para verificar coloque o seu carro na 5ª marcha e vai empurrando devagar, vc vai observar que esses dentes da "catraca" vai girando, na frentes desse dente após vc empurrar o carro um pouco vai aparecer algumas marcações com um traço que sãp: OT, 6, 9, 12, 15, 18. Essas são os graus de avanço, no caso do gol 1.6 gasolina AP, o grau de avanço é 9ª. agora respondo sua pergunta. Se vc ligar o carro e ir olhar nesse buraco onde encontrar esses dentes que te disse vc vai notar que ele está girando bem rápido pois o carro estará ligado. Se vc coloca essa Lãmpada, a função dela é piscar no momento em que a vela sair a faisca para queimar o combustível, quando vc direciona a lãmpada nesse buraco com os dentes ela vai piscar e vai ter a impressaão que mesmo o carro ligado aquela catraca com os dentes que está girando vai parecer parado. então o que o mecânico faz: ele folga o parafuso do distribuidor e vai girando aos poucos, de acordo que ele gira o distribuido para o lado direito ou esquerdo o motor cai ou almentar a rotação que dizemos avançando ou atrazando o ponto. melhor será que quando vc ver aqueles pontos que te disse ot, 6, 9, 12, 15, 18 anteriormente, vc coloque um gota de esmalte de preferência branco em cima da seta que indica 9º, ai quando a luz da Lãmpada tiver piscado vc vai girando o distribuidor para que essa marcação de 9º apareça bem paradinho no buraco que fica atrás do distribuidor, então quando essa marcação aparecer com o motor ligado e ela por causa da lãmpada ficar parecendo que está parado no centro do buraco esse é o ponto do carro. Por isso precisa da Lãmpada por que de ouvido vc nunca vai deixar no ponto certo. com a lâmpada vc vai visualisar o ponto do seu carro.

Espero ter ajudado! tentei ser bem explicativo possível, qualquer perguntar post ai!!

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buzato
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Mensagem por buzato »

Colega, eu nunca regulei um escort AP, mas levando em consideração que é motor e cambio VW deve ser tudo igual (ainda mais que no Golf é mais parecido com o escort e ainda sim tem as marcações).

De cara o que eu posso te responder é que sim, a setinha tem que alinhar com a marcação do volante.

Agora para achar as marcações de graduação você terá de adotar o seguinte procedimento:

Com o motor desligado, desengate o carro e usando UMA CHAVE ESTRELA 18 OU 19mm encaixe no parafuso da polia do virabrequim (aquela mais inferior) para rodar o motor. Pode rodar pra direita pra esquerda pra onde quiser. Ao fazer isso ilumine esta janelinha do volante e vai observando quais as marcações que vai aparecendo. Na maior parte do volante nao vai aparecer NADA, porém vai rodando até apareer os risquinhos e repare se nao tem numeros escritos junto deles.

Identificando vc já pode por seu motor no ponto.

Espero ter ajudado.
Buzato

AP1.8 escreveu:Amigo, parabéns pela explicação, mas preciso de uma ajuda de vcs.
Não sei se é permitido a participação de outros carros por aqui, se não for peço desculpas e depois me descadastro.
Mas tenho um XR3 ap 1.8 91 gasolina - e não estou conseguindo identificar a marcaçao no volante, aparentemente não tem nada escrito! não há OT, 9, 10 NADA!

Estou com uma lampada de ponto (construi uma e funciona direitinho), retirei a tampa da janela do cambio onde dá acesso ao local para apontar a lampada e verificar o ponto.
A dúvida é a seguinte, no volante do motor, com a lampada piscando, aparece apenas 3 riscos profundos, um maior no meio e outros 2 menores (um de cada lado) e não existe numeração nenhuma, apenas esses 3 riscos, como ajustar o ponto correto dessa forma?

Detalhe, quando removo a tampa da janela do cambio que é rosqueada, noto que na rosca do cambio existe uma setinha, esta setinha tem que alinhar com uma dessas 3 marcas que aparecem no volante para ajustar o ponto em 9º que é o original do carro? seria isso? Como faço num caso desses.

Segue desenho meio tosco mais ajuda. Só vejo isso que está no desenho pela janela do cambio.

Abraço a todos

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eu_amo escreveu:
AP1.8 escreveu:Amigos, minha dúvida é bem primária pois estou começando.
Troquei o tensor da dentada, bati na chave e ele ligou de cara, más como tive que mecher na polia do distribuidor que saiu um pouquinho da posição, deve ter alterado um pouco o ponto, apesar dele está ligando fácil, más não queria ajustar de ouvido, queria apreder usar a lampada, queria saber o conceito dela, e o que eu veria usando a lampada que não veria a olho nú?
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OI amigo, vou tentar te explicar de forma bem simples, espero que entenda. Se vc verificar atrás do distribuidor existe uma pequena janelinha "porta" buraco" que fica no carcaça do motor, lá vc a olho nú vera que parece que tem uma catraca dentro desse buraco com vários dentes. nessa "catraca" existe algumas marcações em frentes desses dentes, que são o grau de avanço do carro. para verificar coloque o seu carro na 5ª marcha e vai empurrando devagar, vc vai observar que esses dentes da "catraca" vai girando, na frentes desse dente após vc empurrar o carro um pouco vai aparecer algumas marcações com um traço que sãp: OT, 6, 9, 12, 15, 18. Essas são os graus de avanço, no caso do gol 1.6 gasolina AP, o grau de avanço é 9ª. agora respondo sua pergunta. Se vc ligar o carro e ir olhar nesse buraco onde encontrar esses dentes que te disse vc vai notar que ele está girando bem rápido pois o carro estará ligado. Se vc coloca essa Lãmpada, a função dela é piscar no momento em que a vela sair a faisca para queimar o combustível, quando vc direciona a lãmpada nesse buraco com os dentes ela vai piscar e vai ter a impressaão que mesmo o carro ligado aquela catraca com os dentes que está girando vai parecer parado. então o que o mecânico faz: ele folga o parafuso do distribuidor e vai girando aos poucos, de acordo que ele gira o distribuido para o lado direito ou esquerdo o motor cai ou almentar a rotação que dizemos avançando ou atrazando o ponto. melhor será que quando vc ver aqueles pontos que te disse ot, 6, 9, 12, 15, 18 anteriormente, vc coloque um gota de esmalte de preferência branco em cima da seta que indica 9º, ai quando a luz da Lãmpada tiver piscado vc vai girando o distribuidor para que essa marcação de 9º apareça bem paradinho no buraco que fica atrás do distribuidor, então quando essa marcação aparecer com o motor ligado e ela por causa da lãmpada ficar parecendo que está parado no centro do buraco esse é o ponto do carro. Por isso precisa da Lãmpada por que de ouvido vc nunca vai deixar no ponto certo. com a lâmpada vc vai visualisar o ponto do seu carro.

Espero ter ajudado! tentei ser bem explicativo possível, qualquer perguntar post ai!!

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cesar.vda
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por cesar.vda »

deve melhorar em tdo né muito massa mas nao tenho o conhecimento suficiente para fazer .hsisihshi
allandepra
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por allandepra »

COlocar no ponto!?!?


dica muito mais facil....

sao 3 pontos...o da polia,o do volante,e o do distribuidor...


engata a 5ª,e va empurrando o carro até a marca da polia ficar alinhada com o nivel do cabeçote(pro lado direito do cabeçote) aí vá até o volante (volante da embreagem) e veja se as letras OT estão alinhadas na flexinha,se estiverem e a polia tbm estiver...pronto....achou o ponto...senao vc acha o OT ,tira a polia e alinha ela (tirando a correia dentada)

agora o ponto do distribuidor:afrouxe o distribuidor um pouco,vá girando pra esquerda,até o carro quase morrer,aí volte um pouco,a hr que ajeitar a lenta (se o bura estiver regulado) vc aperta o distribuidor novamente,,!!!


espero ter ajudado,e sem o uso de ferramentas profissionais!
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cesar.vda
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por cesar.vda »

allandepra escreveu:COlocar no ponto!?!?


dica muito mais facil....

sao 3 pontos...o da polia,o do volante,e o do distribuidor...


engata a 5ª,e va empurrando o carro até a marca da polia ficar alinhada com o nivel do cabeçote(pro lado direito do cabeçote) aí vá até o volante (volante da embreagem) e veja se as letras OT estão alinhadas na flexinha,se estiverem e a polia tbm estiver...pronto....achou o ponto...senao vc acha o OT ,tira a polia e alinha ela (tirando a correia dentada)

agora o ponto do distribuidor:afrouxe o distribuidor um pouco,vá girando pra esquerda,até o carro quase morrer,aí volte um pouco,a hr que ajeitar a lenta (se o bura estiver regulado) vc aperta o distribuidor novamente,,!!!


espero ter ajudado,e sem o uso de ferramentas profissionais!
como que e que faz mesmo manda ai tutorial heheh vlw
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por Proteu »

allandepra escreveu:COlocar no ponto!?!?

agora o ponto do distribuidor:afrouxe o distribuidor um pouco,vá girando pra esquerda,até o carro quase morrer,aí volte um pouco,a hr que ajeitar a lenta (se o bura estiver regulado) vc aperta o distribuidor novamente,,!!!


espero ter ajudado,e sem o uso de ferramentas profissionais!
E quando o carro não da partida por estar fora do ponto de distribuidor?
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allandepra
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por allandepra »

cesar.vda escreveu:
allandepra escreveu:COlocar no ponto!?!?


dica muito mais facil....

sao 3 pontos...o da polia,o do volante,e o do distribuidor...


engata a 5ª,e va empurrando o carro até a marca da polia ficar alinhada com o nivel do cabeçote(pro lado direito do cabeçote) aí vá até o volante (volante da embreagem) e veja se as letras OT estão alinhadas na flexinha,se estiverem e a polia tbm estiver...pronto....achou o ponto...senao vc acha o OT ,tira a polia e alinha ela (tirando a correia dentada)

agora o ponto do distribuidor:afrouxe o distribuidor um pouco,vá girando pra esquerda,até o carro quase morrer,aí volte um pouco,a hr que ajeitar a lenta (se o bura estiver regulado) vc aperta o distribuidor novamente,,!!!




tah td aí meu brother...vou ver se arrumo fotos pra postar ...aí fica mais facil


espero ter ajudado,e sem o uso de ferramentas profissionais!
como que e que faz mesmo manda ai tutorial heheh vlw
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por allandepra »

E quando o carro não da partida por estar fora do ponto de distribuidor?[/quote]





entao meu caro....é o distribuidor mesmo!?!?tem certeza?!!?tirou a tampa do dist.!?tira e dá uma limpada,se tiver mtto gasta troca a tampa e de quebra o rotor pra garantir tbm..

verifique se tah indo faísca pras velas,va eliminando hipoteses....

aí me fale...


tenta dar um tranquinho(se sair do ponto vc ja sabe como arrumar pelo tuto aqui)se o carro pegar faz a parte do ponto do distribuidor...


vlw!
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por Proteu »

allandepra escreveu: entao meu caro....é o distribuidor mesmo!?!?tem certeza?!!?tirou a tampa do dist.!?tira e dá uma limpada,se tiver mtto gasta troca a tampa e de quebra o rotor pra garantir tbm..

verifique se tah indo faísca pras velas,va eliminando hipoteses....

aí me fale...


tenta dar um tranquinho(se sair do ponto vc ja sabe como arrumar pelo tuto aqui)se o carro pegar faz a parte do ponto do distribuidor...


vlw!
Ahuahuahuahuahauhauhaa.....

Seguinte, o mecânico acertou o ponto do carro na semana passada já, ele levantou o carro com o macaco, com uma chave de fenda enfiada no buraco da vela ele acertou o ponto giranto a roda, coisa de 3 minutos. FODA!
Uma pena que o CHT ja estava nas ultimas, e ante-ontem deu a cartada final e foi pro SACO!

PS: Procuro BIELAS FORJADAS pra CHT 1.6!

Abraços!
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por allandepra »

Chave de fenda enfiada no lugar da vela...sauhsahusauhsa
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por Proteu »

allandepra escreveu:Chave de fenda enfiada no lugar da vela...sauhsahusauhsa
Pois é, não me pergunte como ele fez isso, mais funcionou!

PS: Encontrei as bielas forjadas pra CHT, R$1.900,00! :bleh:
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por allandepra »

Proteu escreveu:
allandepra escreveu:Chave de fenda enfiada no lugar da vela...sauhsahusauhsa
Pois é, não me pergunte como ele fez isso, mais funcionou!

PS: Encontrei as bielas forjadas pra CHT, R$1.900,00! :bleh:

Chave de fenda nao era nao...nao existe colocar uma chave de fenda no buraco da vela e ficar no ponto o carro..

ele deve ter colocar o medidor de pressao ali (nada a ver com uma chave de fenda,mais parece um tubo de ensaio de cientista)
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por Proteu »

allandepra escreveu:
Proteu escreveu:
allandepra escreveu:Chave de fenda enfiada no lugar da vela...sauhsahusauhsa
Pois é, não me pergunte como ele fez isso, mais funcionou!

PS: Encontrei as bielas forjadas pra CHT, R$1.900,00! :bleh:

Chave de fenda nao era nao...nao existe colocar uma chave de fenda no buraco da vela e ficar no ponto o carro..

ele deve ter colocar o medidor de pressao ali (nada a ver com uma chave de fenda,mais parece um tubo de ensaio de cientista)
:uia:
Confundir uma chave de fenda com um medidor de pressão é foda!

Amigo, foi uma chave de fenda sim, inclusive fui eu que emprestei a chave pra ele, pois ele foi até a minha casa ver o carro.

Abraços!
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por allandepra »

Proteu escreveu:
allandepra escreveu:Chave de fenda enfiada no lugar da vela...sauhsahusauhsa
Pois é, não me pergunte como ele fez isso, mais funcionou!

PS: Encontrei as bielas forjadas pra CHT, R$1.900,00! :bleh:

ao inves de gastar tanto num cht,pq nao pega ele e mais uma grana e poe logo um ap.;;.;;bem mais jogo....
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por schioser »

O mecanico usou a chave para sentir a hora que o pistão tá na altura da fagulha da vela, por isso foi rodando a roda.

Depois de saber onde está o pistão, ele regula o distribuidor no lugar onde ele dá a fulgulha para aquele pistão.

Desse geito, a polia do vira pode estar errada, o distribuidor também e até o volante do motor podem estar colocados errados que o sistema vai funcionar.

Tem mecânico que faz isso porque não precisa quebrar a cabeça com carro que já trocou de peças varias vezes por mecanicos porcos.

As marcas existem para facilitar o serviço, mas se algum cabaço montou errado, desse geito não tem erro.
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Re: [DIY - MECANICA] Como regular o ponto do seu AP (CHT tam

Mensagem por carloseduardo »

Boa.
Assim você pode cuidar para não quebrar por grilar.
Jesus existe e ele ama você. Não espere nada mudar ou você melhorar, venha como esta.
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Dúvidas? Inbox, a lista pode estar desatualizada.
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