[DICA] Upgrade nos freios
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- Fets
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[DICA] Upgrade nos freios
Uma das coisas que me incomodava e que estava na lista de prioridade do carro eram os freios, pois como todos sabemos, e sem querer ofender, os freios originais dos quadrados são UM LIXO! pelo menos o meu e de mais um gol que eu dirigi, é molenga, e quando vc pisa até ficar duro vc põe põe força e ele custa a parar...
Depois de muito pesquisar conclui que os Powerbrakes não possuem bom custo benefício, pois o jogo mais barato deles, é mais caro que os originais encontrados no mercado e o disco ainda é menor...
dessa forma o melhor a se fazer sem adaptações grotescas, é esse kitzinho que eu mostro abaixo... eu não vou dizer de baixo custo... é baixo custo em referência aos powerbrakes e outros, mas essa brincadeira leva uma graninha embora, varia de 300 a 500 dinheiros...
eu comprei os discos usados e retificados mais as pinças por 200 reais de um amigo que desmontou um turbo.. o resto é só conferir em qualquer autopeça, eu não vou citar pois comprei um monte de coisa junto e não lembro o preço de cada...
O kit se compõe de:
-Discos e pinças do santana ventilado (ventilado não é furado, é com aquela área de aletas entre os dois lados do disco
-Pastilhas bosch originais
-Fluido de freio DOT5 que aguenta mais o aquecimento quando você frea no pau!
-Parafusos do santana, pois a pinça é mais grossa e assim os originais são muito curtos pra segurar ela! também deve ser originais pois possuem uma liga de aço mais dura, se comprar parafusos chumbrega a hora que chamar na xinxa eles podem romper...
O kit serve como uma luva nos nossos quadrados, a furação das pinças é a mesma, o encaixe do disco também, e o cilindro mestre da kombi nos ajuda fazendo uma força extra na hora da pisada... abaixo umas fotinhas pra constar:
(se as imagens ficarem pequenas é só clicar em Web Version no topo da página, pois o photobucket abre em mobile no firefox...)
Pecinhas usadas:
Diferença entre o cilindro mestre original e o da kombi, que é alguns mm maior... pode parecer pouco mas na hora de frear ajuda! note na foto que o da kombi (direita) é ligeiramente mais grosso, e é isso que ajuda! Nele também há um furo na frente que precisa ser tapado! é só comprar um tampão cônico e parafusar ali, sem segredos!
Aqui é onde o bicho pega! Reparem a diferença da área de contato das pastilhas com o disco! a pastilha do Santana (esquerda) possui visivelmente mais área de contato, e se lembrarmos que são 4 pastilhas, é muito mais material atritando pro golzinho parar!
O inconveniente é se acostumar com os freios depois... ele fica com o pedal da mesma forma, porém o original a hora que fica duro se vc forçar mais ele fica na mesma, esse a hora que começa a ficar duro, vc força um pouco mais e o bicho segura mesmo! ja travei as rodas 2 vezes sem querer... como eu disse é costume!
um abraço e espero ter dado uma luz aos colegas do forum!
Depois de muito pesquisar conclui que os Powerbrakes não possuem bom custo benefício, pois o jogo mais barato deles, é mais caro que os originais encontrados no mercado e o disco ainda é menor...
dessa forma o melhor a se fazer sem adaptações grotescas, é esse kitzinho que eu mostro abaixo... eu não vou dizer de baixo custo... é baixo custo em referência aos powerbrakes e outros, mas essa brincadeira leva uma graninha embora, varia de 300 a 500 dinheiros...
eu comprei os discos usados e retificados mais as pinças por 200 reais de um amigo que desmontou um turbo.. o resto é só conferir em qualquer autopeça, eu não vou citar pois comprei um monte de coisa junto e não lembro o preço de cada...
O kit se compõe de:
-Discos e pinças do santana ventilado (ventilado não é furado, é com aquela área de aletas entre os dois lados do disco
-Pastilhas bosch originais
-Fluido de freio DOT5 que aguenta mais o aquecimento quando você frea no pau!
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O kit serve como uma luva nos nossos quadrados, a furação das pinças é a mesma, o encaixe do disco também, e o cilindro mestre da kombi nos ajuda fazendo uma força extra na hora da pisada... abaixo umas fotinhas pra constar:
(se as imagens ficarem pequenas é só clicar em Web Version no topo da página, pois o photobucket abre em mobile no firefox...)
Pecinhas usadas:
Diferença entre o cilindro mestre original e o da kombi, que é alguns mm maior... pode parecer pouco mas na hora de frear ajuda! note na foto que o da kombi (direita) é ligeiramente mais grosso, e é isso que ajuda! Nele também há um furo na frente que precisa ser tapado! é só comprar um tampão cônico e parafusar ali, sem segredos!
Aqui é onde o bicho pega! Reparem a diferença da área de contato das pastilhas com o disco! a pastilha do Santana (esquerda) possui visivelmente mais área de contato, e se lembrarmos que são 4 pastilhas, é muito mais material atritando pro golzinho parar!
O inconveniente é se acostumar com os freios depois... ele fica com o pedal da mesma forma, porém o original a hora que fica duro se vc forçar mais ele fica na mesma, esse a hora que começa a ficar duro, vc força um pouco mais e o bicho segura mesmo! ja travei as rodas 2 vezes sem querer... como eu disse é costume!
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Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
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- michael1988
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Otimo DIY....assim que juntar grana vou fazer o freio do meu gol>!!
GOL 1.6 Verde 1993, São Paulo JARAGUÃ/ZO !
MEU GOL =
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#213623
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- Fets
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ah sim esqueci de mencionarMaurO_H escreveu:Gostei de saber sobre isso muito... Interessante!!!! :y:
Mas vc sabe se serve com as rodas originais 13"??
cilindro mestre do próprio Santana naum eh melhor?
AbraçO!!
NÃO SERVE em rodas 13'' de nenhum tipo, apenas rodas 14'' pra cima!
o cilindro da kombi é maior que o do santana, como eu disse é uns milímetros maior... mas como ja é ajuda....
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- Fets
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É comigo? eu testei normal andando com ele oras! andando deboa ou depois de mtu pau ele freia sempre igual e bem freado!Marc escreveu:Mas vc testou os freios ?? Em quais condições ??
Pergunto pq. meu sistema de freio é parecido c/ o q/ vc postou.... mas, forçando o freio, ele começa a ficar meio borrachudo....
Um colega de outro fórum colocou Powerbreaks e andou num trackday.... depois de quente, não alterou nada.....
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Uai... não foi vc quem abriu o tópico ??? Não entendí o questionamento... enfim....Fets escreveu:É comigo? eu testei normal andando com ele oras! andando deboa ou depois de mtu pau ele freia sempre igual e bem freado!Marc escreveu:Mas vc testou os freios ?? Em quais condições ??
Pergunto pq. meu sistema de freio é parecido c/ o q/ vc postou.... mas, forçando o freio, ele começa a ficar meio borrachudo....
Um colega de outro fórum colocou Powerbreaks e andou num trackday.... depois de quente, não alterou nada.....
A minha dúvida é como fica o seu freio se for mto. forçado... andando "de boa" qq. freio freia bem... rs....
Pq. no início do tópico vc postou q/ acha q/ comprar pastilhas "diferentes", como Powebreaks, por exemplo, não valeria a pena.... nunca tive, mas, como postei anteriormente, tenho um sistema PARECIDO c/ o seu.... e, abusando do freio, ele não aguenta mto. não... não chegou a acontecer comigo ( ainda bem ), mas às vezes rola de esfarelar a trincar pastilha, por exemplo... rs...... pelo q/ DIZEM, umas pastilhas "diferentes" não acontece esse tipo de coisa....
Mas, se ficou feliz c/ o novo sistema de freio do seu carro, é o q/ importa....
- Fets
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Calma, não estou questionando, eu perguntei se era comigo pois o colega Carlos_Bilibio falou dos freios do Voya dele, aí eu queria saber se vc falava dos meus freios ou do voya...Marc escreveu:Uai... não foi vc quem abriu o tópico ??? Não entendí o questionamento... enfim....
desculpe se pareci rude... falha na comunicação!
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- Tadashi gol cinza
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É os freios do carro é o principal msm o meu nunca presto sempre foi ruim só q eu fiz uma coisa fico otimo nem a minha saveiro g3 tem o freio q ele esta agora fico molinho e foi simples gastei 150 reais pq um amigo tinha parado coloquei o hidrovacu do Santana q é bem maior..meu amigo fico molinho e agora para msm..só fiz isto e fico otimo.. :y:
Gol GL 1.8T
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#203799
Gol GL 1.8T
http://www.golquadrado.com.br/forum/pos ... tml#203799
Editado pela última vez por Tadashi gol cinza em 16 Jan 2010, 01:21, em um total de 1 vez.
- Fets
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vou tentar um close dele amanhã, aí posto aqui!bruno.ferretti escreveu:kra... tem mais fotos dessa pinça? achei uma num desmanche aki e o kra falou q era do santana, mas eu queria confirmar!
mas ta montado na roda!
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- Marcelo Giovanelli
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- Registrado em: 22 Dez 2009, 18:37
- Carro: Gol GTI 93/93
- Localização: Mogi das Cruzes / São José dos Campos
Amigo, parabéns pelo tópico.
Só uma dúvida; estou pesquisando o up do freio do gol. Ví o kit da powerbrakes de 288mm e achei interessante. O disco do santana é maior do que esse?!
Abraço, Marcelo.
Só uma dúvida; estou pesquisando o up do freio do gol. Ví o kit da powerbrakes de 288mm e achei interessante. O disco do santana é maior do que esse?!
Abraço, Marcelo.
Gol CL 92 AP Turbo
http://www.golquadrado.com.br/forum/gol ... 21444.html
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- lukinhas.killer
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- Registrado em: 06 Jul 2009, 12:27
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- Registrado em: 09 Ago 2008, 19:43
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Galera, é o seguinte: coloquei os discos e pinças do Santana 256mm na minha Parati 88, porem nao troquei o cilindro mestre. O freio ficou baixo, mais baixo q o original. Teria algo a ver com o cilindro mestre ser o original ainda? Ja sangrei varias vezes pensando ter ar no sistema, mas nao tinha ar nenhum.
Ao Marcelo q perguntou sobre o kit de 288mm, tb vi esse kit, mas ele usa pinça de Santana e area de atrito seria a msm. Nao vi muita vantagem nesse kit q é bem carinho.
abraço!
Ao Marcelo q perguntou sobre o kit de 288mm, tb vi esse kit, mas ele usa pinça de Santana e area de atrito seria a msm. Nao vi muita vantagem nesse kit q é bem carinho.
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- Membro - 1.6
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- Registrado em: 14 Set 2007, 10:49
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Galera comprei essas pinças aki, segundo o cara, é do Santana 96/97 !! Vcs me confirmam ?? pelo codigo delas, bate com os ventilados pelo catalogo VW q tenho aki de 2004 !!
Confere mesmo de Santana ?? Será q são o de 256mm ?
To pensando em trocar o kit de reparos, pastilhas novas e discos novos, porem vai me ficar uma duvida, meu freio hoje parece meio duro qdo vc pisa, me disseram q pode ser hidrovacuo ou cilindro, o que vcs acham q pode ser ?? Prq ai vo trocar td duma vez só !!
Fets, esse cilindro da Kombi q vc pos, é de que ano dela ?? serve plug and play nos hidrovacuos originais ou vc pos hidro da Kombi tambem ?
Confere mesmo de Santana ?? Será q são o de 256mm ?
To pensando em trocar o kit de reparos, pastilhas novas e discos novos, porem vai me ficar uma duvida, meu freio hoje parece meio duro qdo vc pisa, me disseram q pode ser hidrovacuo ou cilindro, o que vcs acham q pode ser ?? Prq ai vo trocar td duma vez só !!
Fets, esse cilindro da Kombi q vc pos, é de que ano dela ?? serve plug and play nos hidrovacuos originais ou vc pos hidro da Kombi tambem ?