Depois de muito pesquisar conclui que os Powerbrakes não possuem bom custo benefício, pois o jogo mais barato deles, é mais caro que os originais encontrados no mercado e o disco ainda é menor...
dessa forma o melhor a se fazer sem adaptações grotescas, é esse kitzinho que eu mostro abaixo... eu não vou dizer de baixo custo... é baixo custo em referência aos powerbrakes e outros, mas essa brincadeira leva uma graninha embora, varia de 300 a 500 dinheiros...
eu comprei os discos usados e retificados mais as pinças por 200 reais de um amigo que desmontou um turbo.. o resto é só conferir em qualquer autopeça, eu não vou citar pois comprei um monte de coisa junto e não lembro o preço de cada...
O kit se compõe de:
-Discos e pinças do santana ventilado (ventilado não é furado, é com aquela área de aletas entre os dois lados do disco
-Pastilhas bosch originais
-Fluido de freio DOT5 que aguenta mais o aquecimento quando você frea no pau!
-Parafusos do santana, pois a pinça é mais grossa e assim os originais são muito curtos pra segurar ela! também deve ser originais pois possuem uma liga de aço mais dura, se comprar parafusos chumbrega a hora que chamar na xinxa eles podem romper...
O kit serve como uma luva nos nossos quadrados, a furação das pinças é a mesma, o encaixe do disco também, e o cilindro mestre da kombi nos ajuda fazendo uma força extra na hora da pisada... abaixo umas fotinhas pra constar:
(se as imagens ficarem pequenas é só clicar em Web Version no topo da página, pois o photobucket abre em mobile no firefox...)
Pecinhas usadas:
![Imagem](http://i197.photobucket.com/albums/aa246/Jhunis/th_SDC11611.jpg)
Diferença entre o cilindro mestre original e o da kombi, que é alguns mm maior... pode parecer pouco mas na hora de frear ajuda! note na foto que o da kombi (direita) é ligeiramente mais grosso, e é isso que ajuda! Nele também há um furo na frente que precisa ser tapado! é só comprar um tampão cônico e parafusar ali, sem segredos!
![Imagem](http://i197.photobucket.com/albums/aa246/Jhunis/th_SDC11613.jpg)
Aqui é onde o bicho pega! Reparem a diferença da área de contato das pastilhas com o disco! a pastilha do Santana (esquerda) possui visivelmente mais área de contato, e se lembrarmos que são 4 pastilhas, é muito mais material atritando pro golzinho parar!
![Imagem](http://i197.photobucket.com/albums/aa246/Jhunis/th_SDC11615.jpg)
O inconveniente é se acostumar com os freios depois... ele fica com o pedal da mesma forma, porém o original a hora que fica duro se vc forçar mais ele fica na mesma, esse a hora que começa a ficar duro, vc força um pouco mais e o bicho segura mesmo! ja travei as rodas 2 vezes sem querer... como eu disse é costume!
um abraço e espero ter dado uma luz aos colegas do forum!