temos muitos tutoriais aqui, todos de excelente serventia, mas hoje tentarei abordar uma mecânica um pouco mais profunda, que é a retirada do cabeçote do motor AP...
Lembrando, NÃO SOU um profissional, sou um hobbista, esse tutorial é de quem está aprendendo pra quem está interessado em aprender também! qualquer dica pra melhorar é bem vinda!
Considerações:
-Minha câmera foi pro beleléu, então a maioria das fotos é de celular e não ta aquela qualidade, só depois minha irmã chegou com a câmera decente, mas aí eu já tava no fim!
-Eu desmontei por nescessidade, se o seu motor funciona bem, não abra a troco de "ver como é" pois pode criar mais problema...
-Esse tutorial foi feito em um AP injetado, porém no carburado é exatamente igual, mudam apenas as mangueiras que vão pro carburador!
-Se você é iniciante como eu, não precise do carro! programe-se para ficar pelo menos uma semana sem ele, isso dá pra desmontar e montar em uma tarde, mas pra quem tá começando, é bom ir sem pressa e prestar bastante atenção!
Vamos ao que interessa:
Motivo que me levou a abrir o cabeçote denovo: O motor ao esquentar perdia rendimento e a água do radiador baixava, portanto desconfiei de junta queimada!
Mão na massa então!
O primeiro passo é deixar o motor no esquema pra ser aberto, e o mais importante é deixá-lo no ponto correto! vamos alinhar isso então!
Retire a tampa do distribuidor junto com os cabos de vela! deixe eles encaixados pra não perder a ordem:

Agora vamos alinhar tudo! pra isso encaixe a chave 19 na polia do vira, e vá rodando em sentido horário! [desconsidere o esticador por enquanto!]

Como saber se o motor está no ponto? simples: ao girar o vira uma série de coisas irá alinhar pra te indicar isso, vamos a elas:
No distribuidor, exite um "risco" no corpo dele e no cachimbo, esses riscos deverão ficar alinhados:

Na própria polia do vira existe um pequeno corte, que deverá se alinhar com a seta em baixo relevo no bloco do motor!

No volante do motor há uma janela que mostra uma graduação, pra o motor estar no ponto, o risco entre as letras OT deverá coincidir com a seta que tem ali:

Não achou essa tal janela? normal! aqui uma foto pra te ajudar a encontrar a dita cuja:

Também se seu cabeçote for original com polia original, quando estiver no ponto, um pequeno furo do lado de dentro da polia [olhando sentido frente do carro] deverá estar alinhada com a superfície da borda tampa de válvulas, onde vão os parafusos!

Lembrando que tudo isso relacionado ao ponto do motor deve acontecer [marcas alinhadas] ao mesmo tempo! nesse instante estará no ponto!
O próximo passo é eliminar a água do sistema, pra isso coloque uma bacia embaixo do carro e solte a mangueira inferior do radiador:

Solte também as mangueiras de água do cabeçote, e também os sensores de temperatura que tem ali! [quando eu lembrei de tirar a foto já havia tirado a tampa de válvulas, desculpem!], enfim, tire tudo que estiver preso àquela peça:

Acabou? NÃO! ainda tem mais uma mangueira de água atrás do cabeçote que precisa ser solta, e essa é bem chatinha! bem acima dela fica a cebolinha de óleo, que é o que faz acender a luz de pressão de óleo no painel! devemos tirar o fio da cebolinha e afrouxar a abraçadeira da mangueira, e depois tentar puxar pra trás! se vc achar que tá difícil, apenas solte ela e quando for tirar o cabeçote vc tira a mangueira que é mais fácil!

UFA! Mangueiras de arrefecimento soltas, agora vamos ao coletor de escape!
Tenho que confessar a vocês: servicinho de CORNO essa parte! Pra auxiliar eu usei uma chave 13 torta que tem aqui na oficina, ela quebra o galho mas ainda sim é muito chato e demorado pois não tem espaço pra manobrar a chave ali!
São 6 porcas que devem ser removidas! esse motor está injetado, quem tiver carburado, pode ser um pouquinho mais difícil devido ao coletor do carburador ser mais comprido! pode ser que vc tenha que ir no tato!
Também nos carburadores tem uma mangueirinha de água que vai ali no coletor de admissão e um tubinho metálico no de escape, como eu não tenho não da pra mostrar, mas se vc olhar saberá do que estou falando, precisam ser desmontados também!
ATENÇÃO: sugiro um cuidado maior nessa parte, pois logo abaixo do coletor de escape está o motor de arranque, e ali tem 2 pinos de 12v positivo bem expostos, se encostar a chave ali pode soltar uma faísca bonita! se vc quizer pode desligar a bateria pra não correr o risco!

Depois dessa parte detestável do coletor, vamos ao "quase"!
nessa etapa as coisas mais difíceis estão soltas, então agora a missão é soltar todas as coisinhas menores que prendem o cabeçote a outros lugares... no caso de carburador, tem um monte de mangueira pra remover! preste atenção de onde elas são ou chame seu amigo que manja pra colocar elas no lugar pra você depois!
nesse passo afrouxe também o esticador com chave 15 e desencaixe a correia da polia, como indica aquele passo lá em cima que eu pedi pra desconsiderar!
Aqui o que eu lembro que tive que remover do meu [alternador não saiu na foto]:

Como eu sou iniciante, posso ter esquecido de mencionar algo, portanto procure ao redor do cabeçote se não tem realmente mais nada segurando ele, se tudo estiver certo, vamos à tampa de válvulas!
Retire as porcas da tampa de válvulas com chave 10, não tem segredo, apenas retire e guarde-as pra não perder...
Lembrando que quando vc tirar a tampa de válvulas, a junta provavelmente vai grudar e quando vc puxar vai rasgar, logo uma nova junta será nescessária! também na frente e atrás da tampa tem 2 borrachinhas que as vezes ficam no cabeçote e precisam ser removidas, mas eu esqueci de fotografar elas, vou ver se faço amanhã!

Só mais um pouco!
Bom, agora estamos de frente pros parafusos que seguram o cabeçote, e agora que todo o resto conectado ao cabeçote está solto, nada nos impede!

Então é só meter a chave neles e ser feliz! pra não empenar o cabeçote, vá devagar, afrouxe primeiro os dois de uma ponta, depois os dois de outra, depois os dois médios de um lado, depois os dois médios do outro e finalmente os do meio...
LEMBRE-SE: primeiro afrouxe os parafusos só pra tirar o torque de aperto deles, e só depois de afrouxar todos, desrosqueie-os e tire! tire também as arroelas que tem embaixo de cada um pra não perder e guarde em lugar livre de poeira, pois vai estar tudo embodocado de óleo!
NOTA: pra tirar os parafusos, vc precisa da chave mostrada abaixo, sugiro correr atrás dela antes de começar o serviço! :bleh:

Após remover os 10 parafusos, o cabeçote está solto! pegue pelo coletor e puxe BEEEM de leve até ele descolar, cuidado pois o cabeçote é um tanto pesado! quando ele descolar pode vazar água, não se preocupe, apenas seque tudo depois pra não enferrujar pistões, camisas, etc...
Com o cabeçote na bancada, e com a junta removida só por cima [sem tirar os pedaços] já pude constatar meu problema:

-Válvula do primeiro cilindro com leve ferrugem: vazamento de água pra dentro do cilindro, já que meu motor roda na gasolina e não tem álcool pra fazer enferrujar assim...
-Alumínio entre os cilindros 1 e 2 marrom, enquanto o resto se manteve claro: vazava compressão entre esses dois cilindros, o que em conjunto com a infiltração de água, causava a perda de torque que eu sentia!
Solução: uma alisada bem de leve no cabeçote na plaina e junta de aço original com o devido torque de aperto!
Isso aí pessoal! pode ir sem medo que não é complicado, apenas requer um pouco de paciência! mas uma coisa é garantida: entrar no carro depois e ver que funciona, e o melhor, foi pelas SUAS MÃOS, é uma satisfação impagável!
Pra montar é só fazer o inverso, limpando bem a área da junta e aplainando o cabeçote se estiver empenado devido a algum problema! apertar os parafusos com torquímetro usando o torque indicado na embalagem da junta!
:bailajesus:
Qualquer dúvida ou sugestão, tamo ae!
Abraço a todos!